O chip nos carros e a privacidade

por Alexandre Fugita

[O Grande Irmão está te olhando...] Foi aprovado essa semana pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) a instalação de chips eletrônicos (acho que um RFID) em toda frota de veículos automotores do Brasil. O objetivo é facilitar a fiscalização localizando veículos irregulares ou ainda prevenir roubos e ajudar na localização de veículos e cargas roubadas. São Paulo quis sair na frente e já anunciou a implantação do sistema dentro de dois anos. A tecnologia é muito legal mas, na medida que todo carro possa ser localizado a qualquer momento, como fica a privacidade?

Identificação na internet vs. Identificação dos carros

Talvez seja só eu (não, acabo de descobri que o Solon tem uma visão parecida…), mas para mim essa resolução de que os carros devem ser rastreáveis é igualzinha àquela outra proposta de identificar todo mundo na internet. A multidão esperneou pela blogosfera, grandes portais da internet fizeram campanha contra e o projeto de lei sobre a internet foi adiado. Agora querem chipar todos os carros e colocar antenas espalhadas pelas ruas, avenidas e estradas. Você foi para aquele bairro? Está registrado. Foi viajar no fim de semana? Sabem onde você está. Não duvido que em breve surjam empresas oferecendo serviço de visualização da posição do carro pela web.

Entendo que deve facilitar a fiscalização. Carros com IPVA vencido serão flagrados. Veículos roubados serão rastreados. Mas não é só tirar a tag eletrônica? Claro, se você tirar está comentendo uma infração e poderá ser parado pela fiscalização. Que fiscalização? Se já não existem recursos humanos para fiscalizar as ruas de hoje, imagina se existirão guardas suficientes para parar todos os carros sem o chip identificador. Tudo ficará como antes mas o governo terá gasto milhões em infraestrutura.

Tecnologia e privacidade

A privacidade é importante? Muita gente acha que não. A tecnologia avança e cria novos meios de rastrear, catalogar, guardar informações infinitas sobre tudo e sobre todos. Hoje é impossível não constar em algum banco de dados que pode analisar o seu perfil. Se você possui cartão do banco, toda compra cria seu histórico de uso. Se você já usou o Google, todas suas buscas estão atreladas a um perfil, mesmo que você nunca tenha se cadastrado em qualquer serviço deles. Eles sabem quem é você, o que procura, o que quer, o que faz. Tudo, tudo mesmo. No final das contas todos nos acostumamos e privacidade[bb] passará a ser uma palavra antiga do dicionário que as gerações futuras não saberão o significado.

Comentários do Facebook
65 comentários
  1. Nos dias de hoje é bem complicado falar em privacidade, principalmente na internet. Essa medida dos carros é mais uma tentativa de exterminá-la de vez. Não acho que devams pagar um preço tão alto pela segurança, a menos que seja um cadastro voluntário (coisa que acho inviável). Às vezes eu tenho medo do Google, eles sabem muito mais sobre mim do que meus pais.

    Abraço.

  2. Acho que vc está sendo muito pessimista!

    Já que está tão conformado com a nossa falta de privacidade, um chip no carro não vai mudar muito coisa não?

  3. Olá Aldemir!

    É verdade, é complicado falar de privacidade na internet. Mas existem meios de se evitar a exposição total e costumo seguir essas regras. Mas afinal, que diabos estou falando? Tenho um blog = exposição…

    O Google tbém me preocupa. Há assuntos que simplesmente eu não procuro nele.

  4. Olá Rafael Gomes!

    Não estou conformado com a falta de privacidade. Estou alertando para a falta dela e lutando para que não seja algo banalizado no futuro. Mas creio que a conformação com as coisas sempre acaba atingido as pessoas e por conseqüência talvez eu.

    Chip pra cá, chip pra lá… já existe passaporte com RFID. Qdo inventarem o documento de identidade com RFID vou comprar uma carteira de chumbo. Hehe!

  5. 5. Fabio Passos disse em 24 nov 2006 - 12:08

    Meus caros
    Os milhares de radares espalhados pela cidade eram para salvar vidas de pedestres inocentes, e hoje são uma fonte milhonária de renda para o governo, e só isso. A CPMF era provisória e pra financiar a saúde, nada disso ocorreu. Vcs acham que o chip dos carros é pra quê ? Pra manter na rédea curta os não pagadores de tributos. Outra questão importante: as seguradoras. Elas darão desconto para carros chipados por darem maior chance de encontrar o veículo roubado ? Ou não seria Lobby das seguradoras para diminuir os riscos de perdas desse gigantes sugadores do nosso dinheiro ? Vale a pena apurar isso !! Assim como se levantou a hipótese das empresas certificadoras digitais faturarem uma grana preta com a tal identificação da internet. Já pensaram qdo vcs preenchem o perfil da seguradora dizendo que só usa o carro no fim de semana e eles descobirem pelo chip que vc usa ele todo dia ? Se te roubarem, não vão te pagar, simples assim !!

