A Singularidade está próxima

por Alexandre Fugita

[Evolução para singularidade?] Acabo de descobrir que Ray Kurzweil fez uma palestra virtual semana passada no Brasil. Para quem não sabe Kurzweil é autor de vários livros que tratam da evolução da tecnologia. Sua última obra – que há meses procuro nas livrarias mas ainda não foi lançada no Brasil – é The Singularity is Near (A Singularidade está próxima) citada recentemente no post que falei das tecnologias que estão morrendo. A Singularidade Tecnológica é o ponto a partir do qual a evolução da tecnologia ocorrerá de forma tão rápida, o impacto será tão marcante, que transformará a vida humana de forma irreversível.

A Singularidade Tecnológica

Em 1965, Irving J. Good descreveu algo muito parecido com o atual conceito da Singularidade Tecnológica. Ele previu que se em algum momento a inteligência artificial atingir equivalência à inteligência humana, as máquinas pensantes superarão rapidamente seus criadores. A tradução do conceito descrito por Good pode ser lido abaixo:

“Vamos definir uma máquina ultra-inteligente como uma máquina que pode superar de longe todas as atividades intelectuais de qualquer humano reconhecidamente inteligente. Como a criação de máquinas é uma dessas atividades intelectuais, uma máquina ultra-inteligente pode desenhar máquinas ainda melhores; haverá uma inquestionável ‘explosão de inteligência’, e a inteligência humana será deixada para trás. Ou seja, a primeira máquina ultra-inteligente será a última invenção feita pelo homem.”

Ficção Científica

Essa descrição parece exatamente o roteiro de muitos filmes. Desde o Exterminador do Futuro[bb], passando por Matrix, incluindo aí o Eu, Robô, baseado na obra de Isaac Asimov. Provavelmente os roteiristas de Hollywood tiveram inspiração nessa teoria que deu origem ao conceito de Singularidade Tecnológica.

[HAL 9000] Para quem não lembra, no Exterminador do Futuro, em 9 de Setembro de 1999 a Skynet torna-se operacional e começa a pensar por si própria, decidindo eliminar a raça humana. No filme Matrix a transição do domínio das máquinas é nebuloso mas no final os seres humanos são transformados em pilhas para fornecer energia aos robôs (quem analisar direito perceberá uma falha grave nesse argumento). Em Eu, Robô, o computador vilão entende que o único jeito de garantir as Três Leis da Robótica é eliminando a maioria dos seres humanos.

E claro, não poderia deixar de citar o filme 2001: Uma odisséia no espaço, clássico da ficção, na qual o computador de bordo de uma nave, o HAL-9000 (foto do parágrafo acima) fica maluco e resolve conspirar contra a tripulação.

2045, o ano da Singularidade Tecnológica

O gráfico abaixo mostra que a tecnologia evolui de forma exponencial. A cada grande mudança de paradigma, menos tempo entre elas. A previsão de Kurzweil aponta que a Singularidade deve ocorrer ao redor do ano de 2045. Sua teoria é uma extrapolação da Lei de Moore (a cada 18 meses dobra o poder de processamento dos computadores), juntamente com a sua teoria das mudanças aceleradas. De acordo com as previsões de Kurzweil a máquina tornará-se mais inteligente que o ser humano, surgirão organismos bio-cibernéticos e a evolução tecnológica ocorrerá muito rapidamente, em proporções inimagináveis.

[A Singularidade está próxima]

Teste de Turing

O teste de Turing foi criado em 1950 por Alan Turing em seu ensaio Computing machinery and intelligence. Trata-se de um teste para determinar se uma máquina consegue manter uma conversação enganando um ser humano de que está conversando com uma pessoa. Até hoje nenhum computador passou no teste de Turing mas robôs de chat como a A.L.I.C.E. já enganaram muitas pessoas ao fingirem serem humanos. Kurzweil prevê que neste século computadores conseguirão passar pelo teste de Turing pela primeira vez.

Conclusão

A tecnologia vai mudar radicalmente nas próximas décadas, talvez antes. Segundo Kurzweil, a Singularidade está próxima. Precisamos ficar preparados para as mudanças que estão por vir para não ficarmos para trás. Aprender e saber buscar informação é a chave para continuar na vanguarda. Mas não espere nada desastroso como nos filmes de ficção. Eles são exatamente isso: ficção.

