Safari no Windows: decepcionante

por Alexandre Fugita

[Safari] Aconteceu há pouco o tão esperado keynote do Steve Jobs na WWDC (assista por streaming). Dentre os lançamentos está o navegador Safari para a plataforma Windows (download). Baixei e testei em um Windows XP SP2 e posso dizer só uma coisa: decepcionante. Vários sites simplesmente não funcionam. O Techbits, por exemplo, aparece sem o título dos posts. O Google vem em uma versão com fontes diferentes. O Slashdot, o Digg, etc… a lista é interminável e nenhum site, exceto o Apple.com, funciona a contento.

[Safari no Windows: decepção]

O Jobs falou maravilhas do navegador. Disse que é mais rápido que o já rápido[bb] Firefox. Disse que é melhor que todos os outros browsers concorrentes. A versão é beta, isso pode amenizar um pouco os problemas, mas acho que a Apple errou feio ao soltar esse browser com tantos bugs assim. Não é possível que não tenham feito qualquer teste em sites conhecidos como os que citei acima. Nem tive vontade de testar mais do que isso para fazer um review minimamente razoável.

Pra não dizer que não testei o Safari, notei que por padrão não há o botão home na interface, o que acho um erro tremendo. Aquelas funcionalidades que vemos no Firefox no manejo das abas também não estão presentes no Safari, mas deve ser coisa normal por lá.

Internet Explorer é melhor!

Safari no Windows por enquanto está fora da minha lista de softwares. Nunca imaginei que um dia iria dizer isso, mas prefiro o Internet Explorer ao Safari. Ah, esse navegador é tão ruim que as ações da Apple caíram quase de 4% no momento que escrevo esse post, duas horas após o lançamento do Safari para Windows. E desta vez não foi preciso um Engadget para proporcionar tal queda.

[Apple cai]

Comentários do Facebook
59 comentários
  1. Cheguei aqui vindo do Meio Bit e agora desanimei até de testar, bela bola fora da Apple. Foi o legítimo pressa inimiga da perfeição, decerto queriam aproveitar o embalo do iphone e foi-se o boi com a corda.

  2. Apesar dos bugs se ele for realmente rápido como prometido está ótimo. Com uma semana estes bugs podem ser resolvidos e fica tudo bem.

  3. Hener: por mais que se demore uma semana para consertar os bugs, o simples fato de existirem (e alguns absolutamente embaraçosos) já não é um bom ‘cartão de visitas’. O fato de ser beta não dá o direito à Apple, como a ninguém, de lançar um software com bugs primários.

  4. […] Pois é, não estou sozinho, e a lista tende a crescer: Safari no Windows: decepcionante – Techbits « Trocando o Bloglines pelo Google […]

  5. Ficou realmente horrível. Poderiam ter esperado um pouco…

  6. Concordo inteiramente, a versão para o Windows está cheia de bugs. Mas não se esqueçam que é a primeira versão, e acho a iniciativa da Apple válida.

    Só para deixar claro, o Safari 3 está rodando perfeitamente e bem rápido no meu Mac.

    Abraços.

  7. 7. Léo disse em 11 jun 2007 - 20:20

    Gentilmente falando, ficou uma porcaria…

    Quanto a velocidade, não é ruim, até rápido – se querem minha opnião. Infelizmente esses bugs o tornam a internet nele inavegável, pode ser ilusão diótica, mas texto parece estar em negrito, a fonte parecer estar maior, ‘sei lah’; tá estranho…

    Quando fui postar um comentário aqui – esse mesmo – o tio Bill cancelou minha aventura com o Safari no Windows, exibindo um erro. (olha o trocadilho ‘safari aventura’; hã hã??)

    O Gmail fica revoltante com ele, é impossível mandar emails, por que o link “Compose Mail” simplismetne disaparece aqui.
    Para se ter uma idéia, nem os anúncios Google Adsense foram poupados!

    Eu programei vários tipos de cliques na barra de tabs aqui no Firefox, eu clico com o botão do meio para fechar uma tab, dois cliques esquerdos abrem uma nova, lá eu tive que bater com o botão direito e clicar em “new tab”, pode parecer frescura, mas é revoltante quando já se está acostumado…

    Outro site que ficou inavegável foi o “O Velho”, na barra de titulos de cada post via-se apenas um “:”…

    Espero melhorias e correções por parte da Apple.

  8. Está com sorte, no meu computador nem abre. :)

  9. No meu ele também se negou a abrir. Trava antes disso. Será que é sorte minha? :P

  10. Simplesmente não posso entender como a Apple lançou um produto tão ridículo.

    O Jobs não viu isso tudo? Não é possível que não tentaram consertar isso antes do lançamento. Parece até que mandaram a versão errada pro site e amanhã vai dizer “ops! a versão certa é essa aqui galera”.

