Análise eeePC 1000

por Alexandre Fugita
eeePC e caneta BIC

Adquiri um eeePC 1000, da Asus, e estou adorando. Desde que esse netbook surgiu no mercado entrou direto na minha lista de desejos, mas estava aguardando uma versão melhorada e que ao mesmo tempo tivesse duração muito boa de bateria. E eis que surgiu o eeePC 1000. A análise abaixo não segue critérios técnicos rígidos, nem está completa. Mas deve dar uma boa impressão do que é esse equipamento. Antes de continuar, um detalhe, será que os netbooks vão dominar o mundo?

Medidas

Esse eeePC tem tela “grande”, de 10 polegadas, com 1024 x 600 pixels de resolução. É o suficiente para visualizar a maioria dos sites. Como meu uso principal é mesmo navegação web, a tela tem o tamanho ideal. A versão mais antiga do gadget, a série 700, tinha tela com 800 pixels de largura, o que deixava muitos sites com uma incômoda barra de rolagem lateral.

O tamanho do netbook também agrada. Não é tão pequeno quanto a primeira versão (fotos abaixo, o eeePC branco é do Markun), nem tão grande quanto notebooks “normais”. É um pouco menor que um caderno universitário, ideal pra quem precisa carregar um computador para todos os lados. O mais legal e que já veio com um case, ou seja, a Asus tem caprichado no que manda junto com o eeePC. O peso dele, 1,33 Kg, é praticamente metade de um Macbook Pro de 15 polegadas. Não preciso nem dizer que não pesa na mochila.

O teclado tem, segundo o fabricante, 82% do tamanho normal de um teclado de notebook. É confortável para digitação, muito mais do que na primeira versão do eeePC, a série 700.

Esq: eeePC 1000. Dir: eeePC 701

Esquerda: eeePC 1000. Direita: eeePC 700

Branco: eeePC 701. Preto: eeePC 1000

Branco: eeePC 700. Preto: eeePC 1000

Comparando tamanhos do 701 com o 1000

Comparando tamanhos do 700 com o 1000

eeePC vs. MacBook Pro 15 polegadas

eeePC vs. MacBook Pro 15 polegadas

eeePC com MacBook, vista lateral

eeePC com MacBook, vista lateral

Bateria

A bateria era um dos requisitos mais importantes na minha escolha. Todo mundo sabe que a bateria sempre é o fator crítico quando estamos longe do escritório ou nossas casas. O fabricante diz que a carga de um eeePC 1000 pode durar de 6 a 8 horas, se usarmos no perfil econômico e com wi-fi desligado, por exemplo.

O meu teste não foi de stress e sim como usuário comum. Fiquei com wi-fi ligado, navegando com o Firefox em vários sites. Assisti um vídeo aqui, outro ali… chequei email, li blogs, etc… meu uso normal. A tela ficou com brilho a 50% e não foi desligada uma única vez. O perfil de uso de energia ficou no intermediário. Resultado: quase 5 horas de bateria, faltou só três minutos, sério, fiquei impressionado.

Wi-fi

O wi-fi é compatível com o sabor N, mas não tive oportunidade de testar esse recurso em todo seu potencial. Só acessei redes G, de até 54 Mbps. Como não costumo fazer transferências de arquivos entre computadores, essa velocidade é mais que suficiente para agüentar minha internet caseira de 3 Mbps.

O grande problema do wi-fi é que o eeePC às vezes demora muito para se conectar, mesmo em redes já conhecidas, ou seja, com as chaves WPA ou WEP configuradas. Creio que seja algum mecanismo de economia de energia. Celulares fora da área de cobertura costumam ter a bateria drenada rapidamente pois ficam procurando insanamente por um sinal. Pode ser que o wi-fi do eeePC, pra evitar este desperdício reduza a freqüência de procura de redes sem fio. É apenas uma suposição.

