Blogs: mídia de credibilidade

por Alexandre Fugita

[Blogosfera] Uma coisa que nós blogueiros sabemos e nossos leitores também sabem é que blogs são uma mídia confiável. Informações por nós divulgadas são tão ou até mais precisas do que as encontradas na chamada mídia tradicional. Nos últimos tempos juntei alguns fatos que podem demonstrar isso na prática. Um dos casos envolve a confirmação do bloqueio do YouTube feita pela Garota Sem Fio, Bia Kunze. Tem também uma matéria que saiu na última revista Veja sobre blogs de adolescentes e ainda a capa da revista SuperInteressante. Há vários outros casos, mas vou analisar somente estes três.

Garota Sem Fio descobre o bloqueio do YouTube

Na manhã do primeiro Domingo de 2007, a blogger Bia Kunze (com ajuda do Cardoso e da CBN Curitiba) divulgou com exclusividade o bloqueio do YouTube pela Brasil Telecom. Neste mesmo momento ela enviou esse material para uma série de empresas de mídia tradicional (leia-se jornais, revistas, portais, TVs), dizendo que já havia confirmado diretamente com a assessoria de imprensa da Brasil Telecom da existência do bloqueio. Somente uma hora depois, segundo a Garota Sem Fio, um grande portal divulgou a mesma notícia e citou como fonte a revista Info, que tinha divulgado com esse mesmo atraso em relação ao blog da curitibana.

Em entrevista ao Leonardo do Blogue Isso!, a Bia Kunze conta todo seu drama. Ao cobrar deste grande portal que a fonte era ela e não a revista Info, recebeu como resposta que ela é apenas uma blogueira e que a revista tem mais credibilidade. O fato é: ela apurou a notícia, antes de todo mundo, e divulgou em primeira mão. Não recebeu os méritos da imprensa tradicional que preferiram citar a Info ou aguardar o pronunciamento oficial da operadora que só ocorreu no dia seguinte.

Melissa patrocina fotologs

As blogueiras Mari Moon, Apê, Maluka e Lolly ganharam patrocínio da fabricante de calçados Melissa em seus blogs. O público delas é adolescente e as tomam como celebridades virtuais e modelos de comportamento. Nada mais natural uma grande empresa patrociná-las. O que no começo era apenas uma brincadeira virou um negócio sério. A confiança que as leitoras destes blogs depositam no que é postado faz delas investimento certo de empresas que querem atingir este público.

SuperInteressante: já li isso em algum lugar

[Super Interessante] Quando vi a capa da revista SuperInteressante deste mês nas bancas, a primeira coisa que pensei: já escrevi exatamente sobre a mesma coisa 4 meses atrás. O título do meu texto era: LOST e o paradigma da distribuição do conteúdo. Virou LOST, e o fim da TV. Passei na livraria mais próxima e folheei a matéria. Mais ou menos fala da mesma coisa tratada aqui no Techbits (e provavelmente em outros blogs) meses atrás. (obs: não estou dizendo que a idéia veio do Techbits, mas que saiu na blogosfera antes do que na revista).

Fora do Brasil os blogs já possuem um status de bastante credibilidade. Aqui a situação é outra… Concluindo: quer ficar sabendo das últimas? Quer saber o que os jornais e revistas da semana que vem estarão falando? Leia blogs.

Leia também:

Comentários do Facebook
28 comentários
  1. Olá Alexandre
    Concordo plenamente com você.
    Houve um caso parecido com o Pessoal do Undergoogle.
    Eles divulgaram em seu blog uma notícia primeira mão. E o pessoal do portal Terra publicou como se fossem eles os responsáveis pela descoberta sem citar o blog.
    E o mais engraçado é que pegaram a fonte de lá.

    Mas isso é a cultura no Brasil? Não sei.
    Infelizmente blogs ainda não são vistos por aqui com toda a credibilidade que deveriam ter.
    Mas sinto que isso em breve irá mudar.
    Sim meu amigo, em breve, em breve…

    Eu particularmente, não troco uma visita a um blog de um consumidor de um produto, antes de checar sobre ele e se vale a pena adquirí-lo.
    Os blogueiros sérios a gente conhece logo.

