Escritório móvel: você ainda vai usar um…

por Alexandre Fugita

[Escritório móvel] O título é totalmente clichê, mas imagine a seguinte cena: você é um profissional que necessita de mobilidade, mas está cansado de carregar aquele notebook para cima e para baixo. Tudo que você precisa é acesso ao e-mail, o poder de ver e editar documentos office, e claro, alguns joguinhos pois ninguém é ferro. A solução é: compre um smartphone e veja se a solução e-mail/ office atende às suas necessidades. Pretendo mostrar uma visão geral de cada uma das quatro principais plataformas, sem me aprofundar pois necessitaria um artigo para cada uma.

PalmOS

O PalmOS[bb] tem uma boa implementação do Office chamada Documents To Go, que está na versão 9 e tem suporte para visualização e edição nativas de arquivos Word, Excel e Powerpoint. É também um visualizador de arquivos PDF. Esse software não é fabricado pela Palm mas está presente, em nas versões 7 e 8, em quase todos os PDAs e smartphones da empresa atualmente no mercado. Essa última versão inclui uma tecnologia chamada InTact que conserva todas as características originais dos arquivos como macros e outras formatações mesmo após edição on the go. Ah, macros não funcionam no DocsToGo.

[Documents To Go] Para email existe o Versamail que já vem com os palms ou o SnapperMail, software de terceiro. É fácil mandar e receber arquivos e emails, e também dá pra sincronizar com o seu desktop. Atualmente há suporte ao Microsoft Exchange, um dos mais usado pelas empresas. Para mensageiro instantâneo temos o Verichat, compatível com as redes MSN, ICQ, Yahoo, entre outras, comprado a parte.

Windows Mobile

A versão atual chamada de Office Mobile permite visualização e edição de arquivos Word e Excel. Para apresentações Powerpoint, só visualização. Pelo que apurei (corrijam-me se estiver enganado) não há suporte nativo a PDFs, somente com software de terceiros. O Office Mobile vem em todos os equipamentos Windows Mobile e faz parte do pacote mínimo do sistema operacional.

[Office Mobile] Integrado ao WM5 há uma versão do Outlook para emails que permite sincronia com o desktop e com o Exchange. É a melhor integração com o PC com o Windows no mercado, e por isso a escolha quando se trata do mundo corporativo. Para manter os contatos através do mensageiro instantâneo o WM5 também possui um MSN menssenger versão mobile, só compatível com o MSN. Mas quem liga? No Brasil o MSN é o padrão dominante.

Symbian

[Nokia E62] As versões mais atuais do Office para Symbian permitem visulização e edição de arquivos Word, Excel e Powerpoint. Infelizmente parece que as formatações originais são perdidas ao se editar um documento em dispositivos Symbian, mas são de grande ajuda quando é necessário conferir um texto ou uma planilha quando estiver na rua. A intenção dos dispositivos móveis não é substituir o desktop e sim servir como um auxiliar.

Quanto a email e mensageiro instantâneo é bastante versátil. Várias opções disponíveis tanto do próprio sistema operacional quanto de terceiros, atendendo aos mais diversos gostos.

BlackBerry

O Blackberry é uma ótima opção quando se fala de email. Na verdade grande parte do seu sucesso está relacionado ao push email, tecnologia que faz você receber os emails instantaneamente no momento que eles chegam. Sem instalar nada é possível visualizar documentos office mas não editá-los. Há programas que permitem editar arquivos Word e Excel, mas são comprados por fora. Pra falar a verdade foi difícil encontrar informações consistentes sobre office no Blackberry[bb]. Mas imagino que por ser um sucesso no mundo corporativo tenha suporte a essa facilidade.

Conclusão

Se você é um profissional móvel que precisa apenas consultar documentos quando longe do desktop, qualquer uma das soluções cumprirá o papel em maior ou menor grau. A idéia principal do escritório móvel não é ficar editando longos textos, planilhas ou apresentações. Isso você faz no escritório ou na sua casa. Essas soluções móveis são para consulta rápida para tomada de decisões. Portanto o ideal é usá-las em smartphones pois estes possuem conexão constante com a internet, desde que haja rede celular. PDAs, tanto Windows Mobile quanto PalmOS estão em vias de extinção.

Comentários do Facebook

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/vhosts/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273