Google Docs, o office on-line

por Alexandre Fugita

[Google Docs & Spreadsheets] Esqueça o Word, esqueça o Excel. Acaba de entrar no ar o Google Docs. Não é exatamente um lançamento. Trata-se na verdade da integração dos serviços office do Google (Writely + Spreadsheets) em uma única interface. Planilhas, textos, colaboração entre usuários e chat para trocar informações. Tudo simples e eficiente, pois quase ninguém usa mais do que 10% dos recursos do Word ou Excel. Em se tratando de office, cada vez prefiro mais o Google à Microsoft.
[Google Docs]

Colaboração on-line

Muitos não acreditam mas criar um documento em colaboração é fácil com o Google Docs. Ao mesmo tempo várias pessoas podem atualizar o mesmo documento. E todas elas estão em contato constante via chat (somente no Spreadsheets, por enquanto). Você pode achar que irão ocorrer conflitos, ou seja, duas pessoas tentando editar o mesmo trecho mas, nas raras vezes em que isso acontece, o Google Docs[bb] avisa e solicita escolher entre uma das versões ou voltar ao estado anterior.
[Colabore no GoogleDocs] Colaborar desta forma é muito melhor do que o método antigo. Nele, ao alterar um texto Word ou planilha Excel era necessário enviar por email a nova versão para todos os interessados. E se alguém também tivesse editado o mesmo arquivo, a confusão estava armada. Agora é diferente: o método do Google Docs elimina totalmente esse problema. A versão que todos têm acesso é sempre a mais recente, não importa se você alterou uma vírgula há apenas 30 segundos. Não há o que me faça voltar ao método antigo.

Além disso o editor de textos possui suporte a RSS, de forma que seus colaboradores podem acompanhar o andamento dos trabalhos através do agredador de feeds RSS favorito de cada um.

Você confia no Google?

Uma questão importante que surge com os softwares on-line, é a confiança que depositamos na empresa que guarda essas informações, no caso o Google. Tudo estará acessível com um login e senha, por isso o cuidado é fundamental. Antes de mais nada, use senhas difíceis de serem descobertas. Parece bobagem mas conheço dezenas de pessoas que insistem em usar a data de aniversário ou o nome do cachorro em senhas. Sem comentários. E se a informação é tão confidencial que não pode cair na mãos de ninguém, melhor não colocar on-line, guarde para você mesmo. Quanto à possibilidade do Google vasculhar seus dados deliberadamente, é improvável, fique tranqüilo.

[Google Docs & Spreadsheet]

Zoho Virtual Office

Entre hoje e amanhã acontece a Conferência Office 2.0. Além do Google, uma startup está finalmente integrando seus serviços de escritório on-line. Trata-se do Zoho Virtual Office, suíte com vários serviços que incluem calendário, processador de textos, planilhas, apresentações e outras ferramentas de produtividade. A Microsoft que se cuide…

Comentários do Facebook
10 comentários
  1. 1. Bruno disse em 11 out 2006 - 07:45

    Bom dia, Amigo Fugita….
    Cada dia mais me surpreendo com o seu site, sempre com matérias interessantes, atuais, de forma simples e prática.
    Percebo também que vc esta cada dia mais empolgado, publicanda mais de uma matéria por dia!!!!
    E o nosso projeto? Como estão indo os testes ???

    Falei com o Prof. Rogério ontem, ele mandou abraços e parabéns pelo site!!!

    Continue assim!!!!

    Abraços

  2. Tá rápido hein Alexandre! Foi o 10º trackback. Parabéns.

  3. Olá Bruno!
    Legal que vc tem lido! Agradeço novamente o elogio! A empolgação vem da resposta que o aumento significativo da audiência deu este mês!
    Falo com vc por email.

  4. Olá Paulo!
    Nossa, alguém viu isso lá no Techcrunch! Eu sabia que tinha sido rápido mas não tinha visto a posição do meu trackback, hehe! Valeu!

    Eu tinho visto evidências de que o Google Docs estava pra sair… uma delas foi que ontem o Writely estava avisando que ficaria fora do ar para manutenção no final da noite. E hoje tinha aquela conferência Office 2.0. Bingo!

  5. (…)
    o Google dá mais um passo na criação do seu sistema todo on-line.

    Ontem, o Writely e o Google Spread Sheets foram unificados, criando o Google Docs.

    Vi no TechBits
    (…)

  6. A árvore genealógica de um meme…

    (…)

    Aproveitando a oportunidade, fiz uma tabela no Google Docs & Spreadsheets para fazer uma demonstração de uma funcionalidade útil deste concorrente do Excel: a possibilidade de publicar a tabela on-line e em tempo real, ou seja, se eu fizer alguma alteração no arquivo, o quadro abaixo é modificado automaticamente. Não é à toa que cada vez mais prefiro o Google à Microsoft.

    (…)

  7. 7. Henrique disse em 17 abr 2007 - 12:58

    Bom dia.
    Estive lendo o seu site, e tenho uma duvida que talvez você possa me ajudar. Você sabe como eu faço para os colaboradores de planilhas do google serem avisados quando houver mudanças nelas?
    Obrigado pela ajuda e parabens pelo site.
    Abraços

  8. Henrique,

    Toda vez que vc atualiza uma planilha, ele aparece no “gerenciador” de arquivos com a data da última modificação. Também dá pra acompanhar via RSS que, creio eu, seja a forma mais fácil de fazer isso.

    Abraços!

  9. 9. ana paula araujo disse em 1 nov 2007 - 13:42

    Office on line sem comentario, essa novidade é uma revoluçao na area de tecnologia, facilidades.

    parabens Googles

  10. Ana Paula,

    Sim, é a revolução da colaboração.

    Abraços!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email