iPhone: softwares direto da web

por Alexandre Fugita

[Escritório móvel] O título é totalmente clichê, mas imagine a seguinte cena: você é um profissional que necessita de mobilidade, mas está cansado de carregar aquele notebook para cima e para baixo. Tudo que você precisa é acesso ao e-mail, o poder de ver e editar documentos office, e claro, alguns joguinhos pois ninguém é ferro. A solução é: compre um smartphone e veja se a solução e-mail/ office atende às suas necessidades. Pretendo mostrar uma visão geral de cada uma das quatro principais plataformas, sem me aprofundar pois necessitaria um artigo para cada uma.

PalmOS

O PalmOS[bb] tem uma boa implementação do Office chamada Documents To Go, que está na versão 9 e tem suporte para visualização e edição nativas de arquivos Word, Excel e Powerpoint. É também um visualizador de arquivos PDF. Esse software não é fabricado pela Palm mas está presente, em nas versões 7 e 8, em quase todos os PDAs e smartphones da empresa atualmente no mercado. Essa última versão inclui uma tecnologia chamada InTact que conserva todas as características originais dos arquivos como macros e outras formatações mesmo após edição on the go. Ah, macros não funcionam no DocsToGo.

[Documents To Go] Para email existe o Versamail que já vem com os palms ou o SnapperMail, software de terceiro. É fácil mandar e receber arquivos e emails, e também dá pra sincronizar com o seu desktop. Atualmente há suporte ao Microsoft Exchange, um dos mais usado pelas empresas. Para mensageiro instantâneo temos o Verichat, compatível com as redes MSN, ICQ, Yahoo, entre outras, comprado a parte.

Windows Mobile

A versão atual chamada de Office Mobile permite visualização e edição de arquivos Word e Excel. Para apresentações Powerpoint, só visualização. Pelo que apurei (corrijam-me se estiver enganado) não há suporte nativo a PDFs, somente com software de terceiros. O Office Mobile vem em todos os equipamentos Windows Mobile e faz parte do pacote mínimo do sistema operacional.

[Office Mobile] Integrado ao WM5 há uma versão do Outlook para emails que permite sincronia com o desktop e com o Exchange. É a melhor integração com o PC com o Windows no mercado, e por isso a escolha quando se trata do mundo corporativo. Para manter os contatos através do mensageiro instantâneo o WM5 também possui um MSN menssenger versão mobile, só compatível com o MSN. Mas quem liga? No Brasil o MSN é o padrão dominante.

Symbian

[Nokia E62] As versões mais atuais do Office para Symbian permitem visulização e edição de arquivos Word, Excel e Powerpoint. Infelizmente parece que as formatações originais são perdidas ao se editar um documento em dispositivos Symbian, mas são de grande ajuda quando é necessário conferir um texto ou uma planilha quando estiver na rua. A intenção dos dispositivos móveis não é substituir o desktop e sim servir como um auxiliar.

Quanto a email e mensageiro instantâneo é bastante versátil. Várias opções disponíveis tanto do próprio sistema operacional quanto de terceiros, atendendo aos mais diversos gostos.

BlackBerry

O Blackberry é uma ótima opção quando se fala de email. Na verdade grande parte do seu sucesso está relacionado ao push email, tecnologia que faz você receber os emails instantaneamente no momento que eles chegam. Sem instalar nada é possível visualizar documentos office mas não editá-los. Há programas que permitem editar arquivos Word e Excel, mas são comprados por fora. Pra falar a verdade foi difícil encontrar informações consistentes sobre office no Blackberry[bb]. Mas imagino que por ser um sucesso no mundo corporativo tenha suporte a essa facilidade.

Conclusão

Se você é um profissional móvel que precisa apenas consultar documentos quando longe do desktop, qualquer uma das soluções cumprirá o papel em maior ou menor grau. A idéia principal do escritório móvel não é ficar editando longos textos, planilhas ou apresentações. Isso você faz no escritório ou na sua casa. Essas soluções móveis são para consulta rápida para tomada de decisões. Portanto o ideal é usá-las em smartphones pois estes possuem conexão constante com a internet, desde que haja rede celular. PDAs, tanto Windows Mobile quanto PalmOS estão em vias de extinção.