Sistema Operacional

O eeePC 1000 vem com uma versão simplificada da distribuição Xandros do Linux. Ícones grandes e abas separando categorias de programas facilitam a vida de quem só precisa usar o netbook para resolver suas pendências digitais. Curioso é a forma como o eeePC lida com webapps como Gmail, Google Maps ou Wikipédia (imagem abaixo). Ícones próprios para esses serviços abrem o Firefox com o respectivo site, incluindo o sempre útil Google Docs.

eeePC ícones

eeePC ícones

Skype nativo permite facilmente falar com qualquer pessoa e com o uso da webcam de 1,3 megapixel. Presente também a suíte Sun Office, ou seja, edição de textos, planilhas e apresentações. E o Pingdom resolve a necessidade das mensagens instantâneas, compatível com MSN, Gtalk e outros.

Vários outros softwares fazem parte do pacote nativo. Calculadora, leitor de PDFs, cliente de email (Thunderbird), dicionário, bloco de notas, gerenciador de PIM (contatos), gerenciador de bluetooth, player de vídeo e áudio, etc… Alguns jogos estão incluídos pois ninguem é de ferro (clichê total).

Existe um gerenciador para instalar softwares novos. Mas não há muitas opções. Isso pode ser resolvido facilmente por usuários mais avançados que saibam instalar coisas via terminal do Linux. Adicionalmente existe um site da própria Asus com uma seleção de vários programas para customizar o eeePC.

O mais interessante – eu particularmente não gostei – é a aparência geral das janelas abertas dos programas. Tem muito cara de Windows XP (imagem abaixo). Essa “pele” de Windows talvez sirva para deixar o ambiente mais familiar com o sistema operacional mais usado no mercado. Assim, em tese, não há estranhamento quando se usa o eeePC.

Linux disfarçado de Windows

Linux disfarçado de Windows

Acentuação

Um pequeno grande problema do eeePC é o teclado que não é brasileiro. Pelo que andei pesquisando existem versões do equipamento adaptados às necessidades tupiniquins, mas o modelo que estou testando provavelmente não é contemplado pois foi adquirido fora do Brasil e não é vendido aqui.

Consigo teclar os acentos mais comuns, mas alguns não descobri mesmo como fazer. Existe um tutorial mas que no meu caso não deu certo. Acredito que isso seja uma particularidade da versão do sistema operacional instalado nesta máquina, aparentemente voltada para o mercado inglês e (!) chinês. De qualquer forma vou instalar o Ubuntu eee que é muito mais configurável que o Xandros eee.

Plug and Play

Uma característica que gosto muito no Linux é a compatibilidade com “periféricos” diversos. Não sei se é “sorte” minha, mas nunca tive problemas de drivers a serem complilados/ fabricados/ instalados. Liguei o eeePC em uma HP PSC 1315 e consegui imprimir sem qualquer problema. O reconhecimento foi imediato e este netbook fez auto-configuração. Ótimo.

Também, testei com variados monitores externos, desde uma TV LCD de 32 polegadas da Philips, quanto monitores AOC (foto abaixo), LG e até um projetor. Em todos eles funcionou sem maiores problemas.

eeePC e um monitor AOC

eeePC e um monitor AOC

Da mesma forma todos os pendrives e máquinas fotográficas que liguei (Sony e Panasonic) foram reconhecidos como mídias externas de armazenamento, permitindo abrir os arquivos lá armazenados. Idem para o leitor de cartões SD/ MMC presente na lateral.

Modem e Dial-up Networking

Tenho um modem da operadora TIM, o Huawei E220. Foi só plugar que o eeePC reconheceu e abriu um software específico para discagem. Feita a configuração de APN (tim.br) o modem conectou o netbook à rede de dados da TIM. Simples e prático. Não tive oportunidade de testar os novos modens Onda da TIM ou qualquer outro de operadoras concorrentes, mas creio que seja simples também.