  6. Olá Fábio!

    Acabei não discutindo as questões que vc levantou pois a minha preocupação era com a privacidade das pessoas. Mas o seu comentário e meu post se complementam na medida em que são formas de controlar a vida das pessoas.

    Sou uma pessoa que adora a tecnologia, mas sempre estou com um pé atrás de “grandes inovações”. Muita coisa é vendida de forma bonita mas nem sempre é isso que encontramos debaixo do capô. Essa história do chip nos carros é uma delas.

    Até!

  7. Vcs nunca tiveram seus carros roubados não?
    Acho uma boa idéia os chips no carro, pois vai facilitar muito a fiscalização e a localização do veículo.
    Hoje em dia se vc procurar o seu carro e ele não esta mais onde vc o deixou, pode esquecer, pois a policia mesmo que tente não tem estrutura para ficar procurando quem foi que o levou e para onde.
    Acho sim que com a diminuição drástica dos roubos os consumidores poderão exigir uma redução dos seguros, se ela será igual a redução das indenizações que os seguros iriam pagar, duvido muito.
    Acho também que o maior problema poderá ser posterior, pois uma vez que as antenas sabem onde o carro esta o sistema poderia facilmente calcular a velocidade deste, verificar se ele passou no sinal vermelho, …. até ai nenhum problema se a nossa legislação fosse decente, pois atualmente o pessoal só reduz a velocidade para a correta quando chega perto dos radares, já que a velocidade máx. é sempre muito conservadora, e controlar se o carro passou no sinal vermelho é com certeza importante, mas não as 3 da manha sem movimento nenhum no sentido contrário.
    Ou seja esse assunto ainda vai longe.

  8. Olá Risel!

    Aqui no Brasil não ter o carro roubado, de duas uma: ou você não tem carro, ou você anda a pé… Não sei como é aí na Alemanha.

    Um ladrão ao levar o carro vai arrancar a tag eletrônica. Pode inclusive substituir por outra clonada para fingir que o carro está identificável eletronicamente. Neste meio tempo, até alguém descobrir algo o carro já foi desmontado e não será localizado.

    Como vc mesmo disse a polícia não tem estrutura para procurar um carro roubado. Então concluo que também não terá como fiscalizar em tempo real quem está sem a tag. Vai aparecer na foto do radar, mas essa informação só será processada posteriormente.

    No final a única diferença é que nós, cidadãos acima de qualquer suspeita, seremos localizáveis de forma obrigatória. E o Grande Irmão agradece.

  9. 9. Neto disse em 25 nov 2006 - 14:42

    Olá Alexandre!
    Tudo indica que estamos caminhando para o fim da privacidade.
    Só falta agora anunciarem que vão colocar chips RFID em seres humanos.

    Abraços, amigo!
    Bom post!

  10. Olá Neto!

    É disso que eu tenho medo, hehe! E tem gente que vai achar ótimo…

    Até!

  11. Esse chip viola 2 coisas, nossa privacidade
    e um bem particular “nossos veiculos”

    É um absurdo o governo se achar no direito de colocar a “FORÇA” algo dentro do meu carro, pra piorar isso que vão colocar é pra me monitorar.
    Adeus privacidade!!!!!!!!!!!!!

    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24001615

    Ajude a divulgar essa noticia pois muitas pessoas ainda nao tem noção da gravidade de tal atitude…

  12. […] Lei mais em: Techbits, Caveat Emptor […]

  13. 13. Citação de Techbits em 28 nov 2006 - 12:16

    O Orkut, a Polícia Federal e a privacidade…

    Uma notícia que me chamou atenção é que a Polícia Federal ganhou acesso especial ao Orkut. Agora eles podem rastrear IPs, tirar comunidades do ar, enfim, rastrear as pessoas. Os que me conhecem pessoalmente sabem que eu sou nada fã do Orkut. Semp…

  14. Olá, nada está me espantando, pois sabemo de que o Mundo corre atrás de Paz e Segurança…Como podemos ver da segurança estamos cada vez mais próximos, claro com a ajuda dos chips.
    Com a intalação dos chip em nossos carros mais tranquilos ficamos, em vários quisitos, e não vejo a hora chegar deste chip ser então implantado nos seres humanos. Quem diria que a duas semanas atrás se falaria que é obrigatório o chip no carros, e não será diferenta qdo. vira uma ordem semelhante a ésta da noite para o dia dizendo-nos: Todo ser vivente deverá ter implantado juntamente ao seu corpo (mão direita ou na testa) um chip de identificação, pois sem o qual, não mais poderá comprar-vender-comercializar quaisquer produto e mais, por não concordar de imediato será considerado como um terrorísta pois esta indo de contra com uma ordem mundial e governamental…

