YouTube Awards: o Oscar 2.0

por Alexandre Fugita

[YouTube Video Awards 2006] Desde ontem o YouTube está promovendo o prêmio YouTube Awards. Os vídeos escolhidos estão divididos em sete categorias, entre eles criatividade, série e humor. As votações seguem o mesmo estilo do hotsite especial do SuperBowl, com rounds que duram uma hora. Pelo que entendi, a cada hora é possível votar de novo dentro da mesma categoria. Por ser um Oscar 2.0, tudo é feito na mesma página, sem necessidade de refresh. Quer assistir ao vídeo? O tubo do YouTube abre com a mágica do ajax. Para votar é só organizar na ordem preferida os vídeos.

Concorrentes

Um dos personagens mais famosos do YouTube, o Matt, aquele que aparece dançando em vários lugares do mundo, está concorrendo ao prêmio de mais criativo. A LonelyGirl, aquela garota aborrescente cheia de problemas com o namorado e os pais, concorre ao prêmio de melhor série. Para os desavisados, a LonelyGirl foi uma jogada publicitária e não uma adolescente real.

Também está presente a impagável série “Will it Blend?” que já destruiu iPods, pilhas, celulares e tudo mais dentro de um aparelho de liquidificador. Sem falar da famosa Terranaomi, aquela cantora que despontou no YouTube, concorrendo a melhor música. Ou ainda o desenho mais interessante de todos, o Kiwi, aquele pássaro que só pra… bom, não vou contar o final.

Sabedoria das Multidões

O mais divertido de tudo isso é a votação pelos usuários, dentro do esperado para um site que segue a proposta colaborativa. O resultado será definido pela sabedoria das multidões. Se tivesse sido assim no Oscar de verdade, o filme “Os Infiltrados” não teria ganho o prêmio máximo da Academia. A participação do usuário na criação de conteúdo está mudando muitas coisas. O Oscar que se cuide!

Comentários do Facebook
8 comentários
  1. Pois é cara, faz tempo que não vejo vídeos no youtube. São tantos de assuntos tão diversos que desisti hehe.

    Quem sabe essas coisas não ficam populares?? Prêmios são bons estimulantes para serviços “sociais”.

  2. Opa, tava precisando de uns vídeos legais do youtube keke!! Agora já sei onde achar…

  3. Kiwi é ótimo, e Will it blend já assisti vários, mas não tenho nem idéia da origem (preciso ficar melhor informado).

  4. […] acordo com o blog TechBits, “os vídeos escolhidos estão divididos em sete categorias, entre eles criatividade, série […]

  5. Lucas,

    Esses vídeos que indiquei são ótimos, vale a penas. Tinha visto antes mesmo do YouTube Awards. Usar a indicação de outros ou o resultado do concurso é muito bom pra filtrar só o que for bom do YouTube, hehe!

    Tomás,

    Hehe, sim, com 7 categorias, são 7 vídeos diferentes!

    j. noronha,

    Sim, o Kiwi é ótimo, mas um pouco triste (ou feliz, depende do ponto de vista). O Will it blend fiquei um dia assistindo durante uma hora pelo menos, hehehe!

    Abraços a todos!

  6. O Melhor da Semana nos Blogs Brasileiros…

    A comunidade blogueira do Brasil é mesmo sensacional, e a partir de hoje vamos dar ínicio a uma coletânea semanal com as melhores notícias que foram destaque nos blogs nacionais. Acessando o ótimo blog MeioBit vemos como valeu a pena……

  7. Era só o que faltava…rs
    Mas é uma idéia interessante, porém, corre-se o risco de haver o que está ocorrendo com o digg, onde usuários criam vários perfis para votarem em si mesmos.
    Abração

  8. Neto,

    A votação ocorria em períodos de uma hora. Quem quisesse criar mais de um perfil poderia tranquilamente votar várias vezes. Mas como o período é curto, fica inviável alguém sozinho conseguir alterar significantemente o resultado desta forma pois são milhares de pessoas votando.

    Abraços!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email