Também e possível conectar o eeePC a celulares que tenham Dial-up networking, como o Nokia 6120 Clássico. Não fiz testes detalhados (em breve), mas o software bluetooth do eeePC reconhece os servicos disponíveis como o DUN e permite conexão. Tem também um tutorial feito pelo Cesar Cardoso para conectar usando um eeePC 701.

Armazenamento online

Uma das coisas interessantes do eeePC 1000 é que ele vem com um drive virtual de 20 GB, armazenado em algum lugar da nuvem. É fácil configurar, mas o acesso aos discos virtuais é lento, claro, culpa da conexão banda larga, muito mais lenta que um HD, SSD ou drive na rede. A grande vantagem é poder acessar os arquivos de qualquer lugar, em um ambiente web. Eu, que gosto de deixar documentos online, provavelmente serei um grande usuário da ferramenta.

Especificações

No site da Asus tem uma tabela completa e comparativa, mas a do eeePC 1000 é a seguinte:

  • Tela: 10 polegadas
  • Resolução da tela: 1024 x 600 pixels
  • Processador: Intel Atom N270 de 1,6 Ghz
  • Memória RAM: 1 GB DDR 400 Mhz
  • Armazenamento: SSD 40 GB (1 SSD de 8 GB e outro de 32 GB)
  • Rádio: Wifi sabor N (802.11 n) e Bluetooth 2.0
  • Entradas e saídas: 3 USB, Ethernet, Audio in e out, VGA e leitor de SD
  • Bateria: 6 células Ion-Lítio
  • Som: auto-falantes estéreo, de baixo do equipamento, na frente e microfone embutido
  • Webcam: 1,3 megapixel

Conclusão

É um ótimo equipamento para levar para todos os lados. Resolve bem o acesso à internet quando existe rede disponível. Para profissionais que necessitam de mobilidade é quase que um  equipamento obrigatório.

Também, creio, é um ótimo presente para leigos em computador e que queiram aprender. Como os ícones são grandes e os programas básicos já vem instalados de fábrica, pode ser uma ótima pedida para quem não entende nada de informática.

No meu caso, que sou usuário um pouco mais avançado, vou trocar o sistema operacional que veio por uma versão do Ubuntu adaptada ao eeePC. Depois sai uma análise desta troca aqui também!

Comentários do Facebook
26 comentários
  1. Cara pelo que você escreveu ele parece um bom netbook para uns trampos – eu comprei o Acer Aspire One A150-1006 e estou adorando tb – estou usando e abusando dele – fiz até um review no meu blog – Se vcoê me permite http://www.copiarecolar.com/2008/09/meu-novo-brinquedinho-acer-a150-1006/ .

    Só não gotei da versão do teclado – mas consegui me virar numa boa

    Sucesso :)

  2. Ótimo review, brother!

    Eu utilizei o EEE PC da Asus (701) na empresa que trabalhava e gostei muito da mobilidade e da potência desse equipamento pelo tamanho reduzido que tem. Coloquei até Windows XP nele e funcionou normalmente. Muito legal.

    Parabéns pelo post!

    Um abraço,
    Felipe Gomes.
    blog.felipegomes.com.br

  3. Desde a primeira versão também morro de vontade de ter um eeePC. Mas aí controlo o impulso, analiso friamente a compra, e chego à conclusão de que não preciso no momento. Sedentarismo comanda.

    Por ora, meu bom e velho Vostro 1000 dá conta do recado – mesmo pesando horrores na minha caminhada diária de 15 minutos de casa até a faculdade.

    Parabéns pelo review, Fugita! Muito bom!

    []’s!

  4. O detalhe Rodrigo P. Ghedin, é o peso desses Netook – as vezes eu tenho que dá umas catucadas na mochila pra ver se ele realmente ainda está lá :)

  5. Haha, pelo menos nisso meu Vostro 1000 é melhor: com 2,5 Kg nas costas, é impossível esquecer que ele está ali :P .

    []’s!

