Orkut: o maior CRM do Brasil

por Alexandre Fugita

[orkut] Acompanhei pela internet a palestra do Orkut Buyukkokten no auditório da FEA-USP. A qualidade do “sinal” estava muito ruim e o som muito baixo. Mesmo assim absorvi a essência da palestra e das perguntas que se seguiram. O que pude entender é que basicamente o orkut é um CRM gigante do qual o pessoal da gigante de Montain View consegue retirar tendências como no Google Zeitgeist ou na sabedoria das multidões.

Gado humano

Dentro do orkut as pessoas se cadastram e colocam em seus profiles tudo quanto é informação. Cada um desses pedaços não tem muita relevância para o Google mas ao juntar as tendências, a robotização de comportamentos, o orkut mostra coisas surpreendentes, com tudo o que qualquer marketeiro[bb] gostaria: informações sobre pessoas (consumidores), alimentadas por elas mesmas e em constante evolução.

Não lembro dos exemplos dados, mas é impressionante as correlações que eles fazem dizendo que pessoas de tal tipo geralmente possuem tais e tais características. Chego à conclusão de que existe apenas poucos tipos diferentes de pessoas e em cada grupo, todas são iguais à s outras. Tudo gado humano.

Crimes no orkut

Interessante mesmo foi a pergunta de um estudante de jornalismo da USP sobre a opinião do Sr. Orkut sobre crimes que ocorrem dentro da rede social. Melhor resposta, impossível: existem pessoas boas e pessoas más. Crimes acontecem em todos os lugares, seja na vida real, seja na vida on-line. Como no Brasil boa parte da população está no orkut, acontece de criminosos estarem lá também. Perfeitamente normal. Ponto positivo.

Mas o Orkut Buyukkokten avisou que o site colabora com o governo brasileiro e que este pode solicitar diretamente a retirada de informações da rede social. Ponto negativo.

Monetização

Surgiu também a pergunta de como o Google fatura com o orkut. Anúncios, claro. Mas não é tão simples assim. Pegando todas as informações do orkut, juntando seu mecanismo de busca, padrões de comportamente, fica claro que tudo isso é usado para maximizar a venda de anúncios. Sabendo o que o perfil do usuário, seus comportamentos e tudo o mais, fica fácil mostrar anúncios segmentados com maior chance de chamar a atenção.

A palestra foi interessante, gostaria de ter ido, mas ao ligar para a FEA fui informado que só alunos atuais da universidade poderiam acompanhar. Nada mais natural, estavam lá também pessoas do Google Brasil querendo saber quem quer trabalhar na empresa. E você nem precisa dizer quem você é. Eles já sabem.

Veja também:

Comentários do Facebook
11 comentários
  1. Fantásico Fugita!

    Legal mesmo isto, e inclusive corrobora com alguns conceitos de uma conhecida minha que desenvolveu uma monografia sobre o assunto, e acredito que existam várias. De fato os caras do Google estão com uma puta ferramenta nas mãos, principalmente no que tange o comportamento do “gado” Brasileiro.

    A pergunta que fica é, frente à estas constatações, será que teremos uma nova reconfiguração de comportamento no Orkut e comunidades de relacionamento como um todo?

    Em tempo, vou citar seu post em outro blog que participo, daqui a pouco ele pinga pra cá.

  2. Grande Fugita.

    Excelente o seu post, parabéns :)

