Iniciativas web (2.0) brasileiras

por Alexandre Fugita

A maioria de nós que esta acostumada a usar serviços web, procuramos soluções estrangeiras. Mas há muita coisa interessante sendo criada no Brasil. Fora os serviços que já citei algumas vezes aqui no Techbits, parei para olhar algumas outras iniciativas web 2.0 tupiniquins. O empreendedorismo[bb] está florescendo na web brasileira. Eis alguns serviços interessantes, há outros, essa é apenas uma compilação:

OlhaOnde.eu

[Olhaonde.eu]O BigBrother na web ganha mais um aliado. O OlhaOnde.eu é um mashup do Google Maps no qual podemos apontar coisas que fizemos e sua localização. Por exemplo, vamos supor que você foi viajar e quer tornar público o roteiro. É só criar um olhaonde.eu/viajei e apontar no mapa a localização. Aparentemente o negócio de localização 2.0 está fervilhando. Ontem mesmo o Google incluiu no Google Earth vídeos do YouTube localizados geograficamente.

Descolando

[Descolando] Na escola/ universidade sempre quem nos avalia são os professores. Pois com o Descolando a moeda se inverte. Nesta rede social os alunos avaliam os professores e dão dicas valiosas para enfrentar a matéria. Isso já acontecia no orkut, mas agora fica tudo centralizado em um único lugar. Se a qualidade do ensino melhor, está valendo.

Gozub

[Gozub] O Gozub é uma espécie de Twitter, mas em português. Tem praticamente as mesmas funcionalidades do irmão famoso, só que não existe versão mobile. Como a maioria das pessoas que conheço usa muito a versão mobile do Twitter, o Gozub perde pontos nesta área. Mas segundo o FAQ do serviço, uma versão móvel está a caminho. Enquanto isso dá pra se virar configurando seu IM no celular para conversar com a API do Gozub.

Tuangr

[Tuangr] O Tuangr – nome estranho, não? – se propõe a juntar compradores (consumidores finais) para conseguir preços melhores na compra de coisas como impressoras, computadores, essas coisas. Há alguns fornecedores selecionados que dão desconto a medida que mais compradores se interessam por um produto. Por exemplo, um servidor HP pode variar de 1600 a 1770 reais, dependendo do número de compradores.

Orangotag

[Orangotag] Para quem curte séries de TV, o Orangotag é o lugar para organizar o que você já assistiu, suas tags. Por ser uma rede social você fica sabendo o que seus amigos andam assistindo, quando isso ocorreu, etc… A idéia é interessante mas levando-se em conta que as séries demoram um tempo para chegar ao Brasil, quem assistiu ao último episódio do Heroes[bb] e marcou isso no Orangotag, pode estar afirmando que compartilha arquivos pelos meios obscuros.

Comentários do Facebook
30 comentários
  1. Olá Alexandre!

    É bem verdade que o empreendedorismo web no Brasil, só cresce.

    Aos poucos, a tendencia de só copiar o que já existe lá fora, deve ir diminuindo, uma vez que investidores estão percebendo que o Brasil está se tornando um porto seguro para novos investimentos.

    Dessa forma, novas iniciativas são beneficiadas.

    De todos os serviços que você compilou no post, a proposta que mais me chamou a atenção foi a do Tuangr. roposta muito boa. Se melhor divulgada e caso os resultados para que compra sejam mesmo relevantes, a possibilidade de êxisto do serviço é grande.

    Abraços e parabéns pelo seu blog!

  2. Fala Fugita!

    Tudo jóia? Cara, que história é essa de dizer que o nome do Tuangr é estranho, hein? ;)

    Esse nome é derivado da palavra chinesa Tuangou que significa “Compra em grupo”. Na China já existe a cultura da compra cooperativa, a proposta do Tuangr é trazer esse conceito para o ocidente através do desenvolvimento de uma Rede Social.

    Grande abraço,

    Luthiano Vasconcelos

  3. Fugita!
    Queria conhecer o Descolando. Sabe como conseguir um convite?
    Eric.

  4. Tem o APREX.

    Aquele office online que te falei, ao qual o ig tira uma palhinha para o serviço de empresas. É do mesmo criador do HPG.

