Uma nuvem vale por mil palavras

por Alexandre Fugita

[Nuvem de tags] Uma das coisas que sempre me chama a atenção são novas formas de organizar e visualizar a informação. Na web tivemos o advento das tags que facilitaram a organização de centenas de links (del.icio.us), vídeos (YouTube), fotos (Flickr), etc… As tags também ajudam na busca pois ferramentas como o Technorati usam deste artifício para facilitar a localização de textos que falam do mesmo assunto. Há centenas de outros exemplos, mas um deles se destacou neste início de ano: as nuvens de tags dos discursos dos keynotes do Steve Jobs e Bill Gates em suas apresentações na semana passada. Com base nessas nuvens de tags é possível visualizar quais são os assuntos mais importantes e descobrir que uma nuvem vale mais do que mil palavras.

As nuvens de tags

As nuvens de tags dos discursos foram criadas pelo site SeatlePi.com, a partir da transcrição dos keynotes. Quanto maior a freqüência que uma palavra foi pronunciada, maior o seu tamanho na nuvem, demonstrando sua importância. Ao mesmo tempo, fizeram uma análise com uma ferramenta de estudo da linguagem para fornecer estatísticas.

[Nuvem de tags do discurso de Steve Jobs na MacWorld 2007] De acordo com a Lulileslie, do blog Petitpois sobre arquitetura da informação, a nuvem de palavras do Steve Jobs (acima) é mais “simples, concisa e eficiente” do que a do Bill Gates (abaixo), descrita como “sisuda e difícil de entender”. A forma como os discursos são feitos, as palavras e frases que são usadas, tudo isso impacta na mensagem e no modo como as pessoas se sentem após acompanhar tais apresentações. Assisti a ambos os keynotes e realmente isso é notável: o Jobs dá um show no Gates. De repente os produtos lançados pela Apple são menos importantes do que os lançados pela Microsoft, mas o discurso fez toda a diferença. Não é à toa que, além de ser um produto muito interessante, o iPhone roubou todas as atenções da semana passada deixando a CES no limbo.

[Nuvem de tags do discurso de Bill Gates na CES 2007]

Comentários do Facebook
16 comentários
  1. Confesso que até antes de ler esse post, não ia muito com a cara dessas nuvenzinhas. Vou começar a prestar mais atenção à elas =D

  2. Olá Lucas!

    Bom, as nuvens de tags são bastante interessantes pois permitem um idéia visual dos assuntos relacionados a um blog, texto ou site. Por isso a nuvem de tags (ao lado) faz parte do Techbits desde o primeiro dia. Na verdade a nuvem ao lado é só das principais tags já que um completa ficaria muito grande.

    Achei legal que vc passou a se interessar pelas nuvens depois de ler este texto, hehehe! Esse era um dos objetivos, chamar a atenção para essa funcionalidade.

    Até!

  3. Excelente Alexandre!
    A importância das nuvens de tags para as buscas resulta numa melhor precisão. Concordo com você.

    Quanto ao Iphone… Foi mesmo uma grande sacada do Steve Jobs.
    Mas será que conseguirá colocar o Zune da Microsoft de novo na caixa?
    Bom. Condições ele têm.
    Mas, o preço dele pode não fazer a diferença na guerra dos Ipods.

    Abraços

  4. (comentário inútil)
    Outro excelente post alexandre. Parabéns

  5. Olá Neto,

    Sim, adoro as nuvens de tags, hehe! Facilitam a vida de quem lê e procura muita informação. O iPhone foi interessante, alguns já estão criticando. Vamos aguardar o lançamento (o preço é um pouco salgado…). O Zune, coitado, chegou atrasado na festa e vai ter que melhorar muito pra virar sucesso.

    Renato,
    hehehe! Agradeço que tenha gostado do post! A idéia veio após ler o post “O Valor da Palavra” no Petitpois (link no texto).

    Abraços!

  6. Alexandre, qual o plugin que você utiliza aqui no Techbits pra criar a nuvenzinha?

  7. Olá Lucas!

    Uso o Ultimate Tag Warrior. Que bom, vc de indiferente às nuvens vai passar a utilizador? hehehe!

    Até!

  8. […] Exemplo 1: Estava vendo ontem um artigo sobre as nuvens de tags no techbits e achei muito interessante blá blá[…] […]

  9. […] 1: Estava vendo ontem um artigo sobre as nuvens de tags no techbits e achei muito interessante blá […]

  10. Essa para de Nuvens eu nem havia notado mais é verdade ajuda na navegação..

    Valeu!

  11. Olá Billy!

    Sim, as nuvens ajudam muito na visualização da informação. Novas formas inovadoras como essa conquistaram meu respeito, hehehe!

    Até!

  12. Muito interessante esse seu comentário sobre a nuvens de tags. Desda primeira vez que eu vi achei o máximo como vc falou facilidade muita a visualização da informação.

    Mais legal ainda foi a sobre os discursos. Bem legal!

  13. Pedro,

    Sim, facilita e muito a visualização das informações, além de ser muito interessante. Nos discursos então dá pra ter uma boa idéia dos assuntos tratados ou das coisas importantes.

    Abraços!

  14. […] página inicial do feirão, na parte de baixo, criamos uma nuvem de ofertas, baseada nas populares nuvens de tags que vemos, principalmente pelos blogs, na Internet, aqui por exemplo. Aqui e aqui […]

  15. 15. peter disse em 17 fev 2009 - 15:39

    Hi,

    Talking seriously, I find tag clouds very unuseful. Never clicked on any and will never do. They are a waste your time. Also, adding a tag cloud will make your blog considerabily slower. Did you noticed that?

    Hope you respect my opinion.
    Cheers
    p.

  16. Olá gostaria que me mostrasse como introduzir essas tags em meu site pois sou iniciante no assunto.Forte abraço

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email