54m5un6 Scrapy – uma porta aos qwerty

por Juliana Garcia Sales

Tive a oportunidade de testar o celular Scrapy, lançamento da Samsung (SGH-T459). 

Samsung Scrapy

É um celular voltado a um público jovem, que utiliza redes sociais. Sua aparência, com cores fortes e não tradicionais, denota isso. Mas, conforme fui utilizando, vi potencial nesse aparelho de ser uma porta de entrada aos smartphones, mais ainda que a utilização das redes.
Veja o porquê.

Estética

Este modelo vem com 2 combinações de cores: cinza com verde limão e branco com azul. O painel é plástico e as laterais metálicas, um estilo Hot Wheels mais discreto, hehe. Eu particularmente gostei muito do visual e do acabamento.

Funções de Smartphone

Baixando emails...
Tá aí uma coisa bacana desse celular.
Esse celular possui uma agenda (cal) completinha, comparável às dos smarts Nokia. Não senti falta de nada na agenda enquanto usei. Não testei como sincroniza com o micro, mas o software já está instalado aqui e sincroniza com o Outlook.
Email nesse celular é uma brisa. Extremamente fácil de configurar, login, senha e voilà, ele baixa e envia emails sem burocracia. Parece SMS. Só tome cuidado pra não instalar seu gmail com 17.592 mensagens. O Scrapy vai começar a baixar da mais antiga.
Usar a agenda e os emails (SMS também) com o teclado qwerty é simplesmente delicioso.
Há conversor, contagem regressiva, calculadora e bloco de notas.
Se eu tivesse um desse quando fazia faculdade, faria miséria.

Multimídia e internet

Foto tirada com o Scrapy
Esse celular tem câmera de 1.3 MP, sem flash, filmadora e fotografia seqüencial. Se você não for exigente ou precisa de uma câmera só pra enviar informações rápidas, dá pro gasto! Clique na foto ao lado e veja uma foto que tirei com o celular.

Possui MP3 player e vem com fone de ouvido com conector proprietário. O som é bom, dá pra aumentar bastante. Não testei como funcionam playlists, mas a interface é básica e fácil, e deve atender à maioria dos usuários.

O acesso à internet é um problema. Não consegui alcançar boa velocidade utilizando Claro Dados (edit 12h08: a conexão é EDGE, não é 3G – obrigada, Leo pela lembrança!). Entrar no google é um parto. Não há conexão wi-fi. Ou seja, internet no Scrapy é lenta e cara.

Conexão com micro e outros dispositivos é feita por Bluetooth ou com o cabo USB fornecido.

Redes Sociais

O Scrapy vem com navegador e MSN Live Messenger instalados.
O navegador é ok, a experiência é semelhante à do uso de outros aplicativos do telefone e não deve representar dificuldade ao usuário médio. O problema é conectar. A conexão é “vintage”, só falta o barulhinho do modem.

O MSN Messenger não funcionou em nenhuma das minhas tentativas.

Instalei três aplicativos java: Twibble (cliente de twitter), TinyTwitter (outro cliente), e Opera Mini (navegador). Nenhum deles suportou o teclado qwerty. O Twibble não logou, o ‘ok’ dele não funcionava… hehehehe. O TinyTwitter logou, carregou a timeline, permitiu que eu tuitasse. O Opera Mini não conseguiu ser melhor que o navegador nativo porque apresentou problemas na entrada de dados. É, não consegui digitar um endereço na barra de endereços.

Para usar o Twitter, a melhor opção dentre as testadas é: navegador nativo + Slandr.net. TwitPic não logou.

Conclusão: o uso de redes sociais é #fail.

Ahaaa! Telefone!

Achei o volume do fone alto e claro. É quadriband, todos os chips daqui de casa funcionaram. A bateria, ainda não sei em condições normais de uso, hoje ficou em dois de cinco ‘palitinhos’ usando todas as funções possíveis.

Pontos fortes

  • Teclado qwerty. Adoro.
  • Fácil de usar por quem não quer quebrar a cabeça com celulares ou smarts cheios de recursos. As coisas estão lá em seus lugares.
  • A agenda (cal).
  • o design é diferenciado e, ao mesmo tempo, discreto. Elegante e equilibrado.
  • Email! Você vai enviar e receber emails como se fossem sms.

Pontos fracos

  • Conexão à internet leeeeenta…
  • Não tem wi-fi. Pois é, haja plano de dados.
  • Segundo meu irmão, faltar rádio FM é horrível (ele faz parte do público-alvo, 19 anos, universitário)
  • Suporte ruim a aplicativos java, e, pena, os fracos javas que instalei não suportaram o teclado qwerty

Para quem é este celular?

Alguém com perfil econômico de uso de internet, que queira usar um “quase” smartphone (nas funções e no preço). Até porque, pra maioria, um Blackberry não faz o menor sentido. Um universitário ocupadíssimo e com estilo faria um bom uso desse aparelho.

Sentença!

Funções de smartphone: :D
Multimídia: :|
Redes sociais: :(
Conexões: :(
Telefone: :D
Design: :D
Overall: :)

Tem preço sugerido de R$ 649, mas isso desbloqueado. Pegue num plano bom (argh, e fique preso na fidelidade) e o preço cai bastante. Isso o torna uma boa porta de entrada aos qwerty e aos smartphones. Agora, se você quer usar redes sociais, é bom que esteja mesmo num ótimo plano. 

Leia também: Review do Scrapy no Zumo

Este review foi patrocinado pela Samsung, que não interferiu na linha editorial deste site.

Comentários do Facebook
17 comentários
  1. Ju, ao que parece (display do visor e não ter sido citado) o celular não suporta 3G, o que é uma pena.