    Abraço.

  5. Bela compilação. O conjunto de redes sociais aumentam a cada dia que passa, veremos qual será o próximo passo neste tipo de serviços web.

  6. […] Fugita , isso é apenas uma das formas do reconhecimento pelo trabalho sério realizado por ele. Iniciativas web (2.0) brasileiras – Techbits YouTube combate a pirataria. Google Discovery aplaude. e Autoridade no Technorati é […]

  7. Eu e um amigo estamos implementando um novo serviço chamado mobbbi ( http://www.mobbbi.com ), que mistura guias e mobilidade.

    Concordo com o Rodrigo Cunha: nossa comunidade de desenvolvedores é capaz de criar serviços ao invés de apenas traduzir os existentes lá fora.

    Sucesso a todos ;)

  8. Iniciativas web (2.0) brasileiras – Techbits…

    Algumas das iniciaticas na WEB 2.0 genuinamente brasileiras…

  9. Fala Fugita! Esses projetos são bons, mas cópias de outros. O Brasil precisa de um projeto web 2.0 verdadeiramente feito pra nossa sociedade.

    Eu tenho dois estruturados e arquitetados (com descrição do projeto, arquitetura da informação, etc), mas nenhum amigo programador está com tempo livre. Uma pena.

    Se souber de alguém que deseja conversar sobre um projeto assim, me avise.

    Abração!!!

  10. Coloca ai na lista o novo: http://www.adicionei.com.br

  11. A lista cresce a cada dia… E é importante incentivar!

    Como o Gustavo falou logo acima, é necessário aparecer com algo novo, capaz de da rumo novo ao desenvolvimento local..

  12. Tem tambem uma rede social para animais de estimaçao…

    Chama PetPremios… e esta em htp://www.petpremios.com.br

    Tem campeoantos de pets… premios… blogs… comunidades… tudo voltado principalmente a quem tem ou gosta de animais…

    Eh legal…

  13. Tem também o http://www.pagestackr.com/, com menção honrosa no concurso mundial http://www.railsrumble.com/.

  14. Rodrigo,

    Também achei a idéia do Tuangr muito interessante. Acredito que idéias como essa e outras têm bastante chance de funcionar. Só copiar modelos prontos lá de fora às vezes não dá certo.

    Luthiano,

    Valeu por sua explicação do nome do serviço, hehehe! Agora tudo faz sentido e não é mais um nome estranho! :-) Desejo boa sorte no empreendimento!

    Eric,

    O meu convite para o Descolando expirou… acho que se pedir no site deles você recebe um… vou verificar e lhe respondo por email.

    Helder,

    Sim, Aprex! Estava na minha lista para este post, mas vou deixar para uma próxima. Valeu por lembrar!

    Marcio,,

    Pois é, dei preferência a redes sociais. Ficou uma lista interessante.

    Thiago L. Christofoletti,

    Sim, conheço o mobbbi.com (com 3 “b”s!). Como disse no email que conversamos, não incluí na lista pois o serviço ainda está fechado. Aguardo ansiosamente para testá-lo!

    Gustavo,

    As idéias vão se modificando e incorporando outras idéias. Acho isso muito legal. Quanto a seus projetos, espero que dê tudo certo. Mande uma aviso aí quando puder mostrar!

    Thiago e Frederico,

    Ok, tá anotado!

    Chico,

    Tem um pessoal criando coisas inovadoras pelo que sei. Vamos aguardar os lançamentos. Concordo que idéias originais são sempre bem vindas!

    Fabio,

    Sim, conheço o Pagestackr! Inclusive já foi assunto de um post aqui no Techbits. Não incluí nessa lista exatamente por já ter tido seu espaço uma vez, queria só coisas que nunca havia citado aqui. Veja o que escrevi sobre o Pagestackr:

    http://techbits.com.br/2007/aplicacoes-web-nacionais-em-competicao-internacional/

    Abraços a todos!,

  15. Gostei da lista. Apesar de não me identificar imediatamente com nenhum serviço, acho que o Brasil está começando a se soltar na Web 2.0, mas há muita o que se fazer ainda.