    Se for isso mesmo, a Apple cai alguns pontinhos comigo.

  11. O Safari pra Windows está tão bizarro que enlouqueceu mestre Joel Spolsky: http://www.joelonsoftware.com/items/2007/06/11.html

  12. j.noronha,

    Algo deu muito errado na Apple para publicarem uma Safari tão ruim assim. Espere até eles lançarem um update pq do jeito que está é desanimador mesmo.

    Hener,

    Parece que é rápido. Mas qualquer qualidade foi ofuscada pelos graves defeitos.

    Cesar,

    Exato! Esses erros detonaram qualquer coisa boa que o Safari teria para oferecer.

    leanDrow,

    Pois é. Acho que estavam com pressa. Se deram mal.

    Nick,

    Pelo jeito a versão para Mac está ok. Essa desculpa de ser beta não cola… isso tá mais pra gama (nem alpha!).

    Léo,

    Porcaria, exato, era isso que eu queria falar! :-) Fui bonzinho até… durante os meus testes o Safari travou duas vezes e fechou inesperadamente outras quatro. Nem citei isso no review, fui bonzinho!

    Parei de navegar ao ver que sistematicamente todos os sites da web estavam zoados no Safari, exceto o Apple.com. Não dá, realmente não dá.

    Net,

    Azar, isso sim! Preferia nem ter conseguido abrir.

    Thássius,

    Com certeza é sorte! hehehe! Achou um trevo de quatro folhas?

    Tonobohn,

    Deve ser isso. Realmente não é possível que um software tão bugento tenha passado. Nem a MS faz isso! Vamos aguardar o pronunciamento da Apple amanhã.

    Abraços a todos!

  13. 13. Mauricio disse em 12 jun 2007 - 00:07

    Verdade, esse Safari tá feio na foto! Importar bookmarks? PAU! Qualquer coisa que mexa com bookmarks ele dá operação ilegal e você TEM que fechar o bendito. Putz. Quanto à aparência das fontes, eu sempre achei mais bonita a “renderização” das fontes no Mac, então, neste quesito, eu não reclamo. Neste caso, o ideal seria mudar o “Font Smoothing” para “Light”. Ou então a Apple poderia deixar a opção “light” como padrão na versão Windows, pro pessoal não estranhar muito, né…

    E se a Apple é o que dizem que é, a essa altura o seu Jobs já deu uma bronca federal nos programadores. E amanhã pode ser que tenha patch para esse mico todo aí.

  14. Não entendo a insistência da Apple em fazer programas Win que ficam parecendo skins do winamp. :)

    Fazer um navegador com aparência nativa não ficaria mais agradável aos users? O Firefox age deste modo (e tem um trabalho considerável para simular uma UI nativa com CSS).

  15. […] de bugs. Não bastasse a decepção generalizada que o navegador causou, fato este que inclusive derrubou as ações da empresa na Nasdaq, acredite se quiser, já descobriram uma falha de segurança no “melhor navegador do […]

  16. 16. Jhonatan disse em 12 jun 2007 - 17:52

    Baixei e instalei em dois win XP, num ele abriu, pesado, e logo depois deu aquele erro tradicional e fecha. No outro, nem chega a abrir, acho bom esperar mais uns “dias”…

  17. 17. Antonio disse em 12 jun 2007 - 19:31

    Eu tenho Mac OS X com o Tiger 10.4.9 em casa e não vou instalar o Safari 3 beta nele vou esperar a versão final atualmente uso FireFox 2.0.4 que é o meu browser padrão tanto no Mac como no Windows XP do trabalho; no Mac mesmo o Safari 2.0.4 ser bem rápido no render uso o FireFox por apresentar melhor compatibilidade já no Windows o motivo e preferência mesmo já que não gostei muito do layout do IE 7 e utilizo muitos adds e plugins do FF.

    Porém acho que a Apple esta certa em oferecer o Safari para Windows principalmente devido ao iPhone, esse é o melhor jeito para que os desenvolvedores Web façam páginas compatíveis com o iPhone e encorajar eles há utilizar os padrões abertos e certificados da Web, e não desenvolver só voltado para o IE eu e outros usuário de outras plataformas e browser não IE já passamos por alguns nervosos com algumas incompatibilidade com sites só voltados para IE.

    Agora apoio a critica de todos o Safari mesmo beta esta muito crú, mais acredito que a Apple consiga resolver o seu problemas no futuro mais poderia não ter passado por esse carão.

