Confirmado: Google compra YouTube por US$ 1,65 bilhão

por Alexandre Fugita

[GoogTube] Na sexta-feira isso era apenas um forte rumor. Alguns até duvidaram dizendo que a fonte do rumor era um blog. Mas era verdade. O Google acaba de anunciar aquisição do YouTube. As notícias do dia já mostravam essa tendência. Pela manhã tanto o Google quanto o YouTube anunciaram separadamente uma série de parcerias com a indústria de filmes, músicas e entretenimento. E finalmente aconteceu.

Direitos Autorais

Um dos grandes problemas que críticos apontavam para uma possível aquisição do YouTube era a questão dos direitos autorais. A maioria dos vídeos do site tinham de alguma forma conteúdo ilegal, seja pela música de fundo, seja por trechos de filmes ou programas de TV. Parte disso foi resolvida hoje com os acordos do YouTube com a Sony BMG, Universal e CBS. Os conteúdos delas estarão disponíveis no YouTube de segundo acordo selado pouco antes nesta segunda.

Google vs. Yahoo

O Techcrunch, o mesmo blog que propagou na sexta-feira os rumores de compra do YouTube pelo Google, informa que o Yahoo! esteve até o último momento dando seus lances para aquisição do maior site de vídeos do mundo. Perdeu para o Google que resolveu bancar US$ 1,65 bilhão.

Google Vídeo e YouTube

O Google já havia lançado no começo deste ano o Google Vídeo, exatamente para concorrer com o YouTube. As notícias de hoje evidenciavam que algo estava ocorrendo. Tanto o Google Vídeo quanto o YouTube anunciaram parcerias similares em termos de conteúdo. Horas depois foi feito o anúncio da compra. Por enquanto o YouTube continuará como operação separada do Google Vídeo.

É interessante notar que o YouTube, startup que iniciou suas operações em 2005, não tinha até o momento uma forma de gerar receitas consistentes. Exatamente como era a startup Google anos atrás. A história se repete e provavelmente será de muito sucesso.

Comentários do Facebook
8 comentários
  1. A multidão faz a notícia…

    (…)

    No recente caso da compra do YouTube pelo Google, a primeira fonte do rumor partiu de um blog chamado Techcrunch. Alguns duvidaram mas até o Wall Street Journal e o New York Times citaram o site como fonte segura. No final era tudo verdade como vimos dias atrás.

    (…)

  2. De carona com a GoogleTV

    Imagino que você já saiba do último acontecimento envolvendo Google e YouTube. Foi o assunto da semana, dentro e fora da internet. Pra mim, essa aquisição faz todo sentido. É só olhar para a missão do Google: organizar toda informação do mundo e fazê-la universalmente útil e acessível.

    (…)

  3. Pirataria como modelo de negócios…

    Em uma semana que fomos surpreendidos com a venda do YouTube para o Google, e em um mundo que a distribuição de conteúdo enfrenta novos paradigmas, finalmente veio a declaração que todos esperavam: Anne Sweeney, presidente do grupo de TV Disney-AB…

  4. […] Em uma semana que fomos surpreendidos com a venda do YouTube para o Google, e em um mundo em que a distribuição de conteúdo enfrenta novos paradigmas, finalmente veio a declaração que todos esperavam: Anne Sweeney, presidente do grupo de TV Disney-ABC, que faz entre outras a série Lost, reconheceu que a pirataria é um modelo de negócios e que compete com os meios tradicionais de distribuição de conteúdo. E a constatação veio da observação de que 15 minutos após o término da transmissão de suas séries pela TV, arquivos digitais de alta qualidade já estavam disponíveis para download na internet. […]

  5. Ninguém vai processar o YouTube?…

    A história que todos esperavam ver essa semana era alguma grande empresa de mídia processando o YouTube. Afinal, após sua compra pelo Google, deve haver dinheiro em caixa. Mas isso não aconteceu e parece que não acontecerá. Por outro lado, a Univ…

  6. 6. wanderson disse em 19 out 2006 - 20:54

    Esperamos que com essa compra o conhecido site não piore, pois é um dos mais inteligentes que já vi, fazendo sucesso em todo mundo.
    (tomara que não tirem meus videos preferidos por causa de direitos autorais) :´)

  7. Olá Wanderson!

    Creio que o Google saiba o que está fazendo. Acho que não vão estragar algo que é ótimo. Se não o YouTube fica sem graça. Tem uma discussão interessante no meu post mais recente Ninguém vai processar o YouTube? Vá lá e dê uma lida. Falou!

  8. Finalmente alguém processa o YouTube…

    Música de fundo, trechos de filmes ou programas de TV. Todos sabem que no YouTube boa parte do material publicado pelos usuários fere de alguma forma direitos autorais. Mas até agora ninguém processou o site por causa disso. Muito pelo contrário, …

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email