    Abraço!

  16. Fala ae Fugita! Foi tranquilo na rodoviaria?

    Tem mais um ai que é importante tb, http://www.overmundo.com.br

  17. Pra quem precisa criar formulários online, de graça, tem este serviço:

    FormFacil.com – http://www.formfacil.com

    Também “Made in Brazil”.

    Espero que gostem ;-)

  18. Desculpem, digitei o link errado:

    http://www.formfacil.com

  19. Felipe,

    Acho legal que o Brasil esteja se desenvolvendo nesta área. É assim que começa, temos que empreender!

    Gawry,

    Ah, conheço! No caso, coloquei só serviços novos e com apelo de rede social.

    Antonio,

    Legal, vou ver! E também corrigi o link!

    Abraços a vcs!

  20. È fundamental destacar as inovações brasileiras. Em Recife estão surgindo coisas interessantes. Vejam esse buscador vertical de noticias em lingua portuguesa: http://www.achanoticias.com.br – Abertto, gratuito, encontra noticias da imprensa brasileira desde 2002 e resume conteúdos de jornais e revistas. Está em versão Beta e promete criar comentários sobre matérias da imprensa, ranking de noticias, jornais customizados e outras possibilidades da web 2.0

    (Ver notícia do WikiNews de 30/10/07) : http://pt.wikinews.org/wiki/Brasil_lan%C3%A7a_buscador_de_noticias_em_portugu%C3%AAs

  21. Um exemplo de projeto brasileiro web2.0 com bases sólidas é o http://dihitt.com.br, estamos com o projeto há mais de um ano, e ainda tem muito o que fazer, estamos criando diversas novidades que serão anunciadas, todas elas com foco na web2.0, interação com os usuários e criação de coisas úteis.

  22. Zevix e ILO Navarro,

    Ótimo! Já conhecia o dihitt, mas não o Acha notícias.

    Abraços!

  23. 23. yarla sayonara disse em 26 nov 2007 - 14:08

    oi

  24. 24. Thiago disse em 11 fev 2008 - 13:45

    Olha esse site http://www.superexclusivo.com.br tbm se apropria da idéia de web 2.0 criando uma rede de amigos para comprar produtos de marcas premium com descontos que variam de 30 a 70%. Muito bom!

  25. Caros,
    Belíssima matéria…

    Há 6 meses estou desenvolvendo uma rede social com meu sócio que atualmente trabalha na mesma empresa que eu.

    O problema que todos citam é como tal rede vai unir os usuários? Este problema agente já venceu… Acredito que ao investir em uma rede social você precisa primeiro achar seu público alvo que no nosso caso são todos afins que rodeiam o cenário da música eletrônica.

    A rede vai ser voltada exclusivamente para fãns da música eletrônica com perfis diferenciados para usuários, deejays, agenciadores, clubs, eventos e unir todo esse pessoal em um único espaço.

    O site está em fase final mais já está com muitas idéias em andamento para diferenciar do básico que hoje em dia o myspace oferece.

    Por favor confiram o nosso blog.

    Obrigado.

  26. 26. Gustavo Melo disse em 27 fev 2008 - 09:24

    /\

    http://www.espacodj.com

    Desculpem.

  27. Criamos o http://www.meugerenciamento.com.br nos primórdios da web 2.0 e devemos lançar uma nova versão com mais interação.
    Nosso foco é uma rede de negócios, ou seja, uma web 2.0 empresarial.

    Dêem uma conferida em http://www.meugerenciamento.com.br

  28. Desenvolvo um projeto de WebOS totalmente nacional… Estou na segunda atualização dos códigos dele. Sempre apresentando novidades…

    Acesse: http://www.codeorama.com

  29. […] ao último episódio do Heroes e marcou isso no Orangotag, pode estar afirmando que compartilha arquivos pelos meios […]

  30. Excelente ideia. Está na hora do Brasil mostrar pode se equiparar tecnologicamente aos outros países.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email [email protected]

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email