Adquiri um eeePC 1000, da Asus, e estou adorando. Desde que esse netbook surgiu no mercado entrou direto na minha lista de desejos, mas estava aguardando uma versão melhorada e que ao mesmo tempo tivesse duração muito boa de bateria. E eis que surgiu o eeePC 1000. A análise abaixo não segue critérios técnicos rígidos, nem está completa. Mas deve dar uma boa impressão do que é esse equipamento. Antes de continuar, um detalhe, será que os netbooks vão dominar o mundo?
Medidas
Esse eeePC tem tela “grande”, de 10 polegadas, com 1024 x 600 pixels de resolução. É o suficiente para visualizar a maioria dos sites. Como meu uso principal é mesmo navegação web, a tela tem o tamanho ideal. A versão mais antiga do gadget, a série 700, tinha tela com 800 pixels de largura, o que deixava muitos sites com uma incômoda barra de rolagem lateral.
O tamanho do netbook também agrada. Não é tão pequeno quanto a primeira versão (fotos abaixo, o eeePC branco é do Markun), nem tão grande quanto notebooks “normais”. É um pouco menor que um caderno universitário, ideal pra quem precisa carregar um computador para todos os lados. O mais legal e que já veio com um case, ou seja, a Asus tem caprichado no que manda junto com o eeePC. O peso dele, 1,33 Kg, é praticamente metade de um Macbook Pro de 15 polegadas. Não preciso nem dizer que não pesa na mochila.
O teclado tem, segundo o fabricante, 82% do tamanho normal de um teclado de notebook. É confortável para digitação, muito mais do que na primeira versão do eeePC, a série 700.
Esquerda: eeePC 1000. Direita: eeePC 700
Branco: eeePC 700. Preto: eeePC 1000
Comparando tamanhos do 700 com o 1000
eeePC vs. MacBook Pro 15 polegadas
eeePC com MacBook, vista lateral
Bateria
A bateria era um dos requisitos mais importantes na minha escolha. Todo mundo sabe que a bateria sempre é o fator crítico quando estamos longe do escritório ou nossas casas. O fabricante diz que a carga de um eeePC 1000 pode durar de 6 a 8 horas, se usarmos no perfil econômico e com wi-fi desligado, por exemplo.
O meu teste não foi de stress e sim como usuário comum. Fiquei com wi-fi ligado, navegando com o Firefox em vários sites. Assisti um vídeo aqui, outro ali… chequei email, li blogs, etc… meu uso normal. A tela ficou com brilho a 50% e não foi desligada uma única vez. O perfil de uso de energia ficou no intermediário. Resultado: quase 5 horas de bateria, faltou só três minutos, sério, fiquei impressionado.
Wi-fi
O wi-fi é compatível com o sabor N, mas não tive oportunidade de testar esse recurso em todo seu potencial. Só acessei redes G, de até 54 Mbps. Como não costumo fazer transferências de arquivos entre computadores, essa velocidade é mais que suficiente para agüentar minha internet caseira de 3 Mbps.
O grande problema do wi-fi é que o eeePC às vezes demora muito para se conectar, mesmo em redes já conhecidas, ou seja, com as chaves WPA ou WEP configuradas. Creio que seja algum mecanismo de economia de energia. Celulares fora da área de cobertura costumam ter a bateria drenada rapidamente pois ficam procurando insanamente por um sinal. Pode ser que o wi-fi do eeePC, pra evitar este desperdício reduza a freqüência de procura de redes sem fio. É apenas uma suposição.
Sistema Operacional
O eeePC 1000 vem com uma versão simplificada da distribuição Xandros do Linux. Ícones grandes e abas separando categorias de programas facilitam a vida de quem só precisa usar o netbook para resolver suas pendências digitais. Curioso é a forma como o eeePC lida com webapps como Gmail, Google Maps ou Wikipédia (imagem abaixo). Ícones próprios para esses serviços abrem o Firefox com o respectivo site, incluindo o sempre útil Google Docs.
eeePC ícones
Skype nativo permite facilmente falar com qualquer pessoa e com o uso da webcam de 1,3 megapixel. Presente também a suíte Sun Office, ou seja, edição de textos, planilhas e apresentações. E o Pingdom resolve a necessidade das mensagens instantâneas, compatível com MSN, Gtalk e outros.
Vários outros softwares fazem parte do pacote nativo. Calculadora, leitor de PDFs, cliente de email (Thunderbird), dicionário, bloco de notas, gerenciador de PIM (contatos), gerenciador de bluetooth, player de vídeo e áudio, etc… Alguns jogos estão incluídos pois ninguem é de ferro (clichê total).
Existe um gerenciador para instalar softwares novos. Mas não há muitas opções. Isso pode ser resolvido facilmente por usuários mais avançados que saibam instalar coisas via terminal do Linux. Adicionalmente existe um site da própria Asus com uma seleção de vários programas para customizar o eeePC.