  15. Olá César!

    Bom, no momento que seu carro for “chipado”, adeus privacidade. Será possível saber por onde passou, que horas, etc, etc, etc… Só esse fato não compensa a suposta segurança que o chip aparentemente dá. Pq? Fácil: ladrão não tá nem aí… vai arrancar o chip. Pronto, tudo voltou ao normal, exceto pelo fato de que vc poderá ser localizado no uso normal de seu carro.

  16. 16. Cris disse em 12 dez 2006 - 16:14

    Eh o seguinte, se isso for realmente eficiente para localizar infratores e carros roubados, beleza vai ser um grande avanço para o Brasil !!!! mais se for soh para fazer multas e aumentar o cofre do governo e com o dinheiro arrecadado eles nao fazerem nada, realmente aki eh Brasil, o paizinho de terceiro mundo

    espero q seja a primeira opcao !

  17. Olá Cris!

    Bom, eu acho que um ladrão de carros vai simplesmente tirar a tag eletrônica e pronto: não poderá mais ser localizado… E não será parado pela fiscalização pois essa praticamente não existe… Os roubos vão continua…

    Um cidadão comum não irá tirar a tag com medo da fiscalização que não existe… e será localizável…

  18. 18. andre de azevedo disse em 24 dez 2006 - 18:45

    Eu queria ver um desses caras que deve ter ficado uma noite inteira acordado imaginando uma maneira de fuder o bolso do contribuinte, gastasse o mesmo tempo criando algo de util, como ter um serviço medico publico exemplar e colegios e faculdades publicas funcionado perfeitamente…isso sim é foda de resolver..mas roubar dinheiro do cidadao para fazer mensaloes é muito mais facil…camabada de filha da puta…tem que morrer tudo de cancer…..

  19. Olá André!

    Como sempre essas leis que inventam é lobby de alguma empresa. Por isso passam e são aprovadas. Como empresa nenhuma tem interesse em melhorar a saúde pública (todas têm esse interesse, mas ninguém quer bancar), não há lobby e o projeto, se é que existe, fica na gaveta.

  20. 20. Floriano disse em 11 jan 2007 - 16:55

    Senhores e Senhoras,
    Vamos começar pelo começo.Gostaria de saber o grau de conhecimento tecnologico ou saber quem foi o cidadão que colocou na cabeça das autoridades que esse chip vai rastrear todos os veiculos da frota nacional.Muito bem vou dizer o meu ponto de vista em relação a isso.Esse CHIP não veio para resolver o real problema (se é que vai vir),lembram a caixinha de primeiros socorros? o tal curso para renovação da carteira de habilitação mais antiga? no final das contas se reverteu apenas para arrecadação e favorecimento claro de alguns.Ninguem sera monitorado em tempo real ou seja ao passar pelas antenas esse sinal vai ser enviado a uma repetidora e posteriormente a uma central onde vai armazenar olha o zezinho passou por la no dia tal e hora tal.Mas tecnologia para saber se voce esta sendo sequestrado e seu carro esta indo exatamente pela marginal tiete altura do numero tal exatamente para poder te seguir com helicopteros,viaturas e homens de elite fortemente armados para te defender esqueçam isso é coisa de filme americano ou de alguem que possa pagar pela tecnologia de chip implantado nas pessoas tipo autoridades Presidentes e por ai afora.O que interessa realmente é que quando voce passa por um lugar fica registrado e esta com impostos atrasados (IPVA) poderiam digo poderiam começar uma onda de multas por trafegar com documentos atrasados (mas claro que o nosso Judiciario esta la para conter abusos na Legislação) .Mas me digam multar e não aprender o veiculo pois se esta rodando passou pela antena alguem vai sair com uma moto toda equipada tipo do seriado CHIPS americano lembram??? para poder prender seu veiculo em desacordo da LEI???.Muito bem não estou fazendo nenhuma apologia contra a LEI apenas sou mais um cidadão que entendeu que o custo desse CHIP vai ser retirado das arrecadações das multas e com isso claro vai custar alguns milhões ou melhor mais alguns milhões jogados fora que vão acabar no esquecimento de todos nós brasileiros.
    Apenas mais uma observação foi divulgado que a instalação sera feita no licenciamento,pelo que me lembro o licenciamento foi facilitado a algun tempo tipo caixa eletronico,poupatempo e etc não precisando mais levar o veiculo para aquelas plaquetinhas jurassicas.
    Um abraço a todos

  21. Olá Floriano!

    Sim, o chip não vai monitorar em tempo real a posição dos veículos. Mas dará uma idéia dos locais que foram visitados por ele. E como isso fere totalmente a privacidade do cidadão, defendo que não se deva instalar chip em carro algum.

