Apertem os cintos, o Google Docs sumiu!

por Alexandre Fugita

[Google Docs in Plain English] No último ano acostumei a usar o editor de textos on-line Google Docs (Textos no Brasil). Acontece que hoje, 6h40 da manhã, ao tentar abri-lo para editar um texto, o serviço retornou “erro 404, quando logado. Para quem não sabe, erro 404 significa que aquela página não existe naquele servidor. Minutos mais tarde a interface entrou mas todos os documentos tinham sumido. Dez minutos depois, devido à mágica do ajax, tudo voltou ao normal e os documentos apareceram automaticamente. Mas se um aplicativo web importante para seu negócio some, do nada, resta perguntar, e agora?

(*) imagem acima veio do vídeo “Google Docs in plain English“, que explica as vantagens da plataforma.

Software on-line e os SLAs

Uma das grandes críticas ao software on-line é a sua dependência de fatores externos à sua máquina para ser utilizado. A sua conexão com a internet precisa estar ok. O link do seu provedor de acesso precisa estar operando. O servidor do aplicativo web tem que estar no ar… de modo geral são vários fatores que influenciam na disponibilidade do serviço.

Para empresas, um SLA de 99% de uptime é insuficiente. Tudo que fizer parte da missão crítica de uma organização precisa rodar 110% do tempo. Alguns minutos podem representar milhares de dinheiros de prejuízo. Assinar um web service sem garantia mínima de disponibilidade é fatal.

[Google Docs outage]

Google Apps, alguém?

Pois é… O Techbits usa Google Apps, aquelas aplicações web da Google para gerenciar várias coisas, de e-mail a planilha eletrônica, de calendário a editor de textos. Aparentemente a Google tem conseguido vender essa suíte de produtividade para pequenos negócios, universidades e muitos blogs.

Pode ser que 1 hora fora do ar não seja lá grande coisa, o SLA do serviço garante 99,9% de uptime, mas a Google, se quer vender esse serviço para grandes empresas não pode deixá-las na mão por tanto tempo. Continuo usando pois atende perfeitamente às minhas necessidades. Mas deslizes como esse podem colocar os planos da Google, no terreno de aplicações web, a perder. A versão off-line usando o Google Gears está demorando… Enquanto isso a busca da gigante de Montain View, no Brasil, ficou fora do ar só 3 minutos no ano passado

Comentários do Facebook
13 comentários
  1. hoje fui acessar o Google por volta das 5:30 e surpresa, estava fora do ar.

    Precisei esperar 5 minutos até tudo voltar ao normal, ao menos no buscador. Não conseguia acessar nem meus blogs, nem o orkut, nem gmail. =/

    Bateu um desespero, acho que me tornei google-dependente… =/

  2. Pior do que estar offline, deve ter sido quando voltou sem seus arquivos. Deve ter dado um gelo.
    Já imaginou fazer o upload de seus 492 arquivos? Claro, porque você faz backup não é? Não faz??

    Ainda não peguei o Google Docs a sério, minha rede da empresa é bloqueada. Terrível.

  3. Dragus,

    Então, segundo os nossos cálculos, o downtime foi de mais de uma hora! Diria que foi de uma hora e meia. Ok que o principal mercado da Google a essa hora estava dormindo, mas o mundo tinha muita gente acordada e trabalhando… e precisando dos aplicativos web da Google.

    Esse é um dos problemas de ser dependente de um único fornecedor para muitos serviços!

    Prof.Luís Eduardo,

    É verdade! quanto o Google Docs entrou e… cadê meus arquivos?!?! Ainda bem que voltou ao normal. Quanto aos backups… na verdade não faço não (!!!). Casa de ferreiro, espeto de pau!

    Abraços a vcs!

  4. Você estava usando Firefox? Aparentemente alguma coisa esquisita ocorreu entre os aplicativos Google e a raposa de fogo; ontem estava praticamente impossível ler o Google Reader por ele, só dava erro.

  5. Bom, pelo menos foi em um horário não muito usual para a maioria do público. Pelo menos ESSA preocupação eles tiveram. =)

  6. Este é um dos grandes problemas de se utilizar aplicativos online, ficamos dependentes deles. Eu vi recentemente, não lembro onde, uma matéria que a Asus teria lançado uma placa-mãe com um sistema linux embarcado onde basta ligar o computador e você já acessa a internet, sem sistema operacional.

  7. Por falar em Google e Firefox, sou só eu ou os anúncios do Adsense andam meio bugados no FF? A mesma página exibe anúncios no IE que desaparecem no FF. Isso mesmo, aparecem por alguns segundos e depois somem.

  8. Por essas que eu ainda não confio 100% em armazenar meus documentos apenas no GDocs (ou Buzzword). O bom e velho Word est´aí para isso.

    É inegável, no entanto, que o GDocs funciona como uma bela ferramenta de backup.

  9. Por isso que não gosto de depender de serviços on-line.
    Prefiro ter o BrOffice instalado e meus arquivos no meu PC!
    um backup em CD ou pen-drive e pronto!

    Posso acessar meus arquivos em qualquer lugar sem depender de acesso a internet.

  10. Lição # 0 do Episódio:
    Faça/Tenha cópias de segurança de tudo aquilo que roda remotamente!

    Lição # 1 do Episódio:
    Faça/Tenha cópias de segurança de tudo aquilo que roda localmente!

    Lição # 3 do Episódio:
    Faça/Tenha cópias de segurança de tudo aquilo que roda em algum sistema informatizado!

    Alguém já mencionou que não existe sistema com tempo de atividade (uptime) de 100% !

    Faça suas cópias de segurança agora e escreva 1000 vezes no google documentos:

    Não esquecerei de fazer minhas cópias de segurança!

    :-)

    []’s

  11. […] tiveram prejuízos incalculáveis. Mês passado, fui escrever um texto para o Techbits e o Google Docs tinha sumido. Qual é o ponto que quero chegar? O crescimento da web como plataforma esbarra em problemas de […]

  12. […] tiveram prejuízos incalculáveis. Mês passado, fui escrever um texto para o Techbits e o Google Docs tinha sumido. Qual é o ponto que quero chegar? O crescimento da web como plataforma esbarra em problemas de […]

  13. 13. Marcelo Franzen disse em 24 nov 2011 - 22:17

    Tudo que é feito pelo homem dá problema, o mesmo vale para os serviços online, foi dito que um serviço online off, pode trazer prejuízos, mas por experiência própria, não é nada diferente de serviços offline.

    Usei o software 3DSMax por anos e foram inúmeras as vezes em que este deu problema, corrompendo arquivos, o mesmo com o CorelDraw, instável como nem um outro. O próprio windows, um dia você liga o computador e está com um tremendo problema e nem sabe como aconteceu. Sem falar nos softwares de administração, softwares financeiros e de contabilidade que também costumam dar dor de cabeça. O fato é que sempre haverá um problema, mas pessoalmente acho que, ao menos do caso do Google Docs, a Google será muito mais ágil em resolver o problema, do que seria no caso de um software offline qualquer.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email