A nova guerra dos browsers

por Alexandre Fugita

[Firefox vs. IE] Nos próximos dias serão lançados as novas versões do Firefox e Internet Explorer. Atualmente o browser dominante é o Internet Explorer. Mas desde o lançamento do Firefox o navegador da Microsoft vem perdendo terreno. Com a aproximação do lançamento das novas versões de ambos os browsers a questão que fica é: a tendência de queda do IE vai continuar ou a versão 7 conseguirá reverter o avanço do Firefox? Bem vindo à segunda Guerra dos Browsers.

História

Um dos primeiros browsers foi o Mosaic no início da década de 1990. Logo depois surgia um derivado chamado Netscape. Em 1995, ano que a web passou a ganhar destaque, o Netscape já dominava o mercado. Foi nesse ano que Bill Gates fez um de seus mais famosos memorandos o The internet tidal wave, prevendo que a web seria um grande negócio tão importante quanto o IBM PC. O Internet Explorer foi lançado neste mesmo ano.

Entre 1995 e 1999 ocorreu a chamada Guerra dos Browsers. A Microsoft e a Netscape lançavam versões melhoradas de seus softwares rapidamente. O foco era a quantidade de novidades ao invés da segurança. Cada uma das empresas criou características próprias o que fazia sites serem incompatíveis ora com um, ora com outro navegador. No final o Internet Explorer se sobressaiu e o Netscape sumiu do mapa. Em 1999, já com a guerra vencida, foi lançada a versão 5 do IE. Dois anos depois saiu a versão 6, que permanece até hoje.

Market Share

[Market Share dos Browsers] O gráfico acima (via ArsTechnica) mostra a evolução do market share dos browsers ao longo do último ano. Nota-se que o Internet Explorer vem perdendo gradativamente o mercado. Tanto o Firefox quanto o Safari (navegador dos Macs), estão ganhando espaço às custas do IE. Esse é o nível mais baixo atingido pelo browser da Microsoft desde o surgimento do Firefox.

Cinco anos de Internet Explorer 6

Bom, o problema de dominar um mercado é a acomodação. E foi isso que ocorreu com o IE6. A internet mudou muito nos últimos 5 anos. Mas o IE continuou o mesmo. A segurança começou a se tornar um grande problema. Spywares se aproveitaram das brechas e invadiram milhões de computadores pelo mundo. A Microsoft corre atrás e mensalmente solta dezenas de correções de segurança.

Nesse meio tempo, devido à estagnação do Internet Explorer, surgiu um forte concorrente. Trata-se do Firefox que trouxe inovações como a navegação por abas, as extensões com várias funcionalidades e mais segurança na navegação. Desde seu surgimento o market share do IE só cai. A Microsoft sentiu o baque e prepara o lançamento do IE7 para os próximos dias.

Firefox 2 vs. Internet Explorer 7

Concluindo, está pra começar a segunda Guerra dos Browsers. Muitas funcionalidades já presentes no Firefox aparecerão no IE7. Algumas novidades são aguardadas no Firefox. Assim que ambos sairem farei um review aqui no Techbits.

Comentários do Facebook
6 comentários
  1. Novas versões do Firefox e Thunderbird

    (…)
    Daqui a pouco teremos um novo round da Nova Guerra dos Browsers.
    (…)

  2. Uma análise do Internet Explorer 7 por um usuário do Firefox…

    Uau! Fiquei impressionado com o Internet Explorer 7. O visual, a funcionalidade, a velocidade, tudo isso foi para melhor. E finalmente o Firefox ganhou um concorrente à altura. Aparentemente a Microsoft acertou a mão nesta nova versão, por enquanto …

  3. Uma análise do Firefox 2.0…

    O Firefox, que já era o melhor browser para navegar na web, ficou melhor ainda. Não tem aquele fator “Uau!” do IE7 pois muitas novidades do concorrente já existiam desde a versão anterior do Firefox. As melhorias foram mais discretas, m…

  4. A nova guerra dos … BUGS !…

    A nova guerra dos browsers já está em curso. Poucos dias atrás foram lançados Firefox 2 da Fundação Mozilla e Internet Explorer 7 da Microsoft. E poucos dias após o lançamento destes, os mesmos já contam com falhas reportadas por consultorias …

  5. (…)
    Em conclusão, a nova versão do Firefox não surpreende à primeira vista por introduzir novidades como na primeira apresentação dos “tabs”. Surpreende-nos à medida que a utilizamos e descobrimos pequenas pérolas que facilitam a sua utilização ou configuração. Segundo o W3 Schools, ao fim de 5 anos, apenas 26% separam os dois browsers. A guerra está de volta.
    (…)

  6. […] A nova guerra dos browsers já está em curso. Poucos dias atrás foram lançados Firefox 2 da Fundação Mozilla e Internet Explorer 7 da Microsoft. E poucos dias após o lançamento destes, os mesmos já contam com falhas reportadas por consultorias de seguranças e usuários dos mesmos. […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email [email protected]

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email