Blu-Ray vs. HD-DVD. Quem se importa?

por Alexandre Fugita

A guerra é outra...A tão esperada guerra entre formatos de discos de alta definição não empolga. Primeiro pois foi um grande erro não entrarem em acordo sobre um único padrão. Já vimos essa história antes. Em segundo lugar aparentemente a qualidade dos novos discos não é tão superior assim em relação aos atuais DVDs. Por fim, com o advento da banda larga[bb] e da possibilidade de distribuição de conteúdo digital pela internet, quem se importa?

Bit torrent

Filmes, seriados, tudo mais são distribuídos pela internet via bit torrent. Na maior parte isso é ilegal e a indústria do entretenimento combate fortemente via RIAA (a associação desta indústria). Mas o problema não está aí e sim no modelo de negócios adotada pelos grandes estúdios: distribuição lenta, restrições tipo DRM, mídia física (CDs e DVDs). Creio que chegou a hora de tudo isso mudar. É quase impossível combater a distribuição ilegal de filmes via internet. Bloquear o bit torrent é questionável pois nem todo conteúdo que circula por esse protocolo é ilícito. Aumentar o poder do DRM também é questionável pois não vale a pena gastar milhões em P&D e alguém, em algum lugar do mundo, desbloquear essa nova tecnologia em questão de dias. O que a indústria precisa é de um novo modelo de negócios[bb].

iTunes Movie Store

Eis que surge a Apple[bb]. Os rumores indicam uma probabilidade muito grande de que no próximo dia 12 a Apple lance uma loja de filmes no iTunes. Essa é a sacudida que a área de entretenimento precisa para acordar para o novo modelo (*). Inclusive, os rumores indicam os estúdios que já fizeram acordo de distribuição com Steve Jobs. Claro, todos são coligados à Disney (da qual Jobs faz parte do conselho): Disney, Pixar, Miramax e Touchstone. Bom, mas se os rumores não se confirmarem (as últimas apresentações da Apple foram fraquíssimas), fica aqui a “dica” para os empreendedores.

(*) vale lembrar que a iTunes já vende seriados em episódios.

O futuro segundo Bill Gates

Pois é, como disse Bill Gates recentemente, em relação a essa guerra: “Entenda que esse vai ser o último formato físico [de discos para armazenar filmes/ mídia]. Tudo será feito por streaming ou ficará em seu HD. Portanto não está claro se esses formatos são importantes.”. Concluindo: Blu-Ray vs HD-DVD, quem se importa?

Comentários do Facebook
34 comentários
  1. Oi.
    Abraços.

  2. Oi Marta!
    Agradeço a visita! Gostou do site? Volte sempre!
    Alexandre

  3. […] O pessoal do Tech Bits pergunta: quem se importa com a briga HD-DVD vs. Blu-Ray? Tocam em alguns pontos interessantes da disputa, mas fazem algumas previsões com as quais eu tenho sérias restrições para concordar. […]

  4. […] Acaba de entrar no ar o novo serviço de videos da Amazon, chamado de Unbox. Como eu já havia dito antes, esqueça Blu-Ray vs. HD-DVD. O pessoal do Caveat Emptor tem lá seus argumentos para a guerra de formatos de discos digitais. Mas a batalha é outra: Amazon Unbox vs. Apple ITMS (*). E dessa vez, a Amazon saiu na frente. Vamos esperar até a próxima segunda (12/09) pra ver se os rumores da Apple se concretizam. […]

  5. Que MacOS, iBook, iPod que nada. O sucesso da Apple está na distribuição de música e vídeo! O Bill pode continuar tentando, mas seu passado e futuro está no Windows…para rodar as músicas e vídeos do site do Steve. A internet só tem provado ser muito mais rápida do que a Microsoft: é só lembrar do Netscape e do falido mecanismo de busca da Microsoft.

  6. Olá Marcão! Na verdade a estratégia da Apple foi a mais acertada: vender o player e também o conteúdo para tocar no player. Muitos tentaram antes da iTunes vender música mas não foram tão bem sucedidos como o Jobs. O problema é o DRM que bloqueia os direitos de uso das músicas (e talvez dos filmes a partir de hoje). A Microsoft há tempos deixou de ser inovadora. Virou uma gigante burocrática (vide Vista atrasadíssimo). Mas ela sempre se supera. Corre atrás (tem dinheiro de sobra pra isso) e na maioria das vezes vence no mercado.