Comentários do Facebook
15 comentários
  1. Mas temos que confirmar que esse é um SHOW de telefone, heheheh
    Falou!!!!

  2. É exatamente isso Alexandre!
    Eu já uso bastante softwares online também. E Boa parte deles são do Google (o Oráculo, rs).

    Quanto a piada de Eric Schimidt, seria ótimo uma união dessas (Google e Aplle) no iphone.
    E um péssimo negócio para a Microsoft. rs

    Até

  3. Felipe,
    Sim, temos que confirmar se isso realmente será possível no iPhone. Acho bastante provável que sim!

    Neto,
    Pois é… pra que instalar programas se tenho tudo on-line? É a tal da web 2.0 invadindo os gadgets. Acho que um acordo operacional entre ambas faz sentido. Mas a união efetiva talvez não devido ao tipo de negócio que cada uma está envolvida. Mas vai saber, hehehe! O Schimidt faz parte do conselho da Apple…

  4. de fato, o Eric Schmidt faz parte do conselho da Apple, e que eu me lembre um dos atrativos do iPhone era sua integração com o Google Maps. mas o problema de não poder criar programas para ele é que, eventualmente, pode surgir alguma funcionalidade que ele não tenha e que não haja programa online satisfatório para suprir.

    por exemplo, o iPhone só toca vídeos em formatos tocados pelo iTunes. nada de DivX, nada de DVDs ripados. e acho que todos podemos concordar que não vai ser com um celular 2G que iremos assistir a esse tipo de coisa em streaming. “ah, mas daqui a cinco anos sabe-se lá como serão as conexões de celular”. verdade, mas o iPhone não é para ser usado daqui cinco anos, é para ser usado agora, e agora se fosse possível instalar o VLC nele tudo estava resolvido.

    como este caso, há vários outros (não lidar com arquivos ms office e exchange, o que em termos de sincronizar caixas de e-mail nem sempre pode ser resolvido com um Google Docs da vida).

    o fato de rodar uma versão full do Safari é uma conquista interessante, mas que deixa um gosto ruim na boca quando se pensa que trata-se de um browser incompatível com um MONTE de sites e que o celular em questão é 2G. e considerando que uma coisinha do tamanho do OQO é capaz de rodar uma versão full do Windows Vista, é bem possível que quando for lançado em junho, o iPhone já não tenha nenhum grande atrativo.

  5. Solon,

    De fato pode ser que exista alguma aplicação que não encontre correspondente sob a forma on-line. Atualmente a maioria dos vídeos que assisto são em sites como YouTube. O Nokia N800 consegue acessar o YouTube (link no texto). Tá certo que dá umas engasgadas já que o processador não deve agüentar o tranco. Mas é um grande avanço.

    Talvez eu queira ripar um DVD (não sei fazer isso!) e assistir na tela de um iPhone. Mas eu acho extremamente desconfortável ver vídeos em telas minúsculas principalmente se tiverem grande duração. O problema é que além de imagem reduzida, temos que ficar segurando o aparelho nas mãos… nada prático.

    Sim, o iPhone é pra agora. Pra quem usa Cingular (ou seria AT&T?). Pro resto do mundo só em 2008. Pro Brasil então… sem previsões. O iPhone tem wi-fi, o que é um alívio, mas não substitui uma rede celular onipresente.

    Possuo um PDA. Mas não sincronizo nada com coisa alguma. Acho complicado demais manter cópia dos emails em um desktop e ao mesmo tempo em um PDA e ao mesmo tempo na web. Eliminei o desktop e checo emails ou via webmail ou via PDA, sem manter cópia neste último (pra quê cópia?).

