IE inseguro por 284 dias em 2006
Na minha batalha diária pela adoção do uso do Firefox, tento convencer os usuários do Internet Explorer de que usam um navegador inseguro. Toda segunda terça-feira do mês a Microsoft libera correções para o Windows, em sua maioria corrigindo problemas do IE. Como o Internet Explorer 6 é um software antigo e cheio de falhas, muitas vezes no dia seguinte às correções novos problemas são detectados. É o chamado Zero Day Exploit. A correção, quando vem, demora pelo menos 30 dias. Uma empresa chamada Security Fix, pesquisando o tempo que leva para fornecedores de software corrigirem falhas conhecidas, concluiu que no ano de 2006 o Internet Explorer ficou exposto por 284 dias em um total de 365, ou seja, quase 80% do ano (ver gráfico). Se eu fosse você, trocaria agora de navegador.
Atirando a esmo, acertando em cheio
Acredito que boa parte dos leitores assíduos do Techbits têm cuidados de segurança acima da média dos internautas. Devem usar um anti-vírus, um firewall, talvez um roteador, não clicam em links suspeitos, baixam as últimas correções do Windows quase que imediatamente quando disponíveis no patch tuesday. Vocês estão a salvo de problemas. Mas existem milhões de usuários do Windows espalhados pelo mundo. E com certeza a maioria deles não segue esses procedimentos de segurança em seu uso diário.
No momento em que esses milhões de usuários leigos navegam pela internet, entram em sites aqui e acolá, certamente muitos deles cairão em armadilhas. E realmente caem. Acabam fazendo parte de botnets sem nem imaginar o que é isso, e ligam correndo para aquele amigo geek que sabe tudo de informática quando seu computador começa a se comportar de forma estranha. E aí fazemos as recomendações de sempre. Depois ficamos imaginando como isso pode ainda acontecer com as pessoas? Todos os dias milhares de novos internautas caem na rede. A Engenharia Social conta com a ingenuidade destes novatos para faturar uns trocados.
Existe um browser totalmente seguro?
Não. Nem o idolatrado Firefox escapa dos bugs de segurança. Você pode argumentar então que não faz sentido mudar para ele se vou trocar gato (IE6) por lebre (Firefox). Bom, em geral o Firefox exibe muito menos problemas do que seu concorrente do logotipo azul. E quando surgem falhas de segurança, logo são corrigidos. Não se fica 80% do ano exposto. Outra alternativa é atualizar para o Internet Explorer 7, supostamente mais seguro. Aqui atualizei há tempos, até fiz um review. Mas sinceramente, fico ainda com o Firefox.
Leia também:
Obs: o próximo patch tuesday ocorre no dia 09 de Janeiro de 2007
Falou Alexandre!
E para mim nem tem muita conversa… rs
O FireFox é o melhor navegador que existe!
O IE 7 não me convenceu.
Lembrando sua última indagação:
Eu tinha um blog, sim! No blogspot.
Mas como não tinha tempo para atualizá-lo devido aos estudos, acabei o deixando por lá. Era esse http://oespiritodaideia.blogspot.com/
Mas, tenho planos de fazer imediatamente um novo blog em domínio próprio.
Você conhece um bom sistema de hospedagem?
Agradeço resposta.
Abraços
E o Opera, com fica nessa história?
Acho que merece um reconhecimento também, não?
Mais seguro que o lixo do IE eu aposto que é.
Abraço e parabéns pelo blog.
GOB, mais seguro que o lixo do IE tb não é tão dificil, afinal de contas a microsoft pensa que segurança é perguntar par ao usuario cada passo da execução, o usuario cansa tanto dos avisos q acaba clicando sim pra qq coisa!
E sobre o IE, cada dia ele me impressiona mais, até onde e quando esse lixo vai se mostrar ruim ?
Olá Neto!
Pra mim tbém… Firefox na cabeça! hehehe!
Esse seu blog antigo eu já visitei. Nem suspeitava que era seu, hehehe!
Olha, sou suspeito pra falar, recomendaria o Dreamhost (minha hospedagem), mas pode ser só pq quero te empurrar um cupom de desconto que rende uns trocados pra mim… O Cardoso recomenda o BlueHost… mesma coisa… rende uns trocados pra ele… Então não sei, hehehehe!
GOB,
É mesmo… sempre esqueço do Ópera… acho que vou fazer um review dele aqui no Techbits. E tbém deveria fazer um review do Safari, hehehe!
De qualquer forma é o que vc comentou: com certeza são mais seguros que o IE…
Rangel,
nossa, é isso mesmo! tantas janelas de confirmação que ninguém lê mais! O meu antigo software firewall (aboli totalmente, agora uso roteador) ficava toda hora perguntando coisas. Eu sempre dava ok, nunca bloqueie algo, imagino. Que segurança é essa, né?
[…] o Asa destacou é a segurança do Firefox. Citou aquele estudo que mostrou que o Internet Explorer ficou exposto a vulnerabilidades por 284 dias em 2006 enquanto que o navegador da raposa teve uma janela de apenas 9 dias. Salientou também que […]
[…] como CSS, HTML, FLASH, etc é algo impressionante. Além de ter sido considerado o navegador mais inseguro de […]
Dizer que um Fiat utilizado nas corridas de fórmula Fiat é mais rápido que aquele que anda nas ruas é obvio! Agora minha pergunta é: Qual deles pode te oferecer mais conforto, aquel que é depenado para ficar mais leve e por isto corre mais ou aquele que vem de fábrica com todos os acessórios disponíveis? Pq vocês acham que o FireFox é mais rápido que o IE? Simples! O FireFox não tem a maioria dos recursos que o IE possui como padrão (já instalados).
