Fique bem na foto pois ela sempre vai existir

por Alexandre Fugita

[blog peppers]

Um sujeito resolveu processar o Google em 5 bilhões de dólares. Para você ter uma idéia esse valor equivale a 3 YouTubes. Pelo que pude entender, o processo se deve a possíveis problemas de privacidade. O número de social security do cidadão está exposto no nome do Google quando o logo é virado de cabeça para baixo. O quebra-cabeça matemático é tão complexo que é necessário evocar o time da sua cidade, o 76ers. Juntando os números invertidos obtidos com o nome da Google mais o número 76, em um combinação arbitrária, obtemos o social security do sujeito… Devido a essa exposição, o Google está sendo processado por 5 bilhões de dólares… O ponto central de tudo é a privacidade exposta.

obs: imagem do começo deste post veio do Infoblog, do amigo-blogueiro de longa data Jonny Ken, licença Creative Commons by-nc-sa, no post Blogger Peppers.

Organizar toda informação do mundo e torná-la disponível

O pessoal da Google leva sua missão muito a sério. Mas o grande benefício que os mecanismos de busca trouxeram para a humanidade foi a redução drástica nos custos na procura por informações. Hoje, para a maioria dos assuntos, conseguimos achar informação na internet sempre começando por aquela caixinha enigmática em branco que espera pelos nossos mais profundos questionamentos…, por exemplo, quem matou a Taís?

O fato é, qualquer informação nossa que estiver exposta de alguma forma em algum site pela internet, certamente será indexada pelo Google ou outros mecanismos de busca. Caiu na rede, é peixe, isso é quase inevitável. Mas e quando o site que divulga uma informação sua não está no seu controle? Por exemplo, um jornal. Ele pode chamá-lo de macaco algo que provavelmente você não concorda. Como fazer para eles tirarem essa informação da internet? Não dá.

Um amigo certa vez me questionou… Um professor da faculdade colocou as notas da turma na internet para facilitar a consulta. Vamos supor que aquela nota em específico não seja favorável a você. O RH do emprego dos seus sonhos certamente vai vasculhar seu nome no Google, Orkut e todos lugares possíveis. De repente encontra aquela nota ruim que pode lhe prejudicar em um desempate. Quem errou? O Google ao indexar o conteúdo ou o professor ao disponibilizar informação sensível na rede? Fico com a segunda opção e concluo: uma vez indexado, já era. Nossa única arma é ficar bem na foto. A foto, não tem jeito, ela sempre vai existir…

[Fala sériio...]

Já o cara do processo dos 5 bilhões que me desculpe. Veja acima o raciocínio de gênio para que tenha concluído que o nome Google é uma ameaça à sua privacidade. Piada? Não, é verdade… Só que como em um mundo digital de zeros e uns tudo vai parar na interweb, inclusive cópias de processos judiciais (sim, tribunais possuem web sites!), no final o sujeito acabou expondo outras informações pessoais como data de nascimento e endereço que antes não figuravam na grande rede… E agora, vai processar o tribunal?

Comentários do Facebook
8 comentários
  1. Esse cara deve ter visto o filme “23” e ficou obcecado por números…o Google deve estar conspirando contra ele…e que tudo não passa de um mundo virtual assistido, no qual ele é o protagonista…

  2. Caracas fugita-san!

    WordPress 5.0??? Isso que eu chamo de super upgrade!!!!

  3. 3. Tamires disse em 25 set 2007 - 14:00

    sinceramente.. fico muito feliz por não ter entendido nada….é fato que é um show de truman… e que as luminarias estão caindo em nossas cabeças… porém não estou afim de ficar louca…e se isso significa está sendo levada pelo sistema.. é melhor,… doque ser levada pelo sistema e entender tudo o que acontece sem poder fazer nada!

  4. Este caso é aquele típico onde o cara jogou a isca no mato pra pescar tubarão. Ou seja, não vai dar em nada.
    E ainda saiu perdendo, porque tem os dados divulgados na rede.

    Se ele tivesse um blog (tem?) eu diria que era pra gerar buzz apenas, aliás, o que tem sido muito comum na blogosfera brasileira.

  5. Karlisson,

    É mesmo! Se bem que não vi esse filme, só o trailer. Mas daí já é possível entender o que vc quis dizer.

    Jonny,

    Pois é, WP 5.0. Geek é soda. Fica olhando código HTML de outros sites!

    Tamires,

    Realmente vivemos quase que dentro de um Show de Truman. A questão que quis passar é que nossa privacidade será escancarada então melhor que fiquemos bem na foto. A historinha do cara que quer processar o Google é só fundo de cena para o post… Ah, e ainda bem que não está caindo luminárias nas nossas cabeças!

    Rafael,

    Aqui eu conhecia “matar mosca com canhão”, algo assim. Mas jogar a isca pra pescar tubarão é nova, hehe! O cara simplesmente viajou.

    Quanto ao buzz da blogosfera brasileira, acho que vc tem razão. Mas é assim que se vende jornal, desde os tempos em que existia jornal impresso…

    Abraços a todos!

  6. Esse cara com certeza deve ter muito o que fazer pra ficar virando numeros de ponta cabeça,etc.etc…. Tem gente pra tudo.

  7. Nina,

    Com certeza! Acho que num dia que tinha acabado de assistir ao filme Mente Brilhante, o cara resolveu ver padrões em tudo… ou estava bêbado mesmo!

    Abraços!

  8. […] o    Fique bem na foto pois ela sempre vai existir […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email