Cadê a CES 2007?

por Alexandre Fugita

[Keynote Bill Gates CES 2007, palco, foto via Engadget] Engraçado. Semana passada eu estava me preparando para cobrir a CES (Consumer Eletronic Show) e a MacWorld que acontecem esta semana nos EUA. Bom, aqui no Brasil é como se a CES não estivesse começado. Pouca coisa está aparecendo sobre o assunto. Sábado “estourou” na blogosfera o que podemos chamar de assunto da semana, o caso CicaTube. A Cicarelli simplesmente conseguiu tirar o YouTube do ar e acabou com a CES!

Keynote do Bill Gates

O keynote do Bill Gates é o mais importante da CES. Este será o penúltimo. Ano que vem, o último. Depois disso ele se aposenta do dia a dia da Microsoft para dedicar-se ? filantropia. O keynote foi interessante, melhor do que o do ano passado, mais dinâmico, inclusive com movimentos de câmera diferentes. O que notei é que o público estava titubeante se aplaudia novidades ou não. Nos keynotes do Steve Jobs, existe o timing certo para o público ovacionar lançamentos. Neste keynote da Microsoft houve aplausos, risadas, mas algumas vezes o apresentador (não foi o tempo todo o Bill Gates) ficava no vácuo… Houve uma piada referindo-se ? Apple ao demonstrar um sistema de retornar ? versões anteriores de documentos. “É melhor do que voltar no tempo“, disse o apresentador, arrancando risos da platéia após um segundo de hesitação.

De importante a Microsoft diz que o Vista, o Office e os Live Services serão a cerne de sua estratégia na tentativa de oferecer melhor experiência de uso. Houve demonstrações do Virtual Earth com controle do XBox 360, do Windows Media Center e de uma ferramenta para edição de fotos chamada Groupshot, que permite mesclar duas fotos razoáveis em uma, tornando-a a foto que você queria tirar e não conseguiu. Achei interessante também o papel de parede que na verdade é um vídeo de parede. Após isso houve uma demostração de gadgets, notebooks, PCs bonitos que rodam software Microsoft para mostrar que o hardware deles também tem design legal.

Windows Home Server

Isso foi interessante, um servidor doméstico para backup, conectividade entre PCs, Zunes, XBox, acesso remoto seguro (será?), armazenamento modular para terabytes… Mas a demonstração não foi mostrada no webcast já que havia problemas de direitos autorais nas imagens e sons que seriam exibidos. Ganhamos 2 minutos de uma tela dizendo isso. Tempo de ir para o banheiro.

Connected Experiences

O conceito do Connected Experiences é conteúdo em qualquer lugar, a qualquer hora. Envolve música, smartphones, jogos em PC, XBox Live, IPTV, etc… É interessante. Algumas informações passadas neste bloco foi de que o Zune está próximo do 1 milhão de unidades vendidas (sério?!?, não é possível!?!), há cerca de 200 milhões de gamers em PC e cerca de 5 milhões de usuários do serviço interativo XBox Live. Mostraram também que o XBox Live tem conteúdo de TV sob demanda e ainda este ano lançarão uma IPTV rodando no vídeogame.

Ford e Microsoft

Por fim a Ford e a Microsoft anunciaram um acordo para colocar um sistema de integração de Zunes e smartphones Microsoft a carros da gigante automobilística. É aquele medo de ficar para trás já que, segundo a Apple, cerca de 40% dos carros americanos já saem de fábrica com alguma integração ao iPod. O serviço estará disponível ainda este ano e será barato o suficiente para atingir carros de todos os tamanhos e preços.

Webcast e outras fontes de informação

O streaming do webcast em vídeo do keynote do Bill Gates pode ser visto em 550k, 220k ou 100k. Tem cerca de 80 minutos. O Engadget, um dos blogs mais famosos do mundo, fez cobertura especial do keynote e é um ótimo lugar, talvez o melhor de todos, para acompanhar a CES 2007 se você não está interessado em Cicarelli.

Comentários do Facebook

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/vhosts/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273