  7. A nova tacada da Apple…

    Foi-se o tempo em que a Apple era uma simples fabricante de computadores pessoais. Agora ela é na verdade uma distribuidora arquivos digitais. Com DRM, claro. A grande tacada da Apple foi integrar a oportunidade de vender o player mais cobiçado de to…

  8. Olá,

    concordo com o tio Bill quando ele diz que será o último formato físico, assim como acredito em novos meios de distribuição dentro de pouco tempo (apesar de achar que isso talvez não pegue totalmente a curto e médio prazo, afinal nossos HD´s mal aguentam com a quantidade de mp3, imaginem com filmes… :-) ).

    Porém uma coisa eu não concordo, você diz que “…a qualidade dos novos discos não é tão superior assim em relação aos atuais DVDs.”. Eu vi uma diferença significativa em relação aos novos formatos…

    Eu já apostava no Blu-Ray não apenas pela sua capacidade maior de armazenagem, mas sim pela quantidade de distribuidoras de filmes (ao meu ver, o principal motivo, afinal se não houver filmes disponíveis, pouco importa a tecnologia) e fabricantes envolvidas com ele… e essa decisão só se consolidou ao ver o comparativo entre as imagens. Claro que vai depender do player (no meu caso, vai ser o PS3… hehe) e da sua TV (1080p de resolução pra deixar tudo limpinho)… mas isso são $detalhes$… hehe

    Convido a todos a observarem novamente as imagens… realmente não percebem diferenças??? Abram 3 abas (pra quem usa Firefox, claro) e faça a troca entre as imagens… há grandes diferenças entre uma e outra:

    DVD (atual)
    http://blog.pcformat.co.uk/resources/pcformat/Standard_DVD_2.jpg
    HD-DVD
    http://blog.pcformat.co.uk/resources/pcformat/HD-DVD_2.jpg
    Blu-Ray
    http://blog.pcformat.co.uk/resources/pcformat/Blu-ray_2.jpg
    ——————————————————
    DVD
    http://blog.pcformat.co.uk/resources/pcformat/Standard_DVD_1.jpg
    HD-DVD
    http://blog.pcformat.co.uk/resources/pcformat/HD-DVD_1.jpg
    Blu-Ray
    http://blog.pcformat.co.uk/resources/pcformat/Blu-ray_1.jpg

  9. Olá Marcelo Sales!
    Concordo com você que as imagens geradas pelos novos formatos são melhores. Tinha comparado isso antes de escrever. Mas não achei que fossem tão melhores como imaginava. Creio que um usuário comum talvez pouco se importe com isso.

    Eu aposto no HD-DVD pois é o mais barato. Quando da guerra do VHS vs Betamax, apesar do último ser melhor, venceu o VHS, mais barato. Talvez isso se repita aqui.

    É provável mesmo que sejam os últimos formatos. Isso vai evoluir muito rapidamente nos próximos anos.

  10. 10. Citação de Techbits em 28 set 2006 - 16:26

    A Sony, as baterias explosivas e o PlayStation 3…

    Os últimos tempos não têm sido bons para a Sony. Conhecida por fabricar produtos de qualidade, está com sérios problemas em seu futuro. Atualmente a empresa enfrenta o inferno pois suas baterias problemáticas estão por todo lado. Dell, Apple, To…

  11. 11. Citação de Techbits em 4 out 2006 - 23:51

    O LOST e o novo paradigma da distribuição de conteúdo…

    Hoje estréia nos EUA a terceira temporada da série Lost. O que isso tem a ver com tecnologia? Fora o fato de todos os geeks assistirem, a pergunta é: como esses geeks vão assistir se a temporada, como já disse, estréia nos EUA e não no Brasil&#8…

  12. 12. Citação de Techbits em 2 nov 2006 - 14:13

    As tecnologias mortas de 2006…

    Feriado de Finados. Nada mais relevante do que falar dos mortos. A tecnologia avança a passos largos. A toda hora inovações surgem substituindo o que era insubstituível. O ciclo de vida dos produtos está cada vez menor. Alguns prevêem inclusive a…

