Wi-fi não é internet móvel

por Alexandre Fugita

[wifi zone] Parece óbvio, mas não é. Vejo pessoas maravilhadas com o wi-fi. Dizem checar e-mails durante o almoço, fazer ligações via Skype[bb] lá na cafeteria, milhões de coisas. Dão os créditos à mobilidade que a tecnologia proporciona. Eu também acho interessante e uso esporadicamente redes sem fio espalhadas pela cidade. Só existe um problema: o wi-fi, restrito aos hotspots, não pode ser considerado a verdadeira internet móvel.

A mobilidade fixa

Os hotspots wi-fi (802.11b e g) possuem alcance teórico máximo de 100m de raio ao redor da antena. Na prática, com as paredes e outras influências do ambiente esse raio fica bem menor: em torno de 40 m. Chamo o wi-fi de mobilidade fixa pois o seu equipamento é móvel (notebook[bb] ou pda) mas o ponto de acesso é fixo e de tamanho limitado. Não dá pra acessar a internet via wi-fi de qualquer lugar. Você precisa se dirigir a um hotspot que , em geral, é pago e fica dentro de um estabelecimento comercial (café, restaurante, bar, universidade, hotel, aeroporto). E para “não ficar chato” você acaba consumindo algo, quase que um tipo de venda casada, afinal você já pagou por seu provedor de wi-fi (Vex ou Telefônica).

As vantagens da rede celular

Imagine dois estabelecimentos próximos que disponibilizam redes sem fio da mesma empresa, por exemplo a Vex. O sinal de um estabelecimento não é captado no interior do outro, mas na rua há um ponto em que se capta ambos os sinais. Vamos supor que você esteja no Skype[bb] em seu pda. Está em um dos estabelecimentos e resolve ir ao outro, andando. Apesar de existir uma intersecção válida entre as duas redes, sua conexão cairá. Não existe transição suave mesmo que as redes sejam fornecidas pela mesma Vex. Será necessário logar-se novamente ao chegar ao segundo estabelecimento.

Isso não ocorre em uma rede celular. Em qualquer lugar que houver sinal contínuo, será possível passear por dezenas de antenas e sua conexão com a internet não cairá. Essas redes wi-fi ainda não possuem uma tecnologia capaz de fazer essa transição suave e transparente. A solução está nas redes sem fio do tipo mesh, que já existem mas são raras.

Outra vantagem da rede celular é a ampla disponibilidade, ou seja, uma mobilidade móvel. Não é necessário encontrar o hotspot mais próximo. Não é necessário entrar em algum estabelecimento e consumir algo. A internet está disponível até no meio da rua e em qualquer lugar que tenha rede celular compatível. O problema agora seria abrir o notebook e sentar-se na calçada… (por isso leve sempre um pda no bolso!)

Segurança

O wi-fi oferecido pela Vex e Telefônica não é criptografado (rede aberta) e por este motivo, inseguro[bb]. Não há criptografia pois seria um complicador a mais para o usuário dos serviços. O tráfego de dados fica exposto. Qualquer um com o software correto consegue “ver” o que está passando pela rede. Pode capturar senhas, ler e-mails. Um atentado à privacidade. Por isso tome cuidado quando for usar wi-fi em redes abertas.

Já a rede celular é mais segura. “Invadir” o sinal para saber o que está trafegando exige muito mais trabalho. Mas mesmo assim todo cuidado é pouco. Sinais de rádio trafegam pelo ar. E o ar, todo mundo sabe, é livre… o sinal pode ser captado e desembaralhado.

Preço vs. Mobilidade

A decisão por qual tecnologia usar leva em conta o equilíbrio entre preço, mobilidade e necessidade. Uma rede celular para acesso à internet é cara mas ao mesmo tempo, ampla e segura. Uma rede wi-fi é mais barata e restrita a poucos lugares. A sua necessidade é que fará você escolher entre uma ou outra. Na dúvida, use um smartphone com wi-fi. Terá em mãos o melhor dos dois mundos[bb] e viverá conectado. Ou aguarde o WiMax.

Comentários do Facebook
82 comentários
  1. Uma dúvida que me surgiu, dentro do mesmo hotspot seria como se os computadores trabalhessem em rede ou estou enganado? Se for dessa forma, qualquer um que esteja usando a conexão poderia entrar no computador do outro, ou existe algum mecanismo que possa garantir a segurança? Desculpe perguntar, mas é uma dúvida boba então nem vou me dar ao trabalho de procurar a resposta. Se não quiserem responder também, fica de boa.

  2. Olá Sergio!
    É uma dúvida boa! Não tenho conhecimento técnico mas posso tentar responder:
    A comunicação em um hotspot ocorre entre um dispositivo (pda ou notebook ou desktop) com o roteador. O wi-fi funciona basicamente como uma rede cabeada. Se a rede estiver ocupada aguarda aquele tempo aleatório e tenta novamente. Há problemas para dois computadores ligados à mesma rede mas muito distantes um do outro que não conseguem saber que o outro está transmitindo (ex: qdo estão em lados diametralmente opostos em relação a uma antena de um roteador). Talvez usar canais diferentes para cada dispositivo evite este problema.
    Se você não estiver usando um firewall e se o roteador não estiver configurado corretamente, um computador consegue acessar o outro via roteador. Mesmo com criptografia.