    E não melhorará a aplicação da lei pois se o carro estiver irregular é melhor arrancar o chip e assim não será mais identificado nas antenas e não saberão que ele está irregular. E, claro, nenhuma fiscalização irá parar esse carro irregular pois se hoje já não existe fiscalização, com certeza isso não mudará.

    O finaciamento do sistema será pelo dinheiro público o que será um desperdício de recursos que poderiam ser usados de outra forma.

    Abraço!

  22. 22. rick disse em 20 jan 2007 - 11:25

    ATENÇÃO: Comentário editado!: o comentário abaixo é original do site Portal Anjo, de autoria de Luciana Gulla e o título é Chip, ao alcance da sua mão!. Foi publicado aqui na íntegra pelo autor deste comentário mas, pela primeira vez no Techbits sou obrigado a cortar, mantendo somente o primeiro parágrafo, devido a possíveis problemas com direitos autorais.

    09.05.2006 – Há tempos, a idéia do implante dos marca-passos causava taquicardia somente em se pensar… Hoje, no desenrolar deste novo século, nos deparamos com o monitoramento dos minúsculos bio-chips os quais têm uma capacidade muito além de conter informações.

    (…)

    Leia o texto original em: Chip, ao alcance da sua mão!

  23. Olá Rick!

    Agradeço a visita e o comentário. Mas infelizmente tive que editá-lo, não pelo tamanho, mas pelo fato de ser um texto original de outro site. Como não havia referências à autorização da publicação deste texto e/ou link para o original, mantive somente o primeiro parágrafo. Espero que compreenda.

  24. Sorria! Você está sendo rastreado…….

    Por GPS é possivel localizar “alvos” em qualquer lugar do planeta, a qualquer hora. Acompanhado de uma carinha amarela, sempre tem uma mensagem bem emocionante: “Sorria. Você está sendo filmado.” A partir deste momento tudo passa a ser monitora…

  25. 25. jose roberto isoppo disse em 9 mar 2007 - 18:16

    senssacional tua ideia,porque nao colocar este mesmo rastreador em caixas eletronicos bancarios acabaria o roubo.

  26. José,

    Exato. Não funciona!

    Falou!

  27. O Projeto da Besta
    http://www.portalanjo.com/plenitude/marcadabesta666.htm

  28. o cria saber o que um caro chipado

  29. o que e um caro chipado?

  30. o que e um carro xipado

  31. nuno,

    Carro chipado é um carro que tem um dispositivo que consegue rastreá-lo por onde anda… Coisa boa não é!

  32. 32. Evandro disse em 5 out 2007 - 11:48

    Odiei a idéia dos chips……
    nenhuma segurança afinal é facil de burlar…..e muito controle……
    só pra nós, “manés”(leia-se cidadãos) de bem……

  33. Meus amigos isso ai não não é nada ,logo o sistema estará na mãos das pessoas ou na testa ,isso nada mais é que o sinal da besta ,cuidado a justiça de Deus tarda mais não falha ,o chip nos carros é apenas um sinal dos finais dos tempo ,fiquem todos com Deus !

  34. Evandro,

    Os chips são ruins pelo fato de invadirem a privacidade. Se é pra pegar ladrão, como vc mesmo disse, é fácil burlar. O ladrão simplesmente arranca o chip do carro e pronto.

    andre,

    Hehehe! Que trágico! Se um dia quiserem colocar um chip RFID em mim, prefiro fugir a ser rastreável 24/7!

    Abraços a vcs!

  35. 35. marcelo silverio disse em 11 nov 2007 - 08:54

    Acho que ja somos palhacos pois tudo que o governo inventa nada e seguido logo este chip tambem nao funcionara e so coisa de momento , alguem se lembra do kit primeiros socorros me responda uma coisa alguem tem este kit no carro? nao ne ! as viseiras dos motoqueiros vc ja viu algum motoqueiro usando viseira , ate os policiais que usam motos nunca vi nenhum usando
    entao este chip e so coisa de momento , nada funciona aqui no brasil a aproveitando o embalo dia 15de novembro tara uma manifestacao em curitiba nariz de palhaço onde as pessoas sercularao com um nariz de palhaço nnas ruas nos carros etc se vc tiver um nariz de palhaco em casa ou compre um nao custa mais que 1.99 coloque pelo menos enquanto estiver dentro do carro indo pra casa vc vera que vai ter muitas pessoas na rua com seus , manifestacao pascifica celoctba@hotmail.com

  36. Marcelo,

    Esse chip será sim instalado, infelizmente. O que eu acho que não vai funcionar é que não diminuirá roubos de carros como prometem, essas coisas.

