Uma análise do Firefox 2.0

por Alexandre Fugita

[Firefox 2] O Firefox, que já era o melhor browser para navegar na web, ficou melhor ainda. Não tem aquele fator “Uau!” do IE7 pois muitas novidades do concorrente já existiam desde a versão anterior do Firefox. As melhorias foram mais discretas, muitas “debaixo do capô”, mas ainda assim fica em um patamar superior ao navegador do ícone azul. A concorrência com o IE7 será ótima para o Firefox 2 neste segundo round da guerra dos browsers. Ah, a instalação é rápida, não leva 2 minutos.

Abas deslizantes

Quem usa o Firefox já sabe que abas são viciantes. Abre-se várias delas, cada uma com uma página web. Algumas pessoas, eu incluso, sempre usamos pelo menos uma dúzia de abas abertas. Mas no Firefox 1.5 ter muitas abas abertas era um problema pois não dava mais pra saber o que tinha nelas. Todas disputavam o mesmo limitado espaço e ficavam menores quanto mais abas abertas. Tá certo que pra chegar nesse limite você deveria ter umas 30 abas abertas… Mas acredite: com a facilidade das abas atingir esse número é fácil. No Firefox 2 isso foi resolvido. As abas deslizam ao girar da rodinha superior do mouse. Uma mão-na-roda, ops, rodinha…

[Abas deslizantes do Firefox 2]

Um problema que as abas causavam na versão anterior do navegador da raposa era o consumo excessivo de memória RAM. Pelo menos foi isso que li por aí. Eu nunca me preocupei com esse fato tanto é que não tenho parâmetros para fazer a comparação. Quem tiver dados sobre isso, compartilhe essas informações nos comentários.

Melhor implementação do RSS

[RSS] Agora, ao clicar no ícone do RSS você pode escolher seu agregador favorito (screenshot abaixo), incluindo o Bloglines e o Google Reader. Se você ainda prefere leitor de RSS off-line (programa instalado em seu computador), sem problemas, o Firefox 2 maneja isso sem problemas. O Firefox não é exatamente um visualizador de RSS mas quebra o galho para quem não tem muitos feeds para acompanhar. Para assinar um feed é simples: basta clicar no ícone do RSS que fica no canto direito da barra de endereços. Se você continua não sabendo do que se trata o RSS, leia um post meu chamado RSS, que diabos é isso?

[RSS no Firefox 2]

Mais seguro

Um problema de segurança surgido nos últimos tempos é o phishing scam. Trata-se daqueles emails dizendo que você tem uma dívida e que o direcionam a sites maliciosos. Parece estranho mas tem gente que ainda cai nesses golpes. Tanto o IE7 quanto o Firefox 2 possuem ferramentas que detectam se um site está na lista negra dos phishing scams. Para sua segurança você será avisado e pode decidir seguir em frente ou não. Ótimo para evitar a proliferação de spywares e golpes virtuais para o usuário web comum.

Busca com sugestões

[Sugestões do Firefox 2] O Firefox sempre teve sistemas de buscas configuráveis integrado ao navegador. Agora há uma melhoria, é a busca com sugestões: a medida que você digita a palavra a ser procurada, aparecem sugestões de possíveis candidatos. Funciona para o Google, Yahoo!, entre outros.

Extensões

[Extensões Firefox 2] Uma das melhores coisas do Firefox são as extensões que são pequenos programas que adicionam funções úteis ao navegador, e são feitas pela comunidade de usuários do Firefox. Há de tudo e facilitam bastante a vida do internauta. Cada um tem sua preferência e sempre acha-se algo útil para instalar. Eu, por exemplo, uso uma que melhora o manejo das abas, outra que permite eu postar links diretamente no delicious (site de bookmarks social) e ainda um outro que facilita a visualização da formatação CSS (cuidado, não é RSS!) dos sites que visito.

O problema é que muitas extensões ainda não são compatíveis com essa nova versão do navegador. Mas, claro, existe uma solução chamada Nigthly Tester Tools, dica do blog do Rafael Arcanjo.

Conclusão

Vale a pena usar o Firefox 2. Mais seguro, mais rápido enfim, melhor. Treze por cento (e crescendo) dos navegantes não podem estar errados. E os 80% que usam o IE, só estão ainda com o navegador azul pois não conhecem e não sabem o que estão perdendo.

