Notícias da Matrix, ops, Second Life

por Alexandre Fugita

[Second Life] O MMOG (Massively Multiplayer Online Game) mais quente do momento é o Second Life. No jogo, um mundo virtual 3D[bb], os residentes (jogadores) interagem entre si como se fosse um mundo real realizando negócios, construindo casas, emprendimentos, etc. O interessante é que existe até um dinheiro interno que pode ser trocado por dinheiro de verdade e vice-versa. Empresas do mundo real já perceberam o potencial lucrativo deste mundo virtual e começam a entrar no Second Life de olho nos US$ 350 mil de transações diárias. A última tacada é da Reuters, que abrirá uma agência de notícias dentro do jogo.

[Cena do Second Life]

Reuters

A Reuters – uma das maiores agências de notícias do mundo – vai começa a operar nesta semana dentro do Second Life oferecendo notícias tanto do mundo real quando dos acontecimentos da economia e cultura do jogo virtual. Adam Pasik, repórter da Reuters que encarnará no game o personagem dirigente da agência virtual de notícias, disse que o mundo do Second Life em nada difere, do ponto de vista jornalístico, do que acontece aqui, fora da Matrix.

Há fatos, curiosidades, notícias a serem contadas. Uma equipe de jornalistas da Reuters real se dedicará a descobrir essas coisas e publicar no mundo virtual[bb]. Os residentes do Second Life poderão acompanhar as últimas notícias através de um aparelho virtual que poderão carregar dentro do ambiente do jogo. O foco dos assuntos pode ser desde a crescente vida cultural e econômica do Second Life, quanto fatos importantes que estão acontecendo no mundo externo.

Economia

Várias empresas já estão dentro do jogo. A Adidas vende tênis esportivo para os residentes. A Toyota[bb] vende um modelo de seus carros. Os próprios usuários criam empreendimentos e vendem produtos e serviços. O dinheiro local, chamado de Linden (L$), possui câmbio flutuante e pode ser trocado por dólares de verdade no mundo real. O fato da maioria dos habitantes do mundo virtual não possuirem fonte de renda dentro do jogo, e sim, colocarem dinheiro de fora, causa alguns fenômenos econômicos estranhos.

No Brasil…

Há residentes brasileiros no jogo. São poucos relativamente ao total da população. Mas isso está pra mudar. O jogo chegará oficialmente ao Brasil até o final deste ano e incluirá cenários nacionais como o Pão de Açucar (RJ) ou o Parque do Ibirapuera (SP). Como o brasileiro adora interagir em comunidades, o Second Life talvez faça muito sucesso por aqui.

Comentários do Facebook
41 comentários
  1. 1. André disse em 17 out 2006 - 09:45

    E com a chegada ao Brasil temos mais um serviço correndo risco.

  2. Olá André!

    O que eu mais acho interessante na internet é que ela se auto-regula. Tá certo que os brasileiros exageram, mas vem a punição como o próprio artigo do Meio Bit aponta: são banidos. Trata-se do feebback dado pelos webmasters ao comportamento agressivo e mal educado dos jogadores brasileiros. Infelizmente isso “pega mal”, mas como disse, acho interessante esse poder auto-regulatório da rede.

    O Second Life talvez não sofra disso no mesmo grau pois envolve dinheiro. Se brasileiros descobrirem formas de conseguir dinheiro de graça lá dentro com certeza a softhouse do SL vai reagir prontamente. Se começarem a matar personagens por lá, com certeza haverá uma grande reação… Afinal, envolve dinheiro…

  3. 3. Lya 2006 disse em 17 out 2006 - 18:15

    Legal !! Matrix?? Como o filme Matrix? Da tela do cinema pra realidade.
    Mas qual a finalidade desse jogo? Qual o futuro da Matrix?
    Será que existirá um louco querendo dominar o mundo virtual?
    Como no filme há mocinhos e bandidos… quem serão os mocinhos dessa história? Ou bandidos? Esperar pra ver como será essa historia…

  4. Olá Lya!

    Bom, fiz um paralelo com o Matrix pois as pessoas sabem do que estou falando. Mas a comparação não está rigorosamente correta já que aqui quem controla os residentes são pessoas do mundo real e não computadores.

    Como apontou o André, os brasileiros adoram trapacear. Isso por si só não constitui crime pois creio que não haja legislação pra isso… Mas ‘pega mal’ para nós frente a outros países.Creio que se existir trapaça que envolva $$ as coisas comecem a esquentar…

    O objetivo do jogo é se divertir… a idéia é muito interessante pois além de tudo é possível ganhar/ gastar uns trocados.

  5. A idéia do second life é sensacional. Pode-se dizer por aí que é uma idéia muito parecida com diversas outras que já existiam antes mas, em negócio de internet, a diferença entre um negócio promissor e um negócio fracassado está em pequenos detalhes. SecondLife não é simplemente um jogo. Ele trabalha com o emocinal dos jogadores, no mais íntimo, nos seus sonhos. No Brasil, dentro de um modelo de negócios aceitável para a realidade brasileira, dará certo com certeza.

    Ah, concordo com o Alexandre. A Internet se auto-regula.

  6. Olá Renato!

    Sim, a idéia é sensacional, diria até brilhante! Trata-se de uma nova forma de encarar o universo dos games. Além de trabalhar com a emoção, portanto para os bits sonhos e conquistas, faz isso faturando com esse comércio que existe de forma virtual e que parece não incomodar os jogadores. Realmente uma grande idéia! Qto ao Brasil, talvez seja a nova febre da internet que está pra chegar, hehe!

