Efeito DoubleClick

por Alexandre Fugita

[Yahoo!] Pouco mais de duas semanas após a aquisição da DoubleClick pela Google, a Yahoo! mostra suas garras e anuncia a compra dos 80% da RightMedia que ainda não era dona. A RightMedia é uma empresa de publicidade on-line e vem a se juntar ao projeto Panama, sistema de anúncios da Yahoo! em andamento há pouco tempo. A aquisição faz sentido já que a RightMedia atua na mesma área da DoubleClick. O curioso é que a publicidade on-line parece cansada da cauda longa (links patrocinados) e voltando para um modelo de negócios dito do século passado (banners). Vai entender…

Yahoo!: novo CEO?

A Yahoo! tem decepcionado os investidores nos últimos tempos. Tanto que alguns especulam que está na hora de trocar de CEO. Na divulgação dos resultados do último trimestre ficou 11% abaixo do que os analistas previam enquanto a Google e a Microsoft supreenderam com crescimento acima do esperado. Apesar da crise, um dos comentários no post em que Terry Semel anuncia a compra da RighMedia, um provável funcionário da empresa diz confiar totalmente em sua liderança e pede para ficar pelo menos mais 5 anos.

O projeto Panama levou muito tempo para entrar efetivamente no ar. A Yahoo! está em crise já faz um tempo e esse projeto seria a salvação para sua receita que não cresce. Além disso, o fortalecimento do Google na publicidade on-line tem sido uma pedra no sapato do, outrora, mecanismo de busca dominante.

Microsoft

As más línguas dizem que a Microsoft não perdeu o leilão pela DoubleClick e sim foi preterida em favor do Google. Todo dinheiro de Redmond não foi suficiente para vencer o pessoal de Montain View. Agora é esperar que a Microsoft faça algum movimento dentro do mercado de publicidade on-line, ramo no qual tem apresentado resultados pífios frente às rivais. Esse assunto está ficando cada vez mais interessante!

Comentários do Facebook
7 comentários
  1. Está sendo uma briga das boas essas.

  2. A Yahoo! ainda quer tentar abalar o mercado/império Google, mas vai ser difícil, eu diria que no momento quase impossível, mas com a compra da RightMedia eles estão tentando recuperar um pouco do mercado que lhes foram perdidos. E quem sabe sair dessa crise que estão.

  3. Eu ia escrever sobre isso, mas você escreveu até melhor do que eu conseguiria ;P

    Boatos boatos, nunca se sabe!

    abraço

  4. Tiago,

    Sim, das boas! Vai ser de onde o dinheiro vai vir na web nos próximos anos;

    Igor,

    O Yahoo! está com problemas para aumentar receita e lucros. Houve um momento crucial na sua história em que resolveram diversificar tanto que acabaram perdendo o foco e isso contribuiu decisivamente para o que está acontecendo agora. Vamos torcer pras coisas melhorarem lá.

    Lucas,

    Quer dizer que roubei seu post? hehehehe!

    Até mais pra vcs!

  5. […] techbits Obrigado por ler este artigo em nosso blog. Agora você pode Faça um comentário (0) or […]

  6. Eu também acabei de escrever um artigo sobre os últimos dias no mercado de publicidade online. Coloquei em perspectiva todas essas aquisições e o que fica mais claro pra mim é a clara intenção do Google de atuar nas diversas áreas da indústria online: publicação e distribuição (Adwords e Adsense), administração das campanhas (Doubleclick), métricas (Google Analytics) e cobrança (Google Checkout).

    E também poderíamos discutir a compra da Doubleclick no que se refere à Performics, agência de search marketing, que é parte do “pacote” Doubleclick. Google agora tem sua própria agência de links patrocinados e SEO, hmmm…eles não perdem tempo…

    http://www.gustavobacchin.com.br/sites-de-busca-mercado-internet/62/

  7. Gustavo,

    Acho que esse mercado de publicidade online vai crescer cada vez mais. Não é à toa toda essa movimentação nos últimos dias. Vi seu artigo, legal!

    Abraços!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email [email protected]

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email