  6. 6. Alexandre Fugita disse em 8 out 2008 - 17:13

    Eu prefiro não sentir o peso do notebook. O meu outro – que ainda tenho – pesava e era grande, hehehe!

  7. Alexandre Fugita

    “Eu prefiro não sentir o peso do notebook.”

    Concordo comtigo

    hahaha

  8. Certamente. Para quem anda muito com o notebook a tiracolo, um netbook faz toda a diferença. Sempre desisto de comprar um eeePC justamente pelo sedentarismo que comentei ali em cima: salvo a ida para a faculdade, em nenhum outro momento preciso carregar o notebook a pé. Ou ele fica no quarto, numa mesa exclusiva, ou o levo de carro, geralmente no trajeto Maringá-Paranavaí, Paranavaí-Maringá.

    Se um dia eu me tornar um nômade digital, aí torrarei algumas centenas de reais sem dó num pequenino desses. Por ora, me contento em babar lendo reviews de blogs de tecnologia :) .

    []’s!

  9. […] o mais novo infectado pelo vírus dos netbooks, o Fugita, publicou uma resenha do eeePC 1000. Isso me lembra que até hoje não reportei os bugs que achei no Foresight Mobile pro […]

  10. olá fugita, é primeira vez que comento no seu blog, apesar de ser leitor assíduo. Só apaixonado pela marca Asus, sempre que posso opto por ela e o eeepc só me fez ser mais brand addicted. Mas sem enrolação queria saber por quanto se compro e onde, se possível! valeu!

  11. E minha vontade de ter um bichinho desses só aumenta… junto com o dólar, hahahaha!

    Adorei a análise, com destaque para a primeira foto, com as canetas por perto. Quando você compara o 1000 ao 700, o primeiro fica parecendo enooorme. As canetas colocaram as coisas em suas devidas proporções. :)

  12. Legal, LuMonte!

    Depois do seu comentário resolvi reler o texto e descobri que tinha esquecido de colocar nas especificações o tamanho do SSD de armazenamento. Já coloquei lá, 40 GB SSD!!

    Vale muito à pena, e agora estou rodando Ubuntu, muito melhor!!

    Théo,

    Valeu pelo primeiro comentário, agradeço a preferência! Eu nunca fui muito com a cara da Asus… mas agora sou fã deles, hehehehe!

    Abraços!

  13. Muito bom o techbits review, curti pacas. Esse eeePC 1000 parece ser bem interessante pra quem quer algo um pouco melhor que os primeiros eeePCs… tem um pouco mais de poder e uma boa autonomia. Só não pego um desse pq não tenho tanta necessidade…. é PC em casa, no trabalho e na faculdade, só seria util pra mim usar dentro do onibus, mas não é muito seguro isso não XD

  14. 14. Nei disse em 21 out 2008 - 21:41

    Alexandre, parabéns pelo review… tbm agradeço o help sobre o iphone… um abraço

  15. 15. nelsonf disse em 7 nov 2008 - 19:50

    Este site foi muito útil paa mim.
    Tenho um Eee PC 1000H. Não conseguia conectar à Internet com o Modem Huawei, da TIM.
    Tem quase um mês que venho pesquisando na Internet, sem sucesso. Fui até a loja da TIM e disseram-me que o modem só conecta com o Windows e Mac. De repente encontro neste site a informação de que basta configurar o APN para tim.br.
    Conectou legal.
    Só tenho um problema: não estou conseguindo navegar na internet. Problema de DNS, pois quando uso um endereço IP êle mostra a página.
    Alguém poderia me informar os DNS válidos da TIM?