    Se alguém estiver monitorando as conexões wi-fi pode saber o que está passando pelo ar. Agora a questão que eu ainda não tenho certeza é se quem estiver monitorando souber a chave criptográfica conseguirá ver o que está sendo transmitidos por outros ou não. Eu tenho quase certeza que sim.

    A dica é: use um firewall qdo estiver em uma rede wi-fi e não deixe pastas compartilhadas disponíveis! Espero ter respondido… ou talvez tenha criado mais dúvidas, hehe!

  3. Alexandre,

    é isto mesmo que você falou. Se você estiver em uma rede wi-fi, quem estiver utilizando a mesma rede poderá escanear a faixa de IPs e descobrir pastas compartilhadas (se elas existirem).

    Sobre os dados trafegados no ar, sim, quem souber a chave criptografica pode sim acessar os dados. Inclusive, se ela estiver criptografada utilizando um protocolo se não me engano é o WEP.

    []’s

  4. Olá Rafael!
    Eu uso em minha casa o protocolo WPA (mais seguro, dizem quase impossível de quebrar). O WEP é mais simples mas muito fácil de invadir. Ainda vou escrever sobre isso, hehe!

  5. A era dos smartphones…

    Há muito se fala na morte dos PDAs. A Palm acaba de lançar o Treo 680, um smartphone simples voltado para o usuário comum e que pretende atender à crescente demanda por este tipo de dispositivo. É o quarto Treo lançado pela Palm este ano. Juntand…

  6. 6. Marco Antunes disse em 1 nov 2006 - 10:39

    Ola Alexandre,

    Acho que entrei numa fria. Acabo de comprar um notebook da marca HP com toda tecnologia wi-fi embutida, enfim… top de linha.
    Informei-me então sobre as formas de conexões existentes e aparentemente não vou poder utilizar a internet movél da VIVO pois a placa existente para efetuar esta conexão atualmente é de uma tecnologia inferior à utilizada pela HP nestes notebooks que é a PC-express. Isso procede ??? Por favor se possível me ajude pois necessito demais usufruir da internet móvel.

    Grato

    Marco Antunes

  7. 7. Marco Antunes disse em 1 nov 2006 - 10:40

    Olá de novo !!

    Parabéns pela matéria.

    Marco Antunes

  8. Olá Marco Antunes!

    Bom, até onde sei a Vivo utiliza cartões do tipo PCMCIA como modem sem fio para sua rede celular. Os notebooks HP mais novos usam a tecnologia ExpressCard, mais recente. Portanto procede essa informação de que não é possível utilizar na rede da operadora.

    A minha sugestão é que você utilize um celular como modem. Se o celular tiver bluetooth melhor pois pode se comunicar desta forma com o notebook. Se não um cabo entre o celular e o notebook se faz necessário. Consulte a Vivo a respeito desta possibilidade.

    Você sempre pode utilzar o Wi-fi mas como disse neste post, não é internet móvel pois não está presente em todos os lugares que vc necessita.

    Espero ter ajudado. Agradeço o elogio!

  9. As tecnologias mortas de 2006…

    Feriado de Finados. Nada mais relevante do que falar dos mortos. A tecnologia avança a passos largos. A toda hora inovações surgem substituindo o que era insubstituível. O ciclo de vida dos produtos está cada vez menor. Alguns prevêem inclusive a…

  10. 10. Dani disse em 24 nov 2006 - 18:29

    olá pessoal,
    Será que alguém pode me ajudar?
    É o seguinte acabei de comprar um notebook e não sei como faço para acessar a internet nele, por favor se alguém puder me ajudar ficaria grata, porém peço só mais uma coisinha escrevam em linguagem simples pois não entendo nada de informática.

    Beijinhos

  11. Olá Dani!

    Bom, primeiro precisa saber como irá acessar a internet. Por telefone? Banda larga? Wi-fi? Rede celular?

    Bom, nos dois primeiros casos você precisa entrar em contato com algum provedor de acesso. Se for acessar por telefone, vá de iG ou Click21 que são gratuitos. Se for banda larga, consulte seus amigos para saber o que eles assinam. Em geral, ao assinar um serviço de internet, todas as informações de como proceder para se conectar são informadas. Se não for o caso, ligue para o serviço de atendimento do seu provedor.

    Caso pretenda acessar a internet via wi-fi, saiba que só poderá fazê-lo em poucos locais. Terá que assinar serviços como o da Vex ou Telefonica (links no texto).

    Se for usar seu celular como modem, uma ligação para a operadora resolve o problema. Mas o custo é tão alto que não vale a pena.

    Espero ter ajudado.

