Techbits faz um ano

por Alexandre Fugita

[Techbits] Hoje faz um ano que o Techbits começou. No final de Julho de 2006 resolvi que iria criar um blog sobre tecnologia. Até então a maioria dos blogs que lia eram estrangeiros. Engadget, Techcrunch, Palm Addicts… Acompanhava alguns brasileiros também. Garota Sem Fio, Revolução etc, Bruno Torres… E adorava falar sobre tecnologia com todos que encontrava. O problema era exatamente esse. Pouca gente se interessava no meu papo tecnológico… Então criei o blog para extravasar as idéias.

Antes de continuar, blogueiro que é blogueiro não pode tirar férias, hehehe! Peço desculpas pelo lapso de mais de uma semana sem posts e respostas aos comentários. Muitas pessoas comentaram isso comigo, seja por email, seja fazendo suposições no último post ou ainda por sinais de fumaça. Vamos considerar que os últimos dias foram algo como umas férias de blog, para refrescar e renovar as energias. Voltando à programação normal, vou comentar um pouco de como foi criar o Techbits um ano atrás. Acompanhem.

Escolha do nome

A escolha do nome foi complicada. Não sabia como chamar. O brainstorm demorou uma semana. Algo que eu tinha certeza era que o sufixo deveria ser “bits”. A inspiração para isso certamente veio do nome “Meio Bit“, uma das minhas leituras habituais desde aquela época. A minha primeira idéia era achar um nome que desse a entender que encontraríamos novidades quentes em tecnologia, “hot”. Mas usar o termo hot poderia insinuar para o visitante outro tipo de site (pornografia?)…

Em japonês a palavra para “quente” é “atsui”. Então pensei, poderia usar atsui no nome… Então um dos nomes descartados para o Techbits foi – acredite se quiser – Atsui Bits, hehehe! A idéia para o prefixo “Tech” deve ter vindo do Techcrunch, outra das minhas leituras básicas desde antes da idéia de criar o próprio blog. Misturando tudo surgiu então o Techbits. Por sorte o nome é fácil de se lembrar e domínio estava livre.

Logotipo

[Techbits, logo original] O primeiro logotipo era muito feio (ao lado). Admito, não tenho qualquer habilidade em design. A inspiração para o primeiro logotipo veio da revista Wired. Lá o logo usava cores chamativas com letras e fundo se alternando em combinações em contraste. Porque não fazer algo assim com o logo do blog recém criado? E lá fui eu criar um logo azul e preto, este que ilustra o início deste parágrafo. O problema é que algumas pessoas diziam que o logo não era lá essas coisas. E eu concordava. Então achei um vídeo no YouTube que ensinava a fazer uns logos no estilo web 2.0. E criei o que está lá em cima até hoje.

Notícias ou opinião?

[multidão] No início não havia um foco principal. Não sabia se deveria escrever notícias ou artigos opinativos. Refleti e cheguei à conclusão que não teria como ser um blog de notícias. Concorreria com todo mundo que fornece notícias, do portal gigante como o IDG Now! aos blogs que concorrem por um lugar ao Sol apenas reproduzindo a mesmíssima informação que já li nos meus feeds. Resolvi mesclar então notícias recentes com um pouco de opinião. Faz mais sentido para o modelo de blogs, principalmente quando se é pequeno e necessita diferenciar-se para não ser apenas mais um na multidão.

Futuro

Saber como será o futuro não é uma ciência exata. Posso apenas repetir aquilo que disse no último post: dedicar-me mais ao Techbits – acredite, um texto demanda horas e horas de leitura e reflexão! – e tentar cumprir algumas metas como mais posts e maior regularidade mantendo a qualidade. Claro, planejo que o Techbits cresça. Não vai ser da forma exponencial como foi nos primeiros meses, mas que seja em uma taxa interessante.

