Escritório móvel: você ainda vai usar um…

por Alexandre Fugita

[Escritório móvel] O título é totalmente clichê, mas imagine a seguinte cena: você é um profissional que necessita de mobilidade, mas está cansado de carregar aquele notebook para cima e para baixo. Tudo que você precisa é acesso ao e-mail, o poder de ver e editar documentos office, e claro, alguns joguinhos pois ninguém é ferro. A solução é: compre um smartphone e veja se a solução e-mail/ office atende às suas necessidades. Pretendo mostrar uma visão geral de cada uma das quatro principais plataformas, sem me aprofundar pois necessitaria um artigo para cada uma.

PalmOS

O PalmOS[bb] tem uma boa implementação do Office chamada Documents To Go, que está na versão 9 e tem suporte para visualização e edição nativas de arquivos Word, Excel e Powerpoint. É também um visualizador de arquivos PDF. Esse software não é fabricado pela Palm mas está presente, em nas versões 7 e 8, em quase todos os PDAs e smartphones da empresa atualmente no mercado. Essa última versão inclui uma tecnologia chamada InTact que conserva todas as características originais dos arquivos como macros e outras formatações mesmo após edição on the go. Ah, macros não funcionam no DocsToGo.

[Documents To Go] Para email existe o Versamail que já vem com os palms ou o SnapperMail, software de terceiro. É fácil mandar e receber arquivos e emails, e também dá pra sincronizar com o seu desktop. Atualmente há suporte ao Microsoft Exchange, um dos mais usado pelas empresas. Para mensageiro instantâneo temos o Verichat, compatível com as redes MSN, ICQ, Yahoo, entre outras, comprado a parte.

Windows Mobile

A versão atual chamada de Office Mobile permite visualização e edição de arquivos Word e Excel. Para apresentações Powerpoint, só visualização. Pelo que apurei (corrijam-me se estiver enganado) não há suporte nativo a PDFs, somente com software de terceiros. O Office Mobile vem em todos os equipamentos Windows Mobile e faz parte do pacote mínimo do sistema operacional.

[Office Mobile] Integrado ao WM5 há uma versão do Outlook para emails que permite sincronia com o desktop e com o Exchange. É a melhor integração com o PC com o Windows no mercado, e por isso a escolha quando se trata do mundo corporativo. Para manter os contatos através do mensageiro instantâneo o WM5 também possui um MSN menssenger versão mobile, só compatível com o MSN. Mas quem liga? No Brasil o MSN é o padrão dominante.

Symbian

[Nokia E62] As versões mais atuais do Office para Symbian permitem visulização e edição de arquivos Word, Excel e Powerpoint. Infelizmente parece que as formatações originais são perdidas ao se editar um documento em dispositivos Symbian, mas são de grande ajuda quando é necessário conferir um texto ou uma planilha quando estiver na rua. A intenção dos dispositivos móveis não é substituir o desktop e sim servir como um auxiliar.

Quanto a email e mensageiro instantâneo é bastante versátil. Várias opções disponíveis tanto do próprio sistema operacional quanto de terceiros, atendendo aos mais diversos gostos.

BlackBerry

O Blackberry é uma ótima opção quando se fala de email. Na verdade grande parte do seu sucesso está relacionado ao push email, tecnologia que faz você receber os emails instantaneamente no momento que eles chegam. Sem instalar nada é possível visualizar documentos office mas não editá-los. Há programas que permitem editar arquivos Word e Excel, mas são comprados por fora. Pra falar a verdade foi difícil encontrar informações consistentes sobre office no Blackberry[bb]. Mas imagino que por ser um sucesso no mundo corporativo tenha suporte a essa facilidade.

Conclusão

Se você é um profissional móvel que precisa apenas consultar documentos quando longe do desktop, qualquer uma das soluções cumprirá o papel em maior ou menor grau. A idéia principal do escritório móvel não é ficar editando longos textos, planilhas ou apresentações. Isso você faz no escritório ou na sua casa. Essas soluções móveis são para consulta rápida para tomada de decisões. Portanto o ideal é usá-las em smartphones pois estes possuem conexão constante com a internet, desde que haja rede celular. PDAs, tanto Windows Mobile quanto PalmOS estão em vias de extinção.

Comentários do Facebook
17 comentários
  1. Olá Alexandre!

    Pode até ser que os telefones inteligentes (smartphones) predominem, mas acho improvável que os PDAS desapareçam!

    Muita gente prefere, por vários motivos (eu inclusive) que as coisas andem separadamente!

    Ter um backup móvel da agenda de compromisso e de contatos é uma vantagem de ter o celular e o pda em dispositivos diferentes!

    E se você pensar que VoIP pode, num futuro não muito remoto, ser bastante comum…então um telefone inteligente (?) passa a ser obsoleto, Mas o PDA não!

    []’s

  2. Olá Sérgio!

    É, talvez tenha sido um pouco radical ao dizer que PDAs estão extintos… Mas que a indústria perdeu interesse neles, disso não há dúvidas. Eu mesmo tenho um PDA, mas pretendo trocar por um smartphone.

    Também tem aquela coisa do conceito de smartphone. Para palmOS é uma coisa e para WM, outra… e entra a briga interminável.

    Até, é um prazer receber um comentário seu, figura conhecida qdo se fala de tecnologia móvel.

