Minority Report chegou

por Alexandre Fugita

[Apple Starbucks] Quem assistiu ao filme Minority Report deve se lembrar das cenas de propaganda personalizada quando o personagem de Tom Cruise passava próximo aos outdoors. Personalização é uma das tendências quentes da web mostrada no Read Write/ Web. Acabei de assistir ao keynote de ontem do Steve Jobs e, fora as notícias que todo mundo publicou, algo me chamou a atenção mais do que tudo. A Starbucks e a iTunes fizeram um acordo e quando adentrarmos uma loja da rede nos EUA será possível comprar a música ambiente que está tocando no momento e as 10 anteriores através do iPod touch e iPhone. Idéia genial.

Toda vez que vamos a algum evento, lugar, etc… e uma música legal toca ao fundo, ficamos curiosos para saber o nome, o artista, essa informações. Certamente ao chegarmos em casa iremos googlar parte da letra na esperança de descobrir a música. Com essa nova funcionalidade do iPod touch e iPhone as coisas ficaram mais simples. E imagino que a Apple pretenda expandir essa forma de comprar música para mais e mais estabelecimentos/ eventos/ shows, etc. É o Minority Report tornando-se realidade.

Enquanto isso na NBC…

Em mais um movimento típico da indústria-que-teima-em-ficar-no-século-XX, na semana passada ficamos sabendo que a NBC e a Apple não renovaram contrato de venda de séries via iTunes. É possível entender perfeitamente os motivos da NBC de querer aumentar os preços. Seus seriados fazem um tremendo sucesso na loja virtual e portanto caberia um reajuste de preços para melhor ajustar o gráfico oferta e demanda. Mas a Apple disse não. A saída da NBC da iTunes é uma grande perda tanto para os fãs (será mesmo?) quanto para a própria NBC.

Claro, existe toda aquela questão do DRM e do fato de ao comprarmos música na iTunes talvez ficaremos preso a ela para sempre. Mas essa altura do campeonato, na qual a iTunes é a maior vendedora de mídia digital do mundo, e terceira maior vendedora de música dos EUA, é uma idiotice ficar fora dela. Tem gente que prefere a prateleira empoeirada

Comentários do Facebook
10 comentários
  1. A boa verdade é que essa história de Apple e NBC também envolve uma briga de egos. A NBC tem o produto campeão, e a Apple tem o serviço que oferece o tal conteúdo aos clientes. Vamos ver quem ganha.

  2. Faltou lembrar do Microdoft Surface… agora sim estamos no Minority Report…

  3. Thássius,

    Ah, sim. A Apple e a NBC estã medindo forças. Não duvido que fechem um acordo até o final do ano que é quando efetivamente o contrato quebrado agora acaba.

    Jonny,

    É verdade, o Surface. No final nem sei se minha comparação com o Minority Report faz sentido já que o filme trata na verdade de outro assunto: punição apenas pela intenção… Mas lembrei dos painéis de propaganda do filme qdo fiquei sabendo do acordo com a Starbucks…!

    Abraços a vcs!

  4. A Semana na Blogosfera Brasileira – Parte XXIV…

    Mais uma semana passou e mais uma edição da nossa coluna semanal sobre os blogs em português está pronta! Esperamos que gostem! Muito interessante o software, DOSVox, que a UFRJ está desenvolvendo para auxiliar pessoas com deficiências visuais a…

  5. Genial esta estratégia da Apple, certamente eles deverão extender este acordo com a grande maioria dos redutos onde existe concentração de seus potenciais usuários. Veja que sacadas geniais como estas não surgem por epifania, se observar há muito que lojas de departamentos e até a FNAC deixam em evidência o CD com as músicas que estão tocando, e o mesmo se repete por la nas Wallgreens e outras. A sacada foi simplificar o ato de compra, genial!

  6. Se alguém perde nessa história é a NBC. Não vai faltar uma emissora ligada para entrar no lugar pelo mesmo preço. Já a NBC, ao invés de ganhar o que achava pouco, ganhará nada. E eu continuarei assistindo a todos no iTorrent, assim como boa parte da humanidade.

  7. A Sony ericsson tem uma tecnologia parecida com isso…eu acho que é melhor ainda.

    O celular reconhece a música que está tocando no ambiente e se você quiser baixar a musica para o celular eh soh solicitar o envio da música… eu vi essa tecnologia no cel k550i, q quase me fez comprar esse cel soh por causa disso.

  8. Olá, faz tempo que não nos vemos online. Agora eu também vou começar a escrever no blog da Edelman. Enfim, espero conseguir dar conta de tdo. Beijos

  9. Demais seu site, parabéns.

    Abc

  10. Caribé,

    Sim, genial. Como nós mesmos estamos discutindo isso vai se alastrar por vários e vários estabelecimentos/ eventos/ etc. Só que numa FNac vc precisa comprar o CD inteiro. Nesse sistema da Apple só a faixa que interessa.

    j.noronha,

    A NBC perde bastante. Para os telespectadores não muda muito na prática. É só achar outra fonte para os episódios.

    Diego,

    Parece ser uma tecnologia interessante. Acho que tinha visto em um site. Mas tem o complicador de precisar enviar um trecho… e se não reconhecer direito?

    Thiane,

    Tudo bom? Acabo de assinar o blog da Edelman. Boa sorte lá!

    MSPNET,

    De nada! :-)

    Abraços a todos!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email [email protected]

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email