Caiu no Orkut, é peixe

por Alexandre Fugita

[orkurioso] Não sei se tem gente que ainda usa o orkut. Além da exposição exagerada que este site de relacionamento provê, um dos problemas que vejo é em relação aos scraps. É praticamente um mural público da sua vida, com gente sem noção postando coisas que não deveriam aparecer por lá. E no desespero você entra no orkut correndo, a cada 5 minutos, para apagar tais mensagens. Ou fica refém de novos scraps indesejados. Isso é o que imagino que aconteça pois na verdade nunca entrei lá. Descobri um serviço na web que se propõe a monitorar todos (sim, todos) os scraps de seus contatos, incluindo aqueles que foram apagados antes de você ter oportunidade de lê-los. Se o orkut já era um atentado consentido à privacidade, o orkurioso é o fim dos tempos. Vale um orkuticídio.

Orkurioso

A seguir a transcrição do que o orkurioso faz, de acordo com o faq deles: “De hora em hora, o Orkurioso varre sua lista de adicionados, entra no Orkut e grava todos os scraps novos desde a leitura anterior. Os scraps ficam disponíveis para leitura assim que são gravados (não há como ler os scraps enviados antes do momento em que você adiciona alguém). Apenas você pode ler os scraps de quem adicionou.” Pelo que entendi lendo o restante do faq e outras fontes, sua navegação nos scraps alheios é anônima, ou seja, ninguém vai saber. Pode ter gente monitorando todos os seus scraps apagados e você nem imagina… Claro, isso é possível dentro do orkut, mas no orkurioso você tem tudo agregado em um único lugar. Assustador, não?

Polícia Federal, Ministério Público e crimes na internet

Esses são assuntos que já discuti algumas vezes aqui no Techbits. Regra geral, acho que se alguém quer se expor no orkut, sem problemas, tem louco pra tudo. Se alguém quer cometer crimes no orkut, cada um sabe o que faz. Mas se a PF e o MP querem vasculhar a vida de pessoas através do site de relacionamento, sou contra. Defendo antes de tudo a privacidade[bb]. Leia mais em:

Comentários do Facebook
38 comentários
  1. 1. Kátia disse em 4 jan 2007 - 16:20

    Alexandre,

    testei hoje o Orkurioso, mas não está funcionando direito.

  2. Olá Kátia!

    Hum… bom, como acabo de lhe falar na conversa telefônica é possível que isso tenha a ver com mudanças no orkut para evitar que robôs fiquem por lá vasculhando tudo automaticamente. Ou pode ser que esse serviço não exista e eu me f* escrevendo sobre ele sem testar (já que não estou no orkut).

    obs: legal vc ter comentado! pensei que vc não lia meu blog, hehehe!

  3. 3. Eric Moreira disse em 4 jan 2007 - 17:25

    Entendo as suas críticas ao Orkut, mas começar o texto com essa provocação “não sei se tem gente que ainda usa o orkut”, quando se sabe que os brasileiros são os maiores usuários da ferramenta, é de um pedantismo…

  4. Olá Eric!

    Aceito sua crítica, tranqüilamente! Na verdade aquela frase é irônica pois todo mundo sabe, como vc mesmo disse, que os brasileiros são os maiores usuários do orkut. Se ninguém usasse o orkut eu nem escreveria este post.

    Até!

  5. 5. Neto disse em 4 jan 2007 - 18:53

    O propósito inicial do orkut, de encontrar amigos, conhecidos e criar uma rede de contatos é muito bom.
    O grande problema é que em qualquer lugar em que se tem uma liberdade grande (como nesse serviço), existirá o grupo que usa isso de forma sadia e o grupo que usa isso de uma forma, digamos, “controversa”.
    Além disso, sempre vão existir aqueles que tentarão tirar alguma vantagem dos outros.
    Sobre o que frisou, concordo, mas o problema não está no orkut, e sim nas “pessoas que convivem por lá”.

    Abraço.

  6. Olá Neto!

    Bom, a proposta é fantástica. Mas não acredito que o circulo de amizades aumente com o uso do orkut. O que vejo é que sua privacidade fica escancarada, com todo mundo sabendo seu perfil, seus relacionamentos e até suas conversas. É só isso que não gosto lá… por isso nunca entrei. Mas vc, como leitor assíduo deste blog, deve saber que adoro redes sociais.

    Falou!

  7. Eu também uso o orkut e acredito que o mesmo é uma maneira útil de manter aquele contato rápido, já que é difícil por e-mail e nem sempre os colegas estão conectados no msn/icq/etc…
    Já pensei em cancelar várias vezes devido a certos transtornos que me causou, mas sempre penso bem e volto atrás, mas ainda assim acredito que o orkut está ficando com os dias contados devido ao número de spammers e usuários que fazem má utilização chamando a atenção da policia…

  8. 8. Fausto disse em 5 jan 2007 - 16:42

    A questão de postar coisa que não se deve nos scraps é apenas uma questão de bom senso. É lógico que um amigo seu de verdade não vai postar coisas que te façam passar por alguma situação difícil. Já é a segunda vez que volto praquilo, mas a quantidade de parentes e amigos distantes que estão lá me deixam com um pé atrás pra sair definitivamente.