    O meu medo mesmo é a privacidade, que será duramente agredida com esse chip nos carros.

  37. 37. WASHINGTON disse em 19 dez 2007 - 09:14

    Com certeza a palavra do Senhor está quase se cumprindo. Essa historia de “chips” já é um sinal que o arrebatamento da igreja ja está para se cumprir. Porque aqueles que tiverem esse sinal em suas mãos nao vai mais poder comprar ou vender. Isso é muito triste porque a população está aceitando isso de boa. Meus caros amigos vamos nos unir é pegar a nossa fé em Cristo Jesus. Porque a sua volta ja está bem próxima do que imaginamos. Quer dizer entao que os “chips” estão entrando devagarinho e logo…logo vai estar propondo para as pessoas usarem tambem. Um grnde abraço a todos e fiquem todos alertas porque a volta de Cristo já está próxima!

  38. 38. Roger dos Santos disse em 5 jan 2008 - 01:39

    Meus caros amigos, é claro que não tem nada a ver com controle de multas ou ipva etc, é tudo para o controle da população, pelo amor de deus, nunca leram Orwel? 1984? Eu não vou colocar chip no meu carro mas de jeito nenhum, se for comprar um novo vou arrancar na saida da concessionária, se me prenderem eu processo pois o chip fere a constituição. Como um colega religioso comentou, é difícil ver isso e não pensar no famoso capitulo 13, uma adaptação livre: “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um chip no para-brisa, para que ninguém possa circular em via pública, senão aquele que tiver o chip.” Quem se liga em teorias da conspiração e acompanha a movimentação nos EUA sabe do mesmo chip RFID que os americanos estão implantando em pessoas, esse sistema dos carros é só o começo, eles vão encher as ruas de antenas e quando a hora chegar eles irão implantar chips nas pessoas (a tecnologia é a mesma, as antenas devem ser também), “vendendo” a tecnologia dizendo que é para a segurança dos seus filhos em caso de sequestro ou se percam (essa ja tem no brasil e andam usando por ai) dizendo que é para guardar o histórico médico em caso de acidente (essa é boa, o tio sam está usando o e tem gente que acredita ainda) dizendo que é para rastrar bandidos (para falar a verdade já aprovaram rastreamento de presos do semi-aberto) dai já viram, BIG BROTHER IS WATCHING YOU!! Não assisto mais a programação do ministério da verdade (rede globo e etc), mas aposto que já devem estar enfiando na cabeçinha dos brasileiros os “benefícios” do chip, e varios devem estar fascinados “nossa se roubarem meu carro a policia vai saber aonde está, e de graça!” como um colega falou, os bandidos vão arrancar o chip ou colocar um clonado e dai? de que adianta chip? Está tudo muito claro para mim, peço para os colegas que descubram quem está fazendo lobby para essa tecnologia e qual empresa vai controlar o dito “rastreamento” para que possa ser feita uma investigação mais profunda dos elementos envolvidos e seus reais propósitos .

  39. 39. Roger dos Santos disse em 5 jan 2008 - 01:49

    Outra coisa, saiu a notícia esses dias que as placas de automóveis e motos serão padronizadas com uma certa fonte, pra que? Para que não haja problema de leitura dos radares, e também para que o novo sistema de reconhecimento de placas por câmeras possa ser efetivo em toda frota brasileira, abram seus olhos, está acontecendo nesse exato momento, eles vão lhe rastrear aonde quer que você vá, o direito de privacidade foi pro espaço e as pessoas estão aceitando numa boa.

  40. 40. Bismarck Junior disse em 25 jan 2008 - 21:47

    Todos nos brasileiros temos o direito de aceitar ou não,so o que está acontecendo é nos obrigando a usar o chip,é mera arrecadação de impostos,temos que dizer não ao chip pois não quero perder a minha privacidade,querem aumentar a arrecadação façam fiscalização,querem acabar com roubos de carros façam mais fiscalização,mas isto gera gastos,e eles,digo governo, so taxas e mais taxas,governo faça o seguinte,melhores as rodovias,deem vidas digna aos brasileiros com geraçao de emprego eficiente,saúde que os brasileiros se orgulhem,habitações para quem precisa,transporte publico de qualidade,e quando o Brasil tiver tudo isso, ai nos falamos de chips.Enquanto isso querem agora proibir motos com garupa,não se enganem cidadões brasileiro daqui a alguns dias a proibição será em carro, que só poderão rodar na cidade com sua capacidade de lotação maxima de passageiro. NAO AO CHIPS. BRASILEIROS FAÇAM SEUS DIREITOS A PRIVACIDADE VALER.