  12. 12. Natalia disse em 27 nov 2006 - 15:41

    Olá, Alexandre!

    Li seu esclarecimento à Dani sobre os tipos de conexão à internet e fiquei com algumas dúvidas. É q eu quero comprar um notebook e queria acessar a internet por banda larga ou celular. Se for por um provedor tipo Velox, eu posso acessar em qq lugar?

    Além disso, não entendi a diferença (se ela existe) entre rede celular e usar celular como modem. Todas as operadoras disponibilizam esses serviços?

    Agradeço desde já a ajuda e aproveito para parabenizá-lo pela matéria!

  13. Olá Natalia!

    Pelo que apurei o Velox é da Oi. Existe um plano chamado Oi Conta Total que inclui celular (voz), telefone fixo e internet banda larga. Se for só isso que o plano oferece, NÃO, vc não poderá acessar a internet de qualquer lugar. Aparentemente esse plano não inclui acesso livre à internet via celular.

    Acessar a internet via celular (no celular ou no notebook/ PDA) é um serviço cobrado a “peso de ouro” pelas operadoras. Vc pode usar o celular como modem para outro dispositivo (notebook ou PDA) ou ainda acessar a internet diretamente nele, desde que o aparelho possua essa tecnologia. Todas as operadoras disponibilizam o serviço. É só consultar os preços (salgados).

    Como vc pretende comprar um notebook (se for no Submarino, clique no banner abaixo, procure por notebooks e efetue a compra pra ajudar este humilde site…), adquira um que tenha wi-fi. Vc poderá usar nos hotspots da Vex (link para o site deles no corpo do texto, com locais de acesso), por exemplo. Mas é outra despesa para acesso à internet, mais barata porém com menor área disponível.

    Espero ter ajudado, até!

  14. 14. Lizandro disse em 3 dez 2006 - 21:09

    olá, por favor queria q vcs me informassem sobre uma coisa:
    estou para comprar um notebook, e diz q ele é leitor de cartõs, eu não conheço essa tecnologia ainda, pois pretendia usar dessa tecnologia,,,,mas preciso saber, no note tem ali o lugar onde se insere o cartão,,,mas como poderei usar??onde se compra esses tal cartões? eh só comprar e pronto e inserir e sair navegando? q q eh preciso fazer? é obrigado ter um celular? e o custo é muito alto ‘quanto’?? existe horarios reduzidos para q o custo seja mais baixo? Já q queria agradecer,,,valeww,,,obrigado!

  15. Olá Lizandro!

    Talvez “leitor de cartões” signifique que o notebook que pretende comprar seja capaz de ler aqueles cartões de máquinas fotográficas digitais. Há vários tipos de cartão: Memory Stick, SD, MMC e suas variantes.

    É pouco provável que isso se refira aos cartões PCMCIA ou Express Card para inserção de cartão para wi-fi ou rede celular. Atualmente os notebooks costumam vir com rede wi-fi integrada. Bom, como vc não especificou o modelo do notebook fica difícil ajudar.

    Para mais detalhes, leia o comentário 11 deste post.

  16. 16. Lizandro disse em 3 dez 2006 - 22:05

    olá…digamos que fosse cartões PCMCIA, rede de celular!
    referente a isso, em relacão a minha pergunta,,como ficaria? OBRIGADO Alexandre ! o note eh DELL.

  17. Olá Lizandro!

    Bom, até onde eu sei, a Vivo oferece cartões PCMCIA para conexão de seu notebook em uma rede celular. É só ir a uma loja deles. Vc paga uma assinatura celular para esse cartão funcionar. Outra solução, melhor no meu ponto de vista, é usar um celular de verdade como modem para seu note. A comunicação entre o celular e o note pode ser feita através de cabo ou bluetooth, sendo esta última preferível em relação ao cabo. Neste caso o notebook e o celular precisam ser compatíveis com essa tecnologia e é necessário certificar-se de que a operadora não bloqueia essa função no celular.

    Se vc prefere usar o PCMCIA, atenção na compra pois um novo padrão surgiu (Express Card) que não sei se é compatível… eu acho que não. Prefira usar o celular como modem.

    Os comentários 8 e 11 têm detalhes que lhe interessam.

  18. 18. helio disse em 10 dez 2006 - 00:30

    Por favor amigo perdo-me a leigalidade, mas é possível usar celuar para acessar a internet de um pc comum(sem que seja notebook), se possível informe-me como, detalhadamente, obrigado

  19. Olá Helio!

    Sim, é possível. O seu computador poderá se comunicar com o celular através de Bluetooth ou cabo USB. Dependendo da operadora a configuração do computador é diferente (ligue para sua operadora perguntando). Se para vc preços muito altos não forem problema, é uma opção. A velocidade não vai ser tão rápida qto uma banda larga, mas quebra um galho.

