Qual o problema do Palm Foleo?

por Alexandre Fugita

[Foleo faliu] Uma das empresas de tecnologia que acompanho de perto há muito tempo é a Palm. Já tive 4 aparelhos fabricados por eles incluindo meu gadget atual, um Treo. Ontem o Ed Colligan, CEO da Palm, publicou no blog corporativo da empresa a decisão de adiar o lançamento do Foleo . Para quem não sabe, o Foleo seria uma espécie de companheiro para um smartphone, algo parecido com um sub-notebook simplificado, que estaria sempre em sincronia com seu telefone esperto. Na ocasião do seu anúncio, meses atrás, o Foleo causou reações em sua maior parte negativas por parte da blogosfera (e mídia) que continuaram perseguindo a Palm desde então.

Terceiro negócio secreto da Palm

Já faz uns quatro anos, no mínimo, que o Jeff Hawkins, um dos fundadores da Palm, diz estar desenvolvendo um terceiro negócio secreto e fantástico para a computação móvel. Naquela época dizia que a Palm já tinha dois produtos principais (smartphones e PDAs) e esse terceiro completaria a família. Quando a Palm revelou ser o Foleo essa revolução, a empresa virou motivo de piadas.

Problemas, problemas…

Até consigo entender qual a concepção do Foleo. Mas acho que pecou em coisas essenciais. O navegador, por exemplo, não suportava abas. Até o Internet Explorer hoje faz isso. Sem abas o apelo do Foleo para navegar na web foi por água abaixo. O cliente de emails só permitia a sincronização com o smartphone (provavelmente só os Treos) e não baixar novas mensagens quando sob rede wi-fi. Assistir vídeos do YouTube no Foleo também seria algo não disponível inicialmente… Ou seja, a vantagem da bateria durar 5h mesmo com o wi-fi ligado não teria muita utilidade prática.

Foleo, seu Firefox de bolso…

Creio que se o Foleo fosse um equipamento que rodasse o Firefox completo (no caso era o Opera “cripplado”), aceitando todos os seus plugins e funcionalidades, teria muito mais apelo do que esse conceito de mobile companion que a Palm tentou vender. Em tempos de aplicativos web (ou web 2.0, se você preferir), tudo que preciso é do Firefox.

Leia também:

Comentários do Facebook
11 comentários
  1. Em primeiro lugar felicitar o Techbits pela sua qualidade e interesse que desperta.

    Em segundo lugar, e verificando que utilizam pda da PALM (as minhas favoritas e que utilizo desde a Vx, Tungsten T, Treo 650 e desde Junho a Treo 680 – em Portugal é a melhor a funcionar com sistema Palm OS), gostaria de alertar para a qualidade muito baixa do ecrã.

    Explico – Estava no cinema com a minha nova PALM TREO 680, comprada no site da empresa, dentro do bolso do casaco, tendo sida utilizada 5 minutos antes para desligar o som e jogar uma partida de Monopoly antes de iniciar o filme, estando perfeitamente operacional.

    Quando sai da sala, verifiquei que a imagem estava toda branca com uma lista negra na parte inferior do ecrã, o que indiciava que o referido ecrã de cristais liquidos estaria quebrado. O vidro exterior e o protector de ecrã estavam impecáveis sem qualquer indicio de danos.

    Contactei a PALM para reparar o ecrã, naturalmente dentro da garantia, fui informado que esta não cobre o ecrã e que terei que pagar 180,00€ (cento e oitenta euros ! ! ! ! = cerca de quinhentos reais) pela sua reparação.

    Achei incrível, ainda enviei um novo email de resposta explicando melhor a situação e não obtive qualquer resposta.

    Que pena, a falta de qualidade de um produto do qual era fã.

    Peço desculpa pelo espaço que ocupei, mas espero ajudar alguém para não passar pela mesma situação.

    Abraço e obrigado

  2. Parabéns pelo seu site Fugita, estou por aqui sempre.
    Sobre a Palm, era de se esperar o cancelamento do Foleo, a recepção do mercado foi implacável. Fiz algumas considerações a respeito do Foleo e dos próximos passos da Palm em meu blog. ( http://tecnoclasta.wordpress.com/2007/08/27/o-fim-da-palm/ )
    Só não esperava que o cancelamento já fosse anunciado assim.
    Um abraço

  3. Agora eu pergunto:
    Quantos milhares (ou milhões) de dolares devem ter sido investido na criação do Foleo? Quanto tempo desperdiçado? Quanto trabalho foi jogado fora? (tenho vários “quando” ainda)

    O motivo de eu admirar o Steave Jobs não são seus lançamentos “revolucionários”, mas sim a capacidade de fazer uma pesquisa de mercado e jogar fora projetos que já tendem a morrer logo de cara. Só ai já se economiza tempo, trabalho e dinheiro!