  9. para mim, não existe a opção de sair do Orkut, pois não são poucas as vezes em que preciso recorrer a ele como ferramenta de trabalho. mas fora disso, acho a preocupação com a privacidade um pouco exagerada.

    primeiro, quanto ao perfil, só aparece lá o que você quiser que apareça. existem proteções quanto a quem pode ver certas informações mais pessoais – como MSN, e-mail, orientação sexual, data de nascimento e quetais -, além de que ninguém é obrigado a preencher nenhum destes campos.

    segundo, quanto à questão dos scraps ou testemunhos, também vai da “sensibilidade” de cada um. eu, por exemplo, praticamente só recebo spam e mensagens “públicas” de primos mais jovens pedindo que visitem seus fotologs ou coisa parecida no meu scrapbook. mesmo no caso de serem mensagens mais genuínas, sempre foram algo que não tenho problema algum em tornar público, como amigos de longa data dizendo que viriam para Porto Alegre e pedindo que eu mandasse meu telefone e e-mail para eles (coisa que fiz de maneira privada, obviamente).

    por outro lado, existem as pessoas que parecem não dar a menor bola para este tipo de coisa e escancaram sua vida no Orkut. mas, como outros comentaram antes, o problema não é do Orkut, mas de quem e como o utilizam.

    inclusive, já existe um programinha de longa data que faz a mesma coisa que esse Orkurioso, que é o Scrapboy, que faz os scraps funcionarem como um MSN. só que além de receber avisos de novas mensagens em seu scrapbook como em qualquer IM, também é possível recebê-los quanto ao scrapbook de qualquer pessoa na sua lista de amigos. e mais: sem ser detectado pelo sistema de identificação do Orkut.

    enfim, como tudo, o Orkut é só uma ferramenta, que cabe às pessoas utilizarem como bem entenderem. para mim, é interessante tanto como ferramenta de trabalho como para manter contato com amigos e parentes que vão morar longe, ou que foram colegas muito tempo atrás. e não abro mão de nada da minha privacidade em nome disso.

  10. "Além da exposição exagerada que este site de relacionamento provê, um dos problemas que vejo é em relação aos scraps."

    Isso não é problema do Orkut. Ninguém é obrigado a preencher seu perfil completo ou mesmo verdadeiro. O autor da matéria trata do assunto como se o usuário tivesse que colocar lá todos os seus dados, inclusive os privados, o que nem de longe é verdade.

    Por outro aspecto, o Orkut é sim uma ferramente útil. Comunidades específicas permitem a interação de seus membros como não se conseguiria em outro lugar. Cito como exemplo as comunidades jurídicas, de estudos, trabalho, etc.

    Nunca se deve generalizar.

  11. 11. Kátia disse em 5 jan 2007 - 19:24

    Oi, Alexandre, estou testando o Orkurioso e agora está funcionando.

  12. Olá Tiago!

    Entendo perfeitamente a questão de relacionamentos sociais com amigos que o orkut proporciona. Isso é uma coisa útil da rede, um networking. Mas as desvantagens (exposição de perfil e scraps) superam as vantagens, pelo menos na minha visão.

  13. Fausto!

    Sim, bom senso é o que deveria prevalecer. Amigos e parentes distantes são uma ótima razão para continuar lá. Falou!

  14. Fala Solon!

    Talvez eu seja mesmo exagerado com minhas idéias. Mania de privacidade, de matar tecnologias… hehehe!

    Concordo que o perfil vc coloca apenas o que vc quer. Pra vc ter uma idéia, qdo criei esse blog assinava apenas como Alexandre, sem o sobrenome pq não queria me expor. Amigos fizeram “piada”: esse blog é mesmo seu? hehehe! Criei “coragem” e coloquei o nome quase completo.

    Em relação aos scraps, não faço idéia de como funcione mas já vi gente viciada nisso, pior que MSN. Não acho saudável. Muita gente escancara a vida lá, totalmente sem noção.

    Ouvi falar que existem outras ferramentas de “espionagem”. Acredito como vc que o orkut é uma ferramenta que se auto-regula, assim como todas as redes sociais ou sites que exigem interação entre usuários.

    Falou!

  15. Ely,

    Sim, ninguém é obrigado a nada. Eu omito isso no texto mas também não digo o contrário. A questão que discuto lá é em relação aos scraps, públicos e incontroláveis. Vc pode apagar de tempos em tempos, mas sempre escapa algum com informação indevida.

    Acho que o fato de ser uma rede social é extremamente útil. Sim, valeria a pena, mas como já disse no comentário #6 (se vc estiver no Rec6 precisa ir ao site), adoro redes sociais. Só não gosto da exposição e falta de privacidades exagerada do orkut.

  16. “Em relação aos scraps, não faço idéia de como funcione mas já vi gente viciada nisso, pior que MSN. Não acho saudável. Muita gente escancara a vida lá, totalmente sem noção.”

    conheço gente que faz isso de uma série de maneiras. e conheço gente “viciada” em um monte de coisa igualmente danosa. de novo, o problema não é com a coisa em si, mas com quem e como a utilizam.

