Cinema, aspirinas e distribuição

por Alexandre Fugita

3 Efes - distribuição moderna! Hoje, sexta-feira, 7 de Dezembro é um dia interessante no que tange à distribuição de conteúdo. Da mesma forma que fez o diretor Steven Soderbergh, em 2005, com seu filme Bubble, um filme nacional chamado 3 Efes estréia ao mesmo tempo em várias mídias. Ao invés de restringir a escolha do espectador à tela do cinema, o filme do diretor Gerbase pode ser visto em outros lugares também: na TV (Canal Brasil), em DVD e pela internet, via Terra.

Já discuti aqui no Techbits que a grande mudança que a internet trouxe para todas as mídias foi a facilidade de distribuição. Hoje não queremos mais esperar para assistir ao último episódio do seriado Heroes quando a AXN ou a Record resolverem passar por aqui. Não queremos aguardar vários meses, de acordo com a estratégia comercial da distribuidora, para termos um filme em DVD. Não queremos escassez e sim abundância.

O que o filme Bubble fez foi uma experiência neste sentido agora repetido pelo 3 Efes. Não sei se o filme é bom (isso aqui não é um blog de cinema!), as críticas falam bem, pretendo assistir assim que possível. Mas que a estratégia de distribuição diferente está chamando a atenção, não há dúvidas.

Claro que provavelmente estão fazendo assim pois o público que atingiriam na meia dúzia de salas de cinema do país que vão passar o filme, não pagaria a produção. Mas em termos de soltar as amarras da velha forma de distribuir conteúdo, o filme 3 Efes já ganhou um fã. Fora que vem da Casa de Cinema de Porto Alegre, deve ser coisa boa!

Leia também:

Comentários do Facebook
6 comentários
  1. 1. Sérgio A. Correia disse em 7 dez 2007 - 23:28

    *Nota da Moderação*: Comentário totalmente fora do contexto do post e com intenções de marketing. Links editados. Talvez seja apagado.

    Prezados Senhores

    Sarja Akhmani é oriundo de uma nobre família iraniana com muitos primos na zona “aristocrática” de Lisboa. Perspicaz como poucos e parvalhão como quase ninguém, Akhmani propõe-se observar, com um olhar estrangeiramente distanciado, Portugal e a Europa em geral, à semelhança do que fez o seu primo Montesquieu no séc xviii, com as suas Lettres Persannes.

    Foi justamente a pedido de várias famílias aristocráticas de Lisboa de quem Sarja Akhmani é primo, que este achou por bem coligir num novo blogue os textos que foi produzindo no “cresceiemultiplicai.vos”. Assim, é de salientar o cuidado que Sarja teve em escolher justamente os seus piores textos humorísticos, ou não fosse este o pior blogue de humor da blogosfera portuguesa.

    O lançamento do novo blogue contará com a presença de José Sócrates, primeiro-ministro do Irão, e de um novo post do repórter sobre o Provincianismo português.

    Por isso, já sabem: quem quiser gozar/conhecer melhor os portugas não pode perder este blogue!:)

    {editado}

    Grato pelas vossas visitinhas

    Sérgio A. Correia

  2. Opa Fugita!

    Se é do Garbase e da Casa de Cinema de Porto Alegre, com certeza o filme é bom!

    Vou colocá-lo na minha lista de coisas a fazer antes de morrer!

    []’s

  3. Do meio do meu ataque de eremita, assisti hoje à noite no Canal Brasil. Foi uma ótima escolha. Filme bacana, engraçado, divertido, bem feito. Tá, a luz poderia ser melhorzinha. Mas é boooom.

  4. O Filmes Cinema Aspirinas e Urubus foi gravado na minha cidade aqui na paraiba, São Mamede.

    PS: Comentário totalmente fora do contexto xD

  5. O filme parece bem legal, pelo pouco que assisti no Terra.
    Por sinal, em tela cheia a imagem é inassistível, em tela pequena é apenas horrível. Tá certo que os caras patrocinaram, mas melhor seria uma versão em .avi para baixar via torrent.

  6. Não consegui acompanhar no terra.. quem sabe na proxima
    vale1clique.wordpress.com

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email