O PC é um acessório do Firefox - Techbits

O PC é um acessório do Firefox

por Alexandre Fugita

[PC é acessório] Moro em São Paulo. Aqui o tempo é muito instável a ponto de ocorreram as 4 estações do ano em um único dia. No início da noite da última sexta-feira um temporal elétrico assolou a cidade (ou pelo menos meu bairro). Estava no PC provavelmente fazendo algo para o Techbits ou para o Meio Bit. Tive que desligar às pressas pois não queria correr o risco de queimar algum equipamento devido à intensidade dos raios. Desliguei. A tempestade passou. Ao religar todo o sistema, que inclui um modem e um roteador wi-fi, surpresa, o roteador provavelmente estava queimado. Não tenho certeza ainda, mas acho que o modem também se foi. Ambos ficam sempre conectados ao cabo que provê a internet. Sem acesso à web, trabalhar nos blogs fica impossível. Nem um mísero discador do iG eu possuía para tentar uma conexão discada… Mas e agora?

Portable Firefox

Ainda bem que existe o Portable Firefox. Para quem não sabe, é uma versão do navegador da raposa que pode ser instalado em um pen-drive. Sempre rodo o Portable no meu PC pois quando preciso usar todo meu sistema em outro lugar, é só copiar a pasta para o pen-drive e pronto! Fiz a cópia e parti para uma lan-house. E é neste ambiente que, com um pen-drive e uma instalação portátil do Firefox, tenho tudo que preciso. Sou entusiasta do software on-line, então praticamente nenhum documento que preciso no dia a dia está no HD do PC e sim na web.

Textos para os blogs estão todos no Google Docs. E-mail, tudo via Gmail e Google Apps. Leitura do RSS, tudo via Google Reader. Já entendeu, né? Meu PC pode ser destruído que pra mim não faz diferença alguma. Todo aquele hardware é apenas um acessório para o Firefox. E o Firefox é a janela para a web e boa parte dos softwares que uso.

Internet é serviço básico

Ok, você vai dizer, se deu mal pois ficou sem internet e por isso não consegue usar softwares on-line. Sim, é verdade. Mas também se todos meus arquivos estivessem armazendos no PC e este tivesse queimado, não teria acesso a nada em lugar algum. Mantendo tudo on-line posso acessar tudo de qualquer lugar, no caso, uma lan-house.

Então vamos pensar na possibilidade de a internet ficar fora do ar em todos os lugares por um longo período de tempo. Bom, se a internet ficar fora do ar pra todo mundo, não haverá razões para atualizar o Techbits… e, provavelmente, uma situação dessas pode ter sinal de algo muito mais grave e um PC com todos os documentos no HD não vai servir pra nada.

Comentários do Facebook
33 comentários
  1. Eu tenho mais de 50 documentos no docs.google.com e 8904 e-mails no Gmail totalizando 863 MB de e-mail.

    Diria que as coisas mais importantes que preciso, estão online. Mas sempre fica a dúvida, isso é necessariamente bom? Se o serviço ficar fora do ar, eu fico na m*rda!

    hehe

    mas é bom pensar sobre isso

  2. caraca hein, hehhehehe
    show de bola… mas mesmo assim eu prefiro ter tudo em meu PC mesmo, qualquer coisa é so gravar em DVD que ta tranquilo!!! heheheh

    falou.
    ate!

  3. Alexandre, realmente isso é uma tendência, mesmo porque esses computadores de hoje são uma porca… e não dá para confiar em deixar nada recentemente já tive problema com meu pc tendo menos de um mês de uso novinho novinho (contei num post senha não existia mas queiria)resultado formatar perder recomeçar passo passo. Já deixo muita coisa em discos virtuais e tenho que passar é tudo. Abração.

  4. 4. Alexander Inacio disse em 11 mar 2007 - 00:55

    E ai quase xará

    Por isso que eu digo que nada melhor do que ter a disposição dispositivos virtuais… podemos ficar sem a máquina, mas o que foi feito nela não.