  17. Solon!

    É verdade, como sempre, eu discordo de vc e depois concordo, hehehe! É apenas mais um meio… não difere em nada de outros vícios… mas a gente tava falando de privacidade, não? hehehe!

  18. Esse tipo de programa não vai contra os termos de uso do orkut?

  19. Olá Marcus!

    Isso é um tipo de robô que fica vasculhando o orkut. Imagino que eles não gostem… e devem mudar coisas lá para o robô ficar perdido de vez em qdo… Mas logo a funcionalidade é restaurada. Algo assim… se vai contra eu não sei!

  20. Meu Deus… a que ponto chegamos… cometi Orkuticídio em agosto de 2005, e, ao contrário de muitos Orkuticidas, nunca tive a mínima vontade de voltar. Depois desse Orkurioso então…

    É uma pena, no início o Orkut era excelente. E continua sendo. O problema não é o serviço, mas as pessoas que o usam. O que era para ser uma ótima ferramente de integração social se transformou num lugar onde as pessoas podem fazer o que não fariam no “mundo real”, pois acreditam ser protegidas pelo anonimato.

    E a fofoca, o 8º pecado capital, ganhou asas no Orkut.

  21. Oi Bia!

    Eu lembro do seu post comentando o orkuticídio! Hehehe! Tem gente que faz isso só pra se livrar dos malas e volta com outro nome para continuar vasculhando a vida dos outros… conheço vário(a)s!

    Sim, o problema são as pessoas… quero dizer… o comportamento delas em um ambiente de suposto anonimato. Mas isso não existe: caiu no orkut, é peixe.

    Abraços! Legal ver vc por aqui de novo!

  22. 22. cynthia disse em 25 mar 2007 - 02:30

    aonde eu encontro para baixar o orkurioso?

  23. Cynthia,

    o Orkurioso é um site. Vc usa ele na web, não baixa nada. Link? procure no corpo do texto…

    Até!

  24. EU QUERO MEU ORCUTE,SIMPLIS.

  25. 25. catia disse em 21 maio 2007 - 09:31

    Tenho um colega que tem o sobrenome Peixe,mas ele nao tem problemas com o nome, já a sua filha corre o risco de ser chamada de piranha, devido a isso ele nao colocou o sobrenome Peixe que de seu pai, mas colocou de sua mãe que não tinha nada de diferente. Na verdade ele nao conhece ninguem com o mesmo sobrenome que ele, já que seu pai faleceu, e ele nao teve contato com os familiares do mesmo.

    Abraços!!

    Catia

  26. 26. Luiz disse em 10 jun 2007 - 00:14

    Eu me baseio na seguinte igualdade triangular:

    Orkut = Orkurioso = Bosta

    E o seu título está errado. O correto deveria ser: “Caiu no Orkut é tonto”.

  27. Luiz,

    Concordo com a sua igualdade triangular. Tonto mesmo! hehehehe!

  28. 28. Andre disse em 20 ago 2007 - 12:14

    Achei otima a ideia desse site,so que.. n existe pra ler os testemunhos n?! hehehe seria uma novidade e tanto!!!

  29. 29. anne disse em 27 out 2007 - 17:54

    concordo que o orkut possa trazer serios danos a seus usuarios, mais tambem acredito que estes não são tão ingenuos assim, visto que muitos utilizam o orkut como uma verdadeira vitrine pessoal, e ate sobre esse aspecto do orkut q pretendo desenvolver minha monografia.

  30. Andre,

    Não entendi… vc quer que os usuários possam escrever uns para os outros como no orkut?

    Anne,

    Sim, o orkut é vitrine pessoal e ao mesmo tempo escancara a vida pessoal. É algo complicado, sua monografia vai ter assunto pra falar!

    Abraços a vcs!

  31. Entendo sua indignação contra o orkut, mas escrevo de uma rede que não me dá opção de acessar o orkut. O que é proibido é mais gostoso, então vou defendê-lo porq

  32. 32. Maria disse em 17 dez 2007 - 15:51

    Gostaria de saber se ainda não tem como ler os testemunhos que as pessoas nao aceitam…
    elas ficam conversando entre si por testemunho

  33. 33. Bruna disse em 5 jan 2008 - 02:18

    Gostaria de saber se alguem conhece um programa pra ler Depoimentos recusados??? Existe ???

  34. 34. Milla disse em 9 jan 2008 - 10:23

    Por favor me diga se tem como ler os depomentos do orkut
    de um amigo antes mesmo que ele aceite?

  35. meu nome e ueberton procuro faser mutas amisades e conquistar todos……

  36. como esta voce

  37. como foi hoje

  38. 38. ademir disse em 27 abr 2010 - 20:03

    curioso sofre-né?
    até fui lá coferir,e como não me interessa saber da vida dos outros não me propus a ler recados dos outros que talves não deveria estar no meu perfil,mas esse negocio de por e-mail e senha, pronto talves la se foi a privacidade de quem tenta por o orcurioso em pratica.não costumo por senhas em coisas que não sejam as proprias coisas….

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email