Esqueça o YouTube, vamos de Metacafe

por Alexandre Fugita

[Metacafe] O YouTube já era. Brasil Telecom, Telefonica, Embratel, todo mundo foi intimado a bloquear o site que faz parte do novo paradigma da distribuição de conteúdo. Talvez neste exato momento o embargo CicaTube esteja em pleno vigor e o YouTube simplesmente não exista para nós brasileiros, fora do ar. Claro, há meios de burlar (1, 2, 3, 4, 5, etc…) essa restrição, mas dá trabalho. Portanto, esqueça o YouTube. Pelo menos por enquanto. Daqui a alguns dias é possível que essa liminar bloqueando a melhor rede social de vídeos da internet caia e tudo volte ao normal, sem antes levar a Cicarelli ao ostracismo. Bem vindo, Metacafe!

[atualização]: O embargo CicaTube foi suspenso. Voltemos ao YouTube!

Metacafe

Ok, o nome não é tão legal quanto o do YouTube. Mas o Metacafe é um site de vídeos respeitável. Pouco conhecido dos brasileiros, tem aparecido por aí, na blogosfera internacional. Talvez não tenha o mesmo gigantesco conteúdo do YouTube, não tenha a mesma grande comunidade, não tenha várias coisas que estamos acostumados, mas vamos dar uma chance. É uma aposta forte em vídeos[bb], a grande nova mania da internet. Assim como o YouTube, está enquadrada na chamada web 2.0, usa conceitos de Cauda Longa, permite a colocação de vídeos em sites e blogs alheios. Ok, ok, não tem o cacife do Google por trás, mas o YouTube quando surgiu também não tinha.

[atualização]: bem lembrado pelo Rafael Silva do Futilidade Pública, o Metacafe paga aos diretores de vídeos postados conforme a quantidade de visualizações. 20 mil acessos equivalem a 100 dólares.

Outras opções

Existem outras opções para vídeo na internet. Uma delas, do próprio Google, o Google Vídeo. Há também opções pagas como o Guba, ou ainda o Bolt e o Grouper. Resta apenas saber quem, dentre essas opções substuirá o YouTube se caso CicaTube mostrar mesmo que a China é aqui. Mas de que adianta tudo isso se daqui a meio ano o YouTube da vez vai ser o The Venice Project?

Comentários do Facebook
19 comentários
  1. Um mesmo assunto mas com uma abordagem que leva oxigêno ao mesmo!

    Excelente entrada :-)

    []’s

  2. O bom do metacafe é que você pode ser pago se seu vídeo for original (feito com suas ‘porprias mões’) e muito visualizado. ;)

  3. Olá Sergio!
    Cansei de ler por aí toda a mesma “ladainha” sobre o caso CicaTube. Até o Techbits entrou na onda… então, já que tá todo mundo polemizando, vamos colocar mais lenha na fogueira com uma abordagem diferente, hehehe! Agradeço o elogio.

    Olá Rafa!
    Hum… é verdade, tinha ouvido falar disso. Mas esqueci completamente de citar no texto.

    Abraços!

  4. Poucas vezes usei o Metacafe.

    Acho que devido ao pioneirismo e divulgação do YouTube acabamos acomodados. O Metacafe não deixa de ser uma ótima alternativa.

    Esse assunto já tá virando um melodrama. Conseguiste fugir da mesmisse.

    Abraço.

  5. Então cita logo, pois quando o povo souber que a cada 20 mil visualizações, você ganha 100 doletas, vão TODOS pra lá! Heheheh…

  6. Segundo os criadores do Skype, o Venice Project (IPTV) deve substituir a TV analógica como a conhecemos hoje.
    O projeto me parece excelente. Mas requer muito consumo de banda.
    Recebi um e-mail para baixar a versão Beta no meu PC.
    E após tomar as devidas cautelas, baixei. Percebi que os 512 MB (o requerido pelo sistema) é fraco para um PC mesmo com uma boa placa de vídeo off. Uns 2 GB seria o ideal.
    Com certeza, em um computador mais parrudo as imagens e o acesso aos canais devem melhorar (sem falar que ele estava em Beta).
    Até o momento eu gostei. Veremos quando sair a versão oficial.

    E também, meus parabéns pelo seu trabalho aqui no TechBits. Conteúdo de primeira.
    Torço para vê-lo fazer ainda mais sucesso, amigo! ;-)
    Abraços

  7. Olá Aldemir!
    O pioneiro (ou o que teve melhor idéia dentre os concorrentes) costuma ter a vantagem que no caso é do YouTube. Vamos de Metacafe!

    Rafa,
    Atualizei no post. Valeu pela informação!

    Neto,
    Legal que vc está testando o Venice Project. Recebi hoje um convite para testar tbém. Vou instalar mais tarde e ver o que tem de interessante. Acho que o VP é quase a quebra de paradigma que estamos precisando. Agradeço os elogios, ver que as pessoas gostam do conteúdo do Techbits é uma das forças motriz para conteúdo interessante.

    Abraço a todos!

  8. Quanto vc ganha no metacafé por visualização do vídeo ?

  9. Desculpe, já havia sido respondido: US$100 – 20 mil visualizações

  10. Opa Renato!

    Sim, já havia respondido. Dica de um leitor! Hehe! No texto há um link para a página de Rewards do Metacafe.

