Discutindo o Firefox no Brasil

por Alexandre Fugita

[Firefox] Ontem aconteceu em São Paulo um encontro com a comunidade Mozilla. Esperava mais gente, tinha umas 15 pessoas presentes. Da fundação Mozilla vieram para o Brasil Asa Dotzler e JT Batson. O Asa era o mais comunicativo, falou bastante e intermediou o debate. Comecou explicando todo o tour que fizeram pelo nosso país – o encontro de ontem foi um dos últimos eventos – e queria saber de nós para quê usávamos a web. A platéia era composta basicamente por pessoas tech-savvy, entre eles destacamos o Marco Gomes, do boo-box, Guilherme Felitti do IDG Now! e um pessoal da comunidade Mozilla Brasil. Também presente o Fugita (eu) do Techbits, Meio Bit, etcBit, hehehe!

IE é inseguro, FF é seguro

Uma das coisas que o Asa destacou é a segurança do Firefox. Citou aquele estudo que mostrou que o Internet Explorer ficou exposto a vulnerabilidades por 284 dias em 2006 enquanto que o navegador da raposa teve uma janela de apenas 9 dias. Salientou também que no Brasil o problema pode ser maior ainda pois uma boa parte das cópias do Windows é usada “gratuitamente” (nas palavras dele), o que não dá direito a patchs de segurança. Então a idéia do encontro é estimular o uso do Firefox.

Spread Firefox

O debate foi então para formas de divulgar o Firefox. Eles procuram alguém interessado em ser a base deles aqui no Brasil para promover eventos, divulgação, essas coisas. Mostraram iniciativas feitas nos EUA como o logo do Firefox desenhado em um campo agrícola ou ainda o anúncio de página inteira, no New York Times, com o nome de usuários do browser da raposa. Outra questão debatida foi uma tradução para o “spread Firefox“, mantra usado pela fundação Mozilla para “espalhar” o FF pelos quatro cantos do mundo.

Firefox off-line

Perguntei ao Asa sobre o suporte off-line a aplicações web que o Firefox 3 oferecerá e como isso se compara com o Google Gears e a solução da Adobe. Claro, a resposta dele foi que o Firefox terá o melhor suporte entre todas as opções, mas que há colaboração entre eles. Mas avisou, vai ser a nova guerra que está por vir.

Pra finalizar, uma curiosidade. Não sabia, é provável que alguns de vocês já tenham ouvido falar… Mozilla é uma contração de Mosaic Killer. Para quem não pegou, o Mosaic foi o pai de todos os navegadores web. Não seria esse nome um pouco “evil” para uma fundação que briga com browser da corporação mais “evil” do mundo da tecnologia?

Comentários do Facebook
18 comentários
  1. Eu uso Firefox desde a versão 1.0. E instalei nos computadores da minha mãe e no da minha irmã. “Para usar Internet é só clicar na raposinha, é mais seguro!”. Minha mãe até já falou para amigas que o FF é melhor, especialmente porque ela é péssima com senhas e as armazena, apesar de isso não ser muito recomendado, mas fazer o quê? Ela não lembra das senhas! Façam sua parte, divulguem a causa!

  2. Mas o FireFox não é bom, É MUITOO bom ! Sem comparação com IE, mesmo com o novo, eu ainda prefiro o FF. Melhor mesmo só se eu tivesse net com 1GB, rsrs.

    []s
    http://meublogodeiatargetblank.wordpress.com/

  3. Prefiro o Opera :).

    Fugita, posso estar enganado, mas o Mosaic é a base do Internet Explorer (mais detalhes). Sendo assim, o nome Mozilla teria bastante sentido, já que, quando a fundação surgiu (fevereiro de 1998), o IE já era líder absoluto.

    Posso ter viajado na maionese, mas que faz sentido, isso faz.

    []’s!

  4. Ghedin, o Asa disse também, que mozilla eram os funcionarios, no netscape. (pelo que entendi )

  5. boo!

    Realmente o nome Mosaic é a contração de Mosaic Killer, mas ele não foi criado em 1999, esse nome é de antes do Netscape, foi o primeiro nome dado pelos programadores ao que depois viria a ser o Netscape.

    from Brazil, Marco Gomes
    CTO of the boo-box team
    http://boo-box.com

  6. Que mico, só 15 pessoas? Será que faltou divulgação? Humilhação vai ser se o encontro na Argentina tiver mais gente. :P

    Mas e aí, apareceu alguém pra ser o Spread Firefox – BR?

    P.S. Marcus O Rocha, se usar a senha mestra não tem problema em armazenar as senhas http://br.mozdev.org/firefox/senha-mestra

  7. Eu tenho feito a minha parte na catequisação, ajudei uma amiga a instalar e configurar o Firefox pelo MSN (ela precisa de instruções até para dar um duplo-clique). Ficou feliz da vida.

  8. O Mosaic foi criado em 1993 por Marc Andreesen e Eric Bina (que depois fundaram a Netscape).
    Depois de alguns anos, a netscape liberou o bixo em código aberto (criando a Mozilla).