  41. 41. Leandro disse em 1 mar 2008 - 23:38

    Olá,

    O que me deixa mais preocupado não é a propria perda de privacidade, mas sim a impunidade de um sistema como esse pode causar. Como é de praxe o infrator irá criar uma forma de sair impune e o usuário terá que arcar com o custo das multas e da instalação dos chips, pois quem paga impostos somos nós!

    Caso o chip seja um RFID a segurança é muito limitada e restrita, pois facilmente muito facilmente o mesmo pode ser clonado e, consequentemente, o motivo inicial que era segurança irá ser burlado pelos criminosos e o usuário terá que arcar com todo o custo de instalação de um sistema ineficiente.

    Para se clonar um chip RFID é muito simples! Inicialmente é necessário saber a frequência de transmissão do mesmo. Depois de sabida a frequência é necessário ter um receptor que trabalhe na mesma frequência. Com isso o codigo de um carro é transmitido por essa frequência e é copiada e pode ser reproduzida por um transmissor facilmente.

    Uma outra falha dos RFID é a facilidade de se danificar o mesmo. A partir do momento que um estilete é passado em cima da etiqueta a mesma para de funcionar, portanto no caso de um furto de um veiculo o criminoso irá “cortar” o chip e poderá passar pelas antenas sem ser notado. Portanto o mesmo só será punido caso passe por uma viatura que tenha a antena receptora e verificar que o veiculo esta com o chip danificado.

    Será que isso é vantajoso para nós?

    No entando seria muito interessante a utilização dos chips em permissionários como onibus, caminhões e etc, pois esses sim tem que ser monitorados para saber se estão cumprindo com os contratos com o governo da forma que foram contratadas e que estamos pagando com os nossos impostos.

  42. SE VC EH CONTRA O MICROCHIP RFID, PARTICIPE DA COMUNIDADE:

    http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=260264

    TODOS NA LUTA CONTRA O MICROCHIP RFID!!!!!

  43. 43. cecilia binotto disse em 3 dez 2008 - 12:52

    oi pessoal
    talvesz não possam acreditar em mim talvez toda vez que forem ler possam estar chorando de tanto dar risadas mas não é assim acredite qm quer!
    mas verdade e que eu sou evangelçica,estou previnindo a todos qm não conhece o livro do APOCALIPSE?
    tentem ler e entender,são os finais do tempo,esse chip seria a dita marca da “besta” qm não coloca-la sera salvo e ira morar com Deus o pai poderoso.Receberá seu perdão
    espero q me ouçam e ao mesmo tentem entender
    ceci

  44. 44. denis disse em 30 set 2009 - 16:13

    Esta é mais uma alternativa paleativa, se tivessemos uma sociedade realmente politizada, não estaríamos nem discutindo a possibilidade do chip, que será implatado mais cedo ou mais tarde, e sim ja teríamos exigido dos governos, politicas sociais que se não zerassem a criminalidade, ao menos teria chegado a um patamar, se é que existe, aceitavel. No fundo o intuito sera a arrecadação e o dinheiro ira para o bolso dos nossos “representantes legais”, e para as obras super faturadas.

  45. 45. Marco disse em 29 out 2009 - 13:25

    É normal que enxerguem o lado negativo da nova lei…
    Mas me digam quem critica, se seu carro for roubado e logo em seguida recupera por causa do chip? Irão gostar?

  46. 46. fernanda disse em 29 out 2009 - 13:48

    Eu acho que vcs que estao colocando comentarios absurdos, usando nome de Deus ; sao todos loucos ; isso mesmo . a lei esta ai o que todos tem que fazer e aceitar e ficar calado; preocupe com sua conduta em relaçao a Deus e e nao adianta fugir da tecnologia ;.; isso e pra vcs refletirem, isso pra quem nao gosta de pagar IPVA ta lascado;,…;.

  47. 47. Marco disse em 29 out 2009 - 13:55

    Pessoas contra o avanço tecnoligico podem ir viver na roça , no interior do Paraguay!

