Tagged: spam disfarçado de rede social

por Alexandre Fugita

[Tagged] Pragas virtuais existem aos montes, a internet é um lugar perigoso. Uma delas está chamando a atenção pela forma como se espalha. Você recebe um e-mail vindo de alguém que conhece convidando para entrar em uma nova rede social chamada Tagged.com. A mensagem contém um apelo, típico de SPAM, recomendando aceitar o convite sob o risco do rementente achar que você disse não. Clicando no botão sim o sistema pede seu endereço de email e sua senha para acessá-lo. Alerta! Alerta! Alerta! Só uma pessoa desatenta – para não dizer outra palavra – colocaria seu email e senha neste campo. E acredite, existem pessoas assim às centenas, milhares, talvez milhões. Pronto, você acaba de ajudar o SPAM se espalhar.

Convite, convite, convite

Não sou tão solicitado quanto o Marmota, que diz ter recebido dezenas desses convites. Pra falar a verdade não recebi nenhum. Mas pesquisei nos links deixados no texto dele e também no Technorati, e o Tagged realmente é o assunto do momento, não por essa característica SPAM e sim pois o povo fica feliz em receber um convite pra uma suposta rede social fechada. Aquela velha história de pertencer a um grupo enquanto os meros mortais lutam para entrar (vide caso Joost).

[Tagged invite]

Segundo o Alexa – mecanismo que traça o ibope dos sites por aí – a visitação do Tagged.com está crescendo em progressão geométrica desde outubro de 2006 (selecione visualização de 3 anos para enxergar a curva), quando começou essa fase de recrutamento SPAM-like. Como a maioria das pessoas não sabe o que é privacidade e clica loucamente em qualquer link que apareça na tela, o serviço está crescendo da pior forma.

Ao se cadastrar e dar sua senha do serviço de webmail preferido, o Tagged entra em sua conta, suga todos os endereços de email e envia um convite em seu nome… Milhões foram cooptados sem saber que participam do novo neologismo da internet: SPAM 2.0, cunhado por uma das vítimas do serviço em seu blog. Isso lembra aquele SMS.ac que todo mundo se cadastrou mas ninguém jamais conseguiu mandar uma mensagem de texto grátis.

Para mim, esse tipo de e-mail não faz diferença. Assim como as correntes e hoax que recebo, vai direto para o lixo, sem ao menos abrir a mensagem. Se pedir minha senha então? Dou uma bela de uma risada… mas tem gente que leva a sério, e vira spammer.

Como cancelar o Tagged

O leitor do Techbits Douglas (comentário #33) dá a dica de como sair do Tagged. Siga as instruções:

  1. Vá à página Cancelar Conta;
  2. Selecione “YES, …”;
  3. Aperte o botão “Submit”;
  4. Digite a senha;
  5. Pronto, acaba de se livrar de uma fria;

Dica inserida no dia 07/05/2007, valeu Douglas!

Comentários do Facebook

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/vhosts/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273