Comentários do Facebook
32 comentários
  1. o consumo de memória, pra mim, está um pouco menor do que antes, mas acho que isso se deve muito mais ao fato de eu ter feito um “clean install” e estar usando apenas uma extensão, do que mudanças no código. até porque a Mozilla já disse, mais de uma vez, que considera isso uma funcionalidade do browser.

    quanto às extensões, é bom notar que o IE7 também as tem, mas que são bem mais limitadas por uma razão muito simples: o FF é open source, então ele tem uma base gigantesca de usuários a criarem novas ferramentas pra ele, enquanto no IE o processo é bem mais lento e centralizado.

    eu fiquei um pouco decepcionado com o gerenciamento de abas. havia toda uma promessa de que funcionalidades como da extensão Session Saver (não a instalem, por falar nisso, porque ela tem um “memory leak” que faz o Firefox bater em 150MB de uso da RAM rapidinho) seriam incorporadas ao browser, mas isso só funciona no caso de algum crash, e é muito pouco configurável. ainda estou esperando que a Tab Mix Plus passe a ser compatível com o FF2.

    no fim, o IE7 conseguiu diminuir sensivelmente a diferença pro seu grande rival, conseguindo até ser melhor em algumas coisas (como no leitor RSS). a grande diferença continua ficando por conta do suporte aos web standards, em cujo caso o FF não funciona 100% – essa distinção cabe apenas ao Opera -, mas ainda está anos-luz à frente do browser da Microsoft.

  2. Olá Solon!

    Pelo que lembro esse consumo excessivo de memória parece estar relacionado com aquela função de pré-download (pre-fetch) dos links mais prováveis de vc clicar, com o intuito de deixar a navegação mais rápida. Estou certo?

    É verdade, agora o IE7 possui extensões… mas são feitas pela Microsoft… há possibilidade também da comunidade desenvolver suas extensões que é o fator chave de sucesso no Firefox.

    O session saver acho que funciona… não estou com o FF2 agora aqui para testar… Pelo menos eu lembro de existir essa opção, mas eu desabilitei. Não testei um pós-crash pois isso ainda não ocorreu por aqui.

    Eu não sou o maior entendido de padrões web. Deve ser isso mesmo que vc falou, hehe! Acho vou testar o Opera e tbém fazer um review aqui.

  3. exato, o consumo excessivo de memória deve-se ao armazenamento de inúmeros sites no cache do browser, para que eles carreguem mais rápido. como muita gente, acho que é uma bobagem em tempos de banda larga, especialmente considerando o que se perde por causa disso.

    quanto a ele salvar as sessões, depois de fuçar de novo, descobri que estava procurando no lugar errado. ao invés de estar em “tabs” (o que me parece o óbvio), está no “main”, na opção “when Firefox starts”.

    quanto aos web standards, tem vários testes por aí para se conferir isso. o mais “rigoroso” que eu conheço é o acid2, desenvolvido pelo próprio grupo do webstandards.org. no IE (6 ou 7) é um desastre, no Firefox é uma semi-bagunça, e no Opera funciona perfeitamente.

  4. Será que não existe algum jeito de “desligar” esse pré-carregamento? Eu mantenho o cache do meu navegador baixo. Não sei qto é o normal mas deixo em 50MB. Deve haver alguma configuração no about:config para desligar essa coisa…

    ah, sabia que tinha visto isso do session saver, hehe! E vou conferir esse teste de padrões web. Falou!

  5. Acabo de descobrir como desligar o pré-carregamento!

    1. Digite na barra de endereços “about:config”
    2. Procure pela opção “network.prefetch-next”
    3. Dê um duplo clique para mudar de TRUE (padrão) para FALSE (sem pré-carregamento)!

    Peguei a dica no LifeHacker

  6. […] Mozilla Firefox 2.0 (para quem quiser uma lista das novidades – como esta do Techbits -, basta dar uma procurada pela rede): o gerenciamento de abas melhorou bastante, a correção ortográfica é um belo toque e o visual está melhor. O consumo de memória, no entanto, continua acima do aceitável, e o suporte aos web standards ainda não é perfeito. No fim, as extensões continuam sendo o diferencial que me fazem não usar outro browser. […]

  7. O estranho é que, eu não baixei a versão final, esperando que ele atualize via “atualizações automáticas” para ver como seria o processo e quando seria, mas até hoje estou no release 3.

    Esquisito isto.

  8. Estranho… vai ver que o RC3 e a versão final são a mesma coisa… afinal é um release candidate, hehe! Não dá pra saber pq no “sobre” do Firefox não aparece essa informação. Só se vc tiver aí o arquivo de instalação do RC3 e comparar o check-sum com a versão final.

  9. (…)

    Após o lançamento do Firefox 2.0, a microsoft, em nome dos programadores do Internet Explorer 7, enviou um presentinho para o pessoal do Firefox, parabenizando o trabalho.

