E o Windows 7, vira?

por Alexandre Fugita

windows7Hoje foi lançado o Windows 7, a versão mais recente do sistema operacional mais usado no mundo. Em 2007 previ que essa nova versão não sairia em 2009. Errei feio mas a culpa não foi minha, foi do Windows Vista que quase foi um desastre gigantesco. A Microsoft correu e lançou antes das festas de final de ano o que pode ser seu produto mais importante e decisivo para o futuro da empresa.

O cenário atual é bem diferente do que era no início de 2007. Naquela época não existia o iPhone, o Ubuntu era um sistema operacional obscuro restrito a nerds e o Windows XP reinava soberano nos computadores de todo o mundo. Claro, o Windows ainda reina, mas o OSX da Apple e o Ubuntu fizeram avanços importantes. E nem falei do Google Chrome OS que deve ser lançado no ano que vem.

O Windows Vista foi visto como o patinho feio dos sistemas operacionais. A Microsoft errou feio ao lançar tal sistema tão cru e com vários problemas. Blogs e sites influentes de tecnologia recomendaram à MS que matasse o Vista e voltasse à prancheta. Não foi o que fizeram mas o resultado de um sistema tão ruim foi que muita gente preferiu fazer um upgrade para o XP ao invés de usar o Vista. Sim, upgrade.

Já o Windows 7 aparece bem melhor na fita. Tenho usado de vez em quando a versão beta ou RC – não sei ao certo – já faz alguns meses. A máquina que eu rodo esse sistema não é lá essas coisas, um Celeron com apenas 1 GB de RAM, e pra minha grande surpresa o Win7 roda de forma razoável. Se fosse o Vista acho que o hardware não aguentaria. Só para informar, meu SO de escolha é o Ubuntu por enquanto.

Muitas pessoas que conversei e que também testaram o Windows 7 disseram coisas parecidas, ou seja, pelo menos na percepção do público “early adopter” esse sistema está bem melhor que o Vista.

O lançamento de hoje é importante para a gigante de Redmond. Primeiro para tirar o peso do Vista dos ombros do Steve Ballmer. Alguns cogitaram até sua saída devido a fracos resultados de sua gestão. Depois porque a concorrência tem avançado ferozmente em vários campos da Microsoft. Se o modelo deles de Software + Services vai funcionar só o futuro dirá. E viva o Windows 7!

Curiosidade: por coincidência ou não o comprador número 2 do Windows 7 é o mesmo cara que foi o comprador número 2 do Vista. Ou o cara gosta mesmo do Windows ou ele foi contratado pela Microsoft para aparecer no jornal… :-)

Veja também:

Comentários do Facebook
7 comentários
  1. A galera diz que ficou muito boa mesmo. Estou muito afim de experimentar. Infelizmente meu pc não comporta.

    Acabarei incluindo a compra de um pc novo no pacote.

  2. Eu também estou usando a versão RC do win7.
    E estou muito satisfeito com o novo sistema operacional.
    Pra mim o win7 é o melhor SO já feito pela Microsoft.
    Se não fosse pelo preço tão caro, compraria um original, com certeza.

    Abraços

  3. Se vira? com certeza

  4. 4. Solon disse em 23 out 2009 - 01:14

    olha, como Walt Mossberg dizendo que ele é melhor que o Mac OS, acho que tem boas chances.

    porém, volto a esta ribalta onde tanto já comentei apenas para, como de praxe, ser a voz do contra e dizer que, sinceramente, uso o Vista há mais de um ano e minha experiência é muito superior à que tive com o WinXP. e eu curto bastante o XP.

    não sei se é uma questão de ter dado sorte com a minha máquina, ou se o Vista Business é mais estável que seus irmãos. mas, é absolutamente fato que, para mim, ele tem sido muito mais estável e prático que o XP.

    BTW, farei o upgrade para o Win7 assim que a Toshiba me garantir que não terei problemas com drivers (uma das maldições dos notebooks).

  5. Talves a ma fama do Vista, foi muita gente nao ter hardware sufiicente para roda-lo e depois ficaram reclamando de lentidao e problemas.

  6. @Solon,

    Bom, o Vista acredito que melhorou com o tempo. Vc usou ele depois de um ano e meio do lançamento. Talvez seja o Business, talvez seja o amadurecimento do sistema operacional. Ou talvez tenha sido um erro que a MS sempre aposta de quanto mais complicado e pesado, melhor. E os netbooks mostraram exatamente o contrário.

    Mas a má fama dele ficou e o Win 7 chega em ótima hora para resolver isso. Vamos ver!

    @Bruno,

    Vamos torcer para que vire, hehe!

    @issamu,

    Já testou o RC1? Eu testei em um notebook velho e rodou razoavelmente bem. Se fosse o Vista certamente não rodaria.

    @Robson,

    Por isso eu uso Linux, para não me preocupar com o preço das licensas…

    Abraços a todos!

  7. E aí, rola um review do Windows 7?

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email