Por fim, agradeço a todos que sempre apoiaram o Techbits. Seria impossível listá-los aqui. São os leitores do RSS, os leitores que não usam RSS, os amigos e amigas da blogosfera e também os de fora dela, todos que linkaram para o Techbits (veja no Technorati | veja no Blogblogs) e todos que receberam links do Techbits, aqueles que mandam emails com dicas, aqueles que trocaram idéias via mensageiro instantâneo, etc, etc, etc… “Tá, que frio esse parágrafo… nem pra me citar”, alguns devem ter pensado, hehehe! Em suma, a todo mundo que um dia já passou por esta URL, obrigado!

Comentários do Facebook
35 comentários
  1. Fugita,
    Parabéns e mais e mais anos para o Techbits, sou leitor novo e assinante do RSS.

    de novo, parabéns! :)

  2. 2. Renê Fraga disse em 2 ago 2007 - 08:43

    Fala Fugita!

    Parabéns por 1 ano de Techbits! Incrível que quase começamos a blogar no mesmo instante de 2006… muito legal!

    Abraços e continue com o ótimo trabalho!!

  3. Todos que não levam a sério, ou não conhecem o que é realmente um blog, não entendem isso que você acabou de escrever, horas e horas de pesquisas para escrever um artigo de quatro ou cinco parágrafos.

    Pessoas que lêem blogs mal escolhidos, acham que tudo é fruto de alguma “divindade virtual” e acabam gerando um buzz na blogosfera classificando todos os blogs como “midia alternativa” de qualidade duvidosa e sem responsabilidade jornalística, pura besteira.

    Acabei escrevendo demais, mas as vezes fico decepcionado ao ler certas coisas por aí de pessoas que não entendem que blogs não querem ser portais de notícias, blogs querem ser apenas blogs, seguindo exatamente a filosofia do Techbits, uma notícia qualquer com alguns comentários e inter relações pessoais.

    Continue firme aí…
    []

  4. Parabéns!
    O Techbits neste tempo conseguiu se consolidar como uma referência, que continue assim.

  5. Graças que você não escolheu Atsui Bits. Tudo bem você tem orgulho desses olhos puxados aí, mas “Atsui Bits” não rola, hein?

    O menino tímido, que não sabia nada de php e só queria escrever sobre tecnologia, como diz no primeiro post do site, agora é referência nacional. Tá bom ou não? hehehe

    Abraço!

  6. Opa! Vai ter festa de aniversário? Hehehehe

    Parabéns pelo primeiro aniversário do Techbits!

  7. 7. Marcelo Coelho disse em 2 ago 2007 - 10:59

    Techbits, parabéns pelo aniversário.

    Alexandre, parabéns pela realização.

    Espero que o conteúdo isento e inteligente seja motivo de muitas outras comemorações com esta.

    Um abraço.

    Marcelo

  8. Parabéns!
    E que esse seja o primeiro de vários anos legais para o TechBits. =)

  9. Opa… quero bolo heim rsrs…
    comecei meu blog há um mês atras quem sabe ele não cresce igual o TB rs

  10. *Moderação*: trecho editado em desacordo com uma das regras dos programas de afiliados.

    Sr. Fugita,

    Parabéns pelo techbits! Graças a propaganda cara-de-pau na festa do meu casamento, seu blog decolou!

    Pessoal, ajude o Sr. Fugita com blog como eu faço: para cada post, {editado}. O japa também precisa comprar arroz!

    Falou.

  11. Parabéns Fugita!
    Temos sempre muito a aprender com sua simplicidade versão txt.

    E assino tudo o que já disse o Kadu acima.

    Forte abraço

  12. Pessoal,

    Primeiro um agradecimento geral: obrigado! Agora os comentários gerais:

    Hilário,

    Bem vindo a bordo!

    Renê,

    Pois é, os blogs se iniciaram com poucos dias de diferença, hehehe!

    Kadu,

    Concordo com seu comentário. Acho que blogs precisam manter essa aura de blog, ou seja, opiniões mescladas com outras informações. É isso que faz os leitores voltarem, imagino.

    Paulo e Tonobohn,

    Referência? hehehe! Uau! Valeu!

    Tonobohn,

    Realmente Atsui Bits não ia ser tão legal quanto Techbits. Na verdade no brainstorm surgiram uns 5 possíveis nomes. Esse foi talvez o mais bizarro das idéias.