  48. 48. Felipe disse em 29 out 2009 - 14:04

    Meu é lastimavel….
    tah um avanço tecnologico, que pode acabar com roubos, sequestros…enfim mts coisas..e vcs quererm falar de privacidade??? ahhhh que isso
    aposto q tdos q são contra andam a pé no mundo, pq não é possivel isso….queria q meu carro tivesse um chip pra eu andar tranquilo em São Paulo.
    Tah vendo pq o mundo não vai pra frente, pq qnd eles criam algo novo vem uns “mocobocos” ai e só sabem falar merda
    Pq vcs não vao lah no senado e faz uma ideia melhor….

  49. 49. Leonardo disse em 30 out 2009 - 11:47

    Fala serio neh, quem quiser roubar vai roubar com ou sem chip!!!! Quem não tem dinheiro pra regularizar o carro vai continuar irregular com ou sem o chip! Isso é só mais uma maneira de controlar a população!!!! De tirar dar dinheiro para a fabrica de chip e é claro q o governo vai sair ganhando nessa!!! Acho q o governo não tem mais da onde tirar dinheiro dos contribuintes e fica inventando chip, vistoria, revisão, inspeção veicular… Pelo amor de Deus neh, logo mais eles vão obrigar a colocar limitador de velocidade, quer dizer ai eles não vão ganhar por multa… Mas o que será que eles acham de colocar um chip em cada brasileiro pra saber o que esta fazendo, ai eles podem saber o qnto de merda q nós enviamos para as estações de tratamento, qntas vezes transamos e colocamos em risco o crescimento populacional, o qnto circulamos pela cidade então eles cobram uma especie de pedagio…. É uma vergonha esse nosso governo que ao inves de se preocupar com coisas serias como fome, miseria, educação fica nos cercando de tudo qnto é lado e achando modos de monitorar cada cidadão 24hrs por dia!!!!

  50. 50. Marco disse em 31 out 2009 - 09:14

    Até concordo com isso, desde que os carros oficiais terão também esse chips, poderemos saber aonde andam nossos politicos safados e o que fazem.
    Não quereo esse chips e se colocar eu tiro.

  51. 51. Marco disse em 31 out 2009 - 09:18

    QUE BOM, ENTÃO NÃO TEREMOS MAIS SEGURO OBRIGATORIO, E O GOVERNO QUE DIZ QUE SERÁ PARA MONITORAR O ROUBO DOS CARROS TAMBÉM ENTÃO SE RESPONSABILIZARÃO POR ISSO ?????

  52. 52. Eduardo, Brasília disse em 2 nov 2009 - 11:35

    Felipe, deixa de ingenuidade meu querido, se quisessem acabar com a criminalidade já teriam acabado. Esses argumentos no fundo são apenas cortina de fumaça. Essas informações, ao contrário do que pensam, serão utilizadas para a prática de crimes, extorsão, sequestros, etc, não tenho nenhuma dúvida quanto a isso.

  53. 53. Laercio disse em 3 nov 2009 - 02:18

    Queria saber se colocar uma camera nos escritorios do senadores de deputados, o que seria justo se eles gostariam. No Brasil nao tem nada serio. a verdade isso vai ser mais uma forma de multar todo mundo ate se vc virar um esquina errada, agora os politicos nao tem pontos na carteira, nao tem nada que monitore as roubalheira e falcatruas, se fosse pra todo mundo nao me importaria.
    Lembrem-se de nao eleger nenhum vagabundo que ja esta la.

  54. 54. Roni disse em 6 nov 2009 - 10:06

    E qundo vai chegar a nossa hora de ser “Chipado’? A desculpa será a segurança pessoal, os raptos relâmpagos etc. E de que vai adiantar chipár carros daí?
    ESTE É APENAS MAIS UM PASSO NUM PLANO MAIOR. Aliás que já existe em outros países.

  55. 55. Vladimir Gonzales disse em 24 abr 2010 - 19:14

    Amigos, não esquecam que já existe no mercado ao alcance de todos, geradores de RF ou melhor falando são bloqueadores, (os mesmos que são usados em presidios)eu acredito que esse produto vai ser vendido igual paozinho quente,estranhamente os tecnologicos de plantão não falam sobre este assunto pq será !? é sabido que com esses bloqueadores ou geradores como preferir,geram ruidos de autissima frequencia , eliminando qualquer onda(sinais) de celular,Fm,Uhf,Am e por ai vai , já encontraram equipamentos desse porte com assaltes de carros forte e caminhoes de cargas,para confundir empresas de rastreamentos e até a propria policia, voces acham mesmo que essa historinha de “chipar veiculos” vai funcionar ?? tenho certeza que não ! não é apologia , mas infelizmente o crime é ORGANIZADO, e o cidadão é quem paga por isso.