    Abraços

  2. A partir dos três exemplo, parece-me claro uma coisa…a “credibilidade” dos blogueiros no Brasil só está funcionando em certos nichos e a partir de certas premissas. No caso das meninas, por exemplo, uma conclusão que pode-se pensar é que a Melissa acha que elas possuem “credibilidade” pois blogs são justamente esse tipo de coisa, diários ou fotos da vida cotidiana, sem maiores preocupações…não me parece que a Melissa acha que as meninas são um exemplo de “empreendedoras” (embora sejam em um certo sentido, elas não começaram a blogar ou fotologar com esse objetivo).

    Já no caso da Bia é óbvio que a credibilidade dela foi confirmada (“apenas uma blogueira e que a revista tem mais credibilidade” quer dizer, a meu ver, que eles disseram que ela tem, sim, credibilidade, mas é sempre melhor citar uma fonte com uma credibilidade “maior” ou mais enraizada). Consigo entender o lado do portal, pois como a maioria dos leitores talvez nem saiba o que é um blog, ele não quer se colcoar em uma situação onde terá que explicar, se necessário, porque a blogueira ou blogueiro é uma fonte confiável – acho que esse tipoo de coisa não se explica, se conquista.

    Não vou comentar com relação à Super pois não a vi.

    De qualquer maneira, acho que as duas situações mostram que há avanços no campo da credibilidade, e que a mesma está sendo construída aos poucos (mesmo que de uma forma às vezes esquisita).

  3. Olá Neto!

    Hum Undergoogle. Não fiquei sabendo, que caso seria? Ei, Nando Master (pra quem não sabe, editor do UnderGoogle), conta pra gente, hehehe!

    No Brasil blog ainda é diário. Li outro dia sobre o ranking dos blogs brasileiros na IDGNow (que parece estar fora do ar…) e o repórter o tempo todo chamava-nos de diários virtuais… fala sério…

    Pra mim blogs estão consolidados como fonte de informação confiável. Leio muito mais blogs do que a mídia tradicional atualmente.

    Olá Marcelo Antunes!

    O caso das meninas dos fotologs creio que mostra que empresas estão de olho no seu público alvo e por acaso são “leitoras” de blogs.

    Em relação à Bia, ela tem muita credibilidade na blogosfera e até fora dela já que foi diversas vezes entrevistada por revistas, jornais, TVs, rádios, etc… Mas como vc disse o portal resolveu que ela tem menos credibilidade do que a Info, o que não é, nem de longe, verdade. A Info tem uma qualidade média e está caindo… muitos erros grosseiros de iniciante…

    No caso da SUPER Interessante, apenas ilustrei que o assunto já foi tratado há meses pela blogosfera e que agora caiu na mídia tradicional. Acrescentei até uma observação para dizer que não estou reclamando afonte da matéria, para não ocorrerem mal entendidos.

    Abraços a vcs!

  4. Olá Alexandre!

    Concordo em gênero, número e grau com você! E mais, te dou mais uma evidência experimental dessa tese, basta ler esta entrada!

    []’s

  5. Nada como o tempo, tudo vai mudar, assim como não levavam a serio o google e suas ferramentas de anuncios para grandes empresas, mas esse quadro está mudando, hj em dia é facil ler noticias sobre o google e seus investimentos no brasil. Blog é uma grande potência para todos os assuntos e assim para todos os interessados, uma grande ferramenta para mkt de guerrilha tb na web (como eu acho do orkut tb) ! pra mim, cada prefeitura tinha q ter um blog da sua cidade tratando de assuntos para jovens (AIDS, SEXO E DROGAS por exemplo) … blog é elite, pelo menos pra mim q leio blogs antes de procurar noticias no G1 ou FOLHA.

  6. Olá Alexandre,

    Primeiro obrigado por passar no meu blog!

    Agora sobre o tema … acho que é bem claro que os blogs ainda não ganharam credibilidade porquê aqui ainda são vistos como os diários virtuais citados por você.

    E isso não é tanta bobagem não, pois eu mesmo há algum tempo atrás tinha esse preconceito com relação a Blogs. Não conhecia essa blogosfera cheia de gente bacana e informações boas.

    A gente tem que perceber também que uma parcela muito pequena da população acessa Blogs e os vê como fonte de informação confiável, pois apesar de serem, há sempre aqueles que mancham a reputação.

    É difícil você dar crédito para alguém que não é formado em jornalismo ou sobre o que escreve em específico.

    Se esse quadro vai mudar? Não sei se sou tão otimista. Talvez não mude, mas mesmo assim os blogs já tem um bom público e continuarão existindo.