    Abraços

  5. Eu ainda prefiro manter tudo que o preciso no notebook. Gosto de desenvolver localmente tudo o que faço e só depois testar na net.
    E ca,so eu esteja em um local onde não há acesso à net de forma alguma? Sim, longe das grandes capitais ainda existe muitos lugares assim.
    Tudo o que preciso está no meu HD, e periodicamente faço backup em DVDs.
    Nunca perdi um documento ou e-mail nos últimos 5 anos.

    Pra mim ainda é a melhor solução.

    Abraços

  6. ALEXANDRE: eita mania do 8 ou 80. se tivesse queimado seu computador, você não teria Portable Firefox nem pen-drive para levar para a lan house.

    como eu vivo dizendo, a tecnologia evolui para deixar nossa vida mais fácil, não para nos deixar preso a essa ou aquela. o ideal é fazer uso de tudo que temos à mão, de maneira que nem ficar sem internet, sem luz ou sem computador sejam problemas intransponíveis.

    arquivos realmente críticos podem e devem existir no HD, em um backup físico e em alguma espécie de versão online. ter um documento essencial (um trabalho de conclusão de curso, por exemplo) no Google Docs, no seu HD e num DVD, garante que de algum jeito você sempre poderá acessá-lo, ao invés de correr o risco de perder tudo o que fez por meses e resolver processar a empresa responsável pelo computador.

  7. Uso o FFPortable há um tempão. E uso outros programas portáteis também. Uso tudo no pen-drive (não acesso Internet em casa), ou na internet mesmo (quando não preciso em casa). Tem funcionado bem pra mim. Faço backup direto, tanto do drive quanto da internet. Desde 2002 não perco um byte sequer.

  8. Boa matéria, Alexandre. Aliás, todos os seus artigos estão num nível muito bom, dentre os melhores da Internet.

    Em relação ao tema, de fato, a Internet proporciona uma variada gama de serviços que podem fazer o usuário, se quiser, dispensar boa parte dos softwares instalados no PC.

    Coincidentemente, também tenho um Firefox Portátil, aquele mesmo distribuído pelo PortableApps, e testei diversos programas para rodar no pendrive, como, p.ex., o GreatNews, leitor de RSS.

    Atualmente, estou buscando um drive virtual para compartilhamento coletivo privado, isto é, aquele em que somente pessoas com senha poderão ter acesso aos arquivos. Você, que usa bastante softwares online, recomenda algum?

    Abraços!

  9. Boa matéria Alexandre, as vezes as pessoas conhecem os serviços online mas não sabe a amplitude de usos e facilidades que ele pode proporcionar. Esse tipo de depoimento mostra como não se desesperar nessas horas em que o PC (ou router, ou modem) falham.

  10. Muito boa essa materia atualmente to guardando todas as fotos mais importantes em email tanbém decho nos dois, pq hoje vc não consegue guarda uma foto por 50 anos em um pc sem ele da um pau e perde os arquivo então é o melhor jeito de guarda é em email se acontecer de perder os arquivos do hd joga tudo do email para um novo hd e se perder os arquivo do email joga do hd para um novo email seila para min é muito util o email para guradar de tudo.
    Dá uma pasadinha no meu blog tanbém http://www.izip.com.br flw pessoal.

  11. Olá Pessoal, UAU, qtos comentários! E devido a conseqüências do problema relatado acima estou com dificuldades de responder, hehehehe! Mas vamos lá:

    Lucas,

    Interessante. Eu tenho muito mais documentos do que isso no Google Docs e nem faço idéia dos emails. Mas diga aí, como vc contou os emails… não seriam conversações?

    Felipe,

    Pois é… cada um tem seu modo de lidar com os arquivos. Vc ainda tem o palm para levar as coisas.

    Silvano,

    Eu sou igual a vc: confio mais no armazenamento virtual do que no HD do meu PC ou em DVDs-R. Além do que acessar tudo de qualquer lugar é um grande vantagem!