  11. 11. Citação de Techbits em 10 jan 2007 - 19:22

    TV e YouTube: diametralmente opostos…

    Os últimos dias foram agitados e o assunto do momento foi o YouTube e aquela modelo que estragou sua imagem completamente. Mas quais os motivos para YouTube fazer tanto sucesso? Rede social? Vídeos engraçados? Tapa na Pantera? Não, nada disso. A ra…

  12. Olá, estou apenas fazendo um post de teste

  13. […] Os criadores do site acreditam que interligando rendimentos com usuários fiéis pode ser uma chave para aumentar o tráfico, tornar o site conhecido mundialmente e, consequentemente elevar os seu ganhos com publicidade. Outro sites já adotam esta estratégia. Para citar alguns: o Metacafe (programa Rewards), Revver, Guba, Flixya, eefoof e The VideoSense. […]

  14. […]  Metacafe é um site de compartilhamento de vídeos online que tem ganhado um bom impulso nos últimos dias. O serviço é provido em Tel-Aviv, Israel, e foi produzido sob o foco da web 2.0, com uma estrutura que facilita a leitura de informação dos vídeos em qualquer parte do site, pela interface intuitiva e bem elaborada faz do Metacafe um dos melhores sites de vídeo atualmente. […]

  15. 15. MARCOS disse em 1 fev 2007 - 23:47

    *Moderação:* comentário fora de contexto. Use o formulário de contatos se quiser comentar algo que não esteja relacionado ao post.

    Boa Noite

    Dou palestras gratuitas a familias e jovens, me falaram de um video que mostra um homem de foi campeao mundial de triatlon (homem de ferro) e agora com mais de 60 anos realiza o sonho de seu filho paralitico em refazer todo o percurso, queo consagrava campeao, so que desta vez com o seu filho. Gostaria muito de saber com adquirir este video, se me poder ajudar tenha certeza que estara ajudando a muitas familias.

    Atenciosamente

  16. 16. zé do bitoque disse em 11 jun 2007 - 17:57

    para sacar videos do youtube tens de sacar 1º o Youtube Video Grabber e depois um programa chamado Cinemaforge e pronto, mas depois vai à net e vê como funcionam ou então mete no ggogle como sacar um video do youtube (e, inglês terás mais fontes)

  17. Só quero saber uma coisa : o youtube vai sair do ar ou era substituido pelo metacafe ou algo do gênero ? e como acessar o mtacafe ?

  18. vai sair do ar o youtube e entrar o metacafe no lugar ! é isso ?

  19. 19. Jonathan Hamelin Malavolta disse em 15 fev 2021 - 16:08

    Boa tarde!

    Sou professor de formação mas artista e enxadrista de profissão. Em 2008 coloquei conexão com internet em casa, e desde então sou usuário de diversos sites, entre eles o YouTube. Já tinha duas contas, uma pessoal, que não usava pois não tinha o hábito de gravar vlogs, e outra profissional, onde me habituei a gravar vídeos mostrando parte de meu trabalho como músico. Em 2020, devido à pandemia e aos recentes casos de surto e falecimento, acabou todo mundo ficando em casa. Por conta disso, comecei a gravar vlogs e a postá-los em meu canal pessoal (está com meu nome civil, Jonathan Malavolta; Hamelin é nome artístico). Não sei se essa intromissão é do próprio YouTube, se é da Google, ou se é do Congresso lá dos Estados Unidos, mas ultimamente o segundo vídeo de meu canal pessoal no YouTube começo a ser invadido e a ter suas configurações modificadas. Insiro em meus vlogs filmes curtos onde exponho minhas duas cachorras (por conta disso fiz a brincadeira de criar 2 playlists, cada uma com o nome de uma cachorra, e os vídeos postados no canal iriam ora para uma playlist ora para outra) mas estranhamente o segundo vídeo, que utilizei para criar a segunda playlist, está sendo constantemente marcado como “conteúdo exclusivo para crianças”, marcação que não fiz e, depois de descobrir, desfiz umas trocentas vezes já (mas sempre retorna). Minha dúvida sobre o Metacafe é essa: Ele permite a separação dos vídeos em playlists ou algo similar? Sei que essa marcação feita no YouTube é devido a uma lei estado-unidense que proíbe vídeos com conteúdo exclusivo para crianças serem classificados dentro de playlists e até mesmo serem monetizados (sinceramente, monetização nunca foi meu problema, sequer tenho interesse, mas a separação em playlists me é essencial, mesmo porque eu sou autista e por isso preciso de certo nível de organização pessoal, coisa que a separação em playlists do YouTube me permite em meus próprios vídeos). E quanto ao licenciamento de contas do Metacafe? Ele é gratuito ou existem taxas a serem pagas? Caso existam taxas, quanto terei de desembolsar?

    Bom, é isso! Peço desculpas pelo desabafo e pelo texto um tanto longo, senti a necessidade de contextualizar (espero ter conquistado esse intuito). Sem mais delongas, cordial abraço.

    Jonathan Hamelin Malavolta

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email