O Banco do Brasil não foi hackeado
O Banco do Brasil lançou uma campanha de publicitária interessantíssima agora no começo de 2007. Com o intuito de dar um ar mais pessoal no relacionamento dos clientes com o banco, os marketeiros alteram o nome do BB para “Banco do Fulano”. É possível ver isso nas agências e também no home banking da internet (imagem acima). Só que a ótima idéia foi um tiro no pé como mostrou o Meio Bit. Pessoas assustadas com o nome delas aparecendo no lugar do logotipo do banco na página da internet ligaram e congestionaram as centrais de atendimento do BB. Fora isso o site ficou fora do ar ontem em vários momentos e muita gente achou que o BB.com.br estava hackeado. Ledo engano, era só uma campanha de marketing.
Engenharia Social
Existe um conceito em segurança da informação chamado de engenharia social. Na verdade é uma forma branda de chamar os que roubam informação de outra coisa. Segundo a Wikipedia, a definição de engenharia social é:
A Engenharia Social é um método utilizado para obter acesso à informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas. Para isso, o ‘engenheiro’ pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc.
Basicamente os crackers (hackers “do mal”) são os engenheiros sociais. E atacam usuários comuns de várias formas. Uma delas é enviando Phishing Scam, aqueles e-mails fingindo ser do seu banco ou do SPC dizendo que você possui uma dívida, algo assim. Como mandam isso para milhões de pessoas certamente muitas delas possuem dívidas. Uma pequena porcentagem dos endividados acredita que o e-mail é verdadeiro e clica no link fornecido. Pronto, caiu no golpe.
Marketing criativo, usuário leigo
É aquela velha história… Os marketeiros são extremamente criativos. Os anunciantes são um pouco mais conservadores. A população em geral não entende o que está acontecendo. A idéia do Bando do Brasil foi ótima. Os clientes acharam que era obra de hacker.
Segundo o Meio Bit teve gente reclamando de invasão de privacidade por ter o nome exposto no logotipo do banco… Aqui no Techbits certa vez uma leitora enviou uma mensagem reclamando que seu e-mail estava aparecendo na área de comentários do blog. O que aconteceu foi que o formulário de comentários armazenou em algum cookie o e-mail dela e exibia, só para ela, seu endereço de correio eletrônico. É aquela velha história… o usuário médio não entende o que está acontecendo.
É o relamente bom marketeiro além de criativo tem que saber lidar com seu público alvo, saber pesar o impacto de suas idéias para o mercado, isto é, para as pessoas em geral, para que não ocorram situações “estranhas” como essa.
Talvez em um lugar onde o usuario esteja (bem) mais familiarizado com a web teria sido diferente!
Abs
“A idéia do Bando do Brasil foi ótima.”
Tudo bem que as taxas do banco são um pouco abusivas, mas também não precisava chegar a esse ponto, né? :P
Olá Rangel!
Acho que a idéia foi ótima, muito criativa. Mas deve ter assustado muita gente, hehe! Eu já sabia da campanha pois tinha lido em algum lugar (acho que no jornal, de papel…). Mas mesmo assim qdo entrei na minha página do BB, “levei um susto” por um brevíssimo instante, lembrando logo em seguida da matéria que tinha lido a respeito dias atrás. Ficarei maravilhado mesmo se eles fizerem uma propaganda em revista semanal com o nome de cada assinante. Já vi isso em impressões como etiquetas (preto e branco), mas se vier algo colorido será inédito.
Apesar desse pequeno problema inimaginável, acho que o saldo para eles é positivo. Daqui pra frente espero ver mais campanhas inovadoras usando a web como essa do BB.
Olá Marcos Danillo!
Putz, Bando do Brasil… hehe! Não foi intencional, juro! Agora já foi, deixa do jeito que está, hehehe!
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Na minha batalha diária pela adoção do uso do Firefox, tento convencer os usuários do Internet Explorer de que trata-se de um navegador inseguro. Toda segunda terça-feira do mês a Microsoft libera correções para o Windows, em sua maioria corrig…