A Palm (finalmente) vai fechar?

por Alexandre Fugita

Palm IncSou usuário de equipamentos produzidos pela Palm desde 2001. Já tive PDAs de vários modelos e agora sou um feliz dono de um Treo, sempre Palm “dead” OS. Apesar das críticas, a plataforma sempre me agradou devido à boa usabilidade frente aos concorrentes. Resisti fiel pois sempre acreditei na computação móvel sensata. Continuo acreditando neste conceito belamente defendido pelo Sérgio Lima.

Mas as notícias da semana passada sobre o fechamento das lojas exclusivas da Palm (todas) e também o anúncio simultâneo de uma promoção de descontos por parte da ex-inovadora de Sunnyvale, fez acender um alerta vermelho, daqueles bem chamativos, impossível de ignorar. Estaria a Palm preparando-se para fechar as portas?

Golpes recentes não faltaram a Ed Colligan e equipe. O Foleo foi cancelado às vésperas do (triunfal?) lançamento. A Apple lançou o MacBook Air, tudo que o Foleo gostaria de ser… O sistema operacional baseado em Linux da Palm está atrasado só alguns anos. A Google vai lançar nos próximos meses sua plataforma mobile Linux, tudo que o novo OS da Palm gostaria de ser…

Só esses dois fatores, o Air e o Android, já são um baque terrível nos planos da pioneira da computação móvel. Junte-se a isso fatores anteriores como ao erro estratégico de separar a unidade que fabricava o PalmOS e falha em reincorporá-la posteriormente, um sistema operacional antiquado em tempos de iPhone e a sangria constante no market share, e temos uma receita explosiva.

Apesar de usuário satisfeito com a plataforma, admito, não recomendo mais ninguém a comprar produtos desta, outrora, grife de fãs inveterados. Espere o Android, vá de Symbian, garanta-se no lado negro da força (Windows Mobile, para os não iniciados). Os sinais do fim da Palm estão claros como água.

Comentários do Facebook
10 comentários
  1. Só espero que seja possível, no futuro, a instalação de SO open-source no meu Palm ainda novinho. Quem sabe uma versão do Ubuntu Mobile para eu me sentir em casa:
    http://br-linux.org/linux/mais-sobre-o-ubuntu-mobile-and-embedded

  2. Opa Fugita!

    A quase certa morte da Palm, guardada as devidas proporções, lembra a derrocada do socialismo no história recente…

    Vários irão asseverar que o motivo de sua morte é a escolha errada do paradigma (que como você lembrou) eu não só continuo acreditando como procuro usar: Computação móvel sensata!

    Nos dois casos, os gerentes de implmentação da idéia cometeram vários e sucessivos erros que levaram a morte da sua aplicação (mas não da idéia!)

    Incrivelmente, a Apple, parece ter nos seus equipamentos um germe da simplicidade e usabilidade que a Palm sempre carregou!

    Não sei você, mas eu tenho me sentido órfão da Palm :-( Espero que se ela venha a falecer faça a jogada de mestre de abrir o código do Palm OS…

    Ficará como aqueles finais de filme que deixam um ponta de esperança de uma boa continuação :-)

    []’s

  3. Olha, essa semana quase comprei um Treo 650, pois tive meu celular roubado e estava pensando em optar por algo mais sofisticado.

    Mas na hora em que estava quase fazendo a besteira, me lembrei desses boatos e me lembrei também de que estaria comprando, literalmente, “uma carrega pra carregar um fogão”, e aí, acabei optando por um LG Chocolight (mais do que suficiente às minhas necessidades), e economizando muitíssimo dinheiro. :)

    Abraços!

  4. Como um usuário fiel ao sistema Palm OS, também fico triste com o atual momento da empresa. O sistema realmente ficou para trás.. mas mesmo assim é confiavel.

    Foram bons momentos e muitos aparelhos distintos.

    Agora é esperar pelo Android.

  5. 5. Flavio disse em 30 jan 2008 - 16:22

    Uso Palm desde 2000. O primeiro foi um Palm Pilot (original), depois um Palm III, depois um Sony Clie e mais recentemente um Tx.

    Desde 2001 ouço boatos da nova versão do sistema operacional baseado em Linux. Recentemente, a Palm desmentiu os boatos e disse que esse SO nem começou a ser desenvolvido. Uma mancada imperdoável! O que afinal o corpo de engenheiros deles ficou fazendo nesses 7 anos?

    Adoro o sistema, mas acho que merecem fechar! O capitalismo é agressivo, mas justo. Foi incompetente, morre!

    PS. Alguém quer comprar um TX com menos de um ano de uso, na caixa?!

  6. Concordo com você Fugita, semana passada fiz um post falando exatamente isto no Mundo Hi-Tech

  7. Avho que tudo é uma questão de conncorrência no mercado de hanheald.

    Att,
    Marcelo

  8. Sim, a Palm está em sérios apuros por todos os motivos que você apontou além de outros, mas eu aposto que, antes de jogar a toalha, a empresa vai se preparar pra um último esforço concentrado.

    Nesse sentido, o fechamento das lojas seria um preparativo pra uma reorganização em larga escala.

    Essa situação não é muito diferente daquela da própria Apple por volta de 1997, quando Steve Jobs foi finalmente trazido de volta para salvar a companhia.

    A empresa estava quase pra fechar e uma das primeiras coisas que ele fez ao voltar foi matar o desenvolvimento de todas as linhas de produtos exceto por alguns poucos e execelentes produtos. Essa abordagem foi a raiz do renascimento da Apple.

    Bom, nesse momento, um dos executivos chave da Palm é um cara chamado Jon Rubinstein, que foi o engenheiro chefe de hardware durante todo esse perído na Apple desde o retorno do Steve Jobs até recentemente, em 1996, quando ele era o chefe de engenharia pra iPod.

    Além disso, a Palm parece determinada em atrair mais executivos em engenheiros da Apple a ponto de seus últimos lances nesse sentido terem incitado a fúria do CEO da Apple, que ameaça começar a processar a Palm.

    http://valleywag.com/345123/did-palms-jon-rubinstein-know-the-macbook-air-was-coming
    http://valleywag.com/349152/with-latest-hire-palms-poaching-at-apple-comes-to-a-boil

    É claro que nada disso é garantia de que a Palm consiga se recuperar, mas sem dúvida, é indicativo de que talvez a empresa ainda tenha um ou dois truques na manda.

    É esperar pra ver.

    Abraço!

  9. Para mim a morte da Palm é certa.

  10. E aí pessoal se vocês quiserem saber tudo sobre celulares como dicas, truques e lançamentos acessem o site: http://www.fuull.com

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email