E a privacidade foi pro brejo

por Alexandre Fugita

[Aol]Essa “estourou” no último fim de semana. Há alguns dias a AOL cometeu uma grande mancada. Liberou para consulta um arquivo com 20 milhões de termos de pesquisas feitas por cerca de 650 mil de seus usuários. Incluiu até o site visitado por cada pesquisa gerada. O grande erro foi ter ligado cada usuário a um número, o que permite inferir várias possibilidades e até identificar o autor da busca.

A base de dados de intenções descrita no livro A Busca (compre no Submarino | leia resenha), sobre o Google, finalmente tomou forma e mostra coisas assustadoras do ponto de vista da privacidade. Analisando os dados é possível descobrir potenciais homicidas, suicidas, tarados, viajantes, desempregados e outros tipos de intenções. Como as pessoas têm o costume de procurar o próprio nome nos mecanismos de busca (ego search), dá pra imaginar o problema que isso pode gerar.

Com a confusão montada, o site da AOL que continha essas informações foi tirado do ar, e a empresa pediu desculpas. Mas como tudo na internet, há cópias circulando por aí e sites analisando as informações para traçar o perfil dos usuários.

[Atualização] O jornal NY Times identificou a primeira pessoa nos dados da AOL: uma viúva de 62 anos que vive no estado da Geórgia (EUA).

Comentários do Facebook
8 comentários
  1. A site where you can search this data is here: (uma site para pesquisar esses dados da AOL:)
    http://www.datablunder.com/logitems/query/

  2. Em defesa da privacidade…

    O Ministério Público está movendo uma ação contra o Google do Brasil para obter informações de usuários que supostamente cometeram crimes em seu site de relacionamento, o orkut. A ação pode levar à multa e fechamento das operações da empresa no Brasil. O grande problema que vejo aí é a privacidade dos usuários do serviço. Se o MP vencer a ação e conseguir acesso às informações sobre usuários do orkut, abre-se um precedente para que todo tipo de informação de qualquer pessoa caia nas mãos da justiça…

  3. […] O software ainda aproveita do caso da AOL para se promover. Diz, em seu press-release: “…o Browsar surge após a publicação de dados pessoais pela AOL…”. […]

  4. meebo: porque hoje é sexta-feira…

    Imagine a cena: sexta-feira… depois do almoço… A essa altura ninguém mais trabalha. A agitação cresce. Todos estão pensando em como “descansarão” no exígüo fim de semana que se aproxima. Hoje em dia combinar as atividade…

  5. O Orkut, a Polícia Federal e a privacidade…

    Uma notícia que me chamou atenção é que a Polícia Federal ganhou acesso especial ao Orkut. Segundo a matéria da Folha, agora eles podem rastrear IPs, tirar comunidades do ar, enfim, verificar pessoas. Os que me conhecem pessoalmente sabem que sou…

  6. […] E a privacidade foi pro brejo – Techbits (post e links) […]

  7. 7. Sara Figueiredo disse em 22 dez 2014 - 02:54

    Eu queria conseguir entrar no tagged para fazer únicamente , amizades ……. mas não consigo saber a palavra passe e tb , como já tive página , n consigo saber nome , pois tive o tagged , com virus ….. como poderei fazer ?

  8. 8. Sara Figueiredo disse em 22 dez 2014 - 02:56

    sim ….

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email