  20. 20. Dalton Passos disse em 11 dez 2006 - 23:01

    Sou um simples usuario da internet moro na zona rural e atualmente uso um modem vivo Yiso s398 estou achando maravilhoso apesar de não saber se existe algum risco de espionagem em minha linha. podem voces grandes entendedores do assunto falar-me sobre tais perigos? pois a minha outra alternativa seria internet discada de alto preço ou antenas via radio que por sinal acho um sistema arcaico.

  21. Olá Dalton!

    Bom, pelo que entendi vc usa internet via rede celular da Vivo, é isso? (Não achei referências ao Yiso s398, mas vc cita vivo no texto) Se for isso os dados trafegam via rádio pelo ar para a antena mais próxima. Teoricamente existe risco de interceptação desse sinal mas a é pouquíssimo provável que isso ocorra. O sinal de redes celulares já é embaralhado o sufiente para tornar espionagem algo complicado.

    Um possível interessado em suas andanças pela internet poderia interceptar seus dados depois da rede celular. Aí não teria jeito mas todos nós estamos expostos a essa possibilidade.

    Linha discada, além de lenta, é cobrada por tempo de uso. Não vale muito a pena.

    Qto ao rádio, vc pode criar uma rede wi-fi com antenas direcionais entre dois pontos distantes, um na sua propriedade rural e outro na cidade, desde que tenham “visada”, ou seja, não haja objetos entre as duas antenas, uma apontada para a outra. Não é arcaico, é uma solução um tanto moderna, poderia dizer… Espero que tenha ajudado.

  22. Olá! Achei muito interessante esse site, pra me informar melhor sobre alguma coisas. Queria ter maiores informações sobre Wi Fi. E quais os procedimentos para poder acessar dentro de aeroportos e shopppings? Obrigada.

  23. Olá Tatiana!

    Para acessar em aeroportos e shoppings é necessário assinar os serviços da Vex ou Telefonica (link no segundo parágrafo do texto).

    Que tipo de infomações sobre wi-fi vc gostaria? Posso dizer que é uma tecnologia para redes sem fio que permite acesso à internet e que exige equipamentos compatíveis como notebooks ou PDAs. A rede é segura através de criptografia e a configuração é em geral bastante simples. Se tiver mais dúvidas, pergunte!

  24. 24. Fábio azevedo disse em 26 jan 2007 - 21:09

    Olá

    Alguém saberia me informar se eu posso utilizar o velox da minha casa para conectar um PDA? e se eu utilizar aqueles roteadores com antena a conexão é wi-fi do pda com o serviço de banda larga? eu pago pela a conexão? desde já obrigado.

  25. Olá Fábio!

    Sim, se vc instalar um roteador wi-fi diretamente no modem pode compartilhar com o PDA. Faço isso o tempo todo. Claro, seu PDA precisa ter wi-fi. Se tiver outros dispositivos com a mesma tecnologia, todos poderão usar o roteador. Além disso roteadores wi-fi costumam ter 4 portas ethernet ou seja, pra ligar computadores com fio. A conexão wi-fi do seu roteador até o seu PDA é grátis. Mas vc precisa pagar um provedor banda larga, além de comprar os equipamentos necessários.

    obs: o provedor não tem como saber que vc está usando um roteador…

  26. 26. Fábio azevedo disse em 28 jan 2007 - 13:35

    Pow Alexandre, valeu cara!

  27. NAO ENTENDO NADA DE INTERNET POR ISSO PERGUNTO.

    É CONVENIENTE TER WI-FI PARA ACESSAR EM CASA?

    E SE A INTERNET E TRANSMITIDA POR ONDAS MAGNETICAS POR QUE PRECISO TER UMA LINHA TELEFONICA E VELOX?

    GRATA

  28. Olá Luci!

    Bom, vamos por partes: o wi-fi permite vc compartilha internet em sua casa, sem fios. Mas essa internet precisa chegar à sua casa de alguma forma, e essa forma pode ser o Velox ou qualquer outro sistema de banda larga. O roteador wi-fi apenas transmite esse “sinal” ao redor da antena para vc usar em sua casa.

    Sim, é conveniente acessar a internet em casa sem fios, principalmente se vc tiver um notebook ou palm.

    dica: não use MAIÚSCULAS ao escrever na internet pois isso é considerado como gritos e pode ser ofensivo.

    Abraços, espero ter ajudado.

  29. que que eu faço minha enternet e discada quando eu quero entra para fazer trabalho fica ocupado o que que eu faço meu colega tem uma manha que faz a internet entra de primeira ate dia de domindo que eu muito difissio vcs sabem essa manha mi falem tow precesando muito ate logo e essa manha meu colega nao que mi dar xauuu!!! mi a judem xau
    f
    u
    i!!!

  30. Felipe,

    Olha, para isso a única solução é vc trocar de provedor e encontrar um que tenha menos congestionamento de linhas. Ou descobrir no seu provedor um telefone que é menos usado do que os outros. Ou mudar para banda larga.

    Abraços!