    O OQO é interessante mas creio um pouco caro. Lembra daquele projeto Origami, um tal de UMPC. Cadê? Pessoas querem coisas práticas qdo estiverem na rua com seus gadgets conectados. Posso afirmar isso pois sou usuário de Palm há 4 anos, por aí… Imagina dar um boot no Windows Vista só pra checar um compromisso… melhor ter agenda de papel. Por isso que o UMPC sumiu do mapa…

    Falou!

  6. Cara, o pior é que eu tava pensando exatamente nessa questão dos softwares direto da web depois que eu vi as notícias sobre o EyeOS, e como esses dispositivos móveis podiam alavancar o uso deles.

    Acho que isso é uma tendência (a expansão dos aplicativos online do google tão aí pra provar), mas, como você mesmo disse, ainda há muitas limitações para que eles sejam usados a todo o vapor, principalmente a questão do próprio acesso (que deve ser resolvido em alguns anos com o wi-max), e da largura de banda, o que tornam essas aplicações “mais lentas” que as desktop.

    Mas acho que o caminho é por aí, mobilidade, acesso a seus dados em todo e qualquer lugar =D

  7. Mitchel,

    Na verdade há vários webOS por aí. Nenhum tem ainda massa crítica de usuários, mas estão na guerra. Será interessante se o iPhone realmente suportar o tal do AJAX e permitir usarmos web services. Sim, o Google é um dos expoentes desta tendência e muitos já previram que eles lançariam um tipo de sistema operacional na web. Se o conjunto de aplicativos do Google é útil, podemos quase chamá-los de OS.

    Eu gostaria que a sua última frase tornasse realidade. Acesso em qualquer lugar a seus dados informações é algo poderosíssimo. Só precisam deixar a tecnologia mais barata.

    Até!

  8. Você acaba de ganhar mais um assinante do seu feed! :D
    Abração

  9. Olá Neto Cury!

    Legal, mais um assinante, eba! hehehe!

    Abraços!

  10. Alexandre, vc conhece o conceito de SOOS?

    Abraços e uma ótima semana para vc.

  11. Nelson,

    Interessante esse conceito de SOOS. É como vc falou nos comentários, será que vamos ver o HAL por aí? hehehe! Aquela história de web semântica promete um pouco dessa interação que o conceito de SOOS propõe, mas não é automático como descrito no texto. Valeu pelo link, aprendi coisa nova, hehehe!

    Abraços!

  12. 12. Paulo Henrique Garcia disse em 6 dez 2007 - 20:09

    Uia, ki lugar interessante pra fazer minhas perguntinhas sobre o meu Iphone!!! :) Então vamos lá:
    Seráaaaaaa que alguém aki pode me explicar como chama o arquivo de instalação pra eu poder ler arquivos do office, como por exemplo Excell e Word, e como eu faço pra instalar??? Heimmmmmmmmmmm???
    Aquele que puder me ajudar, com certeza irá pro céu, pois rezarei muito pra que isso aconteça ta!!!
    Abração À todos.

  13. Paulo,

    Não tenho certeza, mas o iPhone deve ter suporte a leitura de arquivos Word e Excel nativo. Somente leitura, por um visualizador.

  14. 14. Leonardo disse em 13 mar 2008 - 14:39

    Olá, gostaria de pedir ajuda, pois, eu consigo acessar meu “web mail”(trabalho), através do “Iphone”. Porém, ele traz um “visão” da ‘Caixa de entrada/enviados/etc…’, com mensagens antigas(datas atuais, ele não traz). OBS: O Servidor de Correio da Empresa é um “Lotus DOMINO”. Seria alguma questão relacionada à incompatibilidade. Por favor preciso muito de uma resposta ou dica. Grato! Leonardo

  15. 15. Thiago Maia disse em 20 jun 2008 - 16:21

    gente, to precisando por uns arquivos do word pra visualisar no meu iPhone mas n consigo botar nele, so consigo por fotos, videos, e musicas … aceito ajuda ^^

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email