Microsoft criando buzz?

por Alexandre Fugita

[BoringBoring] Recentemente descobri um novo blog que pela proposta achei interessante. Totalmente uncool e se chama Boring Boring, com o slogan “Um monte de coisa impopular”. O nome, além de remeter à palavra boring (algo como chato, em português) nos faz lembrar do famoso Boing Boing, “a directory of wonderful things”. Fiquei extremamente interessado e resolvi investigar esse novo site. O mais engraçado é o Boring Boring se auto-define como uma grande sátira da efêmera “cultura do cool“. Nada mais cool do que isso. Lá pelas tantas, descobri coisas interessantes que levam a teorias conspiratórias de que esse blog tem algo a ver com o iminente lançamento do Office 2007 e Windows Vista. Hum…

Evidências colhidas

Primeiro que um dos temas é falar sobre tudo que é impopular no Office 2007. Por exemplo, a Rak Patel, blogueira desta parte do conteúdo, outro dia contou o número de células que existe em uma planilha Excel. Nada mais uncool do que isso. Descobriu que usando a seta para baixo, demora-se 34 minutos para chegar à base da planilha depois de 65536 linhas… Os assuntos são sempre referentes ao Office 2007, com um leve toque jornalístico, o que denuncia não ser um blog “normal”.

No rodapé do blog está escrito “copyright 2007 Um projeto Microsoft”. Depois de ver isso resolvi ir até o Registro.br para ver quem detém o domínio. Aí que as coisas começaram a ficar interessantes. Trata-se de uma agência de publicidade que faz o chamado marketing de guerrilha. Tem alguma coisa aí! Entrei em contato com a agência mas o máximo que me revelaram é que estou no caminho certo.

Um fato que vai contra essas evidências é que o blog usa o WordPress, software open-source para blogs, estranho partindo de algo relacionado à Microsoft. Antes essa informação estava no código html da página de forma evidente, mas tiraram. No entanto ainda é possível determinar isso pois a localização da folha de estilos CSS é uma pasta padrão WordPress.

Office 2007 e Windows Vista

Bom, o Office 2007 e Windows Vista estão aí, com lançamento oficial para o dia 30 deste mês. O Boring Boring parece ser patrocinado pela gigante de Redmond. Microsoft fazendo buzz? Vamos pagar pra ver!

Comentários do Facebook
16 comentários
  1. Desconfiei desde o princípio!

    Na verdade eu nem desconfiei, mas queria dizer a frase acima. Grrrrreat descoberta man, vou desassinar o feed deles.

  2. Bem artificial hein…
    Fugita e sua veia investigativa :)

    Parabéns pela sacada, companheiro!

  3. Já conhecia o Boring Boring, mas fiquei com uma dúvida: o blog é bem legal, encontrei coisas interessantes lá. A dúvida é que é muito inteligente para ser coisa da Microsoft, ainda mais usando WP. Dois golpes de inteligência vindos de lá é de se estranhar.

  4. Slonik,
    Essa frase que vc disse é uma das que está na minha lista das que também preciso dizer, hehehe! Vou continuar com os feeds para acompanhar se postam alguma novidade e se o que falei neste post faz sentido.

    Arcanjo,
    O site soa muito bem feito para tratar de assuntos banais. Isso acendeu a “luzinha” que fez eu querer investigar mais a fundo, hehehe! Agora precisa ser verdade, hehehe!

    Noronha,
    Pois é. De tão uncool chega a ser cool. Outra coisa diferente que notei no blog foi que os posts foram numerados não seqüencialmente mas com números afastados um do outro (veja no permalink de cada post).

    Abraços a todos!

  5. Intrigante… pelo menos há um luz ao fim do túnel? Ou é o bonde voltando?

    A MS não tem muito futuro brilhante não ;P

  6. 6. Caio Tobias disse em 25 jan 2007 - 10:17

    O mais impressionante é quando digitamos Boring Boring no google.

    Primeiro aparece uma foto do Bill Gates dizendo que ele é o portal (gates=portal)

    e que existe tbm Boring Boring em inglês.

    Esses Redmonts são sinistros…..

  7. Lucas,
    Intrigante mesmo. Tanto que escrevi sobre isso pra ver se alguém tem idéia do que seja.

    Caio,
    Putz, fui ver e realmente aparece a foto do Gates como um portal… Google bombing… Vamos ver no que vai dar. Sabe que pode ser que seja exatamente o contrário? Vai ver que esse BoringBoring seja de um concorrente da Microsoft.

    Falou pra vcs!

  8. 8. A. Caruzzo disse em 25 jan 2007 - 11:29

    Não vejo nada de mais nisso. O rodapé fala que o site é um projeto da Microsoft. O site fala diretamente de assuntos relacionados aos produtos da Microsoft. Acho que é uma ação de marketing de guerrilha legítima.

    Acho sim que é a Microsoft fazendo buzz com os novos produtos deles… achei bacana porque ainda fizeram um blog com conteúdo legal…

  9. Caruzzo,

    Também não vejo nada de mal nisso. Mas que atiçou a curiosidade, atiçou. Como não tenho muitos dados para fornecer, fiz especulações ao redor do assunto. Pode ser que alguém mais informado saiba do que se trata e venha a compartilhar tal informação aqui.

    Até!

  10. Alexandre,

    Achei muito boa a iniciativa da Microsoft. Sejam posts de funcionários ou não, a Microsoft entendeu que deve falar a linguagem do publico.

    Ainda nao vi a relacao com os novos produtos. Talvez não faça parte da campanha de lancamento. Talvez seja apenas um piloto de marketing de guerrilha.

    Boa sacada.

  11. Olá Carlos!

    Sim, uma iniciativa interessante. Talvez não tenha a ver mesmo com os lançamentos do Office e Vista, mas é uma forma de se aproximar de uma parte do público. Mas se o efeito desejado era buzz, não deu muito certo por enquanto. Vamos aguardar os próximos capítulos.

    Até!

  12. Alexandre!

    Você está se saindo um ótimo investigador na web!

    Parabéns!

    Pergunta: e quem é o “autor” que escreve no blogue?

  13. Opa Sergio!

    Só espero que esse meu post tenha algo de verdade pois se não a “investigação” foi em vão, hehehe!

    É verdade, quem são as pessoas por trás dos pseudônimos? hehehe!

    Até!

  14. As camisetas que irão comercializar no site são muito cools! Quando começarem a vender, comprarei a primeira (negrito, itálico, sublinhado).

    []’s!

  15. Rodrigo,

    hehehe! coisa de geek! hehehe!

    Falou!

  16. […] o TechBits, o BoringBoring é uma campanha de marketing viral feita paga pela Microsoft, feita pela Espalhe […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email [email protected]

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email