    Nelsonf

  16. Cara eu falei tanto do meu Acer Aspire One http://www.copiarecolar.com/2008/09/meu-novo-brinquedinho-acer-a150-1006/ que estou com ele aqui parado – pois a tela não funciona de jeito nenhum – tipo entrou em hibernar e não volta por nada – já tentei de um tudo – tirei bateria – segurei por dez segundos – e nada –

    A ventuinha funciona numa boa os LEDs tb
    mas a tela não liga de jeito nenhummm

    Se tiver alguém ahe que já passou por algo semelhante me manda ahe dicas, pois estou muito triste com essa perda :(

  17. 17. nelsonf disse em 8 nov 2008 - 10:31

    Lesilva,
    Este teu Eee deve ter um botão de reset em algum lugar.
    Aperte-o por 3 segundos e solte o botão.
    Se não resolver, possivelmente se trata de mau contato no flat cable que interliga a base com a parte móvel.
    Neste último caso terá que ser desmontado para avançar na investigação.
    Se o mau contato for nos encaixes com a placa mãe, o que é mais provável, já que o Eee é novo, o reposicionamento(tira e coloca umas três vezes) deve resolver.
    Se for via partida, o flat cable deve ser substituído.

  18. Valeu nelsonf pelas dicas – mas eu tive que colocar no concerto pois ainda esta na garantia…

    E o meu é um Aspire da Acer

  19. 19. Virgílio disse em 13 nov 2008 - 20:58

    Estava procurando algum artigo sobre o equipamento.
    Ainda tenho algumas dúvidas.

    # Existe rede autorizada da Asus no Brasil? Quero saber se tem alguém que vai me ajudar quando acabar a garantia de um ano com o vendedor.

    # Já consegue usar todas os acentos e pontuações da nossa língua brasileira?

    # Você pretende instalar o windows XP? Recomenda?

  20. 20. RogeR disse em 3 dez 2008 - 19:19

    Legal o review, acabei de encomendar um 1000ha, vem com hd de 160 invés do ssd de 40
    com certeza vou botar o xp nele, num me acostumo com inux

  21. Ola amigo! Nao sou de ficar fazendo comentario, mas eu queria parabeniza-lo pelo otimo site que voce tem! Continue com esse otimo trabalho!

  22. 22. Rodrigo disse em 21 jun 2009 - 15:51

    Tenho um EEE PC 900. A diferença, é que tem 4+16Gb de SSD e 9 pol. Mas superou minhas espectativas. Esperava um PC básico só pra quebrar gaho, E HOJE USO ATÉ PARA TRABALHAR COM AUTOCAD 2D. Um abraço.

  23. 23. Marina disse em 12 ago 2009 - 22:54

    Olá amigo,
    pelo que vi vc “manja” mesmo deste fantastico aparelho e e~tão poderá me dar uma “luz”
    Eu comprei um eepc e gostaria de liga-lo na tv para assistir uns filmes.
    Fui a Sta Ifigenia e consuleti por la, comprei uns cabos e tal, conectei na tv, mas a imagem nao se forma, fica completamente derretida.
    Voce sabe como me dar uma ajuda?
    Aguardo ansiosamente

  24. 24. Hugo disse em 19 ago 2009 - 20:14

    Ola .. gostaria de saber se a saída VGA do eeepc 1000 tem função tv-out?

  25. 25. Rômmulo disse em 3 nov 2009 - 22:26

    Novembro de 2009… há meses que não encontro um lugar sequer com um Asus EEE PC 1000 à venda. Os atuais 1000h, 1000ha, 1000he, etc, são todos com disco rígido. Realmente uma pena, pois os SSD da série 1000 (sem nenhuma letra), além de serem à prova de choque, tem melhor desempenho que os HD’s. O Acer Aspire One A110 possui tela menor (8.9″) e um SSD de baixo desempenho com apenas 8Gb.

  26. A quem puder me ajudar agradeço desde já !
    Pois pelo Wifi do Eee PC eu consigo navegar normalmente mas não consigo mapear arquivos e pastas em rede !
    Alguem pode me ajudar ?
    Att.
    Ferreira.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email