A nova tacada da Apple

por Alexandre Fugita

[Apple] [Atualizado, pequenas alterações] Foi-se o tempo em que a Apple era uma simples fabricante de computadores pessoais. Agora ela é uma distribuidora de arquivos digitais. Com DRM, claro. A grande tacada da Apple foi integrar a oportunidade de vender o player mais cobiçado de todos (iPod) com sua loja de músicas, seriados e agora filmes e jogos.

Loja de filmes

Como previam os rumores a Apple lançou sua loja de filmes (iTunes Movie Store). Por enquanto só de distribuidoras ligadas à Disney: Pixar, Touchstone, Miramax e a própria Disney. Já está disponível para o mercado americano e chega em 2007 para o resto do mundo, o que não deve incluir o Brasil.

Na sua apresentação Steve Jobs finalmente revelou o esperado mídia center da Apple (iTV, nome provisório). Tem novidades interessante, mas os concorrentes já haviam feito isso no começo do ano na CES 2006. Será lançado em 2007.

O menor mp3 player do mundo

[Shuffle Invisa] Também foi lançado pela Apple o que eles chamaram de menor tocador de mp3 do mundo (foto ao lado, novo iPod Shuffle), com um oito centímetros cúbicos de volume, 12 horas de autonomia, 1 GB de capacidade e feito de alumínio. No passado piadas circularam pela internet pois cada vez mais o iPod ficava menor. E ficou.

Outros iPods também foram lançados e o iTunes, software bastante utilizado para tocar mp3 nos computadores e gerenciar o iPod, foi atualizado para a versão 7 para incluir as novidades.

DRM, o inimigo

Já falei sobre isso diversas vezes. O DRM é o inimigo. Por mais que seja cool comprar na Apple, todos os filmes e músicas vendidos têm DRM embutido. Ou seja, você terá que usar produtos deles para assistir/ ouvir. O mesmo é válido para qualquer outro concorrente, incluindo o recém-lançado Amazon Unbox. Claro, sempre existe um jeitinho

Na blogosfera:

Comentários do Facebook
4 comentários
  1. O iTV só confirma sua previsão de que “Blu-Ray vs. HD-DVD. Quem se importa?”…. imagina só você levando esta “caixinha”, que deve ter uns 250 MB de HD (300 filmes!!!!!!), para seu final de semana na fazenda ou ainda ver toda a temporada de Lost na casa de sua namorada… Quem é q vai querer queimar disco???? Filmes, músicas, séries, softwares: tudo da Web para a “caixinha”!!! Será que os “novos” discos servirão apenas para backups??? Abç, Fugita!!

  2. Olá Ed!
    A previsão é do Bill Gates. E eu concordo. A tecnologia anda muito rápida. Adeus mídias físicas!

  3. Sim Alexandre, a previsão é do Bill, está até no livro A Estrada para o Futuro, mas quem a está realizando é a Apple ;-) Parabéns mais uma vez para a empresa mais inovadora do mundo! Apple II, Mac, Newton e iPod. Isso sem falar na Pixar e pasmem, a Web foi criada num servidor Next, computador criado por Steve Jobs ao sair da Apple.

    Aproveitando o espaço, segue o link para meu último podcast que também fala das novidades do último dia 12 ;-)

    http://www.vladimircampos.com/index.php/2006/09/17/vcp15

    PS1.: Obrigado pelo comentário no meu artigo do Webinsider!
    PS2.: Adorei seu Blog! Não conhecia, mas já está no meu leitor RSS ;-)

  4. Olá Vladimir!
    Sou seu leitor e ouvinte do podcast há algum tempo! Tanto no WebInside qto no É um prazer saber que agora também faço parte de suas leituras!

    Qto livro Estrada do Futuro não li, é um pouco antigo mas creio que há boas visões do futuro. Sei que o Bill Gates comentou recentemente isso em uma entrevista.

    Eu não uso Mac mas acompanho de perto o que acontece na Apple. Na verdade acho que a Apple fascina a todos. A Apple e o Google são inovadoras e talvez isso chame a atenção.

    Até, vou ouvir o episódio citado.
    Agradeço que tenha gostado!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email