[Atualização] Leitura interessante: Hoje vamos falar sobre: Singularidade Tecnológica

Comentários do Facebook
42 comentários
  1. Se a gente olhar pela lógica nunca conseguiriamos criar um robô que chegasse perto das condições humanas, simplesmente pelo fato de que um robô é programado por seres humanos.

  2. Olá Antonio!

    Bom, eu não “nunca”. Eu diria “pouco provável”. O cérebro humano é a máquina mais fantástica que existe. O mais engraçado é que o “processamento” humano é um caos. Mas desse “caos” surge a consciência, vai saber como. Eu acho que é possível, mas não certo que as máquinas conseguirão chegar perto do cérebro humano. Pode ser que nós não estejamos vivos para presenciar isso.

    É verdade que o ser humano determina as ações das máquinas. Por isso gosto de programar, posso mandar a máquina fazer exatamente o que quero. Talvez esse seja mesmo o impedimento para criar uma máquina mais inteligente que nós mesmos.

    Até!

  3. 3. LeX disse em 23 nov 2006 - 12:36

    Eu vou ainda mais longe.

    Hoje você já tem pernas cibernéticas, braços e até olhos ( o Mr. Wonder é cobaia disso ). A medida que essa situação for evoluindo logo poderemos trocar tudo. Seria como se o corpo fosse o gabinete e o cerebro o seu HD, você só iria transferi-lo.

    Sua perna não tah bem ? Compra outra, o pulmão não tah legal ? Troca !

    Pra que fazer as máquinas pensarem como nós quando nós podemos nos tornar as máquinas ?

    []’s,

    LeX

  4. Olá LeX!

    Bom, essa fusão bio-cibernética está prevista também na teoria do Kurzweil. Talvez seja o futuro, espero que não sombrio.

    Até!

  5. Olá Alexandre, tudo bom?
    me inspirei muito no seu post para criar um semelhante, abordando o mesmo assunto, segue o link: http://thingson.blogspot.com/2006/11/hoje-vamos-falar-sobre-singularidade.html

    Gosto muito do seu blog, os assuntos que vc aborda são interessantes e bem diferente do usual, o que torna o seu blog um diferencial, parabéns.

    keep doing, keep walking…

  6. Olá Tiago!

    Nossa, o seu texto é muito bom! Completo, analisa várias outras histórias de ficção. Eu adoro filmes e todos os que vc citou também assisti. Bem que eu tinha reconhecido o robozinho branco do seu logo de algum lugar.

    Como vc mesmo apontou esse assunto pode parecer coisa de louco para leigos e nem é bom tocar nesse assunto… vão te achar maluco, hehe!

    Eu acho que vamos chegar um dia à Singularidade Tecnológica. Digo isso pois a tecnologia avança de tal forma que muitas coisas que achávamos impossível anos atrás hoje é a realidade. Pode parecer impossível essa história do Kurzweil mas creio que o futuro mostrará o contrário.

    Até!

  7. Eu consegui colarme nessa conferencia e pelo que entendí o cara fala que de aqui a 25 anos, as maquinas poderán adquerir pensamentos proprios passando a se perfercionarem a sim mesmas.
    Disso se trata a singularidade. Não a nada que indique que o modo de agir possa ser parecido ao pensamento humano.
    A ideia de Kurzweil e seu grupo de preocupados cientistas, é intentar fazer as coisas para un desenvolvimento das máquinas de um jeito amigavel e seguro.
    A pergunta que deixo no meu Blog, é a seguinte: Se a evolução das máquinas se da a partir de todo o desenvolvimento humano; Que se poderá fazer para que o produto disso não seja tão agresivo como tem sido o homem??
    Aqui deixo meu link CHIPS, DEPENDENCIA O EVOLUCIÓN

  8. Olá Bruz!

    Legal, vc assistiu à palestra. Eu perdi e só fiquei sabendo depois. Teria feito de tudo para conseguir um convite, hehe!

    Respondendo à sua questão, acho que a resposta são as três leis de Asimov. Pode ser que não mas acredito que os humanos são capazes de construir uma máquina mais inteligente que nós mesmos. E, ao contrário da ficção, não será o fim da humanidade. Ainda bem, hehe!

  9. Achei a web semântica…

    Há muito se fala que o futuro é a web semântica. O meu entendimento de web semântica, é a criação de meta-informação (*) padronizada dentro das páginas e serviços web com o objetivo de facilitar máquinas interagirem entre si e entenderem o …

  10. 10. maicom carlos disse em 26 fev 2007 - 18:27

    Sim , estamos evoluindo rapido , mas acredito que o mundo nao chega ate 2045

  11. Maicom,

    Vixe… essa previsão é assombrosa… será que não?

