Orkut em evolução

por Alexandre Fugita

[orkut] Não costumo falar muito bem do Orkut aqui no Techbits, mas vou abrir uma exceção. Antes abandonado ao bel prazer de seus usuários, a Google resolveu recentemente investir na maior rede social brasileira (58% dos usuários são brasileiros). O serviço só faz sucesso no Brasil e em alguns poucos países perdidos ao redor do globo. Nos EUA o Orkut é praticamente irrelevante. Isso nunca estimulou a empresa de Mountain View a investir seriamente no site. Mas tudo mudou e novos recursos foram adicionados nos últimos tempos como Gtalk, SMS e finalmente o YouTube.

GTalk: fim do MSN?

Claro, estou exagerando. Mas com a inclusão do Gtalk no Orkut creio que muitos começaram a usar e conhecer o serviço. O GTalk saiu do ostracismo e passou a fazer parte de uma massa de curiosos que passam o dia inteiro pendurados na rede social. Mas ninguém vai substituir o MSN pois lá é possível mandar aquelas mensagens bonitinhas, cheias de recursos (perceberam o sarcasmo aqui?).

SMS: olha a conta do celular!

A Claro passou a oferecer dias atrás a possibilidade de recebimento e envio de scraps por SMS. O serviço é cobrado nas duas direções e, como o orkutianos não sabem o que é e-mail, e trocam todo tipo de mensagem via scrap, quem arquitetou esse serviço deveria ser condecorado por conseguir aumentar substancialmente a receita de SMS da operadora.

YouTube

Agora é possível usar o YouTube para deixar um vídeo no seu perfil do Orkut, o que é muito interessante e mostra o interesse da Google[bb] na integração de seus serviços. Só espero que os usuários tenham bom senso e não façam vídeos no estilo “Nem Big, Nem Brother”, dos candidatos a quase famosos do Big Brother Brasil (sim, isso é pra atrair paraquedistas).

Orkut, 3 anos

Segundo o blog de Guerrilha, ontem o Orkut fez 3 anos. Parabéns! No texto, além de falar um pouco de estatísticas da rede social, o blog de Guerrilha fala sobre o preconceito que empresas tem em fazer campanhas dentro do Orkut. Só pra registrar, lembrem-se que recentemente uma comunidade virtual foi comprada para promover Florianópolis.

Comentários do Facebook
13 comentários
  1. GTalk: não conheço ninguém que tenha passado a utilizá-lo por causa do Orkut. de toda minha lista de contatos, apenas uma amiga o utiliza através da rede de relacionamentos, mas ela já estava cadastrada anteriormente e usava o serviço através do GMail.

    acho que a integração com o GMail foi bastante inteligente, porque um monte de gente que trabalha em lugares onde MSN ou smilares são bloqueado ou instáveis, pôde passar a utilizar um messenger bem leve e estável, e ainda com a possibilidade de salvar as conversações no próprio cliente de e-mail, facilitando a hora de buscar informações importantes anteriormente.

    o público do Orkut, por outro lado, não me parece ver muito sentido nisso. faz muito mais sentido para eles ficar trocando scraps (até utilizando coisas como o Scrapboy), ou então usar logo o MSN com seus emoticons animados, troca de fotos, mensagens manuscritas e tantas outras funcionalidades, do que algo tão primitivo e simples com o GTalk.

  2. Solon,

    Esse negócio do Gtalk e Orkut acabando com o MSN foi apenas suposição devido à popularidade do site de relacionamento no Brasil. Ouvi dizer que agora aparece quem está online. As pessoas não vão resistir em mandar uma msg, certo? Lembro que houve uma época em que o defunto ICQ conviveu com o MSN, até sucumbir a seu domínio. Vai saber se o mesmo não acontece com o Gtalk? Tá certo que o comunicador do Google precisa ganhar umas frescurinhas bonitinhas pra fazer sucesso mas a facilidade da integração pode ajudar.

