Notinhas sobre a rede 3G da Claro

por Cesar Cardoso

Claro 3G Ontem oficialmente foi o primeiro dia da rede UMTS/HSDPA 850 da Claro, e como Brasília foi uma das cidades escolhidas, não pude resistir a dar uma volta numa loja da operadora e, como diz a gíria, “ver de qual é”.

Estavam expostos dois modems, um PCMCIA e um USB, e quatro telefones, o LG MU500[bb], o Samsung A706, o Palm Treo 750 e o Nokia 6120 Classic. O MU500 e o A706 se parecem demais e têm cara de mid-end demais; o Treo 750 e o Nokia 6120[bb] Classic são boas opções, mas penso que a Claro deveria aproveitar a vantagem de mindshare de lançar uma rede 3GSM antes da concorrência e vir com um telefone com “mais personalidade”, quem sabe um N95-3 ou um HTC high-end para atrair os tecnófilos, talvez um RAZR2 V9 para atrair os fashionistas, etc e tal.

Loja da Claro em Recife – fachada(*)

Loja da Claro em Recife

Loja da Claro em Recife – celulares (*)

Loja da Claro em Recife

(*) fotos do leitor José, de Recife, veja mais no comentário #9. Muito obrigado!

Apesar de falar nela na propaganda, e ao contrário do que fez a Telemig Celular, a Claro não enfatiza muito a videochamada; os planos pós-pagos de 3G, inclusive, são pouco generosos com relação a isso. Com isso, a Claro perde pouco quando os marqueteiros chegarem à conclusão de que a videochamada fracassou, como fracassou, fracassa e fracassará em todo o resto do mundo, pelo menos enquanto não arrumarem uma maneira de facilitarem a “putaria amadora” via videochamada (que tal um apoio para o celular ficar fixo enquanto a pessoa se masturba?).

Plano de dados

A grande força de propaganda do 3G Claro, na prática, são mesmo os dados. Os planos de banda larga 3G da Claro estão bem competitivos; R$99,90 por um plano de velocidade de 1 Mbps com franquia de dados de 10 GB é provavelmente o melhor no custo-benefício pra quem vive de mobilidade, com o bônus de não ter que virar refém da Vex quando precisar passar a terceira marcha.

TV no celular?

Mas como nenhuma operadora do mundo consegue ser lógica 100% do tempo, a Claro insiste em sua Idéias TV, agora turbinada via HSDPA, achando que alguém vá achar boa a idéia de ver qualquer imagem que se mova em telinhas ridículas de 2″ com resolução QVGA. Alô Claro, vamos combinar uma coisa? Quando vocês tiverem celulares com telas como a 480 x 854 x 3,5″ do Panasonic P905iTV (vendido só no Japão, claro) a gente conversa sobre Idéias TV.

Não testei a velocidade, mas meus testes informais foram muito bem sucedidos; um vídeo no YouTube, por exemplo, rodava sem grandes saltos.

Pois bem, é isso. É claro que a prova de fogo do Claro 3G vai ser quando chegar aí por São Paulo e Rio, mas por enquanto a Claro vai se dando bem.

Sobre o autor

Cesar Cardoso, do Fudeblog by Cesar Cardoso, não consegue resistir a lançamentos de redes celulares e foi o convidado especial, diretamente de Brasília, para este post exclusivo.

Comentários do Facebook

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /var/www/vhosts/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273