  56. 56. ailton gyn disse em 1 maio 2010 - 11:52

    acho isso uma falata de vergonha do gonverno cada dia eles aprovao medidas para almentar a carga tributaria e ferrar com os mais pobres, kd nossos direito de ir e vim daqui a pouco vamos todos ser monitorados tbm ja ta quase … nosso direitos sao esquecidos e niguem fais nada ,no minimo tem um deputado por traz que comanda, e lucra com isso diga nao a esse abissurdo …. todos serao monitorados ….acorda brasil,daqui untempos se continuar assim vamos ser escravos do sistema….

  57. 57. Flavio disse em 16 nov 2010 - 10:43

    Caros leitores,
    Vamos nos unir e fazer o que um um povo conciente faria.Vamos parar de andar de veiculos por 1 dia, apenas 1 dia sem consumo de combustivel com ele na garagem.Ja imaginaram o quanto a PETROBRAS vai deixar de faturar em 1 dia sem vender combustivel?.Protesto limpo,ecologicamente correto e com certeza o governo federal vai aprender a não fazer Leis para agradar Estados e Municipios o famoso cala a Boca politico para não dificultarem seus projetos.

  58. sinceramente…???
    Isto é o começo do fim!
    Logo vão querer o controle total da humanidade , chipando todo ser humano e obrigatoriamente!
    Estarei longe daqui pois creio na Bíblia como a infalível Palavra de Deus , e sei que Jesus está voltando sobrenaturalmente para nós os que cremos , como queiram nos chamar:cristãos , crentes , evangélicos , protestantes…
    Será o arrebatamento da Igreja(corpo invisível de Jesus Cristo na terra),e aí sim , depois desse evento , que pasmem , interpretarão como a retirada por ação de extraterrestres daqueles que atrapalham a chegada da nova ordem mundial , angústias e ânsias de morte como nunca houve virão sobre a humanidade que não creu,após precisos 3 anos e meio de falsa paz sob o comando de um líder mundial falso.
    Me sinto tolhida e literalmente vigiada com essa nova lei para colocarmos chip nos veículos…
    Tanto dinheiro será “tirado a força” de brasileiros , e no final veremos que de nada adiantou de fato…
    Uma sugestão…porque não prestam mais atenção a péssima saúde , a falida educação e a corrupção que assola nosso país???
    Os ladrões sempre existirão e sempre conseguirão levar tudo o que desejarem…Não sejamos ingenuos a ponto de pensar que a violência vai acabar , pois existem muitas formas de violência que agem oprimindo a humanidade…
    Só Cristo é a solução para quem crer , porque o mundo continuará em crise…
    Leiam a Bíblia…e não sejam presa fácil para qualquer engano!
    Querem “chipar” os carros?Mesmo sob protesto de muitos?
    Pois bem , que façam…Mas por favor não permitam que controlem seu também pensamento ainda mais!!!!!!

  59. 59. breno disse em 1 mar 2011 - 14:19

    Micro chip’s, já são fatos.Temos que protestar contra isso.
    Gente, a humanidade não consegue se dar conta.
    Todos vamos ser monitorados.

  60. O CONTRAN ESTA COM UMA DOENÇA SÉRIA, ISTO FOI APROVADO RAPIDAMENTE;COMO FOI O KIT DE PROMEIROS SOCORROS, QUE TODOS TINHAM QUE TER NOS VEICULOS, UM MISTÉRIO;HOJE É O CHIP, QUE NÃO VAI RESOLVER NADA.
    ESTE PROJETO PARA ACABAR COM OS ASSALTOS A COLETIVOS, QUE PODE SALVAR VIDAS. E TODOS SE CALAM. BLOG: http://www.alertaluminoso.blogspot.com

  61. Que nada… tá mais que certo, e… já vem atrasado essa lei, a questão de ser ou não monitorado, não é problema para quem não tem nada a dever, só os criminosos, bandidos, adúlteros, temem serem monitorados, uma vez que ser monitorado hoje ainda é bem caro, só os ricos podem ter esse privilegio de ser resguardados ou seguros por um sistema que tem tudo pra dar certo e amenizar a vida de muitos cidadãos.

  62. It’s not my first time to go to see this web site, i am
    visiting this web page dailly and obtain pleasant facts from here everyday.

  63. Hello every one, here every person is sharing these know-how,
    therefore it’s nice to read this web site, and I used to go to see this blog all the time.

  64. Hey there, You have done a fantastic job. I’ll certainly digg it and personally recommend to my friends.
    I’m confident they will be benefited from this web site.

  65. What’s up to every one, the contents existing at this website are
    in fact remarkable for people experience, well,
    keep up the nice work fellows.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email