  7. Eu acho que os usuários de internet no Brasil estão perdidos no entretenimento. A mídia apoia isso, pois querem que a internet seja associada somente ao entretenimento.

    Assim, a impressão que fica para a massa, é que informação tem na TV e diversão no computador.

    Por que voce acha que só o que faz sucesso na internet por aqui é entretenimento?

  8. Sergio,

    Legal, na verdade isso é uma coisa que nós blogueiros sabemos há tempos… Vou colocar esse link lá no texto.

    Diego,

    Sim, o tempo mudará as coisas. Assim como vc hoje encontro mais informação útil em blogs do que na mídia tradicional.

    Tonobohn,

    Também agradeço a visita e o comentário. Já faz um bom tempo que acompanho novidades por blogs. Antes ficava restrito ao estrangeiros mas agora leio muitos blogs brasileiros e há ótimos por aí. Qdo falamos de blogs as pessoas pensam em diários virtuais tanto é que sempre que conto isso para alguém, brinco com este estigma, hehehe! A vantagem dos blogs em relação à mídia é que em geral o blogueiro faz aquilo com paixão, enquanto que os jornalistas encaram como trabalho chato do dia a dia. Isso transforma a informação dos blogs em algo especial. Fora, é claro, a possibilidade de interação proporcionada pelos comentários.

    Lucas,

    Vixe… informação na TV? Ô loco… que emissora vc assiste? hehehehe! Assim como vc, pra mim a internet é a maior biblioteca de informações do mundo, e melhor, em tempo real!

    Acho que o entretenimento tem sua parte na internet. Mas a informação é o cerne da web.

    Abraços a todos!

  9. Isso é verdade. Temos que tomar consciência da credibilidade blogueira, uma vez que podemos ter em primeira mãos notícias valiosissímas.

  10. Achei demagogo seu post.
    Alguns blogs são midia de credibilidade, a grande maioria, diria 98% não é.

    Mas concordo com a negligencia dos portais, que insistem em não linkar.
    abraços,

  11. Muito bom Alexandre concordo plenamente, e isso vem acontecendo frequntemente assuntos da blogosfera viram notícia. Algumas revistas semanais já até citaram algumas matérias e a credibilidade vem naturalmente. Tudo isso acontece pela boa interrelação e dinamismo dos blogs é isso que está acontecendo aqui, não duvide que este post vire matéria de algum portal ou revista daqui a uma semana. Abração…

  12. […] recente do Techbits entitulado “Blogs: mídia e credibilidade“, escrito pelo Alexandre Fujita, suscita um debate pertinente: por que os blogs não tem […]

  13. […] lendo um post do Techbits falando sobre Blogs, mídia de credibilidade (olha o link duplo aí gente, veja no Lucas Castro qual sua importância), esta […]

  14. Erik,

    Exato, foi essa mensagem que quis passar. Blogs mostram notícias e matérias às vezes bem antes da “mídia tradicional”. Por isso confio neles, hehehe!

    Diego,

    Sim, há blogs e blogs. Mas os 2% que possuem alguma credibilidade são aqueles que realmente valem a pena ler e, com certeza leio ou lerei. Os grandes portais não costumam linkar, provavelmente pq não querem que seus visitantes vão embora.

    Silvano,

    Os blogs são um mundo à parte. Nós nos citamos mutuamente. Espero que essa visão de credibilidade dos blogs cresçam mais com o tempo e se transformem em fonte primária de consulta pra muita gente.

    Abraços a todos!

  15. Olá Alexandre!
    Li nos feeds do bloglines a notícia sobre o Undergoogle (não tenho mais o link)
    Mas o próprio Nandomaster pode falar sobre isso.
    ok

    Abraços

  16. Neto,

    Vou mandar um email pra ele. Esses dias foram tão corridos que não tive tempo nem de respirar.

    Falou!

  17. 17. Neto disse em 5 fev 2007 - 19:48

    Olá Alexandre!
    Neste link diz algo.
    http://undergoogle.com/blog/2006/12/segunda-vez-que-vamos-parar-no-terra.html
    Mas acho que me confundi um pouco. O Terra somente não linkou o pessoal do Undergoogle.
    Acho que não foi uma usurpação.
    De qualquer maneira, o Nando pode dizer mais sobre isso.