  4. Bom dia

    Por gentileza solitamos uma informação sobre o meu palmone Zare
    72. Quando estou utilizano o palm a bateria descarrega com 2
    horas de uso e si eu não colocar para recarregar atempo eu
    perco todos as informações armazenadas.
    O que devo fazer? pois deste modo não é possivel utilizalo,
    o que devo fazer para podelo uzar normamente.

    Atenciosamente,

    Carlos Santana

  5. […] esta altura vocês já sabem que o Foleo foi-se mesmo. Se alguém ficou curioso como seria a traquitana, veja por si […]

  6. Miguel,

    É uma pena o que aconteceu com a tela do seu Treo 680. Nunca tive problemas com as telas dos meus gadgets, sempre funcionaram ok. E também acho que a Palm deveria cobrir o conserto já que está na garantia. É sempre assim: a garantia cobre tudo, exceto aquele seu problema específico.

    obs: agradeço que goste do Techbits!

    Prof. Luís Eduardo,

    Primeiro, agradeço o elogio!
    Bom, realmente a recepção foi fria e bastante crítica. Foi um acerto eles terem cancelado o lançamento para melhor desenvolver o produto. Agora com um iPhone a 399 dólares, o Foleo iria parecer algo totalmente sem sentido mesmo!

    Jonny,

    A Palm diz que gastou 10 milhões de dólares até o momento com o Foleo. É um dinheirão. Mas eles estão acostumados com esses erros graves de estratégia. Gastam $$ adoidado por causa disso. por exemplo, recompraram a marca Palm por US$ 30 milhões… e por aí vai…

    Engraçado vc admirar o Jobs e não querer falar sobre o iPhone no seu blog…

    Carlos,

    Eu não lembro direito, mas acho que o Zire 72 foi um dos últimos modelos da Palm a ter memória RAM volátil. Ou seja, bateria acabou, dados se foram. Todos os modelos deles agora não perdem a memória mesmo que a bateria morra.

    No seu caso creio que o problema seja a bateria gasta. Ela já não agüenta uso intensivo. Ou vc carrega o carregador pra onde for… ou vc troca a bateria… Recomendo na verdade comprar outro palm ou melhor, um smartphone.

    Abraços a todos!

  7. 7. Miguel K disse em 7 set 2007 - 17:30

    Caro Alexandre,

    Obrigado pelo seu apoio e visita. Antes de passarmos para o lado negro vamos ver que novidades nos trará a Palm.

    Abraço

  8. Caros, concordo que o Foleo pode ser visto como um absoluto equívoco para uma grande parte dos usuários, mas acho que muitos esqueceram dos usuários plenamente corporativos como eu.
    Eu só uso meus gadgets para o trabalho e não tenho dúvidas de que o Foleo, com sua autonomia de bateria grande, seus softwares básicos para uso profissioal e seu peso extremamente reduzido, seria um ótimo companheiro.
    Eu realmente queria um.
    Mas, infelizmente, todos esqueceram o meu tipo de usuário, e, pelo visto, até mesmo a Palm.

    Abraços.

  9. Miguel K,

    Eu sempre gostei da facilidade de uso dos Palms. Resolvem todas as “paradas” que necessito. Nunca pensei em migrar para o “lado negro”, hehe!

    Jones,

    Então, é possível que o Foleo esteja adiantado em relação ao seu tempo. Na verdade eles deveriam dar ênfase na parte de web do aparelho. Se fosse assim eu acharia ótimo. E a bateria poderia ser seu grande trunfo já que esse é um assunto complicadíssimo quando falamos de gadgets.

    Abraços a vcs!

  10. […] esta altura vocês já sabem que o Foleo foi-se mesmo. Se alguém ficou curioso como seria a traquitana, veja por si […]

  11. 11. Alessandro disse em 6 jan 2008 - 14:12

    Prezados Colegas,

    tenho um palm tungsten E, e recentemente tenho tido o seguinte problema: o palm emite um sinal sonoro e liga (sozinho) tal fato repete-se constantemente (de 10 em 10 minutos), não há alarme ligado ou outra função que justifique tal fato, a incovenicencia é enorme além de a bateria não durar mais de um dia.

    Caso alguém tenha passado por problema semelhante, peço ajuda.

    Att,
    Alessandro Leme

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email