  3. Oi Alexandre!

    Figura conhecida é a Bia :-)

    Mas é o que você disse agora nos comentários: As duas (3?) concepções de PDA e telefones inteligentes (Smartphones) vão coexistir, ainda que uma delas passe a dominar o mercado!

    Abração pra ti

    PS: O prazer é meu também, porque afinal, blogues são conversações!

  4. Escritório Móvel qual escolher?…

    O Alexandre Fugita do TechBits fez um rápido e interessante comparativo das 4 principais plataformas que tem como proposta oferecer um escritório móvel para o usuário.

    É interessante perceber, que no básico, as 4 se equivalem, como conclui o A…

  5. Olá Sérgio!

    Sim, a Bia! Mais conhecida, impossível. Mas pelo menos pra mim vc também é conhecido! Sempre acompanhei suas opiniões sobre tecnologia móvel, mesmo qdo não ia com a maré de entusiasmo de todas as outras pessoas. Seu texto sobre computação móvel sensata é uma das leituras mais interessantes sobre o assunto.

    Você tem razão: é provável que as duas (três?, considerei smartphone e phone edition a mesma coisa) concepções coexistam. Imagino que um PDA vai ser sempre útil para algumas coisas.

    Falou!

  6. (…)

    Escritório móvel: você ainda vai usar um…
    Um texto bem objetivo do Alexandre Fugita explicando as diferenças entre os 4 principais SO para dispositivos móveis hoje.

    (…)

  7. É realmente Alexandre, pra quem acompanha a evolução dos PDA´s, dá pra perceber que os Smartphones estão a cada dia que passar mais completos.
    Todo mundo deseja unir vários aparelhos em um só que possa ser utilizado na palma da mão, no bolso da blusa, etc.
    Ainda tenho PDA e celular, mas em breve pretendo unir o útil ao agradável. Não ter que me preocupar em manter carregado 2 aparelhos e também poder enviar o conteúdo do PDA por internet, facilitará muitas atividades do meu dia-a-dia…

  8. Olá Jane!

    Sim, mais completos! Mais convergentes! Eu que sou geek uso PDAs há vários anos. Ainda não uso smartphone mas está na minha lista de desejos, hehe!

    Eu acho o PDA uma ferramenta de produtividade incrível. Um smartphone com acesso contínuo à internet (droga de tarifas altas!) aumentaria ainda mais essa produtividade. Até!

  9. Iniciando o Ano com Seu Palm Top – v3.0…

    (…)

    O que, você não usa Palm OS? Tudo bem! Leia este texto do Alexandre Fugita que compara 4 plataformas de computação móvel! A conclusão é que a escolha de uma delas é muito mais por questões de gosto pessoal do que por superioridade técnica!

    Então, falo de Palm OS, pois é minha escolha pessoal!

    (…)

  10. 10. Cleriston Frota disse em 22 fev 2007 - 16:33

    Amigos tenho um MotoQ e gostaria de saber se o Office Mobille funciona nele, ou seja, eu consigo visualizar e editar, por exemplo, planilhas do Excel?

    Agradeço a ajuda

  11. Olá Cleriston!

    Bom, pelas informações que possuo o MotoQ roda a versão smartphone edition do Windows Mobile. Essa versão não tem touchscreen e não permite edição de arquivos Office.

    Abraço!

  12. Troquei meu palm lifedrive (trambolho) pelo blackberry pearl e estou adorando! Sincronia com o outlook bem mais amigável! Acho que o samrtphone substitui o pda fácil fácil mas depende do perfil do usuário mesmo – cada um na sua e feliz – abraço utymo – estou em dúvida que notebook comprar um apple ou um pc (vaio) será que apple conversa bem com o BB? fui qq dica me ajudem no [email protected] – não sou muito de navegar nos blogs mas juro que vou melhorar :) quero tb dicas de msn no BB tentei um tal e msn mas num rolou

  13. Utymo,

    Bom, não sei se o BB sincroniza bem com um Mac. Que tal pesquisar no site dos fabricantes? Não gosto de sincronizar Outlook com o cliente de email dos gadgets. Não faz sentido. Prefiro baixar os emails diretamente da rede no smartphone e lê-los no PC de outra forma. Não tem erro, mas é questão de costume.

  14. 14. Miguel K disse em 7 set 2007 - 17:38

    Caro Alexandre,

    Aproveito este post interessante, apesar de não ser recente aproveito para questionar se conhece alguma aplicação de BlackBerry para a Palm utilizando um servidor Lotus Notes. Obrigado e abraço.

  15. Miguel K,

    Até onde sei existe um software de Blackberry para Palm, mas parece que é específico para Blackberry Enterprise Server. Dá uma olhada:

    http://www.palm.com/us/software/blackberryconnect/

    Abraços!

  16. […] Acer 3652 e uma conexão VivoZAP através do modem da Kyocera. Mas…..  depois de ler o post do amigo Alexandre Fugita (do excelente blog Techbits), e conhecer o blog da Bia Kunze – Garota sem Fio – resolvi investir […]

  17. Hj nos temos os pams e o blackberry mais te garanto que com o tempo também vai ficar utrapassado, será que alguem consegue ter uma ideia hj do que virá pela frente?

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email [email protected]

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email