  31. 31. Aluisio disse em 27 fev 2007 - 18:17

    Gostaria de saber se com o Palm Treo 650 conectado a Vivo, com pacote de acesso ilimitado a Internet, posso utilizá-lo como modem?
    Ou seja, eu consigo navegar na internet com meu notebook, sendo que a conexão foi estabelecida pelo Palm?
    Se sim, como faço isto? Como seria a configuração no Palm e no notebook?
    Por tudo que li me parece possível mas fiquei confuso de como faze-lo.

    Desde já agradeço

  32. Olá Aluisio,

    Em tese sim. Bom, as configurações para acesso à web devem ser feitas tanto no Treo qdo no seu notebook. Ligando para a Vivo eles devem lhe passar essa informação, passo a passo.

    Se vc for usar só email, descarte o notebook e use o software de email do Treo (deve ser o Versamail), que dá conta do recado.

    Tem um grupo de discussão que o pessoal provavelmente conseguirá te ajudar muito bem neste assunto: Palm-BR no Yahoo! Grupos:

    http://br.groups.yahoo.com/group/palm-br/

    Até!

  33. 33. Jorge Luis disse em 1 mar 2007 - 19:51

    Boa Noite!
    Estou pensando em fazer o plano de internet celular da claro de 140,00 gostaria de saber um modelo de celular para comprar ouvir dizer que os com EDGE tem uma conexão mais rapida que GPRS gostaria de saber tambem qual seria a velocidade maxima alcançada. Outra duvida como os celulares se comunicam com os notebook ele tem que ter algum dispositivo ou qualquer notebook tem bluetooth.

    Favor dizer modelos de celulares com EDGE e bluetooth juntos
    modelos com preços populares

    Aguardo Respostas

    só outra coisa um celular cOmo modem alcança a mesma velocidade de um PCMCIA

  34. 34. Giuliana disse em 15 mar 2007 - 19:59

    Oieeeee!!!
    Eu comprei um Notebook da Hp Pavilon Dv 6120 Br..E não consigo acessar a internet porque não possuuo p Pc express e gostaria de saber aonde eu poderia comprar…
    Se você puder ajudar eu agredeço!!!

  35. Olá Giuliana!

    Bom, os comentários 11, 13 e 17 provavelmente respondem às suas dúvidas.

    Até!

  36. 36. Doug Venan disse em 18 mar 2007 - 16:33

    Olá preciso de ajuda, tenho um smartphone Samsung MIT-330, em plano pré-pago da vivo, como esse aparelho não tem WAP nativo, quando quero me conectar a internet, preciso ligar para um provedor fixo (Ibest), e pago como ligação normal para telefone fixo. O que eu preciso é:
    1.Saber qual a configuração (N. do Fone+login) da Vivo, que os aparelhos usam para se conectar ao WAP, pois apesar de dizerem que os aparelhos WAP ficam conectados diretos, não parece lógico, pois se você verdade, eu poderia estar conectado a rede WAP e atender uma ligação normalmente, por isso acredito que quando pedimos para fazer uma conexão WAP, deve estar pré-configurados no software um nümero de chamada (*xxx) e um login como na rede ZAP.
    2.Um provedor tipo iBest em celular para efetuar a conexão pagando preço de ligação celular-celular.

  37. Olá Doug!

    Não encontrei informações sobre esse aparelho em específico na web (Google). Se o aparelho não tem sistema de dados nativo (wap, 1xRTT, EVDO, GPRS ou EDGE), só ligações pra telefones fixos mesmo, não tem jeito. Se ele tiver wi-fi vc pode usar os hotspots pela cidade (depende da cidade que vc morar, há qtdades variadas de hotspots).

    Para configurações da Vivo ligue para a operadora que eles lhe passam. Mas Há dicas interessantes no post sobre a Vivo GSM, nos comentários, em especial o #157:

    https://techbits.com.br/2006/exclusivo-testando-a-rede-vivo-gsm/

    Abraços!

  38. 38. Weslley disse em 19 mar 2007 - 19:12

    Primeiramente, parabéns pelo site.
    Pergunto:
    Gostaria de continuar utilizando acesso a internet no notebook através da placa PC Card GC89 da SOnyEricson com chip GSM da Claro, porém como estou trocando de Notebook para um Pavilion DV2160 e ele tem o expresscard/54, pergunto?
    Existem placas ExpressCard54 ou 34 com a mesma funcionalidade, digo, acesso com chip através de operadoras de telefonia móvel ao Internet?
    Abraços

  39. 39. Doug Venan disse em 21 mar 2007 - 04:57

    Alexandre procure por samsumg+i330, inclusive existe no site da vivo o aparelho.

  40. Weslley,

    Primeiro, agradeço o elogio.

    Bom, pesquisei e vi que existe um ExpressCard 54 que aceita GSM. Na verdade é UMTS e é um pouco cara:

    http://0br.com.br/189

    Deve ser isso!