  18. Concordo plenamente. É mesmo decepcionante! No momento estou baixando uma atualização absurda de 43 MB! O Safari pode até ser bom no Mac, porém no Windows ele está pífio, para não dizer uma palavra pior.

    Você disse que prefere o Internet Explorer a esse Safari, pois é, ele está mesmo melhor do que esse Safari. E se nem com o IE, o pior dos navegadores, ele compete, imagine com o Firefox e o Opera…

    Espero que melhorem, mas mesmo assim, uma empresa do porte da Apple não deve jamais lançar um produto tão ruim.

    Abs, amigo.

  19. Ratificando: fiz uma pequena confusão, a atualização era, na verdade, um instalação do iTunes. :S

  20. Pessoal, na verdade parece que o problema é só com idiomas internacionais. A Apple esqueceu de testar em idiomas não-inglês e deu caca.

    Procurem no Google sobre e dêem uma lida nesta matéria: http://techsidebr.blogspot.com/2007/06/safari-no-windows-meu-computador-virou.html

  21. Mauricio,

    É verdade, diz a lenda que o Jobs pega pesado como patrão.

    net,

    Concordo, esse aço polido do Safari do Windows é feio. Não é dentro do padrão Apple de design.

    Jhonatan,

    Sorte sua que não abriu. Livrou-se de um browser medíocre.

    Antonio,

    Essa da Apple dizer para os desenvolvedores que o navegador é sua plataforma não colou direito. Na verdade já escrevi sobre isso, como em uma premonição do que estava pra ocorrer:

    https://techbits.com.br/2007/iphone-softwares-direto-da-web/

    Mario,

    O IE é um lixo. Mas é melhor que esse Safari, com certeza! Foi um erro tremendo esse lançamento. A maçã está podre…

    Bruno,

    Isso que imaginei pois não vi reclações sobre sumiço de partes das páginas em blogs estrangeiros. Mas todo mundo falou mal do Safari, incrível.

    Abraços a todos!

  22. Safari para Windows, erros, muitos erros!…

    Excepcional, é assim que defino a interface do Safari. Boa herança visual da versão para Mac, mas péssimo quanto tratamos de estabilidade.
    A primeira vista achei exagerada esta notícia da INFO Online sobre a estréia cheia de bugs da versão para …

  23. Concerteza não valeu apena instalar por agora o Safari no Windows.

  24. 24. Mauricio disse em 13 jun 2007 - 12:28

    (Alguns dos) seus problemas acabaram! Pelo menos pra mim funcionou. Tanto que estou postando do Safari no Windows.

    Para arrumar o “pau” nos bookmarks:

    Ir até a pasta de instalaç

  25. 25. Mauricio disse em 13 jun 2007 - 12:29

    Epa… voc

  26. 26. Mauricio disse em 13 jun 2007 - 12:35

    Perdão, gente… o que eu ia postar lá em cima era isso (agora estou no Firefox):

    (Alguns dos) seus problemas acabaram! Pelo menos pra mim funcionou. Tanto que estou postando do Safari no Windows.

    Para arrumar o “pau” nos bookmarks:

    Ir até a pasta de instalaço do Safari em c:\Arquivos de programas e renomear todas as sub pastas onde diz “EN” para “PT”.

    Para fazer aparecer as fontes que sumiram das páginas não-Apple:

    Ir até o Painel de Controle > Opções regionais e de Idioma > Avancado > Idioma para programas não-Unicode e selecionar “Inglês (Estados Unidos)” e, logo abaixo, marcar a caixa onde diz “Aplicar todas as configurações a conta de usuário atual e ao perfil de usuário padrão”. Pressione OK, reinicie o computador e as fontes vão aparecer corretamente no Safari Windows.

    Quanto ao pau que dá quando se vai preencher formulários e campos de busca, no Safari mesmo, vá em Edit > Preferences > AutoFill e desmarque a opção “Using info from my Adress Book card”.

    Já dá para “brincar” depois destes ajustes… mas é claro que tem mais coisas a se fazer. E a Apple cagou MESMO em lançar um beta tão F.D.P.! E que copia o texto do formulário pro Notepad de maneira truncada!

  27. Eu pretendia fazer um review dando minha opinião.
    Mas por ser um Beta você sabe como é, neh

    A estratégia de Steve Jobs é válida. Mas, pra mim, a Apple devia se ater só ao hardware.
    Em termos de software (tirando o Leopard) eles só deram bola fora.

    E viva o Firefox! hehe

  28. […] browser da Apple não é a mesma coisa no Windows. Isso já é comprovado nos vários blogs que divulgaram os erros e falta de compatibiliadade do browser com vários […]

  29. Tiago,

    Pois é, não vale mesmo. Eu descobri a duras penas…

    Mauricio,

    Tô vendo que os problemas do Safari acabaram! :-) hehehehe!