    Abraços

  18. Isso vai mudar logo, deixa comigo :)

  19. Citar blog para mídia nacional é um sacrilégio! O jornalista Olavo de Carvalho teve um artigo censurado no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, por referenciar um blog sobre a ligação do presidente Lula com as Farc, Castro, Evo e Chavez e seu comprometimento com a revolução socialista na América Latina. O diretor da redação, Marcelo Rech, alegou que a referência a um blog “feria o código de ética do jornal”. Ora, o fato é amplamente documentando não só em blogs, mas também em artigos e livros. Quem falta com a ética é unicamente este jornaleco que prefere esconder a verdade a confiar em fontes honestas, como muitos blogs.

  20. Neto,

    Legal, tinha visto isso. Acho que na verdade esses portais não sabem o que é link. Não adianta, não colocam.

    Bia,
    Hehehe! Vixe, fiquei com medo.

    Semtex,
    O caso parece político e a censura do artigo pode ter a ver com política e não necessariamente com a possível credibilidade do blog. Sei lá, por envolver esse assunto há sempre viés que nos impede de certificar se não há influência política. Certamente blogs são fontes de credibilidade e provavelmente honestas. Só acho que essa influência política neste caso pode realmente contribuir para algum viés.

    Abraços a todos!

  21. Qual o papel de um Portal de Informação?…

    O Alexandre Fugita, do Techbits, já tinha levantado a bola sobre a credibilidade dos blogues, de como os blogues estão, quase sempre, à frente da chamada grande imprensa e etc…

    A despeito disto eu acho que queimei minha língua ao afirmar que n…

  22. Olá Alexandre no meu ponto de vista o número de flogs e simples diários virtuais ainda supera e muito o de blogueiros sérios.

    Esse é o grande problema que coloca a nossa credibilidade em jogo. A imagem já está impregnada na mente das pessoas.

    Difícil é convencê-los do contrário.

  23. Issamu,

    É verdade. Eu mesmo citei 4 fotologs que nunca tinha visto na vida e só descobri por causa da Melissa. E, falando sério, o conteúdo deles não é lá seu forte…

    Como vc mesmo disse, muitos blogs/ fotologs/ etc acabam criando uma imagem ruim para os que levam isso a sério. Qdo falo que tenho um blog, preciso explicar que não é um diário, mas isso depois que já me olharam torto, hehehehe! Eu me divirto! Depois qdo entram e começam a ler entendem que o negócio é sério, hehehehe!

    Abraços!

  24. […] Blogs: mídia de credibilidade […]

  25. Puxa, tenho que acompanhar mais os comentários da blogosfera. Agora que fui ver, fazendo algumas buscas no Google que estavam falando do Undergoogle aqui! Sim, Sim, eu leio Feeds, mas comentários nem sempre dá tempo!

    Bem, o Caso do Terra: Uma amiga reportou o defeito na imagem do MSN, não perdi a oportunidade, já que ela havia mandado pro KibeLoco e ele não deu a mínima pra imagem. Postei e em pouco tempo muita gente falou da notícia. Até que um amigo avisou, via celular, que a imagem estava na home do Terra. Um orgulho mesmo! Eles até falaram da gente, porém faltou link direto pro Site. É da filosofia dele, não likar nada na notícia, uma pena, já que eles devem ter medo de ajudar no pagerank dos outros. Eles não devem conhecer o “nofolow”. Bem, foi a segunda vez que fomos parar lá, e pela segunda vez fomos bombardeados por buscas vindas do Google, já que o pessoal sabia o nome do blog, só não sabia o endereço correto.

    Acho sacanagem. Eles leem feeds de vários blogs nacionais, mas acabam não dando credibilidade aos mesmos, uma pena mesmo, já que muitas vezes as noticias saem fresquinhas por aqui!

  26. Nando,

    hehehe! Eu ia lhe mandar um email mas acabei esquecendo, hehehe, perguntando sobre o caso citado nos comentários.

    Sim, acho que deveriam linkar. O medo não é aumentar o pagerank e sim direcionar o leitor pra outro lugar. Eles querem mantê-los presos sob seus domínios. Ainda bem que existe o Google, ufa!

    Acredito também que a mídia tradicional nos leia bastante, mas dificilmente cita.

    Abraços!

  27. MundoMax: novo anunciante do Techbits…

    Hoje entrou no ar um anunciante fixo aqui no Techbits. Trata-se da loja virtual MundoMax.com.br que está com um banner na parte superior direita do site. A loja vende uma gama variada de produtos que abrange informática, telefonia, segurança, áudio…

  28. […] Blogs, mídia de credibilidade. […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email