    Até!

  12. 12. Citação de Techbits em 9 mar 2007 - 10:48

    Web 3.0 = 4C + P + PV…

    Já estou ouvindo as pedradas, mas vamos lá. O termo web 2.0 não é o que podemos chamar de unanimidade na blogosfera, imagine então começarmos a falar de web 3.0. E primeira vidraça foi quebrada. O ótimo Read/ Write Web publicou no mês passado…

  13. Olá
    Esté um assunto sério, parabéns por tratá-lo.

    Fiquei sabendo por aqui que perdi a visita de Ray Kurzweil ao Brasil.

    Quem desejar algumas outras informações sobre o tema com vários links em português e ingles e uma sugestão de romance abordando a Nanotecnologia acesse:

    http://www.mphp.org/ciencia-e-tecnologia/

    Abraços

    MPHP

  14. Mário,

    Legal, olhei o seu texto, muito interessante. A singularidade é algo que me interessa muito, não pelo seu ar aparentemente ficcional e sim pois trata de algo possível de acontecer.

    Abraços!

  15. mandei por e-mail a infromação sobre o lançamento do livro do Ray no SECOND LIFE, por favor, divulgue ou repasse.

    Quem quiser saber mais, me mande e-mail para joao@cafeinaestudio.com.br

  16. João,

    Legal, vi seu email, achei interessante. Vou tentar aparecer por lá.

    Abraços!

  17. 17. Citação de Techbits em 27 set 2007 - 14:58

    Parte da web semântica já existe…

    Em teoria a web semântica é fantástica, ou seja, redescrever toda a informação que já existe na web na tentativa de fazer os computadores entenderem o significado das coisas. Em poucas palavras, seria uma camada a mais na web com meta-informaçõ…

  18. 18. vinicius salomao disse em 27 out 2007 - 13:08

    essa questao pode ser comparada a matematica dos sistemas lineares:
    ou seja o sistema em questao eh uma SPI( soluçao possivel indeterminado)

  19. vinicius,

    Não entendi…

  20. 20. Gentil Jorge Alves Jr disse em 8 nov 2007 - 12:33

    Kurzweil esteve ontem , pessoalmente, na HSM Expomanagement em SP. Foi uma bela palestra.

  21. Gentil,

    Nossa, não acredito! Sou fã dele, perdi essa oportunidade!

  22. 22. imaginarium disse em 24 nov 2007 - 03:51

    Simplesmente se o Homém for capaz de criar algo(uma máquina/computador) superior a si próprio em todas as suas potencialidades, incluindo criativa… terá de se transcender!criar uma consciencia! será atingir e ultrapassar o estado divido! isso levará a uma evolução do seu estado de consciencia. Será a evolução da consciencia da máquina acabada de ser criada com “singularidade” mais rápida/acelerada que a evolução da conciencia humana? então também ela se deverá transcender e criar algo completamente novo e superior a si prório!? será uma nova forma de reprodução!? será essa consciencia criada à imagem da humana?recriar a “naturesa humana”? Divino! qual é o praso para atingir o estado divino? Não posso esperar…temos de evoluir rápidamente… Nem o homem nem a mente humana são uma constante são apenas uma “constante” alteração de consciência.. A tecnologia pode ser o caminho da felicidade ou do fim o futuro o dirá. O futuro a deus pertence até amanhã se dues quiser.Pensamento positivo.

  23. iamginarium,

    Mais ou menos, é isso que o Kurzweil diz e eu acho que está correto, hehe!

  24. Não precisa ir muito longe, para superar em muito, a inteligência de muitos humanos por aí. A máquina não precisaria ser tão inteligente assim, uma espécie de sub-inteligência já bastaria para resolver muitas coisas.

  25. 25. Wesley Caiapó disse em 25 jan 2008 - 18:38

    O ser humano é uma máquina química. Acredito que a chave da salvação da humanidade, ou a sua evolução, está na possibilidade de integrar o “ser químico” que somos, com as tecnologias cibernéticas.

    Já existem protótipos de olhos artificiais, corações mecânicos, chips implantáveis no cérebro pra fins diversos…É questão de tempo que essa integração ocorra de forma a ampliar os horizontes da capacidade humana.

