Exclusivo: testando a rede Vivo GSM

por Alexandre Fugita

[Vivo Chip] Enquanto a rede Vivo GSM[bb] não começa sua operação comercial, podemos especular sobre alguns fatos. Várias fontes informam que a Vivo começará a vender aparelhos desta tecnologia ainda este ano. Bom, se eles quisessem aproveitar o Natal, estão atrasados. A rede já está montada em algumas capitais e os testes começaram faz quase um mês. Todos estamos na expectativa, mas o Techbits conseguiu testar um celular habilitado na rede Vivo GSM. Não fiz testes profundos pois estou com o aparelho há apenas 2 dias. Mas um pouco do que vi, você pode conferir neste post.

Sinal da rede Vivo GSM

Moro em São Paulo, capital. A cidade é gigante, não dá pra testar em todos os lugares. Andei com o Nokia 1600[bb] (sim, um aparelho bem simples) em algumas ruas e avenidas das zonas sul e central, incluindo aí um passeio pelo parque do Ibirapuera. O sinal quase sempre esteve no máximo. Claro, isso não significa muita coisa. Só teste de ligações é que pode dizer algo.

Um lugar com sombras e falhas que encontrei foi nos arredores da estação Vila Mariana do Metrô (ver no Google Maps). Na primeira vez que passei por este local, o sinal sumiu. Não estava em uma ligação, mas ver o sinal de uma rede celular sumir no meio da rua é uma situação que há anos não presencio. No dia seguinte, falando ao celular e passando pelo mesmo local a ligação caiu por duas vezes. Fora essa falha, consegui uma ligação sem interrupções de cerca de 30 minutos em movimento pela cidade. A qualidade da ligação foi boa, mas em alguns momentos ruídos e falhas (voz picotada) ocorreram. Normal para uma rede nova.

Para falar a verdade esperava mais problemas. Talvez meus testes não tenham sido tão profundos.

GSM 850

A Vivo usa a freqüência de 850 MHz em sua rede GSM. O aparelho testado é dual band 800 e 1900 MHz, portanto incompatível com as demais operadoras GSM do Brasil. Faz sentido já que a Vivo não comprou novas licenças para implantar essa rede nova. Mas as outras operadoras estão reclamando da Anatel que possivelmente está favorecendo a Vivo no estado de Minas Gerais e parte do Nordeste na negociação de uma licença GSM 1900 MHz.

Provavelmente a Vivo venderá apenas aparelhos dual band 800 e 1900 MHz para tentar evitar fuga de usuários para outras operadoras. Nós que pensávamos que com a Vivo GSM a competição aumentaria com a facilidade de troca de operadora de mesma tecnologia, vamos continuar na mesma se a Vivo não vender aparelhos quadri band (800, 900, 1800 e 1900 MHz). Todas as operadoras GSM usam SIM lock (bloqueio do chip) e SP lock (bloqueio da operadora) para evitar essa fuga. Isso é contornável, mas freqüências diferentes, só com aparelho quadri band.

O objetivo de instalar uma rede GSM pela Vivo era diminuir os gastos com subsídios que faz aos aparelhos CDMA já que celulares GSM são mais baratos. Pode parecer estranho mas a longo prazo, implantar uma rede GSM sai mais em conta do que subsidiar os aparelhos CDMA/ EVDO. Olhando para a possível compra da TIM pela Claro, vemos que essa foi um decisão arriscada, mas acertada.

Dados

O aparelho que estou testando é muito simples, não possui GPRS ou browser. Como não tive acesso a um aparelho quadri band desbloqueado, não pude testar se a rede de dados está funcionando. Talvez a rede GPRS nem esteja em teste por enquanto já que inicialmente a Vivo venderá apenas planos pré-pagos no GSM e seus executivos dizem que quem quer rede de dados rápida, que fique com o EVDO da rede CDMA. Durante a semana vou tentar fazer esse teste e se for o caso, coloco essas informações aqui no blog.

Vivo Chip e outras fotos

Não sou especialista em fotografia, então as fotos aqui mostradas não possuem a qualidade de um profissional. Mas são boas o suficiente para o propósito deste texto. Você pode não acreditar mas tirei cerca de 50 fotos[bb] para selecionar essas 5 que ficaram “boas” e figuram neste post.

[Vivo Chip]

[Kit Vivo GSM]

[Nokia 1600 GSM Vivo]

[Sinal Vivo GSM]

obs: o aparelho Nokia 1600 e o Vivo Chip não foram cedidos pela Vivo. Neste momento os colaboradores diretos da Vivo podem adquirir um aparelho GSM para uso próprio ou dar de presente a seus conhecidos. Este aparelho e o Vivo Chip foram comprados por uma amiga e colaboradora da Vivo em uma das lojas da operadora na cidade de SP e pagos pelo Techbits.

Comentários do Facebook

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/vhosts/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273