iPhone: Cisco processa Apple

por Alexandre Fugita

[Cisco vs Apple, imagem via Engadget] Dois dias atrás foi lançado o iPhone da Apple. Espanto geral, não só pelo design e funcionalidades prometidas no produto. Esse nome, iPhone, criado pela blogosfera para o lendário celular da Apple, teoricamente não seria usado. Cerca de um mês atrás ficamos sabendo, através do “escândalo” chamado de iPhoneGate que o iPhone era marca registrada da Linksys, divisão da Cisco. Naquela data a Linksys lançou um iPhone sem graça e deixou fãs da Apple com uma pergunta: como se chamará o celular da Apple? Para surpresa geral: iPhone. Aparentemente tudo estava certo entre a Cisco e a Apple, mas agora a empresa da maçã recebe processo pelo uso da marca.

Uso indevido de marca

Em seu blog corporativo, [email protected] Notes, Mark Chandler, SVP e conselheiro da Cisco explica que o processo contra a Apple é por uso indevido da marca, nada a ver com funcionalidade, design, essas coisas. A Cisco detém a marca iPhone desde 2000. A Apple tenta negociar o uso da marca desde 2001. No último ano, segundo o blog, várias vezes a Apple iniciou negociações com a Cisco. Na verdade não se chegou a um acordo formal e portanto ainda a Apple não poderia anunciar o uso da marca iPhone em seu produto, mas estavam próximos disso. Mark Chandler afirma que ficou surpreso e desapontado ao descobrir que Steve Jobs anunciou o iPhone da Apple.

A Apple, durante o keynote, deixou claro que muitas patentes foram feitas por causa do iPhone. Então eles se preocupam com propriedade intelectual. O que aconteceria se alguém lançasse um produto chamado iPod? Com certeza levaria processo da Apple. Não faz muito tempo que a empresa do loop infinito (Apple) quis processar um site por uso do termo “pod”… Um acordo sairá, não tenhamos dúvida disso. Mas agora será bem mais caro.

iPhoneGate

O iPhone da Apple é um dos produtos mais esperados de todos os tempos. No final do ano passado o blog de gadgets Gizmodo publicou em uma quinta-feira: Gizmodo sabe: iPhone será lançado na segunda-feira. E realmente foi. Mas não era iPhone da Apple e sim o da Linksys. A blogosfera caiu em cima do Gizmodo, pois aparentemente, quando o texto original foi escrito, uma das tags era Apple. A notícia teve grandes repercussões, mas depois de algumas horas a tag Apple foi retirada. Esse descuido na entrega da informação causou confusão e queimou parte da credibilidade de tal blog. Agora a tag Apple está lá de novo…

Comentários do Facebook
5 comentários
  1. 1. Ricardo Felipe disse em 11 jan 2007 - 18:23

    Uma bela briga entre Cisco e Apple. Não há dúvidas de que é um pouco desbalanceada, mas a Cisco tem um grande trunfo nas mãos, e isso nem a Apple nem ninguém pode tirár deles.
    Acho que há outro ponto que ainda não foi explorado em vários blogs, que é o preço do brinquedo. aqui no Brasil fica difícil acompanhar esses lançamentos, principalmente da Apple. A nossa sorte é que existem alguns atalhos pra esses maravilhas: as promoções. Perdendo um tempinho, dá pra concorrer na promoção do Cornetto, por exemplo, que tem um Macbook novinho pro vencedor. É só se cadastrar (www.cornetto.com.br), muito fácil. Enquanto não dá pra comprar, por que não tentar?
    Abraço

  2. podem chamar o celular da Apple do nome que quiserem que ele vai continuar sendo um dos maiores sucessos da história… Acho que quem se beneficia com essa briga é a cisco que tem seu nome na midia, portanto ela vai fazer querer criar muita discussão até o lançamento oficial do “celular” da apple!

  3. Olá Ricardo,
    Certamente a briga é boa, mas deverá haver acordo. Aparentemente tudo levava a isso até a Cisco resolver processar. Aqui no Brasil, além de ficar muito caro, acho que não veremos o brinquedinho tão cedo. Até!

    Olá Nando Master!
    Sim, vai ser um dos maiores sucessos da história. Pra mim foi quase que um divisor de águas em termos de usabilidade e funcionalidade. Qdo sair efetivamente daqui a meio ano, o software estará bem ajustado e creio que fará muito sucesso. Até!

  4. Pow vlw amigo! brigadão pela dica!
    Òtimo blog..

    Abraço!

  5. Olá Pedro!

    Ok, agradeço também! Abraços!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email [email protected]

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email