    Eu já desinstalei e nem estou com vontade de fazê-lo funcionar. Como cliente quero ele trabalhando redondinho, nada mais. Não quero é ficar quebrando a cabeça pra ajustá-lo. Quem deve fazer isso é a Apple. Sinceramente, decepcionante!

    Neto,

    Eu gosto do iTunes apesar de ser meio pesadão no Windows. O OSX eu usei algumas vezes mas encontrei algumas dificuldades, coisa de quem não está acostumado. Faça um review, eu vou querer ler! Mas não seria melhor aguardar saírem o beta?

    Abraços a todos!

  30. […] é este post aqui do Techbits. E mais vários outros. Dá pra fazer isso com vários feeds, na periodicidade que você quiser. […]

  31. testando este negócio

  32. Cardoso,

    Hehe! Testando o Safari Win? Como vc mesmo disse, agora eu passo longe. Já fui enganado uma vez.

  33. Não tem jeito, enquanto eles não lançarem a nova versão corrigindo os bugs com textos internacionais não dá para usar, mas ainda assim não desisti do Safari no Windows.

    Ontem percebi pela primeira vez um bug na versão do Safari 3 para o Mac, que até então eu estava achando perfeita.

  34. Nick,

    Ontem usei um pouco de Safari 3 em um Mac e ainda bem que funciona ok. Pelo menos isso!

  35. 35. daniel almeida disse em 31 jul 2007 - 08:37

    Só lí o seu post hoje. Já experimentou fazer o update? A funcionalidade de Tab nunca vem ligada no Safari. É necessario activa-la…

  36. Daniel,

    Sim, cheguei a baixar versões novas do browser e funcionaram melhor.

    Abraços!

  37. 37. 6u7oZ disse em 10 ago 2007 - 10:18

    tenho no winVista e funciana muito bem sem erros

  38. 38. kriptosgeek disse em 23 ago 2007 - 10:09

    relax!

    ainda ta em teste e eu adorei o Browser!

  39. 39. Antonio disse em 16 set 2007 - 04:05

    Não eh de se assustar. O Safari eh um navegador criado para funcionar com Webstandards. Este site, pelo validador da w3c, contem 132 erros apenas em sua pagina principal.

    Nem sempre o problema e do browser, mas tão apenas do site…

  40. Antonio,

    A primeira versão do Safari tava um verdadeiro lixo. Mesmo um site seguindo o W3C corretamente não funcionava direito. Testei em vário sites, blogs de desenvolvimento web e neca…

    O Techbits realmente tem vários erros segundo o W3C. São erros simples que não afetam a navegabilidade em qualquer browser, até mobile. Posso corrigir, é verdade. Mas isso virá em uma nova versão do layout.

  41. 41. Vinicius disse em 28 out 2007 - 18:47

    Discordo totalmente,

    Estou usando um Windows Vista com Safari e achei bem legal. Todas as pages carregam muito r

  42. Vinicius,

    Agora parece que o Safari está ok. Mas a primeira versão, sinceramente, queimou o filme da linhagem toda.

  43. 43. Carlos Lima disse em 11 nov 2007 - 00:50

    Pessoal, eu testei por algumas horas o Safati no XP. Amei o fato de ele ser totalmente customizável, coisa e é uma pena os bugs da versão ainda beta. Creio que em alguns meses, tipo meados de 2008 ele deverá estar bom para uso, mas por enquanto não troco o meu FIREFOX 2.0.0.9 por nenhum navegador e penso trocar pelo 3.0 tão logo lancem a versão em PT-BR.

  44. Carlos,

    Eu já prefiro ficar com o Firefox mesmo. É multi-plataforma, mais até que o Safari. E tem plugins, o que faz toda a diferença.

  45. Minha nossa!!! se é assim o novo navegador da apple, eu prefiro ter o IE 1 do que isso!!!!!!

  46. Henrique,

    As versões mais novas do Safari para Windows funcionam normalmente. Mas a primeira versão era realmente terrível.

  47. 47. Gabriel disse em 6 fev 2008 - 20:59

    realmente, a 1a versao naum abria nenhum site, as letras eram esquisitas e era lento, mas a atualizaçao de 2008 melhorou tudo isso, e ja pode ser tratado como o melhor navegador do mundo, com varias funçoes como rss guias, uma velocidade incrivel, suporte a mais ou menos 97% dos sites da web, com skins e mais de 30 fontes, entre elas, time new roman

  48. 48. Ilidio disse em 21 fev 2008 - 13:10

    Acho que o esforço de trazer uma versão beta do Safari para Windows é lovavel.
    No entanto é uma versão beta, ou seja pode ter erros. Logo quando se usa um software em versão beta terá que se ter isso em conta. Ou seja pode ter bugs…Mas fomos avisados, certo.