    Eu só espero que ele não esteja envenenado. :)

    (…)

  10. Chequei e o checksum é diferente, apesar do tamanho ser exatamente igual.

    Estranho.
    Vou desinstalar e instalar o 1.5 só para ver se ele atualiza mesmo :p

  11. Caramba, tamanho exatamente igual com checksum diferente! hehe! Vai ver que os RCs e o FF 1.5 tem um delay proposital para evitar uma sobrecarga dos servidores Mozilla. Depois, se for o caso, conta aí o que aconteceu. Falou!

  12. Comparação entre IE7 e Firefox2

    (…)

    Gostou da comparação? Que tal ver um pouco mais sobre o Firefox 2.0? Veja no techbits.

    (…)

  13. 13. Jack Ramone disse em 17 nov 2006 - 08:56

    Bom,desde que comece a ter problemas com o navegador padrão da microsoft procurei uma alternativa e me deparo dom a melhor delas: Firefox.
    Quem conhece sabe,é um ótimo navegador,acho que pelo principal fato de ser totalmente personalizável de forma a adaptar-se a todo e qualquer usuario.
    Eu ainda estou na versao 1.5.0.8 e estou meio receioso ao passar para o 2.0,voces poderiam me falar se realmente compensa??
    pode parecer estranho, mas nao quero ter a mesma surpresa que tive ao mudar do windows media player 10 para o 11, que como todos sabem nao é lá essas coisas…
    Tenho muitas extensoes,diversos temas e provavelmente (obvio)vou ter que fazer o download novamente,mas isso nao é problema algum pois o down é rapido e facil.
    Enfim, é realmente viável baixar o novo firefox??

  14. Olá Jack!

    Sim, é viável! Talvez algumas extensões não funcionem corretamente mas para isso existe uma forma de contornar o problema. Está no penúltimo parágrafo do texto.

    E caso vc mude para o Firefox 2 e queira voltar para o 1.5, é só reinstalar a versão antiga por cima. Mas posso afirmar que vale a pena mudar para o FF2.

    Até!

  15. 15. Jack Ramone disse em 18 nov 2006 - 12:07

    Obrigado Alexandre!!!

    Estive conversando com o desenvolvedor de alguns temas do FF e ele afirmou q está trabalhando no desenvolvimento de temas para o FF2.Pensei em esperar um pouquinho…heheh, o tema q eu uso é muito estiloso…nao sei…acho q nao vou esperar nao…to baixando agora!!

    até!!!

  16. Olá Jack!

    Eu prefiro usar o tema original. Na verdade acho que um tema não faria muita diferença para mim pois na maioria do tempo uso o Firefox em “tela cheia”. Prefiro o máximo espaço para as páginas web.

    Até!

  17. 17. Jack Ramone disse em 21 nov 2006 - 08:17

    Eu nunca tinha experimentado esse negócio de tela cheia…muito legal hein??
    Eu baixei o FF2 e de praxe fiz uma instalação muito simples, nao perdi nada do que já tinha instalado (extensoes, temas),automaticamente o FF procurou atualizações para os temas e extensoes que já tinham no meu FF.As minhas configurações continuaram do jeito que eu tinha deixado,ponto fortíssimo…enfim é otimo o novo FF…coitada dos concorrentes…

    flw’sss

  18. Eu acho mais confortável trabalhar em tela cheia. Ainda mais com o FF que sempre teve abas. Acho que a essa altura do campeonato todas as extensões estão compatíveis com o FF2.

    Qto aos concorrentes, precisamos divulgar mais o Firefox. Eu, por exemplo, faço minha parte. Falo bem do navegador pra muita gente e já converti alguns, hehe!

    Falou!

  19. 19. Jack Ramone disse em 4 dez 2006 - 14:21

    Olá mais uma vez

    Estou postando aqui agora com notícias nao tao agradáveis,eu estou abrindo mao do uso do FIREFOX,por muito tempo ele me surpreendeu,e até mesmo me salvou,mas eu estou completamente insatisfeito com o consumo de memoria RAM.É uma coisa incrível,chega a ser pertubador,picos de 280.000 k,e até mesmo 320.000k,sinceramente eu nao tenho memoria suficiente para tudo isto, desativei tudo que fosse opcional mas mesmo assim nao mudou muita coisa, abaixou um pouco o consumo mas ainda assim estava complicado,achei q poderia ser até mesmo algum spyware,mas estava me enganando, meu computador está mesmo protegido,entao tive que admitir pra min mesmo: O problema é o FIREFOX,infelizmente…
    Espero que este problema de consumo exaxerado seja corrigido em breve pelos desenvolvedores, estou ampliando minha mente e pensando em testar o OPERA,mas ainda hj estou usando o firefox que está nesse exato momento consumindo 72.548k de mem. RAM com 5 abas abertas…é complicado, vou testar outros navegadores…fiquei mais triste ainda ao testar o IE (blarght) e ele consumir cerca de 6.000k contra 48.000k do FF…OPERA aí vou eu…Só uma questao (ou duas) alguem tem esse mesmo problema de mem. RAM tb??? e alguem conhece o swiftfox???

    até mais pessoal!!

