Sinais de que Google = Skynet
A mais recente compra do Google é o reCaptcha. O que parece ser uma simples compra de um serviço interessante indica uma tendência que a gigante de Montain View tem de querer fazer as máquinas entenderem o mundo. E é bem diferente da forma como o Wolfram Alpha vem fazendo. Seria tudo isso um protótipo […]
O que importa é a relevância
Na semana passada todo mundo estava falando do lançamento Google-killer da Microsoft, o tal de Live Searh Cashback. A gigante de Redmond, em possível desespero, resolveu que o único jeito de ganhar da guerra dos mecanismo de busca é oferecendo uns trocados para quem se arriscar a usar a caixinha de pesquisas deles. Tentaram comprar […]
Googlezon toma forma
Quem se lembra do “documentário” EPIC 2014? Naquele vídeo, bastante interessante na época (2004) o autor previa o surgimento do Googlezon e o fim da mídia tradicional como conhecemos. No vídeo máquinas seriam responsáveis por processar todas as notícias e exibi-las de forma personalizada. Uma coisa que aconteceu duas semanas atrás me fez lembrar do […]
A Busca: John Battelle
A apresentação do John Battelle foi feita via satélite. Pra quem esperava vê-lo ao vivo no palco e que até trouxe o livro A Busca para uma dedicatória, acabou decepcionado como eu. Mas a palestra compensou a ausência ilustre. Simpático, Battelle começou apresentando sua vida prévia no mundo da tecnologia até chegar aos dias de […]
Que fim levou o UTube.com?
Meses atrás, quando o Google comprou o YouTube, um site chamado UTube.com foi bastante afetado. O nome YouTube pode parecer fácil agora, mas muita gente não sabe como escrever isso. Então iam ao mecanismo de busca mais próximo, ou à barra de endereços e tascavam UTube.com. Não é preciso dizer que acabavam no lugar errado, […]
Primeiras impressões de uso do Windows Vista
Ok, sei que vocês já leram centenas de análises do Windows Vista por aí, desde a época em que o sistema operacional estava apenas em beta teste. O que me proponho a fazer aqui é descrever minha primeira impressão de uso do Windows Vista, sem me ater aos aspectos técnicos do sistema. Não comprei o […]
Você vai querer permanecer anônimo
Conversando com um amigo descobri que uma de suas preocupações era de como a internet expõe as pessoas. Uma simples pesquisa no Google revela muita coisa sobre cada um de nós. Imagina o orkut. Isso pode ser útil quando você quer checar uma pessoa. Rh de empresas fazem isso o tempo todo. Mas pode ser […]
A busca e a prateleira empoeirada
A busca é um dos pilares da web. Com ela, tudo torna-se encontrável. Aquele texto, daquele blog desconhecido (Techbits?) acaba ganhando um lugar ao Sol pois existem mecanismos de busca e pessoas procurando por tudo que você possa e não possa imaginar. Então, segundo essa evidência, a busca é benéfica, certo? Bom, não é o […]
Podzinger: a busca que faltava ao YouTube
Um dos serviços web mais impressionantes voltados para os podcasts é o Podzinger. A busca por textos é relativamente simples. Vá ao Google e comprove. Pesquisar imagens, vídeos ou áudio é um pouco mais complicado. O advento das tags facilitou esse trabalho, mas é longe do ideal. O que o Podzinger faz é traduzir a […]
Achei a web semântica
Há muito se fala que o futuro é a web semântica. O meu entendimento de web semântica, é a criação de meta-informação (*) padronizada dentro das páginas e serviços web com o objetivo de facilitar máquinas interagirem entre si e entenderem o significado do conteúdo. Em outras palavras, uma máquina não entende conceitos, textos, ou […]
Em defesa da Busca
Desde que o Techbits existe, cerca de 19% dos visitantes vieram do Google. É provável que uma parte deles tenha se tornado leitor regular. Por isso figurar em mecanismos de buscas como o Google ou Yahoo! é um ótimo negócio: ganha-se visibilidade e novos leitores. Mas não é assim que pensa uma associação de jornais […]
E a privacidade foi pro brejo
Essa “estourou” no último fim de semana. Há alguns dias a AOL cometeu uma grande mancada. Liberou para consulta um arquivo com 20 milhões de termos de pesquisas feitas por cerca de 650 mil de seus usuários. Incluiu até o site visitado por cada pesquisa gerada. O grande erro foi ter ligado cada usuário a […]