Techbits é destaque em tecnologia

por Alexandre Fugita

[Rec6] O site de notícias colaborativas Rec6 divulgou ontem a lista de sites que se destacaram em 2006. Para os que não sabem, o Rec6 promove notícias enviadas pelos seus usuários à sua página principal de acordo com o desejo a sabedoria das multidões, ou seja, os próprios usuários. Através de um algoritmo que analisa votos, quantidade de cliques e votos por unidade de tempo, etc, as notícias enviadas são classificadas e, se for o caso, vão parar na página principal, mostrando que aquele texto em particular é interessante para os usuários do site. O que me deixou feliz e surpreso é que o Techbits foi muito bem classificado na lista do Rec6. Ficou em segundo lugar entre os sites de tecnologia! Uau! Para um blog criado há apenas 5 meses, isso é um feito e tanto. Confira a lista no blog Google Discovery.

O que esse ranking significa?

O ranking significa que os sites que nela constam publicaram artigos e notícias interessantes para a multidão antenada em tecnologia do Brasil. Apesar do Techbits aparecer como o segundo da lista chamada, incorretamente segundo alguns, de “Melhores de 2006”, isso não significa que o Techbits seja o segundo melhor blog de tecnologia do Brasil. Longe disso. Apenas foram publicados aqui coisas interessantes.

Algo que me incomoda é que a maioria das notícias promovidas do Techbits fui eu quem postei, e não os leitores do blog. Talvez isso seja um viés estatístico que tenha contribuído para este blog aparecer no ranking, mas os votos foram dados pela multidão, o que, na minha humilde opinião, valida o resultado. Por isso, a partir de hoje, para tirar esse viés do caminho e como forma de comemorar, implementarei ao longo do dia as ferramentas do Rec6, algo que já deveria ter feito há tempos.

Vale lembrar que o Rec6 é uma startup relativamente nova (surgiu em setembro de 2006, veja uma entrevista com o Renato Shirakashi, um dos fundadores do serviço) e que portanto os resultados contemplam apenas os últimos 4 meses de 2006. E mesmo com pouco tempo de estrada, com certeza o Rec6 é o Digg nacional!

Wisdom of Crowds – O desejo A sabedoria das multidões

Já tratei brevemente sobre esse assunto, e é algo que fascina. O desejo A sabedoria das multidões é como se fosse uma inteligência global, conectando todos que usam a internet e interagem com seus serviços indiretamente com as outras pessoas. Analisando milhares, milhões, bilhões de pedaços de informação e comportamento dos internautas, é possível extrair padrões, tendências, ou seja, descobrir o que as pessoas estão pensando!

Serviços como o Rec6, o Google ou ainda a Amazon utilizam do wisdom of crowds para melhorar a relevância do que é mostrado aos usuários, refletindo indiretamente a tendência do que as pessoas desejam. Como já disse, isso é algo que fascina: uma consciência coletiva que consegue exprimir os pensamentos da multidão.

Comentários do Facebook
11 comentários
  1. Olá Alexandre.

    Sinceramente achei falho o método quantitativo de classificação das notícias pela equipe do Rec6, até escrevi sobre isso no blog. Foi para o ranking o domínio que promoveu mais notícias, independente da qualidade da notícia ou do blog/site, até aí tudo bem, mas classificar este ranking de “melhores de 2006” achei um pouco demais…

    []’s

  2. Olá Kadu!

    Eu fiquei um pouco com o “pé atrás” ao ver o ranking. Mas ao mesmo tempo fiquei empolgado tanto é que escrevi um texto.

    O texto possui uma ressalva qto à forma que as notícias são enviadas (em geral pelo blogueiro do próprio site) e agora fiz uma atualização linkando o seu texto criticando a forma como o ranking foi concebido.

    Talvez o melhor ranking é aquele gerado pelo Technorati que analisa profundamente o Wisdom of Crowds e coloca no topo aquele que TODA blogosfera acha que merece a posição.

  3. Recebi o ping lá :)

    Com certeza, o Technorati é a melhor referência! Particularmente não vejo problema algum ser publicado um ranking com os domínios mais promovidos no Rec6, o que me incomoda é jogar todo mundo no mesmo saco e classificar como “melhores”.

    Para quem pega o bonde andando, passa uma falsa impressão de qualidade para alguns dos domínios citados… Felizmente a maioria são ótimos blog/sites.

    []’s

  4. Oi Alexandre,
    parabéns pela boa colocação no ranking, mesmo com esse viés…

    Mas meu comentário é pra fazer uma ressalva: acredito que a melhor tradução para “wisdom of crowds” seja “Sabedoria das multidões” e não desejo.

    De qualquer forma, esse também é um assunto que me interessa muito e que está cada vez mais em voga com todo o poder de colaboração promovido pela internet.

  5. Kadu,

    Concordo que boa parte dos que constam no ranking são ótimos sites/ blogs. Talvez a forma que o Rec6 utilizou para rankeá-los não seja o ideal mas tinham que escolher uma forma de fazer isso. De repente não é justo mas foi um critério que escolheram. Os votos que os artigos receberam podem ser considerados como a validação do resultado.

    Falou!

  6. Olá Lulileslie!

    Vc tem razão… é sabedoria e não desejo… já mudei lá em cima, valeu!

    Eu acho esse conceito do “wisdom of crowds” fantástico. Fico imaginando que as formigas já sabia disso antes da gente já que sua comunidade trabalha como um consciência coletiva, hehe! Viajei…

    Agradeço o parabéns, apesar das ressalvas, hehe!

    Abraços!

  7. Concordo que eles utilizem um critério qualquer, afinal de contas, sem isso seria impossível rankear algo, mas é como eu disse, classicar como melhores é que foi meio errado… Sem falar que está faltando o Meio Bit na lista :)

    []’s

  8. Kadu,

    É verdade… acho que nome certo seria “destaques” ao invés de “melhores”. E é verdade: cadê o Meio Bit no ranking? Eu os colocaria em primeiro lugar, fácil, fácil!

  9. Esta aí!
    Destaques seria ótimo.

  10. Olá Alexandre!
    Independentemente do processo ou dos critérios criados para rankear “os melhores” ou “os destaques” do Rec6, seu blog é bom e ponto final.
    Reconheço que existem muitos outros blogs bons na blogosfera (ps.odeio esse termo!) mas o TechBits é muito claro nos assuntos que aborda e merece os Parabéns.

    O Rec6 é mesmo recente, mas já nasceu ótimo.
    Muitas pessoas inteligentes e muita dedicação lá do pessoal (veja o MeioBit) faz dele uma alegria nacional.
    Quem sabe não seja o Rec6 que vá impulsionar para o sucesso gente tão boa que por aqui existe.
    E concordo integralmente com você quando fala na Sabedoria das Multidões.
    Hoje tudo se baseia nisso.
    Se somos bons, o povo é quem dirá.

    Valeu!
    E que venha mais sucesso ainda para você! ;-)
    Abraços

  11. Olá Neto!

    Concordo que há ótimos blogs na esfera brasileira, e agradeço novamente o elogio.

    O Rec6 certamente nasceu com uma missão e visão bem definidos. Por isso se destacou dos demais e acredito como vc mesmo disse, que exercerá papel fundamental este ano no desenvolvimento da blogosfera brasileira.

    Ah, vc já percebeu… sou fascinado pelo conceito da Sabedoria das Multidões!

    Falou!

    Obs: vc deveria criar um blog!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email