  20. Olá Jack!

    Olha no cometário número 5 a forma de evitar esse uso excessivo de memória RAM. O uso excessivo ocorre pois o Firefox faz pré-carregamento dos links apontados nas páginas que vc abre para que, se vc os clicar, tudo fique mais rápido. Desligando essa função (comentário 5), o problema acaba.

  21. 21. Citação de Techbits em 5 jan 2007 - 08:57

    IE inseguro por 284 dias em 2006…

    Na minha batalha diária pela adoção do uso do Firefox, tento convencer os usuários do Internet Explorer de que trata-se de um navegador inseguro. Toda segunda terça-feira do mês a Microsoft libera correções para o Windows, em sua maioria corrig…

  22. 22. Rui disse em 28 jan 2007 - 18:35

    Boa tarde. alguem me sabe dizer como desligar ou nao ter a atualizar tantas vezes o leitor rss do firefox? e que ja fui banido por causa disso..
    obrigado

  23. Olá Rui,

    Desconheço se é possível regular o intervalo entre atualizações do RSS do FF. Já tentou ver nas configurações “about:config” (digite isso na barra de endereços)?

    Recomendo na verdade usar algum leitor de RSS on-line como o Bloglines, Google Reader, Netvibes, etc… (procure no Google por estes nomes que vc encontrará).

    Até!

  24. Eu particularmente uso o Newshutch. Antes usava o bloglines e migrei pra ele e pretendo continuar =D

  25. Lucas,

    Eu nunca usei o Newshutch mas ouvi falar que é um ótimo agregador. Vou testar depois. Eu usava o Bloglines e migrei totalmente para o Google Reader.

    Abraços!

  26. 26. Thiago Gois disse em 8 fev 2007 - 13:37

    Esse espaço excessivo de memória q o FF ocupa, como o Alexandre mesmo disse, dá pra tirar, mas se tirar, vai diminuir a velocidade??? ou alguma outra coisa não vai funcionar tirando essa opção????

    abraço.

  27. Olá Thiago!

    Esse problema do Firefox pode ser resolvido da seguinte forma:

    1. Digite na barra de endereços “about:config”
    2. Procure pela opção “network.prefetch-next”
    3. Dê um duplo clique para mudar de TRUE (padrão) para FALSE (sem pré-carregamento)!

    Foi discutido nos comentários #1 a #5 deste post.

    Falou!

  28. 28. Ricardo disse em 27 fev 2007 - 15:43

    Olá pessoal.

    Alguém pode me dizer quando vou baixar um arquivo de um e-mail para visualização do slide, não seja necessário salvar ele na area de trabalho (ou local determinado) tem como configurar somente pata abrir o slide, para visualizar.
    Se não toda vez tenho que salvar na area de trabalho, minimizar o firefox e clicar no icone para ver o slide.

  29. Olá Ricardo!

    Bom, dá pra configurar que todo download seja perguntado o que fazer com o arquivo. Faça o seguinte:

    1. No Firefox 2, vá em Ferramentas –> Opções.
    2. Na aba Conteúdo, vá à caixa Tipos de Arquivos e aperte o botão organizar.
    3. Para cada tipo de arquivo vc pode selecionar o que deve acontecer, por exemplo, abrir automaticamente no programa correspondente.

    Espero ter ajudado.

    Abraços!

  30. 30. Thiago Gois disse em 28 mar 2007 - 13:49

    O Firefox deixa o computador lento????
    Pq quando eu ligo o computador, tudo fica lento, e mais ainda quando tento abrir o firefox, e demora 1 min pra abrir. se contar 1 min, é bastante tempo pra um computador de 512 mb, rsrs..

  31. Thiago,

    Veja o comentário 29 para saber como resolver isso.

    Abraços!

  32. 32. Anônimo disse em 30 ago 2013 - 19:49

    Spark Browser é o melhor navegador, especialmente para quem usa muito as redes sociais (no caso a maioria dos internautas). Super fácil de baixar: http://br.browser.baidu.com/?referrer=sjbbr

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email