    É, a internet se auto-regula. Vc mesmo pode afirmar isso observando o funcionamento do seu empreendimento, certo? O que deve ser fascinante! :-)

  7. Existe também uma cidade 3D Portuguesa chamada LusoCity que pouca gente conhece por falta de dinheiro para divulgação.

    Mais informação em http://www.lusoventures.net

  8. Luso,

    Legal pela informação. Irei checar.

    Abraços!

  9. Efeito Digg, efeito Goobo…

    Sites escritos em inglês correm o risco de serem atacados, de repente, por uma massa de leitores ávidos por uma de suas páginas. Em geral isso acontece quando um post aparece na primeira página de serviços como o Digg ou Slashdot. Ambos os serviç…

  10. […] de discussão (ou qualquer local virtual onde se reunem mais de 5 pessoas. Games online como Second Life também se encaixam aqui) e daí a pouco surge um assunto polêmico. […]

  11. como mudar de cidade como eu faço mande um email pra min. hugi007 @ hotmail.com.

  12. Hugo,

    Realmente não faço idéia… Teletranporte?

    Até!

  13. 13. guigo disse em 6 abr 2007 - 20:31

    como eu faço pra consegui o jogo???

  14. Guigo,

    Link do site no texto.

  15. 15. clau disse em 19 abr 2007 - 15:14

    fiquei até irritado com os relatos de tanta futilidade deste jogo é simplesmente um meio de lucro de poucos explorando pessoas fúteis no brasil devemos falar que as crianças e estudantes em geral ficam no máximo 4 horas ocupados e depois o dia todo sem ter o que fazer, ao contrário de outros países que ficam até o dia todom. ai a ratoeira e nós somos os ratos!
    é um the sims online nada mais e o fato de teletransportar ou voar é que o programa é fraco mesmo não tendo uma construção grande como um mundo real no mundo virtual.

  16. Clau,

    Cada um tem livre arbítrio para decidir se quer jogar ou não. Eu decidi que não quero, cada um faz o que quer.

  17. 17. nicolas disse em 28 abr 2007 - 09:44

    Existe um second life brasil para crianças ou outro jogo tipo second life para crianças.Se tiver me mande o site dele,se nao tiver me mande outro jogo sem ser priston.

  18. vcs são mesmo uns filho da p***,seus cap***…eu só quria jogar

  19. 19. Notielg disse em 1 maio 2007 - 15:08

    eu sei um lugar no second life onde vc ganha dinheiro sentado numa cadeira…vc fica 7 minutos sentados e ganha 2 L$(moeda usada no SL).eh soh vc apertar Ctrl+F e abrira uma janela…lá vc escreve 12 monkeys e search…lah eh um tipo de cassino e eh soh procurar umas cadeiras e um tanto de escritas em cima delas…

    Ob:É difícil achar uma cadeira vaga em feriados, mas em horários comerciais eh mais fácil achar cadeiras vagas!!!

    Obrigado por deixarem eu postar…

    vejo vcs lah!!XD :D :-)

  20. 20. Notielg disse em 1 maio 2007 - 15:15

    Galera…estou aki d nv…gostaria de avisar q quando vcs procurarem 12 monkeys ira aparecer 36 itens…cliquem numa casinha e uma delas irá aparecer uma imagem e em baixo escrito:

    (12 MONKEYS L$4/10 CAMPING MATAMATA)
    vlw…

    vcs sabem como se faz akeles textos flutuantes??

    se saberem postem…vlw ate +

  21. 21. Aline Graziele Amaral disse em 30 jun 2007 - 08:25

    como faço para jogar?
    por favor me falem

  22. Aline,

    Veja o link para download no post.

  23. Eu quero jogar o jogo que se chama second life

  24. 24. gabi disse em 31 ago 2007 - 15:44

    como faço para jogar?

    sera que paga?

    estou maluca procurando um jogo desse tipo..

    por favor me respondam ok?

  25. como eu faço para me cadastrar sem ter de por o CPF???? por fa- vor se der para entra sem p por o CPFMe avise o mais rapido que puder!!!se não da me fala ou abra uma esseção!!!por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. 26. Miminha disse em 4 set 2007 - 15:42

    pra qm quer jogar SECOND LIFE é so acessar o site http://www.secondelife.com.br o jogo eh mt bom, só q ta td em inglês!!! bj mimiRJ

  27. muito bom

    so que eu queria saber o site pra jogar

    qual e ??
    brigaduhh

    bayyy

  28. camila,

    Procure no texto o link para baixar o jogo.

  29. ei galera!!!!!!!!!

  30. tudo de bom de +
    é super legal ser 3D
    eu mesma virtual

  31. isso é tdb

  32. é td ok

  33. […] da Matrix, ops, Second Life Leituras relacionadasNotícias da Matrix, ops, Second LifeEfeito Digg, efeito Goobo tags: jogo, linden, matrix, mmog, […]

  34. eu gostaria de jogar esse jogo virtual.

  35. 35. thainá disse em 20 set 2008 - 14:41

    COMO FAÇO PARA JOGAR ESSE GAME??????

  36. pow esse jogo parece ser legal

  37. adorei…de mais mesmo muito otimo
    é muito pira ser 3D….sozinha em ….
    bjo…s2

  38. oii eu queria saber como eu jogo ja baixei o jogo mais ele pede configurações e eu não sei colo car

  39. Eu quero saber como é que abaixa esse jogo *_* Alguém mim enssina ? Por favor….Eu estou precisando de ajuda…Por que pelo jeito esse jogo é show , da pra saber só pelos comentários que o pessoal escreveu !! Tchau pessoal que estar lendo , e quem estiver lendo mim enssina como é que eu faço para baixar para o meu computador…Bjsssss!!

  40. QUE MARAVILHA

  41. QUE MARAVILHA

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email