Vocês devem ser adeptos tb do Linux acertei!…rsss
Como desenvolvedor de sistemas baseados na web, vejo de perto a dificuldade de se implementar no FireFox, e estou falando de javascript, .net 2 e XML….acho um absurdo uma rotina simples escrita em js não rodar no FireFox….
Quanto ao Linux, sem comentários….
Só para finalizar…já utilizei ao longo de 20 anos todo o tipo de sistema operacional, até mesmo o OS/2 agora conhecido como OSX que rodava na época em equipamentos PS2 (Personal sistem 2 da IBM), e até hoje nunca sequer ninguem conseguiu bater o windows ou o IE, por uma questão muito simples…ambos são desenvolvidos para facilitar e não para complicar, esta facilidade tem um preço mas que a maioria está disposta a pagar (estou falando da velocidade do IE), e realmente prefiro utilizar meu tempo para coisas mais úteis ao invez de ficar pensando numa rotina que funciona bem no IE e não no FF. Acho que realmente os desenv. do FF é que deveriam pensar em nós desenvolvedores e tentar normalizar o máximo possível seu produto como IE que hj é lider de mercado, quando eles pensarem assim volto a pensar em utilizar o FF ou outra ferramenta qualquer.
Mauricio,
Bom, se você é desenvolvedor web deve saber que existe uma tal de W3C. O IE não segue as regras básicas de padrões web. Por isso é um problema para todo desenvolvedor criar sites ou serviços padrões para ele e não o contrário como você afirma.
O Firefox tem a vantagem de permitir milhares de pessoas desenvolverem suas funcionalidades. Não é fechado e não demora 5 anos para soltar uma versão nova. Respeita padrões web e é ótimo para desenvolvedores que sabem o que é W3C.
IE é um erro, um bug que a Microsoft insiste em colocar no Windows. Sério, é uma verdadeira porcaria.
Abraços!
Caro,
conheço sim o W3C, e sua história que começou em 1994, um ano antes da primeira versão do IE que veio com o Win95 em agosto de 1995.
Vamos pensar como empresário:
80% dos usuários utilizam o IE para navegar na net, ou seja tenho que pensar neles prioritariamente e depois no restante que se dividem em Mozilla, FF, blablabla…Quem deve seguir quem? Meu amigo uma diga de negócio:
“A vantagem é sempre de quem chegar primeiro!”
Quanto a software livre, lembre-se que o Navigator era pago, mas graças ao IE foi disponibilizado na net grátis, depois seu código foi aberto e ai começou o destrambelhamento….
Abraços!
Mauricio,
Claro, vamos pensar como empresários:
Para desenvolver seguindo os padrões web gasto X. Para adaptar ao IE, vou dobrar ou triplicar o tempo de desenvolvimento e conseqüentemente os custos.
Os 20% os usuários que não usam IE são os que fazem 80% das compras. Jogar fora esse mercado deve ser suicídio empresarial.
Conclusão: vamos seguir os padrões. É melhor pra todo mundo.
Abraços.
[…] no site via pesquisa Google. O post fala sobre os problemas de segurança do Internet Explorer – 284 dias inseguro durante o ano de 2006 – e recomenda o uso de outros navegadores como o Firefox. Nenhuma novidade, apenas uma […]
Caro amigo,
certamente esta informação não confere com a realidade. Os únicos usuários de Firefox que conheço são Desenvolvedores, Tecnólogos e pessoas que gostam de tudo que é novidade (aventureiros), tipo aqueles que desembolsaram cerca R$ 1.5 por um Iphone pra no final descobrirem o que a Apple já sabia, que seu “aparelinho” era na verdade um grande equivoco, tanto que teve seu preço reduzido cerca de 30% após 3 meses ao lançamento, ou aqueles que achavam que o Second Live era a oitava maravilhosa do mundo. Mas voltando ao nosso assunto, esses usuários somam cerca de 20% do público e fazem parte do grupo economicamente ativo da internet, mas meu amigo dizer que eles representam 80% de tudo que é comprado na internet é um grande equivoco. Explico melhor, quantas mulheres você conhece com o perfil descrito acima, ou seja que gosta de tecnologia e vão atras de tudo que é novidade, ficam instalando e desistalando software na sua máquina? Eu não conheço nenhuma, mas sei que as mulheres sozinhas representam cerca de 42% dos internautas e são responsáveis por 38% de tudo que é comprado na Internet…qual será o navagador que elas utilizam, o Firefox ou o IE? … t+
Mauricio,
O perfil do usuário do Firefox não é mais esse. Talvez fosse assim uns dois anos atrás. Hoje o público do FF é muito mais amplo. Conheço muitas pessoas que usam o Firefox, sem qualquer distinção de sexo, padrão de vida, etc… Fechar os olhos para esse fenômeno é um erro grave. Recomendo ler meu outro texto que fiz, depois dos seus comentários aqui:
https://techbits.com.br/2007/vamos-matar-o-ie6/
Abraços!
[…] como CSS, HTML, FLASH, etc é algo impressionante. Além de ter sido considerado o navegador mais inseguro de […]
[…] como CSS, HTML, FLASH, etc é algo impressionante. Além de ter sido considerado o navegador mais inseguro de […]