    E acredito que a nanotecnologia pode se a chave que nos conectará ao mundo mecânico. Nano-sensores poderão interligar-se à nós, captando e interpretando estímulos neurais, fazendo assim o papel de um “kernel”. Daí em diante, nossa relação com as máquinas será tão íntima que será difícil nos dissociar delas.

  26. 26. henrique disse em 16 jun 2009 - 11:45

    sou evangelico,o meu ponto de vista sobre a singularidade tecnlogica é essa.eu creio que um dia o homem vai chegar a esse ponto.a propria biblia afirme.em Daniel.capitulo 12,Deus fala que nos ultimos dias a ciencia(o conhecimento)cresceria,jesus mesmo falou em lucas.24 que nos ultimos dias coisas espantosas ocorrerão…no passado robos era quasse uma lenda,hoje à robos de todos os tipos e outras coisas que todos duvidaria que não ocorreria,jesus falou que haveria guerras e revoluções,talves possa acontecer o que acntece nos filmes, de uma possivel guerra entre homens e maquinas,o profeta jeremias diz que no fim dos tempos a terra ficara destruida edevastada e poucos homens restarão,e os que restarem lutarão para sobreviver…

  27. 27. imaginarium disse em 16 jun 2009 - 21:53

    Como já foi referido aqui a incorporação da tecnologia no proprio ser humano desde as mais elementares proteses encontrou forte acelaração e desenvolvimento nos ultimos anos. Acrescentando aos exemplos mencionado, o de controlo de PC’s utilizando apenas a mente humana e transmissão de informação sensorial através da internet já é realidade. Novas proteses com capacidade sobre-humana.

    A exploração comercial destes produtos poderá alterar de forma profunda a sociedade e a evolução da espécie humana.

    O lançamento de novas tecnologias tende ocorrer em forma de “leilão” com preços decrescentes e lançamento de novas tecnologias enquanto a anterior se massifica.

    As alterações das capacidades psicomotoras e estéticas dos novos “cyborgs” podem levar a diferenciação profissional, social e de selecção sexual.

    O sentido integrado desta diferenciação poderá determinar o ritmo da massificação e intensidade da convergência máquina homem.

    Qual a força de eventuais resistencias morais e religiosas ao movimento de convergência? Poderemos chegar a um momento em que os “puros” serão “especie” em vias de extinção? Qual o seu estatuto neste cenario imaginário? como será afectado o relacionamento humano? qual o impacto na esperança de vida? Pandemias de virus informáticos? qual a evolução da web? novas formas de difusão de informação, controlo de massas e espionagem …

  28. 28. Leonam Borges disse em 28 jun 2010 - 22:24

    Parabéns pelo assunto

    Eu tenho a seguinte opinião. A singularidade é inevitavél e fantástica. O presente é apenas o primeiro passso de uma longa caminhada para o futuro, ou seja, a singularidade. Através de análises e projeções desse cenário tecnológico é possível tirar algumas conclusões. De que forma será construindo esse futuro? Podemos verificar que essa estrutura é um big sistema tecnológico, sendo desenvolvido pela raça humana, bilhões de pessoas interconectado, cada um criando uma parte desse sistema e a medida que esse sistema se tornar auto independente ou seja auto sustentavel com a capacidade de criar e pensar, seremos superado.
    Eu acredito que a singularidade será o momento em que a historia da humanidade estará em cheque mate devido a uma força gandiosa e fantástica. Esse mundo não será o mesmo, poderemos viver em mundos virtuais, experimentar a criação de novos mundos e travar novos duelos na conquista de novos objetivos e valores contra forças desconhecidas. Para sobreviver teremos que apreder a caçar novamene e conquistar novos territórios, teremos que nós adaptar a essa nova realidade,ou seja, viver entre máquinas super inteligentes, seres humanos puros e seres hibridos. Eu também acredito que venceremos essa batalha que nós estamos criando.

  29. 29. PCSS disse em 21 jul 2010 - 16:04

    Quase todo o corpo humano pode ser substituído. Ou por protese mecânica ou por recriação de Orgãos pela utilização de células tronco. O primerio é mecânico o que mais se aproxima da singularidade o segundo é orgânico. Tudo isto pode preservar e alongar nosso tempo de vida. Más há uma grande diferença, o cérebro. Para todos os seres humanos rim é rim, figado é fidago, tirando apenas as incompatibilidades genéticas as funções e estruturas são identicas. Já o cerebro não cada um, durante seu crescimento cria mais ou menos pontos de sinapses, o que determina graus de inteligencia ou capacidade de criatividade. Assim aparentemente é impossível efetuar o trasnplante de cerebro reprogramando com o conhecimento da outra, pois foram programados fisicamente e neurológicamente de modo diferente. Assim acredito que apesar da singularidade ser possível se o cerebro morrer… então acabou tudo. Parabens pelo assunto.

