Mashups com crowdsourcing
Uma das coisas mais interessantes da web certamente são os mashups. Boa parte deles utiliza mapas como parte da mistura de informações. Alguns até previram que mashups usando o Google Maps tenderiam a acabar pois a cada atualização do serviço, boas idéias são incorporadas. Não acredito nisso pois a criatividade da multidão faz surgir grandes novidades todo dia. Mas a multidão também pode ser usada para outras coisas, como trabalhar de graça crowdsourcing. O exemplo mais recente deste fenômeno é o MapMixer (o mapa acima é interativo, tente! achei melhor substituir por uma imagem fixa…), mashup baseada no Yahoo! Maps.
Como a própria descrição do serviço informa, o mundo é um lugar muito grande. Então, para ajudar a descrever locais que você conhece bem, que tal criar seu mapa e incluí-lo no serviço como uma camada? É isso que o MapMixer faz. Nós podemos incluir um mapa de uma determinada região no mashup, melhorando a informação disponível para todos. Um exemplo similar é a Wikimapia, mas neste caso nós colocamos informações relevantes, na forma de artigo, de cada ponto do planeta.
O MapMixer está totalmente dentro da essência colaborativa da chamada web 2.0, nos quais os dois milhões de artigos na Wikipédia em inglês são um verdadeiro marco. Usar o crowdsourcing para alavancar um serviço é muito mais fácil do que contratar mão-de-obra especializada para reformatar a informação. Aparece, então, o questionamento da qualidade do material criado. A grosso modo podemos dizer que a Wikipédia é um bom exemplo de que atingir qualidade é possível. Pessoas gostam de colaborar em troca de reconhecimento da comunidade. É quase um socialismo… mas na internet isso se chama colaboração.
O problema é quando aplicamos isso num mercado como o brasileiro, onde nem sempre a colaboração é reconhecida.
Um amigo meu trabalha pra sites de jogos fazendo reviews sem esperar nada em troca, apenas reconhecimento. Levou um susto quando o dono de um dos sites disse que seu material era bom e que o presentearia com um console novo para melhorar nas matérias.
Esse tipo de reconhecimento não existe no mercado brasileiro. Não que a pessoa precise esperar algo mais que um destaque no site mas geralmente quem colabora recebe um título e só. Raramente sai da marca de “colaborador”… Ao menos esse conceito aqui em nossas terras está melhorando, vide que até a Wikipedia em português está começando a apresentar artigos de qualidade comparável a sua versão inglesa.
dragus,
Concordo com vc que quando se trata de colaboração a recompensa geralmente não é monetária e sim na forma de reconhecimento perante a comunidade, por exemplo. O caso do seu amigo de ter recebido um console novo é raro, mostra que o dono do site de jogos é alguém antenado e que pensa na qualidade.
Eu ainda prefiro a Wikipédia em inglês. Mas sempre que o artigo em português está razoável, linko ele ao invés da versão em língua estrangeira. O certo seria eu ajudar a melhorar a enciclopédia editando o artigo. Na maioria das vezes não faço isso mas já fiz antes.
Abraços!
Só sei que o título bateu o recorde de densidade de buzzwords. :)
alberto,
hehehe, com certeza. Realmente exagerei nos buzzwords em um título!
Até!
[…] site, chamado Totlol, apenas com vídeos para crianças de 6 meses a 6 anos. O site (um mashup) é quase que apenas um tipo de filtro no YouTube, visto que os vídeos continuam […]