    Doug,

    Ah, o seu Samsung é um palm! Bom, existem navegadores para palm, mas a versão do sistema operacional deste aparelho é antiga: PalmOS 3… O mais novo browser é o Universe:

    http://www.odontopalm.com.br/gsf/arquivo/2007/03/screenshots_do.html

    Mas acho que vc vai ter que trocar de aparelho pois já é antigo.

    Abraços a vcs!

  41. 41. Rodrigo disse em 25 mar 2007 - 11:52

    Poe favor me ajude, eu tenho um Palm Treo 650, assinei um plano com a claro de conexão de dados ilimitado, e gostaria de conectar meu note book usando o Treo como modem, sei que da para fazer isso via bluetooth, mas meu notebook não tem essa tecnologia, teria que ser via usb mesmo, o problema é que tem que baixar um programa para isso, tanto no palm como no notebook, e não consigo encontrar. Pode me ajudar? Obs: eu achei um programinha que da certo, mas é pago!

  42. Rodrigo,

    Acho que vc precisa de ajuda especializada. Procure na lista de discussão palm-br no Yahoo Grupos:

    http://br.groups.yahoo.com/group/palm-br/

  43. 43. Doug Venan disse em 28 mar 2007 - 23:29

    Alexandre é isso mesmo é um Celular-Palm compativel com rede 1X, e tenho navegador tanto para web quanto para wap, que utilizo ligando para o iBest via ligação para fixo. O que eu precisaria, como disse, seria um provedor tipo iBest, que tenha acesso via numero de celulara da vivo, para pagar ligação de celular para celular, pois seria mais barato. Ou descobrir a configuração (username, login, nº de acesso) que os aparelhos fazem utilizam quando conectam rede WAP, essa configuração está dentro da programação dos navegadores nativos homologados pela vivo. A vivo não fornece essa configuração diretamente a seus clientes, inclusive porque os atendentes não tem acesso a esses parametros, pois os mesmos são fornecidos exclusivamente aos fabricantes, para implantação em seus equipamentos (como a interface “Vivo ao vivo”). Portanto só com muita sorte, talvez eu consiga encontrar alguem que trabalhou nessa programação.

  44. Olá Doug!

    Bom, acredito que não exista número de celular para vc ligar para um provedor de internet.

    Qto à configuração WAP, há uma discussão ocorrendo em outro post do Techbits que talvez tenha a resposta. Vá ao comentário número 157 ou 244 do seguinte link:

    https://techbits.com.br/2006/exclusivo-testando-a-rede-vivo-gsm/

    Abraços, qualquer coisa posta algo lá!

  45. Parece óbvio, mas não é. Vejo pessoas maravilhadas com o wi-fi. Dizem checar e-mails durante o almoço, fazer ligações via Skype lá na cafeteria, milhões de coisas. Dão os créditos à mobilidade que a tecnologia proporciona. Eu também acho interessante e uso esporadicamente redes sem fio espalhadas pela cidade. Só existe um problema: o wi-fi, restrito aos hotspots, não pode ser considerado a verdadeira internet móvel.

    Poxa amigo sabe pensei que era, fiquei mesmo quase loca

  46. Dalva,

    O problema do Wi-fi é que vc precisa estar no hotspot. Isso não é mobilidade.

    Abraços!

  47. 47. priscila disse em 18 abr 2007 - 21:23

    Oi
    eu tenho um notebook da apple
    mais eu n consigo conectar a net nele .alguem pode me ajudar ?/

  48. Priscila,

    Vc precisa ser mais específica no seu problema. Sugiro procurar fóruns que discutam Mac e Apple.

  49. 49. wilcson disse em 25 abr 2007 - 19:52

    sou eu

  50. 50. fabio venancio disse em 6 maio 2007 - 13:23

    o sinal da rede que uso esta fraco, o modem roteador wireles fica a uns 30 mtr da minha casa, na casa do meu amigo ele mora no 3 andar,e eu moro quase em frente, no térreo. ele deixa a janela fechada, e a cortina dele e bloqueaora de raios solares! eu divido c ele a rede! ele disse que não influi no sinal. sera?

  51. Olá Fabio!

    Qualquer anteparo influi. Dependendo de onde seu PC estiver, o teto da sua casa e as paredes são anteparos. Crie uma linha reta entre o roteador e o seu computador. Se existir parece, telhado, teto, chão no meio, essa distância é gigante.

    Tente comprar uma antena ou fazer uma de lata de Pringles, conhecida como Cantenna (procure no Google).

  52. 52. Fabiano disse em 27 maio 2007 - 18:09

    Olá Dalton!
    eu tenho internet via radio, uso aprouter 250.
    queria saber se vc conhece um programa que eu possa rastrear outra operados do serviço via rádio

  53. Fabiano,

    Questionamento muito vago. Não faço idéia do que vc quis dizer…

  54. 54. carlos Meira disse em 15 jun 2007 - 15:53

    Acho que para hoje em dia que so se fala de alta tecnologia e se nescessita tanto dela, ficarmos comprando notebookes com um sistema mais avançado do que o pcmcia para conectar com a internet e nao termos os acessorios disponiveis na vivo por exemplo ou em outra operadora qualquer é um absurdo que deveria ser revisto, e se houvessem autoridades neste pais, deveriam intervir, comprei um positivo de otima configuraçao a 45dias e de nada me adiantou, estou desiludido, para nao falar o que nao deveria aqui, abraços.