  30. 30. PCSS disse em 21 jul 2010 - 16:49

    Lembrei de um filme da decada de 80 que explicita a singularidade antes de alguem ter chamado assim. Veja Saturn 3, com Farrah Fawcett and Kirk Douglas, E conheça o robo Hector (3 cerebros humanos mais mecatronica).

    Vale pela história e pela Farrah Fawcett (vestindo nada singular)

  31. 31. Telau disse em 14 dez 2010 - 16:31

    Estou espantado com tantos argumentos contra a possibilidade de o homem criar uma máquina mais inteligente que ele mesmo. Parece até coisa de religioso. Que isso gente?! Vou explicar como é possível criar uma máquina mais inteligente que o (ingênui do) homem (que não acredita que é possível fazer tal máquina mesmo vendo o progresso e os caminhos para isso-Acompanhe as novidades tecnologicas em http://www.inovacaotecnologica.com.br/ ):

    1ª Forma: (Essa forma não usaria “inteligência” essa mesma exigida pelos leitores do blog apenas velocidade o que ja temos)

    Recriar todos os comportamentos do cérebro humano mas não com neurônios mas com circuitos cuja velocidade é muito maior. Isso produziria um cérebro de igual inteligência mas que resolve os problemas em tempos curtícimos. Ou seja, mais inteligênte

    2ª Forma: (Essa forma usa “inteligência” no processo o que está disponível em abundância no planeta)

    Nossa inteligência está baseada em experiência tentativa e erro.Eu explico: tentamos fazer algo como dar uma cantada numa garota muito linda e notamos que o método usado não foi eficaz. Tentamos mandar flores e notamos que foi mais eficiente (totalmente hipotético) então registramos essas experiências associadas aos resultados. Essa forma de inteligência já está sendo reconstruida e chama-se Redes neurais que é uma forma de treinar uma rede modificando os pesos que o sistema da a cada “valor”. Portanto dessa forma podemos criar inteligência para resolver cada problema separadamente mas a vantagem é que isso é um processo industrial e pode ser feito e refeito e está a pronta entrega não depende da boa vontade da natureza para dar a um ou a outro.

  32. 32. teco disse em 14 dez 2010 - 17:34

    isso de o ser humano querer virar deus não deu e nunca vai dar certo,espero q esse bando de malucos que estão trabalhando nessa idéia,saibam aonde estão se metendo,lembrem-se DEUS nos criou e nós nos rebelamos,quem garante q as máquinas não vão se rebelar,a diferença é,uma rebelião cibernética destruiria os frágeis seres humanos.

  33. 33. Telau disse em 14 dez 2010 - 20:34

    É por isso que não da para discutir esses assuntos em blog’s. Os caras vem me falar de Deus.

  34. 34. Renato Ahmaraw disse em 12 jan 2011 - 17:13

    Acredito que em algum tempo próximo a evolução da ciência, de um modo geral e da medicina propiciarão a criação de tecidos e órgãos humanos, os quais poderão ser substituídos ou transplantados indefinidamente. Penso ainda que se for o caso de substituir-se a massa encefálica haverá algum dispositivo híbrido com a memória da própria pessoa, assim poder-se-á escolher uma nova personalidade ou a manutenção da mesma. Tal condição implicará na inexistência do fim da vida do ser humano tal como hoje presenciamos. Quem viver verá.

  35. 35. Wendell disse em 3 mar 2011 - 10:42

    Oi, lí seu tópico e achei bem interesante, e principalmente por ser tema é bem amplo e questionado… há vários conceitos e mítos de que os robôs seram capazes de fazer coisas que antes apenas humanos faziam como enganar outras pessoas…

  36. 36. zébedeu disse em 5 maio 2011 - 19:14

    haha
    caramba cara, no seu post sobre tecnologias mortas você acertou tudo hein. Já fazem ae pra 5 anos.
    Dá-lhe mostradanus..