    Cesar,

    Então, não vai ter festa com bolo. Até pensei em organizar algo mas vou ter que deixar para uma próxima, hehe!

    Marcelo e Carol,

    Sim, vários anos de vida ao Techbits!

    Vinicius,

    Legal, a grande vantagem dos blogs é que todos tem chance de aparecer. Vá firme e com conteúdo de qualidade que os visitantes virão!

    semtex,

    Hehehe, realmente, acho que foram aqueles cartazes de propaganda descarada no seu casamento que fizeram toda a diferença, hehehe!

    Neto

    Hehehe, taí um nome interessante para um blog: simplicidate txt. Gosto de simplicidade e tento ao máximo colocar isso no Techbits!

    Abraços a todos!

  13. meus parabéns!!

    um ano de blog não é fácil!! Acompanho esse blog já algum tempo e foi um dos que me inspiraram a criar o meu blog o bitideia. Saiba que hoje seu blog serve com referência. um abraço!!!

  14. Parabéns Fugita, acredito que o Techbits seja um dos blogs mais comentados na blogosfera brasileira. Posts antigos bem posicionados garantem um fluxo constante de comentários mesmo quando você não está escrevendo! Acho isso fantástico.

    Gosto de ver também sua dedicação e atenção para responder cada comentário.

    Sucesso e bola pra frente.

  15. Parabéns pelo aniversário! O primeiro é sempre o mais legal :D.

    []’s!

  16. Fugita, meus Parabéns pelo primeiro aniversário e por todo o sucesso do TechBits!

    Abraço, Nick

  17. Parabéns.
    Vida longa e próspera ao TechBits!
    Vlw pela inspiração.
    Gnd Abraço.

  18. Happy Birthday :-) !
    E agora, com mais tempo para o blog, não acha que o Techbits merece um layout com 3 colunas ;-) .

  19. Fugitasan, omedetou gosaimasu!

    Continue com o ótimo trabalho. Tenho certeza que sairão grandes novidades planejadas e orquestradas por você.

    E sacanagem… nem pra me citar (e linkar) no último paragráfo… =D

    Precisando de ajuda, dá um grito! A gente atende…

  20. 20. Marcelo Y disse em 3 ago 2007 - 02:41

    Cebola, meus parabéns por esta data tão importante. Lembrando sobre o começo de tudo, é impossível deixar de citar as (diversas :) ) vezes que conversamos sobre seu blog, sempre vc dizendo as estatísticas, o crescimento, a repercussão de alguns assuntos, e por aí.

    Sei que faz tempo que não conversamos, mas precisando de algo… já sabe né.

    Abraços.

  21. Fugita, parabens !

    O Techbits é um blog com uma excelente qualidade editorial, quem le percebe claramente a dedicação nos pots, o tempo de pesquisa e estudo. O Techbits esta no meu Blogline há tempos, esta no Aggregator do Flash Brasil http://www.flash-brasil.com.br/?q=aggregator/categories/1 com destaque na home, e recomendo o Techbits a todos que se interessem por TI e Cibercultura.

    Com esta qualidade, acredito que o Techbits tera muitos anos de vida.

  22. O Melhor da Semana na Blogosfera Brasileira – Parte 19…

    Vamos a mais uma edição da nossa seleção com o que aconteceu de melhor esta semana nos blogs do Brasil. Para começar uma excelente notícia para todo mundo que acredita no sucesso de ferramentas e serviços Web 2.0 feitos……

  23. Parabéns, Fugita!

  24. Atrasado, mas está valendo.

    Parabéns Fugita, e espero que o Techbits cresce muito além do que se imagina. :P

    Abraços

  25. + 1 Atrasado mas que está valendo também, valeu por aquele e-mail que me enviou, você observou que as coisas estão mudando?

    Abraços…

  26. 26. Marcos disse em 4 ago 2007 - 11:05

    Parabéns pelo aniversário e pelo ótimo conteúdo sempre disponibilizado.

