A era dos smartphones

por Alexandre Fugita

[Treo] Há muito se fala na morte dos PDAs. A Palm acaba de lançar o Treo 680, um smartphone simples voltado para o usuário comum e que pretende atender à crescente demanda por este tipo arde dispositivo. É o quarto Treo lançado pela Palm este ano e, juntando ao fato de que já faz um ano desde o lançamento do último PDA pela empresa (Palm TX), entramos definitivamente na era dos smartphones[bb].

Gartner destaca o crescimento dos smartphones

A Gartner Research – consultoria que analisa as tendências da tecnologia – aponta em seu último relatório sobre o mercado de handhelds (PDAs e smartphones) que, não só o crescimento dos smartphones (75%) supera o de PDAs (7%, em relação ao mesmo período do ano passado), como também vende-se quatro vezes mais smartphones do que PDAs. Os números referem-se ao primeiro semestre de 2006.

[Treo 680] O grande desafio dos fabricantes é criar um produto barato, já que boa parte dos smartphones fica fora das listas de compra dos consumidores pelo preço. A Nokia já havia percebido isso há tempos. Tanto é que é líder em smtphones com 42% do market share[bb]. A Palm – pioneira no mercado de handhelds – quer crescer e por isso apresenta um produto com ótimo custo benefício, como disse Ed Colligan, CEO, na coletiva à imprensa disponível em webcast. As cores serão 4 (foto), e é outra aposta no mercado do consumidor final.

Dados a preço de ouro

A idéia de um smartphone é permitir acesso à internet de qualquer lugar que você esteja. Checar seu email, verificar o trânsito, ouvir uma rádio por streaming, descobrir a pizzaria mais próxima. Isso não é possível se dependemos do wi-fi. A rede wi-fi, como já disse, não é internet móvel. Por isso os smartphones possuem tecnologias de dados rápidas como o EDGE e o EVDO. Em qualquer lugar que exista uma rede celular, temos acesso móvel à internet.

Mas, quem pode pagar pelos dados via rede celular? Operadoras cobram muito caro. Aqui no Brasil a média é de seis reais por megabyte, o que inviabiliza a navegação como hábito. Por isso todo mundo quer wi-fi no seu equipamento. Se eu fosse a operadora de celular cobraria menos pelos dados. Aumentaria bastante o uso e nós não precisaríamos ficar caçando redes wi-fi perdidas nas ruas das cidades.

Outras notícias da Palm

Comentários do Facebook
11 comentários
  1. Eu inclusive vi uma notícia a uns dias atrás de um SmartPhone da Nokia, modelo E62, saindo a R$ 299,00 reais em um plano conta.

    Eu acho que, se for trocar de celular, levarei em consideração as vantagens de um destes gadjets 3×1 (celular, mp3 player e agenda).

    ABraços!

  2. A solução tudo-em-um é muito boa. Eu ainda uso duas coisas: o celular e o palm. Tento carregar o palm para maioria dos lugares que vou mas é impraticável. Um Treo ou outro smartphone resolveria a questão…

  3. O Google Maps *MOBILE* não cobre o Brasil ainda não, só o Google Earth que passou a disponibilizar imagens de melhor resolução em outras cidades além do RJ e SP.
    Já a versão *DESKTOP* funciona direitinho sim, inclusive podendo sobrepor imagens de mapas e de satélites. E recentemente passou a cobrir um número bem maior de cidades brasileiras. Show!

  4. Olá Bia!

    Hum… obrigado pela dica! E é verdade… eu nem testei o Google Maps Mobile pra ficar falando dele… fui testar agora e dá pra ver o mapa via satélite do Brasil, mas nada de ruas via palm.

    Eu achei fantástica a implementação do Google Maps com ruas do Brasil, versão desktop. Espero daqui a pouco ver o surgimento de mashups brasileiros aproveitando-se desta nova funcionalidade.

  5. o treo 650 é tudo de bom. agrega tudo q eu preciso num aparelho só e tem compatibilidade c/ arquivos do office e PDF, alem de telefone, agenda, alarme, etc. o problema é q é mto dificil afzer um seguro p/ esse aparelho e vc fica meio q com medo de usa-lo em qqr lugar.

  6. Olá Bia!

    É, o Treo 650 é muito bom! Tá certo que já está um pouco velhinho, mas continua um ótimo smartphone. A única coisa me incomoda é a antena… que não está presente neste último lançamento da Palm.

    Também uso o palm para arquivos office e pdf. Fico independente dos computadores o que ajuda bastante. Só que ainda uso cel + palm. Uma solução integrada é minha próxima escolha.

    Realmente é perigoso usar esses equipamentos em ambientes externos pois pode chamar atenção. Mas eu nunca tive problema.

  7. Escritório móvel: você ainda vai usar um……

    O título é totalmente clichê, mas imagine a seguinte cena: você é um profissional que necessita de mobilidade, mas está cansado de carregar aquele notebook para cima e para baixo. Tudo que você precisa é acesso ao e-mail, o poder de ver e edita…

  8. As tecnologias mortas de 2006…

    Feriado de Finados. Nada mais relevante do que falar dos mortos. A tecnologia avança a passos largos. A toda hora inovações surgem substituindo o que era insubstituível. O ciclo de vida dos produtos está cada vez menor. Alguns prevêem inclusive a…

  9. 9. sidnei disse em 15 ago 2007 - 00:07

    eu sempre gostei de smartphones,sao

  10. […] documentos office, e claro, alguns joguinhos pois ninguém é ferro. A solução é: compre um smartphone e veja se a solução e-mail/ office atende às suas necessidades. Pretendo mostrar uma visão […]

  11. 11. Marcelo Andrade disse em 13 fev 2008 - 11:17

    Estou quase comprando um Smartfone, só que estou em duvida qual aparelho comprar, eu trabalho com eventos.. e ficar carregando o Note não dá.. Estou vendo o E62 da Nokia já que o E61-i não estou encontrando mais na loja da Claro.. Gostaria de receber sugestões..Abs,

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email