  9. Fugita,

    Uma forma de divulgar e utilizar melhor o spreadfirefox seria uma forma de monetização para as indicações que os usuários mandam para lá. Hoje, pelo que eu vi, só existe um ranking e pronto. Não incentiva muito.

  10. O nome Mozilla já fazia parte da string de identificação do Netscape, mesmo na época que dominava o mercado.

    A propósito, digite “about:mozilla” no Firefox ;)

  11. Marcos

    Esse é o problema de armazenar as senhas no FF ou qualquer outro navegador. Se vc já não lembra, se o browser der pau, já era. Também recomendo e convenço pessoas a usar o FF, todos os dias!

    filipe

    Sim , o FF é muito melhor. Concordo com vc.

    Ghedin

    Se tá na wikipédia é verdade! :-) Segundo o artigo os IE 1 e 2 eram baseados na tecnologia do Mosaic… Mas depois a MS resolveu criar a sua própria e deu no que deu. Um browser muito ruim.

    Rinaldi

    A fundação Mozilla é uma derivada do Netscape, acho. Ou o contrário, hehehehe!

    Marco

    Legal, valeu por essa info. Mas acho que vc se enganou… vc quis dizer “Mozilla é contração de Mosaic Killer” e não o próprio Mosaic. A menos que o navegador seja suicida, hehehe!

    net

    Não, ninguém quis assumir a responsabilidade. Na verdade teve uma pessoa que pareceu bastante interessada. Mas acho que é uma decisão a ser pensada antes de tomar.

    j.noronha

    Eu também “evangelizo” o uso do FF. E todos gostam!

    Micox

    Legal essa historinha dos bastidores. Eu já não lembro mais como foram as coisas. Só lembro que o Mosaic foi o pai dos browsers web e que o Netscape veio logo depois e dominou o mercado.

    Rafael

    Hum… o Google faz isso para o Firefox através das referências do Adsense. O “core business” da fundação Mozilla não é programa de afiliados. Deixa com o Google.

    Glaydson

    Tô ligado do about:mozilla. Até questionei o Asa e o JT sobre o “branding” do FF. Aqui no Brasil muita gente o chama de Mozilla. Seria melhor chamá-lo de Firefox.

    Abraços a todos!

  12. Olá pessoal, sem dúvida o FF é o melhor dos navegadores existentes até o momento inclusive com uma gama enorme de plugins e add-ons.

  13. O Mosaic tinha morrido bem antes da Mozilla ser tão conhecida (eu acho). :P

    E como ficou o Spread Firefox aqui no Brasil? Algum “elemento” ficou responsável, ou como sempre nada se comentou depois do debate.

    Abracetas

  14. Ornando,

    Sim, por isso é FF é poderoso.

    Tiago,

    Bom, os dois representantes da Mozilla fizerm várias paletras. Pode ser que tenham encontrado alguém nesse mundo de gente. pelo menos fizeram networking e conhecem uma porção de brasileiros interessados em ajudar o FF.

    Abraços a vcs!

  15. Há muito tempo só uso a raposa. As funcionalidades dão de 10X0 no IE.
    Viva a raposa!!

  16. Andréia,

    A raposa não tem comparação! Nem consigo usar o IE mais. Sério! Acho um browser muito primitivo.

  17. 17. Marco Aurélio disse em 14 jul 2007 - 19:10

    Eu trabalhava em um centro de pesquisa em 1993 quando a Internet nem existia fora do meio acadêmico, usei o Mosaic 1.0 na semana em que foi lançado e acompanhei toda esta história como usuário. O que poucos se lembram é que no desenvolvimento do Windows 95 o Bill Gates justificou a falta de um browser afirmando categoricamente que NUNCA ninguém iria querer usar um computador pessoal conectado à Internet, que os usuários queriam aplicações rápidas em computadores PESSOAIS, que a Internet nunca chegaria às residências em condições de atrair este tipo de usuário. Já no lançamento viu a bobagem que havia falado, comprou o código do Mosaic por uma bela grana e incluiu no pacote PLUS!, lançado no final de 1995. Ao mesmo tempo, o criador do Mosaic criou um novo browser, chamado Netscape Mosaic, cujo engine já mostrava o nome Mozilla (Mosaic Killer). O IE era impossível de usar, cheio de bugs, só decolou porque a Netscape ficou sem dinheiro quando o IE passou a vir embutido no Windows 98 (processo que a MS enfrenta até hoje). Hoje uso o FF e instalo por onde passo, no momento estou usando um FF e o Thunderbird Portátil, em um pen-drive. Isso o IE não faz!

  18. Marco Aurélio,

    O Bill Gates já falou tanta besteira em termos de futurismo que isso nos ensina uma coisa: jamais saberemos como as coisas serão daqui 5 anos.

    A MS demorou para acordar para a internet. Depois dominou o mercado e se estagnou. Por isso o IE sempre foi uma droga em termos de browser. Nunca usei o IE como navegador principal. Sempre fui de Netscape e em seguida Mozilla e FF. Com FF nunca mais mudei. E também uso as versões Portáteis dos softwares.

    Abraços!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email