  13. 13. fernando disse em 10 dez 2006 - 15:50

    olá
    quero dá minha opinião, pois eu aqui em casa tenho apostilas livros e revistas cds que vem de brinde. para mim, eles estão entulhando meu armario e minhas prateleiras, tenho o desejo de organizar tudo que eu tenho tanto em formato digital e analógico em uma unica midia pois ganharei espaço talvez para algumas pessoas essa midia seja ideal para armazenamento já para outros, que desejam ver filmes e audio não fará diferença, por exemplo minha tv é comum a imgem do dvd é perfeita, mas para quem tem tv de alta definição a descompressão do video incomoda (aquela granulação na tela) então me resta esperar e ver o que vai acontecer!
    sindrome de betacam

    abraços

  14. 14. fernando disse em 10 dez 2006 - 15:51

    ops
    betamax

  15. Olá Fernando!

    Imagino que num futuro próximo as mídias físicas deixarão de existir. Claro, deverá existir armazenamento físico da informação, mas não esses HD-DVDs ou BluRays… Para o consumidor tudo deverá vir pela internet. Pelo menos é isso que imagino. Obviamente estou completamente enganado pq ninguém consegue prever o futuro.

    Qto à guerra de mídias, talvez a mais barata ganhe e não a melhor como foi no caso VHS vs Betamax.

    Até!

  16. 16. Citação de Techbits em 12 jan 2007 - 05:30

    Nem sempre o melhor é o melhor…

    Pode parecer estranho mas nem sempre a melhor tecnologia é o melhor para o consumidor final. Neste post vou pegar pelo menos três exemplos para tentar provar tal afirmação, com fatos da tecnologia que estão ocorrendo neste exato momento. Uma dela …

  17. 17. Citação de Techbits em 20 jan 2007 - 20:25

    HD-DVD hackeado: quem se importa?…

    Não, não vai ser um artigo dizendo que as mídias físicas estão mortas. Isso eu já escrevi antes. Na semana que passou saiu a notícia de que um filme em HD-DVD foi disponibilizado em BitTorrent. Isso é uma conseqüência do crack disponibilizado…

  18. 18. Citação de Techbits em 12 fev 2007 - 12:39

    E o Oscar vai para……

    Daqui duas semanas ocorre a cerimônia de entrega do Oscar. Creio que pouca gente consegue assistir a todos os filmes concorrentes antes da entrega do prêmio, nem o mais cinéfilo dos cinéfilos. Há vários fatores limitantes e o maior deles é a dis…

  19. 19. Citação de Meio Bit em 26 fev 2007 - 18:32

    BitTorrent legal com DRM: nada de filmes para MacOS…

    Ironia do destino ou não, Bram Cohen, criador do protocolo de compartilhamendo de arquivos BitTorrent, lançou hoje seu próprio serviço de aluguel de filmes por download. Como não poderia deixar de ser tudo está protegido com o DRM (tecnologia a…

  20. 20. Dalton disse em 18 mar 2007 - 04:45

    Não concordo que a qualidade do HD-DVD ou Blu-Ray não é muito superior. Quem diz isso nunca viu uma tela com resolução de 1920×1200 mostrando um filme a 1920×1080. Um filme de DVD (720×480), fica até bem em telas menores, mas em telas maiores a imagem fica borrada e você tem que sentar longe da tela pra não reparar nisso. Quanto maior a tela, mais borrada fica. Quem tem telas menores nunca vai precisar de HD.

    Aquele teste feito naquele site está furado no mínimo pois salvou os resultados em JPEG.

  21. Dalton,

    O HD-DVD e o Blu-Ray exigem especificações técnicas como cabos protegidos por DRM entre o player e a tela. A maioria (quase todos mesmo) dos sistemas não segue essas regras atualmente então a resolução de 1920 x 1080 é degradada para algo muito mais baixo, na qualidade do DVD. Talvez daí que surja essa constatação de que a qualidade dessas novas mídias não seja assim tão boas.

    Abraços!

  22. Alexandre,

    Concordo plenamente com você, já venho falando sobre os setup boxes já faz pelo menos 1 ano, e todo mundo me olha torto, achando que estou ficando louco, até que um dia desses um amigo meu comprou um Xbox 360 e fui ver o que era a tal da Xbox Live, e ví que é exatamente (ou quase) o que eu falava.

    Pra quem não conhece, já se vende filmes, seriados e programas de TV em formato DVD e HD (pra escolher) por demanda, é só pagar, baixar e assistir, então, só tenho a dizer que tudo isso que você argumentou não “vai acontecer”, JÁ ESTÁ acontecendo, e digo mais, na MINHA forma de ver, soma-se a esses setup boxes, rádios pela internet, lojas exclusivas (do tal setup box), TVsIP, VoIP, e quem sabe até a velha e boa navegação tradicional.