  55. 55. almir disse em 25 jun 2007 - 13:39

    como faço então para ter uma coneção sem fio

  56. 56. Bruna disse em 13 jul 2007 - 15:42

    Olá Alexandre, parabéns pela matéria!!!!
    na verdade estou confusa… estou comprando um notebook e pensava q o acesso a internet via wi-fi era gratuíto… no entanto ao ler as perguntas acima relacionadas vi que tenho que pagar por isso.
    a minha pergutna é, sempre que utilizar o acesso via wi-fi preciso ter um provedor??? se sim, existem apenas Vex e telefonica? qual vc me aconselharia???
    é isso
    no aguardo
    abraços

  57. 57. Joao Flavio disse em 14 jul 2007 - 09:41

    Ola A todos

    o Sony Ericson Precisa de um discador ?

    Como ele funciona?

  58. Bruna,

    Acesso wi-fi é gratuito se vc for dona do roteador que o provê, ou seja, fora de casa não existe wi-fi grátis. A Vex é uma porcaria. A Telefonica eu não sei… Eu usei Vex bastante mas não posso dizer que é boa…

    Joao,

    Configurações vc pega com sua operadora de celular, não faço idéia. Para wi-fi não precisa de discador, mas para conexão via celular talvez precise.

    Abraços!

  59. 59. Bruna disse em 20 jul 2007 - 17:15

    Muito obrigada João!!!!
    mas existem lugares que disponibilizam wi-fi gratuitamente, ou estou errada?
    abraços

  60. Olá Bruna!

    Bom, existem lugares com wi-fi gratuito, mas em geral é cortesia para clientes. Ou seja, vc acaba gastando mais com comes e bebes, hehehe!

    Uma solução para internet móvel é o TIM web, que discuto no meu último post:

    https://techbits.com.br/2007/tim-web-a-melhor-solucao-para-internet-movel/

    Abraços!

    Alexandre

  61. 61. Rogerio disse em 2 ago 2007 - 12:58

    gostaria de me comunicar com celular do meu irmão com meu computador como faço.

  62. Rogerio,

    Veja o comentário imediatamente anterior ao seu que terá algumas respostas.

  63. 63. Sergio disse em 6 ago 2007 - 15:23

    Primeiro pela Parabens pela matéria…
    A dúvida que tenho é a seguinte:
    No local aonde eu moro não tem serviço Speedy, se eu comprasse uma antena poderia usar a internet Wi-Fi no meu PC?? Seria viável economicamente se contarmos apenas a mensalidade do serviço (afinal teria um custo inicial alto na aquisição da antena).
    Obrigado!

  64. Olá Sergio!

    Então, o wifi é limitado à área de abrangência de un hotspot e depende da existência de banda larga na região para permitir compartilhar internet. Em geral o serviço é provido dentro de estabelecimentos comerciais pois os mesmos possuem acesso banda larga de internet e disponibilizam via wifi para clientes.

    Vc assinar um provedor wifi não seria útil na sua casa, só nl cibercafé/ hotel/ aeroporto mais próximos. A menos que sua intenção seja acessar internet nesses lugares, não compensa para vc.

  65. 65. Fernando disse em 23 ago 2007 - 19:53

    oi
    parabens ai pelas reportagens
    estou com um problema, tenho um smartphone p990i da sony ericisson, quando vou acessar os canais wi fi diz ”nao e possivel conectar”, o que eu faço ?
    obrigado

  66. Fernando,

    Só com essa informação não é possível saber. Talvez a rede esteja com sinal fraco, talvez exija senha criptográfica, talvez bloqueie por Mac adress, talvez sua configuraçào de IP não esteja correta…

  67. 67. Júnior disse em 11 set 2007 - 13:32

    Possuo um notebook e não tenho telefone em casa. Gostaria de saber como posso acessar a net para uso residencial, ou seja, não profissional, com um custo baixo. Fiz contato com a vivo e não achei viavel os planos oferecido, pois o sistema de cobranca é por MB, e como o uso não será profissional, optei por não contratar o serviço oferecido e pesquisar um pouco mais.

  68. Júnior,

    Se vc tiver TV a cabo pode ser que tenha banda larga é só verificar. Caso queira acessar usando o celular como modem recomendo assinar o Plano Tim Web. Mas note que o máximo é 1GB de transferência de dados o que pode não ser suficiente para acesso doméstico. Na verdade o melhor mesmo é banda larga normal. Dê uma lida aqui:

    https://techbits.com.br/2007/tim-web-a-melhor-solucao-para-internet-movel/

  69. 69. Everton disse em 2 out 2007 - 16:27

    Estou querendo comprar um notebook e queria saber se para acessar a internet da minha casa eu vou ter que pagar mais alguma coisa além do speedy e do provedor de banda larga que eu já pago.