    Muito sucesso, e que este blog cresça cada vez mais!

    Um grande abraço!

  27. Parabens!

    E que seu crescimento seja muitas vezes maior do que foi no começo dos meses, espero que continue com a constância que mantém, com a qualidade e responsabilidade, como sempre foi!!!!!

    COntinue ano após ano,

    Sucesso!!

  28. Puxa, como eu só fui ver isso agora? :)

    Lembro que, quando o meu blog fez um ano, fiz até um encontrinho no Pinheirinho. Chamei uns amigos e um deles, que não tinha idéia do que era um blog, veio me dar “parabéns” meio sem jeito… :P

    Enfim, lembrei disso por duas razões: 1) parabéns! 2) vai ter festinha? Hehehe!

    Abraços!

  29. Com quem será…

    Parabéns cara! No fundo, bem no fundo, sinto uma inveja de você, trabalhou legal e está colhendo bons frutos. Espero que continue sempre assim e não se esqueça dos amigos.

    Afinal, o que seria de um blog sem os parceiros né não?! ;)

  30. Parabéns, sucesso!

    _____________________________
    http://senhorloucura.blogspot.com
    http://dicaslight.rg3.net

  31. Pessoal,

    Primeiro, novamente, obrigado. Vou comentar a maioria na seqüência.

    Felipe,

    Legal, fico feliz que o TB tenha servido de inspiração para seu blog. Isso é muito legal e interessante.

    Lucas,

    Vc tem razão pelo menos na parte que diz que recebo comentários em posts antigos. As pessoas chegam, acrescentam à discussão, mesmo que o post seja velho. E tento responder ao máximo a maioria pois acho que os leitores são parte fundamental do blog.

    Ghedin, Nick e Mielle,

    Agradeço aos parabéns!

    j.noronha,

    Pois é, está nos planos transformar o layout em 3 colunas. Talvez demore um pouco, mas deve sair este ano! (ainda bem, né, falta muito tempo pro fim do ano ainda…!)

    George,

    Hehehe! Nem pra citar mesmo, hehehe! Brincadeira! Antes do final da semana vou te linkar, vc vai ver!

    Marcelo Y,

    É verdade, já conversei várias vezes com vc sobre dados estatísticos secretos do TB, hehehe! Claro, vc é um dos que sempre apoiou o crescimento do blog.

    João Carlos, Inagaki, Tiago Celestino, Marcos, Claudia e Filippo,

    Valeu, estaremos sempre aqui, 24/7!

    0rn4nd0,

    Valeu! Ah, aquele email… estava em um momento de bravura, hehehe, mas a idéia era dar um toque sobre esse tipo de coisa mesmo. Ainda bem que vc levou na boa, hehe!

    Marmota,

    Valeu, mas não teve festinha. Até pensei em fazer, mas não haveria tempo hábil. Mas, claro, não está descartada festa, mesmo que seja só daqui quase um ano, hehehe! Claro, vc será convidado, não tenha dúvidas!

    Issamu,

    ô loco, não precisa exagerar! Inveja, hehehe! Ah, sim, com a ajuda dos blogueiros amigos!

    Abraços a todos!

  32. Tem uma galerinha boa que começou na mesma época, não é mesmo?
    O Arcanjo.org completou 1 ano e eu nem me toquei…

    Parabéns, vizinho!

    Vida longa e próspera ao TB!

  33. Pensei que ia rolar uma promoção de 1 ano… distribuindo um iphone para os leitores mais assíduos :-)

    Vida longa ao Techbits!

    []´s

  34. Fugita,

    Parabéns pelo aniversário do Techbits! Foi um grande prazer encontrar você no encontro aqui no Rio, gente muito boa!

  35. Rafael,

    Pois é. Surgiram muitos blogs naquela época, hehehe! E parabéns ao Arcanjo.org também!

    Sergio,

    Hehehe! iPhone? Então, até ia rolar… mas o iPhone não dá pra usar no Brasil… hehehe!

    Danilo,

    Sim, foi um prazer encontrá-lo no encontro do Rio.

    Abraços e valeu a todos!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email