    Isso o diferenciaria bastante ainda dentro da proposta de ser um celular pras redes sociais. Com Edge, problemas de navegação e tudo mais, continua sendo um celular pra quem ama de paixão trocar SMS. =)

  2. Ops. “Display do visor” no último comment foi #fail.

  3. Exatamente, Leo. Não é 3G, isso fez com que minha conexão com Claro Dados fosse muito lenta em comparação ao celular que possuo (3G). Interessante é o bom desempenho com emails. Não senti lentidão quando baixei emails, então, acho que ele se torna um bom celular para entrada de texto, seja SMS, seja email, seja calendário. Dá pra ficar bem organizado com ele.

  4. Que pena.
    Não ter wi-fi é um fail enorme pra um aparelho que se destina a um público jovem que está ligado a redes sociais.

  5. Concordo, Rafagoom. Imagine a conta no fim do mês…

  6. 6. Edmundo disse em 28 abr 2009 - 20:11

    Juliana, me ajude! eu tenho um chip da claro 3G , veio com o moden e tal, resolvi usar o chip em outros celulares e ele navegou bem, só não consegui fazer ele funcionar nesse aparelho ai, aparece a seguinte mensagem: erro de conexão tem como funcionar ou ele nao e compativel? Abraço!

  7. Olá, Edmundo!

    Imagino que esse chip que está com o modem seja um chip comum, com linha, estou certa?

    Quando você colocou o chip e ligou o aparelho, deveria receber uma mensagem para baixar as configurações automáticas da Claro. Aí, é só aceitar que o celular configura automaticamente. Porém, temos que notar que o celular só navegará em Edge, pois não é um aparelho 3G.

    Agora, se esse chip só conecta na rede UTMS (3G) da Claro, com o Scrapy não vai funcionar, porque ele não opera nesta faixa.

    Se continuar não conectando (ou não receber a mensagem de configuração), recomendo ligar para a Claro, já tive problemas semelhantes para conectar (em outro aparelho, um Nokia) e fui bem orientada (!) pelo atendimento.

    Espero ter ajudado!

    obrigada e um abraço!

  8. 8. Daniel disse em 28 jun 2009 - 15:25

    Ótima análise. Me informou sobre praticamente tudo o que eu precisava sobre este celular. O conheci hoje e comecei a pesquisar preços, mas como a minha intenção inicial era suprir os problemas de conectividade do meu atual celular, utilizar gadgets Java pra acessar o Twitter e usar o msn, vou acabar não comprando mesmo. Obrigado pelo grande serviço prestado.

  9. 9. alipio disse em 15 jul 2009 - 20:13

    nao consiguo conectar o radio:???????

  10. Olha você tirou algumas dividas que eu tinha,
    mais em tanto eu fique com outras dividas!

    Eu encomendei um desses!
    Mas não sei se eu vou gostar dele!
    Ele é um bom celular, para o dia a dia?
    Eu sou estudande, sabe uso muito o celular!
    Quero um celular bom?

  11. 11. Isaque disse em 26 ago 2009 - 21:11

    …meu filhinho pegoh meu cel e colocou uma senha em algumas funções e nao toh conseguindo desbloquear essas funções!
    como eh ki eu faço??
    atenciosamente.

  12. 12. cleiton disse em 30 set 2009 - 16:42

    olá
    vi que tbm naum foi citado muito o mp3 que é de alta qualidade, mas infelizmente naum dá pra minimizar, é uma pena pois gosto muito de ouvir música efazer muitas outras coisas e esse celular naum fez o meu tipo, infelizmente tive oportunidade de comprar um scrapy ou um scarlet mas preferi esse nao foi nem pelo preço, pois esse naum é o problema só comprei pelo teclado e acabei naum gostando sendo até q comprei outro e o guardei em qualquer lugar q naum sei onde rsrs.
    mas eu acharia mtu bom se vc tocasse no assunto do mp3 iniminizável, muito obrigado

  13. 13. Alice disse em 13 nov 2009 - 12:55

    O celular é ótimo, realmente como foi comentado, ele é pra alguém que necessite de organização e comunicação.
    Os emails recebo e envio normalmente, mas não testei msn nem Orkut.
    De resto, é um celular que não tem muitas frescuras e é completo.

  14. 14. Juliano disse em 16 jan 2010 - 22:23

    Olá

    Alguém sabe se o Scrappy II sincroniza com o outlook?
    Desde já agradeço.

  15. 15. Junior disse em 10 abr 2010 - 02:57

    Porque Alguma Musica nao consiguimos colocar ?
    Teria Que converte-las nao entendir isso Porque Compre ate um cartao de memoria com maior capacidade , e coloquei as musicas mais alguma nao toca e nem aparece no aparelho so quando abre pelo pc vocês pode me ajundar como colocas todas as musica que eu quero ?

    Obrigado

  16. 16. Amanda disse em 1 out 2011 - 15:54

    Tenho 14 anos e tenho um desse a quase 2 anos, eu gosto muito dele ! O ruim é qe nãao dar para minimizar a musica, e também é muito ruim para entrar na internet ! O resto nãao tenho do que reclamaar ! Esse celular é muito boom ! Recomendo!

  17. 17. Antonio Raul disse em 25 dez 2023 - 20:50

    Que nostalgia me bateu lendo esse review! Foi meu segundo celular da vida. Quem diria que um celular tão inovador para época hoje em dia se tornaria algo extremamente ultrapassado. Mas é legal a sensação de saudade que a gente sente ao ver essas matérias antigas. :D (época que não existia emojis, inclusive hahaha)

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email