    Alexander,

    Sim, o PC é acessório do FF, hehehe!

    Silvinho,

    Notebooks requerem um cuidado extra: se roubados ou perdidos todos seus dados se vão. Vc tem backup, issé ótimo, mas os dados são a parte mais valiosa do seu notebook. Portanto não esqueça de criptografar tudo! Há empresas que não permitem os funcionários de manter dados internos no notebook de trabalho. Tudo precisa ficar on-line por segurança.

    Solon,

    Pensei bem antes de escrever esse texto para tentar não entrar em contradição com o que eu havia defendido anteriormente. Sabia que um escorregão e vc ia pegar, hehehe!

    Concordo que se o arquivo é importante, se faz parte da missão crítica de sua empresa, várias cópias em locais diferentes é o correto. Mas para a maioria das coisas não tão essenciais – ninguém vai morrer se eu não postar no Techbits por alguns dias – a versão on-line de armazenamento é uma “mão na roda” tão boa que compensa qualquer risco.

    Julio,

    O FF portátil é algo muito bom. Com session saver então, é praticamente tudo que preciso. Já perdi tantos dados em HD que não confio neles. Por isso prefiro tudo on-line. Desde então nunca mais perdi nada.

    hotmar,

    Agradeço os elogios! Colocar as coisas on-line para colaborar e comparilhar é a grande vantagem de tudo. É isso que eu acho e faço bastante. Legal que vc use o FF portátil também!

    Pedro,

    Pois é… e a idéia para o post veio exatamente no momento que um hardware que possuo falhou em disponibilizar aquilo que ele deveria fazer. Mas sem traumas, continuo trabalhando ok.

    Andre,

    Sim, o HD sempre falha. E aí temos todo o trabalho de fazer manutenção, cópias, etc… mantendo on-line outras pessoas fazem isso pra mim, ou seja, terceirizo o risco de perder os dados e no geral esse risco é mínimo. Nunca mais precisei fazer backup de emails, documentos, etc… Economiza um tempo precioso!

    Abraços a todos e obrigado pelos comentários!

  12. O melhor mesmo seria se o Firefox rodasse direto da BIOS, sem HD nem nada…

    Essa é a imagem do computador do Futuro, não sei se será o Firefox, mas provavelmente só haverá um navegador como Sistema Operacional.

    Músicas ficarão armazenadas no Mp3 Player.

    Fotos Ficarão na Câmera Digital.

    Tudo vai tomar um dos dois caminhos: ficar online ou ficar portátil. E o pc vai ser somente o carro que você usa pra dirigir nessa nova plataforma.

  13. Fugita,

    com certeza eu não contei, falei aqueles números mostrados no gmail lá em baixo hehe.

    “1 – 50 of 9094 Older › Oldest »”
    “You are currently using 878 MB (31%) of your 2827 MB.”

  14. Manter documentos online é interessante por isso: Portabilidade.
    Mas nunca devemos esquecer que por serem pequenos também podemos perder um pen drive. E depois?

    Acho que o ideal mesmo ´é sempre fazer os backups ;-)

  15. 15. semtex disse em 16 mar 2007 - 15:32

    “Meu PC é acessório do meu modem”, M.A.
    Esta frase já tem uns 10 anos. Naquela época, eu tinha um 486DX 33MHz, um modem 14kbps e pagava R$30 por umas 15h de acesso por mes… Enquanto a maioria dos brasileiros usavam o PC para digitar textos e jogar paciência, já não havia mais sentido para mim ligar meu computador sem discar para meu provedor de acesso!

  16. Ei, semtex!

    Pode me processar! Eu realmente estou usando a sua frase no título deste post, hehehe! Valeu pela inspiração!

    Abraços!

  17. Cara, eu também sou assim. Mantenho tudo online (só não tenho o Portable Firefox).

    Acho que você manter tudo online vai ser o futuro dos computadores. Na empresa em que trabalho nós temos todos os projetos em andamento online, permitindo nós trabalharmos a distancia.