    Grande abraço pra ti

  3. 3. Helton disse em 12 abr 2007 - 11:34

    Alexandre, sobre essa história de crimes no Orkut eu acho que o ponto mais importante é: o Orkut se recusa a submeter-se a lei brasileira. Toda e qualquer empresa legalmente estabelecida no Brasil (mesmo sendo uma multinacional com sede em outro País) é regida pelas leis do Brasil. O ministério público federal entrou com uma “ação declaratória” (que faz parte do processo maior) para exigir que o Google Brasil Internet responda pelos crimes praticados no País. O objetivo desta ação é tornar “ilegal” esta ferramenta criada para que a Justiça brasileira comunique o Google Inc. sobre as páginas ofensivas que devem ser retiradas. A Justiça brasileira deve aplicar a suas sanções ao Google Brasil, oras. Inclusive, até mesmo o Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado no caso do Orkut. Os consumidores brasileiras que se sentirem prejudicados vão exercer seu direito de ir à Justiça onde? Nos EUA? Não, no Brasil, oras. O fato do serviço não ser pago não impede a incidência do CDC, porque a remuneração é indireta. Sanemos que o Google não montou um prédião bonito lá na faria Lima porque gosta dos brasileiraos, né. É para ganhar dinheiro mesmo. Bom, não sou advogado e não conheço a fundo a questão. O fato é que, hoje, há um claro conflito entre as empresas de internet com suas atuações globais e a Justiça da era pré-internet,

    Abs!

  4. 4. André disse em 12 abr 2007 - 14:44

    ele esteve aqui na unicamp também, e as perguntas que surgiram aqui foram as mesmas que perguntaram a ele na usp, ele deve ter decorado as respostas….

  5. Mais um post inteligente.
    E esse assunto com certeza não termina por aqui.
    Há muito o que se discutir sobre o Orkut.

    Lá no MVMR há um convite de uma Meme para você!
    Se já participou então tudo bem ok?

    Abraços

  6. João Caribé,

    Bom, essas constatações não são novas na verdade. Apenas acho que a palestra do Orkut serviu para confirmar.

    Não acredito que qualquer pessoa irá alterar seu comportamento dentro da rede social por causa disso. Se é que a maioria lá dentro tem capacidade pra entender qualquer tipo de implicação que isso tenha.

    Mário,

    Valeu!

    Helton,

    O orkut ou Google não é culpado de nenhum crime cometido dentro da rede soclai. Eles são apenas um meio. O governo, por exemplo, é “dono” das ruas. Crimes acontecem nas ruas. E não é por causa disse que o governo é o culpado diretamente pelo crime. (Indiretamente são responsáveis pois poderiam de alguma forma evitá-lo). Carros são usados pra crimes. E não é por causa disso que fabricantes de carros são culpadas dos crimes cometidos com eles.

    Esse é um assunto complexo que claro, deve punir os culpados. Mas com certeza não é o Google e nem o orkut e sim as pessoas que fazem parte dele.

    André,

    Pois é, as perguntas são sempre as mesmas. O próprio Orkut disse que uma das coisas que mais perguntam é pq o orkut faz tanto sucesso no Brasil. E não deu outra: perguntaram…

    Neto,

    Eu não sou lá muito fã do orkut. Apesar disso discuto aqui no Techbits pois faz parte da “web 2.0” e dessa história de rede social, tema recorrente deste blog. Assunto existe, com certeza. Em geral eu falo mal, hehehe!

    Qto ao meme, vi o convite. Não escrevi e é o segundo que recebo deste mesmo assunto. Acho que tá na hora de preparar um post.

    Abraços a todos!

  7. 7. Helton disse em 13 abr 2007 - 14:08

    Concordo com vc, Alexandre. O que eu disse (talvez não tenha sido claro) é que a responsabilidade por tirar as páginas do ar é do Google Brasil e não do Google Inc.

    Abrax!

  8. Helton,

    Sim, acho que o Google Brasil talvez devesse ter um papel mais ativo no caso… Essas coisas de internet que a legislação atual não cobre… o servidor não tá no Brasil… de quem é a responsabilidade? Se eu fosse advogado partiria para a área de internet.

  9. […] o Google há tempos é o maior CRM do mundo. Aqui no Techbits já até havia questionado se a gigante de Montain View não seria um spyware […]

  10. […] primeiro é  Orkut, sem comentários não é verdade? Os brasileiros são a maioria de usuarios desse serviço, veja […]

  11. é porque porque porque porque porque porque porque porque um um um um um um um um caracaracaracaracaracaracaracaracara u Rafael Rafael Rafael Rafael Rafael Rafael Rafael Rafael

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email