  70. Everton,

    Se você quiser usar wi-fi terá que adquirir também um roteador wireless. Mas não precisa pagar mensalidade para isso. Só se quiser usar wi-fi fora de sua casa.

    até!

  71. 71. Edivaldo de Oliveira Santos disse em 26 nov 2007 - 15:22

    Uso a placa GC89 EDGE PC CARD da Sony Ericsson no meu note com um plano de dados CLARO…..ONDE POSSO ENCONTRAR A ANTENA EXTERNA QUE PODE SER CONECTADA AO PC CARD ?

  72. Edivaldo,

    Que tal consultar a Claro para descobrir isso?

  73. Oi eu tenho instalado aki em casa o wi-fi mas quando eu vo jogar certo jogo eu nao sei como usar ele ou o que tem q fazer dps de instalar q eu nao tenha feito @@

    se possivel mande resposta por email ;D

  74. […] é internet móvel por Alexandre Fugita Meses atrás escrevi um post dizendo que wi-fi não era a internet móvel. Agora escrevo o texto complementar, dizendo que o smartphone é a internet móvel. Comprei […]

  75. 75. Leandro disse em 5 fev 2008 - 13:22

    Com a chegada da tecnologia wi-fi à Baixada Fluminense,gostaria de saber se srá possível o acessso a internet de qualquer ponto,até memso de minha residência?Pois,twenho a intenção de adquirir um laptop e quero saber se é viavél.

  76. 76. João Pedro disse em 24 jun 2008 - 13:56

    Caros Amigos,

    Acompanhei os comentários no site sobre wi-fi e achei muito interessante. Atualmente tenho conexão banda larga velox e meu gasto mensal gira em torno de 110 a 120 reais. Será que compensa trocar pela tecnlogia wi-fi?

    O que preciso fazer??

    Grato,

  77. 77. tomé disse em 5 ago 2008 - 17:03

    amigo , eu tenho um notbook compag armada 4210t,e gostaria
    de saber se é possivel com uma pcmcia ter uma internet
    wi fi, e onde consigo comprar os pcmci.

    obrigado

  78. 78. Sandro Elleres disse em 20 set 2008 - 07:04

    Sandro Elleres.Diz, Adqueri um serviço da Uol Wi-Fi e recebi um Provedor Uol, um email, um servidor POP3, um servidor SMTP e uma senha. O meu Notebook possui uma Placa PCMCI e recebo o sinal da Vex no Aeroporto de minha Cidade perfeitamente, a Uol me orientou os seguintes procedimentos:
    1. Clique com o botão direito do mouse no ícone de conexão de rede sem-fio, localizado na barra de tarefas. Selecione a opção “Exibir redes sem fio disponíveis”;
    2. Escolha a rede sem fio “vex” e clique em conectar;
    3. Abra o seu navegador (Mozilla Firefox, Internet Explorer ou outro) e acesse uma página qualquer. Você será direcionado automaticamente para a página da autenticação da VEX;
    4. Selecione o UOL como provedor, informe seu e-mail e senha de acesso UOL e clique OK.
    5. Pronto, você já está navegando na Internet!

    OBS: Qdo estou conectado a Vex e ao abrir o meu navegador Explorer 7 a página de autenticação da Vex não aparece para dar sequência ao procedimento solicitado.Por favor ajude-me! Ficaria muito grato.

  79. Srs,

    pintou uma duvida a respeito da tenologia Wi-Fi para celulares. Estou prestes a adquirir um Sony-Ericsson C905 dotado de Wi-Fi e gostaria de saber se ele funciona em uma rede wi-fi de casa. Vou ser mais objetivo: Tenho um wi-fi em casa e se meu cel estiver com wifi ligado se consigo trocar pacotes, em pastas compartilhadas em minha rede ou se apenas serve para acessar internet. Ele se torna um ponto da rede acessivel ou apenas suga a internet dela? posso do meu pc acessar as pastas do celular e vice-versa

  80. 80. nira disse em 10 out 2010 - 16:57

    oi, boa tarde
    quer dizer que pra mim usar algum aparelho que tenha wi-fi, eu tenho que ter intermet em casa?kkkkk
    pensei qe era so comprar um roteador wireless e pronto.
    Ex: comprei um celular com wi-fi, a partirdai eu tendo internet em casa e um roteador wireless eu posso acessara net?
    obg

  81. 81. Daniel disse em 6 set 2011 - 08:36

    tenho roteador o computador fucion normalmente , quando tento usar o wi-fi do cel ñ funciona e trava o cel , impossibilitando de usar , tenho q sair fora da rede para ele voltar normalmente ,
    mas isso só ocorre em casa , quando estou em estabelecimento com rede wi-fi funciona 100% oq pode ser?

  82. 82. vlad disse em 21 mar 2012 - 16:59

    seria util adquirir um usb wimax ou não teria validade no brasil.brato

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email