    Acho que esse é o futuro para todas.

    Ótimo artigo!

    Abs
    Vinícius

  18. Vinícius,

    É, muita gente está mudando o modo de tratar os softwares e a informação, mantendo tudo on-line.

    O novo escritório é em casa ou móvel. Não dá pra deixar arquivos em um único lugar, fixo e que necessite presença física para acessar.

    Abraços!

  19. A julgar por alguns comentários, o Firefox é um acessório do Google. 8)

  20. netberto,

    hehehe! no final tudo é acessório do Google. hehe!

    Até!

  21. Realmente, a tendência é cada vez mais mantermos as coisas on-line.

    Eu ainda não consigo… As ferramentas que utilizo no dia a dia ainda não estão disponíveis on-line.

    Já pensou? Um Visual Studio .NET on-line? Um Carbide.c++ on-line? Seria fantástico.

    Abraços,
    Caio Proiete

  22. Olá Caio!

    Sim, nem tudo é substituível ainda. Principalmente para desenvolvedores. Mas para o usuário comum já é possível viver com as ferramentas on-line que encontramos.

    Abraços!

  23. 23. esther disse em 26 mar 2007 - 18:50

    quais são os cuidados q devemos ter
    com o computador??

  24. Esther,

    Essa pergunta é muito genérica. Diria que não abrir emails de desconhecidos e principalmente não clicar em links estranhos. Também não usar o Internet Explorer (use o Firefox).

    Outra dica é não deixar informações pessoais na web e nunca armazenar senhas no seu computador.

    Use um anti-vírus e um firewall (há gratuitos por aí).

    Essas são as linhas gerais.

    Abraços!

  25. Meu único receio é que dêem o golpe do baú que sempre acontece quando algo se torna popular, que é: começar a cobrar, seja pelo fluxo de dados ou pelo acesso.

    Sei que enquanto o Adsense faturar isso não acontece, mesmo porque não tem como escapar da propaganda direcionada nem quando trabalha ou acessa (o orkut aos poucos vai inserindo seus ads…), mas a longo prazo, quando a Google tiver tudo, o que fará? Retroagir e encolher ou consumir tudo em chamas?

    Tenho medo desse dia que se aproxima…

  26. dragus,

    Não acredito que o Google um dia vá cobrar pelos seus serviços. Sempre existirá a alternativa gratuita. E se começarem a cobrar pra valer, mudo para o concorrente.

  27. […] mega sucesso Leopard, Windows Vista ou XP ou mais antigo… Que se dane o sistema operacional, o PC é um acessório do Firefox. Tudo que precisamos é um navegador web, uma janela para as aplicações on-line, um browser […]

  28. Opa, ainda não tinha lido este texto, muito bom mesmo…

    É mais ou menos isso que irá acontecer, o pc será descartável e precisaremos somente de uma janela (Windows não, estou falando do Firefox) para acessar nossos dados que estarão neste mundo etéreo que vem, magicamente, pelo ar e pelas linhas telefônicas.

  29. Tomás,

    Essa é a minha idéia de como eu quero meu PC daqui para frente, hehe! Por isso resolvi usar Ubuntu agora e pra mim nada mudou devido ao Firefox.

  30. […] é o software que você roda nele. E com softwares cada vez mais atrelados à nuvem da internet, a janela do navegador ou os widgets ganham […]

  31. […] que quem apostar nisto agora, ou já tiver apostado num cenário onde você, independente do SO e máquina que estiver utilizando, possa acessar tudo online, estará sempre à frente. Sergey e […]

  32. […] vezes já falei aqui no Techbits sobre softwares on-line e sua vantagem sobre os tradicionais instalados em […]

  33. A tendência é essa mesmo… tudo na “nuvem”… todos os meus documentos importantes estão na nuvem…

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email [email protected]

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email