    O Safari em versão beta para Windows é optimo para desenvolvimento web, já que nos permite testar as páginas web.

  49. […] e Windows. Porém, os usuários do Windows ficaram com o pé atrás desde o ano passado, depois da decepção com o Safari para PC. Vamos ver como se comporta a nova versão, que está a anos-luz dos concorrentes Internet Explorer […]

  50. Não sei vocês mas estou usando ele agora nesse site. já usei no google e agora vou pro techbits…
    Eu estou achando melhor q firefox e ie.
    A minha versão veio com o update da apple.
    E está linda redonda e tudo de bom!!!

  51. 51. Luiz disse em 20 mar 2008 - 10:14

    Eu instalei ele no windows vista e infelizmente nem mesmo abre… tenho windows versão original e está dando erro, se alguém puder me ajudar, fico muito grato.

    Abs

  52. 52. Luiz disse em 20 mar 2008 - 10:15

    Desculpem, esqueci de colocar o endereço de e-mail para entrarem em contato caso alguém possa me ajudar…

    lalsilva@coc.com.br

    Obrigado

  53. 53. Alexandre Ribeiro disse em 19 abr 2008 - 22:54

    Estou usando ele no momento, atualmente na versão 3.1.1.

    Realmente é um browser elegante, mas isso seria fácil de se fazer no Firefox, bastando um novo visual style. Achei bem leve. Achei muito interessante o filtro aplicado nas fontes, bem mais interessante que o velho clear type do Internet explorer, algumas pessoas podem não gostar, eu mesmo achei que algumas fontes ficam meio “fofinhas” nele, mas a princípio agradou.

    Por enquanto aprovado, mas na minha opinião é só um navegador novo, dando o que falar por ser da Apple.

  54. Cara, voce eh retardado? soh em seu pc medilcre o Safari nao funciona.

  55. 55. Felipe Santos disse em 17 jul 2008 - 16:14

    Bom!
    A versão que estou usando 3.2.1 está excelente!!

    Nenhum problema que vocês experimentaram acontece aqui…

    Falar que prefere o Internet Explorer 7 é apelar demais..


    Valeu

  56. 56. Alexandre disse em 31 jul 2008 - 01:58

    Sinceridade, não sei qual versão vocês estão usando, mas todas as reclamações acima para mim não procedem.

    Baixei o Safari, hoje dia 31/07/2008, mesmo lendo todos estes posts, resolvi tentar, pois eu já havia usado um MAC, e nunca tinha visto um navegador tão rápido.

    Instalei o SAFARI 3.1.2 (525.21), E NÃO VERIFIQUEI NENHUM DOS PROBLEMAS ACIMA. INCLUSIVE, eu sempre tive uma conta de e-mail do Terra e, era uma decepção pela demora em abrir o webmail e verificar os e-mails na caixa de entrada, FICOU MUITO MAIS RÁPIDO UTLILIZANDO O SAFARI.

    TAMBÉM ACHEI O VISUAL MUITO BACANA…..

    COMO AS OPINIÕES SÃO PARTICULARES, PARA MIM FUNCIONOU E ESTÁ FUNCIONANDO MUITO BEM ATÉ AGORA…..

    QUEM QUISER UTILIZAR EU RECOMENDO MESMO…..

    E, SINCERAMENTE, ACHEI O INTERNET EXPLORER 7 UM LIXO COMPARADO COM O SAFARI…

    ABRAÇOS A TODOS…..

    ALEXANDRE

  57. 57. Eletron disse em 14 set 2008 - 17:07

    Estou usando o safari 3.1.2 e realmente está muito bom. Instalei também o Chrome, porém este ainda apresenta muitos problemas.

    Na minha opinião o safari está mais veloz até que o Firefox 3.

    Abraços

  58. […] o lançamento de uma versão do famoso navegador da Apple, o Safari, para Windows. Assim como eu, o Fugita, o Cardoso e o Eduardo Tetera também relataram os mesmos problemas na utilização do […]

  59. 59. Mateus disse em 17 set 2009 - 16:15

    Deveria ter uma segunda avaliação e dar um update no post.
    Os problemas acredito eu que foram corrigidos, estou neste momento com o Safari 4 + SP3. Nenhuma reclamação, ao contrário. Por favor dê o update que foram corrigidos.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email