  37. 37. Edison disse em 28 set 2011 - 00:17

    Meus amigos, a questão não é “se vai haver a singularidade”
    A pergunta é quando vai ocorrer a Singularidade!

    Mesmo que demore mais uns 500 anos, é muito rápido em comparação com o desenvolvimento da Humanidade natural, ocorrido nos últimos 2 mil anos.

    Creio que; Se não haver o fim dos dias, como previu os antigos a mais de Três mil anos para o dia 21/12/2012 Infelizmente a singularidade em breve vai levar o mais cruel dos mamíferos para a extinção! o Homem.

    Selamos nosso destino no momento que o homem afastou de DEUS no Jardim do “Paraíso”

    Mas em breve espero que possamos recomeçar tudo novamente em 22/012/2012 os que sobreviverem, o fim esta aproximando infelizmente.

  38. 38. Atis disse em 28 set 2011 - 10:13

    Gente, preparem-se pois no futuro, ningém, muito menos alguém morrerá + Até breve e boa sorte!

  39. 39. Edison disse em 11 out 2011 - 22:43

    Meus amigos, de uma forma ou de outra a nossa hora de passar por mais uma extinção em massa, vai voltar!
    O pior cego são aquele que não quer olhar o que o próprio homem realizou.
    1. Para quem tem fé: Matamos todos os profetas de DEUS enviado a terra, João Batista, Pedro e outros.
    1.1 Matamos O nosso Senhor Jesus.
    2 Para os sem fé; As querras da humanidade, deste a antiguidade, a escravidão famílias inteiras era jogadas no mar, torturadas e mutiladas.
    3. Para os que pensam em tecnologia, Cientistas e outros. A singularidade já esta acontecendo e em breve acontecerá a “VIRADA” A “ILUMINAÇÃO” QUE LEVARÁ O HOMEM A EXTINÇÃO!
    4. Para os ambienta listas; O efeito estufa, a camada de ozônio, erupção solar, Os super-vulcões, O meteorito que esta aproximando da terra, a secas, as ondas gigantes e a querra nuclear dentre outras inúmeras causas.
    5. Para os Estudiosos; Os calendários; Inca – Asteca – Chinês – o Merlin americano – o Budismo – O Apocalipse e diversas outras religiões e profecias.
    Por fim; Tenho dito:
    O homem deve ser extinto. não pelos fatos que mencionado acima, mas sim.
    Pela nossa falta de amor, hoje em dia existe famílias adotando animais, e deixando crianças morrendo de fome, sede, frio, abandono, por doenças sem sequer indgnar, não são as crianças da África, estas, já estão condenadas, são crianças residindo em nosso bairro vizinhos!
    Pelo fato da tal hipocrisia, arrogância, pré conceito, soberba, vaidade, sem gratidão, avareza e pela Mentira e a mais nojenta a INJUSTIÇA CONSCIENTE.
    Tenho fé na vida e em nosso lindo planeta, que infelizmente poluímos, as nascentes, rios e os oceanos!

    Precisamos mais uma vez ser extintos, e os sobreviventes iniciem uma sociedade mais justa, na luz do amor, desta vez levamos aproximadamente 15 a 20 mil anos de evolução, mas não foi suficiente para despertar o amor no coração desate mamífero que destruiu a nossa terra, por atos obras e palavras.
    Em 21/12/2012 ou alguns dias antes ou depois iremos começar novamente com arados, machados e foices.
    Espero que sobrevivam os Homens, Mulheres, crianças e velhos de bom coração. que a força infinita e sempreterna, conhecido como DEUS nos perdoe pelo que nossos antepassados e nos fizemos ao nosso planeta, animais, aos nossos semelhantes, e aos anjos e os profetas do Senhor, Jesus o Cristo nos salve!

  40. 40. Atis disse em 12 out 2011 - 18:22

    Calma gente! A verdade é apenas momentânea como a morte.

  41. "A primeira máquina ultra-inteligente será a última invenção feita pelo homem." Kurzewil

  42. 42. imaginarium disse em 10 jul 2014 - 02:29

    Boas,

    Incrível como esta página se mantém actual…

    Saiu um filme que sem ser genial não deixa e ser interessante.

    http://www.imdb.com/title/tt2209764/

    Para quem gosta do tema.

    Pena que não tenham explorado mais a questão do livre arbítrio.

    Actualmente a rede de sensores já não deixa muito espaço à privacidade. Omnipotência ao serviço da inteligência.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email