    Concordo com vc em relação ao Gmail + Gtalk. Eu, meio avesso a IM pois diminui drasticamente o rendimento, uso o Gtalk no Gmail mais do que o MSN.

    Falou!

  3. você pode ver se alguém está online, se ele tiver isso ativado. mas, como eu disse, de todos os meus contatos só conheço uma pessoa que utiliza isso. além de que você pode ver que ela está online e preferir mandar um scrap.

    claro, é possível que o Google Talk faça por aqui o que o MSN fez com o ICQ (é curioso que este é mais um caso onde o Brasil é diferente do resto do mundo, onde o AIM é o messenger de maior uso). mas acho que não é o caso, por uma série de razões, a principal delas porque não vejo isso como sendo a idéia da Google com o programinha.

    acho que eles têm na mira muito mais o Skype (e o mercado de VoIP, do que a briga com MSN, AIM et al. e eis aqui mais um caso em que discordamos: messengers (uso MSN, ICQ e GTalk, via Gaim) melhoram a minha produção.

  4. Solon,

    O fato de todos seus contatos, exceto uma amiga, não usarem o Gtalk no Orkut não representa necessariamente o universo de usuários da rede social. Pode significar sim que pouca gente usa, sei lá… mas não dá pra generalizar assim. Vou um dia passar em uma lan-house (ciber café) pra ver se tem alguém usando e aí posto um comentário aqui.

    Realmente o Brasil tem algumas particularidades na internet. Aqui o MSN é líder, o Orkut predomina, ficamos mais tempo on-line que o resto do mundo (dizem que é por causa das péssimas condições dos dial-ups e por isso demora mais pra fazer a mesma coisa).

    Qto ao alvo ser o Skype, concordo. Qdo lançaram o Gtalk acho que a idéia passada era essa mesmo. E pra variar discordamos, hehehe. Isso é bom, gera assunto pra discutir nos comentários.

    Falou!

  5. […] lateral com os endereços e códigos dos vídeos pesquisados para encaixa-los em seu blog, site ou Orkut, que a uma semana oferece uma seção de favoritos de vídeos do Youtube. Com o link “Send to […]

  6. […] às redes de relacionamento. A Google tem mostrado um bom interesse na comunidade brasileira, trazendo atualizações “quase constantes” nos últimos dias, como o encaixe de vídeos do Youtube e intercâmbio entre […]

  7. 7. alicia disse em 20 ago 2007 - 12:37

    gostaria que a equipe do orkut punice aquelas pessoas que ficam mandando mensagens pornograficas para os perfis.
    è muito chato

  8. 8. luana disse em 22 mar 2008 - 16:54

    eu esquesi a senha do meu orkut e o msn que eu botei ta com problema entao ñ sei o que faço para descobrir a senha

  9. quero saber a minha senha do orkut

  10. 10. Gustavo Diniz disse em 12 jun 2008 - 15:03

    Galera tem um jeito de vcs acessarem o o Orkut, Hi5, MySpace em redes bloqueadas (no trabalho aqui funciona)… basta vcs acessarem usando o POWERSCRAP.COM.

    Agora se o POWERSCRAP.COM estiver bloqueado, tem uma tecnica.. basta enviar um email para MEUIP@POWERSCRAP.COM que eles tem mandam um endereco livre.

    Eu estou utilizando o http: // 67.202.35.105/ mas se esse endereco deixar de funcionar eh soh mandar um email para MEUIP@POWERSCRAP.COM que eles enviam outro endereco novinho heheheheh

    Irado!

  11. 11. Roberta disse em 8 jul 2008 - 12:26

    eu esquesi a senha do meu orkut e o msn que eu botei ta com problema entao ñ sei o que faço para descobrir a senha !

    me mande uma mensagem pelo msn que eu do o login do orkut..

    Bzus!

  12. […] que eu fui o primeiro a postar sobre o assunto e isso me rendeu um link do blog Techbits que me garantiu bom posicionamento (8º) na busca que pode ser conferida aqui: […]

  13. ninguem manda TAAA

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email