O mais interessante – eu particularmente não gostei – é a aparência geral das janelas abertas dos programas. Tem muito cara de Windows XP (imagem abaixo). Essa “pele” de Windows talvez sirva para deixar o ambiente mais familiar com o sistema operacional mais usado no mercado. Assim, em tese, não há estranhamento quando se usa o eeePC.
Linux disfarçado de Windows
Acentuação
Um pequeno grande problema do eeePC é o teclado que não é brasileiro. Pelo que andei pesquisando existem versões do equipamento adaptados às necessidades tupiniquins, mas o modelo que estou testando provavelmente não é contemplado pois foi adquirido fora do Brasil e não é vendido aqui.
Consigo teclar os acentos mais comuns, mas alguns não descobri mesmo como fazer. Existe um tutorial mas que no meu caso não deu certo. Acredito que isso seja uma particularidade da versão do sistema operacional instalado nesta máquina, aparentemente voltada para o mercado inglês e (!) chinês. De qualquer forma vou instalar o Ubuntu eee que é muito mais configurável que o Xandros eee.
Plug and Play
Uma característica que gosto muito no Linux é a compatibilidade com “periféricos” diversos. Não sei se é “sorte” minha, mas nunca tive problemas de drivers a serem complilados/ fabricados/ instalados. Liguei o eeePC em uma HP PSC 1315 e consegui imprimir sem qualquer problema. O reconhecimento foi imediato e este netbook fez auto-configuração. Ótimo.
Também, testei com variados monitores externos, desde uma TV LCD de 32 polegadas da Philips, quanto monitores AOC (foto abaixo), LG e até um projetor. Em todos eles funcionou sem maiores problemas.
eeePC e um monitor AOC
Da mesma forma todos os pendrives e máquinas fotográficas que liguei (Sony e Panasonic) foram reconhecidos como mídias externas de armazenamento, permitindo abrir os arquivos lá armazenados. Idem para o leitor de cartões SD/ MMC presente na lateral.
Modem e Dial-up Networking
Tenho um modem da operadora TIM, o Huawei E220. Foi só plugar que o eeePC reconheceu e abriu um software específico para discagem. Feita a configuração de APN (tim.br) o modem conectou o netbook à rede de dados da TIM. Simples e prático. Não tive oportunidade de testar os novos modens Onda da TIM ou qualquer outro de operadoras concorrentes, mas creio que seja simples também.
Também e possível conectar o eeePC a celulares que tenham Dial-up networking, como o Nokia 6120 Clássico. Não fiz testes detalhados (em breve), mas o software bluetooth do eeePC reconhece os servicos disponíveis como o DUN e permite conexão. Tem também um tutorial feito pelo Cesar Cardoso para conectar usando um eeePC 701.
Armazenamento online
Uma das coisas interessantes do eeePC 1000 é que ele vem com um drive virtual de 20 GB, armazenado em algum lugar da nuvem. É fácil configurar, mas o acesso aos discos virtuais é lento, claro, culpa da conexão banda larga, muito mais lenta que um HD, SSD ou drive na rede. A grande vantagem é poder acessar os arquivos de qualquer lugar, em um ambiente web. Eu, que gosto de deixar documentos online, provavelmente serei um grande usuário da ferramenta.
Especificações
No site da Asus tem uma tabela completa e comparativa, mas a do eeePC 1000 é a seguinte:
- Tela: 10 polegadas
- Resolução da tela: 1024 x 600 pixels
- Processador: Intel Atom N270 de 1,6 Ghz
- Memória RAM: 1 GB DDR 400 Mhz
- Armazenamento: SSD 40 GB (1 SSD de 8 GB e outro de 32 GB)
- Rádio: Wifi sabor N (802.11 n) e Bluetooth 2.0
- Entradas e saídas: 3 USB, Ethernet, Audio in e out, VGA e leitor de SD
- Bateria: 6 células Ion-Lítio
- Som: auto-falantes estéreo, de baixo do equipamento, na frente e microfone embutido
- Webcam: 1,3 megapixel
Conclusão
É um ótimo equipamento para levar para todos os lados. Resolve bem o acesso à internet quando existe rede disponível. Para profissionais que necessitam de mobilidade é quase que um equipamento obrigatório.
Também, creio, é um ótimo presente para leigos em computador e que queiram aprender. Como os ícones são grandes e os programas básicos já vem instalados de fábrica, pode ser uma ótima pedida para quem não entende nada de informática.
No meu caso, que sou usuário um pouco mais avançado, vou trocar o sistema operacional que veio por uma versão do Ubuntu adaptada ao eeePC. Depois sai uma análise desta troca aqui também!