    PS: Os próximos 10 anos serão emocionantes (e assustadores)!!!

    Abraço!

  23. ColdFusion,

    Pois é, concordo também que os próximos 10 anos serão emocionantes em relação à distribuição de conteúdo. Também acho que muita coisa vai mudar e pelo jeito a moda agora são esses media centers/ setup boxes.

    Sim, conheço as lojas que vendem filmes legalmente. Inclusive já foram temas de posts meus aqui e no Meio Bit!

    Abraços!

  24. A voce alta (TV)…

    A voce alta (TV)…

  25. Oi passei apenas para atualizar meus dados para não perdermos contato.
    Abraços.
    M.F.

  26. 26. Fernando disse em 10 jul 2007 - 11:22

    A verdade é que em TVs de alta definição o Blu-ray ou HD-DVD fazem sim a diferença, a TV convencional possui uma resolução de 640×480 e neste caso realmente um DVD´pode ter uma qualidade similar, quando se utiliza uma TV de plasma ou LCD com resolução de 1366×768 já se nota uma diferença significativa, mas quando a TV é Full HD ou seja, possui uma resolução de 1920×1080 a mesma resolução do Blu-ray e do HD-DVD a diferença é brutal. Há a resolução de um DVD convecional é de no máximo 720×576.

  27. Fernando,

    Sim, concordo que uma TV de alta definição faça diferença. Eu mesmo já vi uma reprodução em Blu-Ray e fiquei impressionado. Mas a discussão que trago neste post é que essas tecnologias serão superadas pela internet.

    Até!

  28. 28. antonio florencio disse em 21 ago 2007 - 15:02

    Alguém se lembra quando Gates falou “256K SHOULD BE ENOUGH FOR ANYBODY”. Ele não é a pessoa mais adequada para tal afirmação!!!

  29. Antonio,

    hehehe, é verdade, mas o cara ficou rico…

  30. […] tempo que nem esquento com essa briga que não leva a lugar algum do HD-DVD vs. Blu-Ray. Cada vez faz menos sentido pensar em adquirir um equipamento desses. Concordo que no Brasil toda […]

  31. 31. jose leandro disse em 22 jan 2008 - 09:26

    Prezado amigo.
    Discordo absolutamente ao que voce diz nao haver diferenças entre o blu-ray para o dvd. Creio que voce deve ter assistido em tv convencional de 29″. Saliento que as novas midias de alta definição são feitas para televisores de alta definição, não sendo possivel se ver esta alta definição nestas tvs que estao no mercado hoje. Um televisor proprio para a tecnologia tem que tem uma resolução de 1920×1080 pixels. Enquanto as “plasmas” do mercado nao suportam mais que 1200 pixels.
    E o que se trata de mercado eu mesmo prefiro comprar uma filme ou locar do que tentar baixa-lo pela internet, pois quem quer qualidade nao fica frente a um computador tentando distinguir quem é o ator. A internet nao tem condiçoes de passar em tempo habil a quantidade de arq. nescessarios para se assistir com esta qualidade.

    E alem do mais este negocio de ficar baixando filmes na internet é coisa de quem nao tem o que fazer e nem prazer na vida.

    Viva as videolocadoras.

    abraços.

  32. […] é, e daí? Nunca me importei muito com a questão HD-DVD vs. Blu-Ray… Faz tempo que eu nem discutia esse assunto de mídia física mas finalmente um dos lados […]

  33. 33. Luthor disse em 18 mar 2008 - 10:36

    Blu-ray não é tão superior assim ao DVD? Tem que ser muito topeira para falar uma besteira dessas… Santa Abobrinha!!!

  34. 34. Unknown disse em 3 abr 2008 - 20:30

    Bom, eu prefiro comprar coisas em Blu-Ray e assistir no meu PC doque comprar na internet e depois quando formatar o PC acabar perdendo tudo mesmo (usar win cheio de virus e spy para comprar filmes? nem que a vaca tussa, pois sei que estarei arriscando meu cartäo de credito! Avô bill, continue sonhando pois uma technologia dessas nunca trará lucro a seus produtos…) Windows sem DirectX = Windows sem valor. Windows sem valor = Falência da Microsoft XD

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email