Software on-line rodando off-line

por Alexandre Fugita

[Firefox] Uma das grandes críticas que o software on-line recebe é exatamante por ser on-line. E se a internet cair? E se o mundo acabar? E se a Cicarelli bloquear todo acesso internacional à grande rede? Como vou fazer nesses casos para checar meus emails, calendário, favoritos, documentos office, etc, etc, etc? Sim, essa é uma fraqueza que afasta muita gente desta idéia de manter tudo na web. Mas convenhamos, a possibilidade de acessar tudo de qualquer lugar é uma vantagem insuperável dessas aplicações. Bom, para os puristas do software off-line está para surgir uma ótima solução. O Firefox 3 terá suporte a aplicações web de forma off-line. As vantagens serão enormes e, quem sabe, seja aquilo que faltava para uma maior aceitação deste tipo de serviço.

Internet é serviço básico

Hoje em dia considero a internet com serviço básico, da mesma forma como são a água e a luz. Claro, você pode me criticar dizendo que a realidade pode não ser bem assim fora do meu mundinho sócio-econômico-cultural. De fato concreto, na minha interação com uma tela brilhante, um teclado e um mouse, praticamente acho inútil um computador sem conexão à internet. Como saída, se um desses desastres acontecer e a internet sumir, o Meio Bit publicou recentemente um ótimo artigo chamado Coisas para fazer sem internet.

Browser é a plataforma

Um dos assuntos que trato com freqüência no Techbits é o uso intensivo de softwares on-line para tudo que for possível. É o navegador da web como plataforma. Com esse suporte do Firefox 3 para aplicações web de forma off-line, muitas barreiras poderão ser quebradas. Segundo o responsável pelo motor do Firefox, Robert O’Callahan, isso poderá dar vantagem competitiva ao navegador da raposa frente ao Internet Explorer. Como o ciclo de desenvolvimento do browser da Microsoft é muito longo, e o Firefox 3 está pra sair, a adoção dos padrões do Firefox para aplicações web off-line tem o potencial de dominar este mercado crescente. O Google já sinalizou que adaptará rapidamente seus aplicativos à essa nova característica do Firefox.

No ano passado a Microsoft lançou sua plataforma Live de serviços, com uma interação entre aplicativos off-line e algumas coisas na web, mas o software padrão deles continua sendo aquele que você precisa instalar em sua máquina. É bem diferente do que muitas startups e até gigantes da internet como a Google e a Yahoo! fazem. Creio que o software on-line vai crescer cada vez com mais força e essa interação com o mundo off-line talvez seja o tipping point desta tecnologia.

Comentários do Facebook
14 comentários
  1. Uma funcionalidade dessas seria um passo gigantesco pra popularização de softwares on-line. E um passo ainda maior para o Firefox.

    Com certeza isso será deveras interessante.

  2. Opa leanDrow!

    Ah, sim, e vai ser! Só espero que não seja pesado… se não perde todo o sentido!

    Até!

  3. Li sobre isto, porém não entendi muito como funcionaria…

    Por exemplo: Um email.

    O acesso offline seria apenas dos emails já baixados, isto pode ser ruim. De qualquer forma eu estou offline, porém, olhando pelo outro lado, é melhor do que é hoje, que não se tem como nem acessar….

    []’s

    Rafael Arcanjo
    Arcanjo.org
    Imperador.org

  4. Fala Rafael!

    Exatamente como funciona não foi explicado… Mas acho que o FF3 teria um cache que armazenaria mensagens, sei lá… ou teria toda uma estrutura em javascript para funcionar sem precisar se conectar à internet. Bom, acho que vai ser uma coisa boa.

    Abraços!

  5. É realmente curioso o modo como o Firefox vai fazer isso, mas será uma revolução (com certeza) no modo como as pessoas veem o software on-line.
    Mas apenas para as pessoas que já usam o firefox. Pois por outro lado, o pessoal do IE que não o troca por nada nesse mundo por que “ele é mais facil” nem vai saber dessa funcionalidade do Firefox.
    A pessoa que reclama do aplicativo on-line, por ele ser on-line não vai mudar a opinião só por poder acessa-lo off-line!
    Todos nós, usuários do Firefox, sabemos o quanto é dificil fazer com que as pessoas migrem para o firefox e deixem de lado a preguiça de aprender e conhecer o novo!
    Mas vamos esperar para ver!

  6. Acredito que o firefox ficará bem mais pesado com esta função, nao ? pois funcionaria como se fosse um servidor ISS no seu pc, aquele que vc instala no windowns..ou estou errado ? pois precisa rodar a programação dos sites né.

  7. 7. Jean disse em 14 fev 2007 - 09:59

    Não é lá grande coisa.

    Toda inovação tecnológica chega com enorme alarde, se mostrando muito mais do que é.

    No final deve ser alguma coisa muito próxima de um Ajax com umas funcionalidades básicas a mais.

  8. Bruno,

    Não foi revelado exatamente qual a tecnologia empregada, mas tem tudo pra mudar a interação que fazemos com os softwares on-line. O IE vai continuar com o tal do ActiveX (que eu acho totalmente inútil, só uso pra atualizar o Windows) que dá mais problema do que solução.

    Espero que mude o cenário para o software on-line, aka web 2.0.

    Diego,

    Bom, se ficar mais pesado vai ser ruim. Não sei como vai funcionar, vamos aguardar pra ver.

    Jean,

    Certamente será baseada em Ajax, mas deve vir por trás uma forma de armazenar informações localmente com sincronia remota qdo conectado. Eu acho que é sim grande coisa, mas só o tempo dirá.

    Abraços a todos!

  9. Sabe Alexandre!
    Eu acho que tudo isso é uma tendência.
    E a Mozilla Foundation é a que melhor está integrada aos processos da evolução na web.

    Que venha o FF3 e suas novidades!

    Falou!

  10. Neto,

    É verdade, essa é a tendência, queira ou não. A Mozilla é inovadora. Já a Microsoft está mais pra seguidora. Mas isso é resultado direto do tamanho de cada uma das organizações.

    Falou!

  11. […] de RIAs off-line baseado no Flash. A fundação Mozilla deve lançar o Firefox 3 com suporte aplicativos web rodando off-line. A Microsoft lança o Silverlight para concorrer neste mercado que deve ser uma das possíveis […]

  12. 12. maike silveira disse em 22 nov 2007 - 13:44

    queria saber como passo o meu pc de off-line para online,pois ele esta conctado em rede,mas parece q estou trabalhando como off-line e por isso nao consigo usar a internet nem acesar pagina nenhuma na web.obrigado pela atençao!!!!e espero resposta!!!!

  13. maike,

    Hum… vc usa Internet Explorer? Tá explicado. Acho que no menu, tem algum lugar para mudar para modo on-line… deve ser isso. Ou a configuração de internet está errada.

  14. 14. 32P disse em 15 fev 2008 - 15:07

    pow nao consigo me conectar com a internet com o firefox o q devo fazer??? quero entrar na internet e nao consigo!!!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email