Como blogo e trato meus leitores

por Alexandre Fugita

[Máquina de escrever, via Flickr] Nos últimos tempos várias memes tomaram conta da blogosfera. Um meme é uma idéia que tem vida própria e se propaga sozinho. Em termos de blog é uma forma de descobrirmos coisas sobre nosso blogueiros favoritos, além de uma corrente disfarçada de link. Fui convidado por três blogs para responder a dois memes. O Thiago Rodrigues do NerdGames e o Lucas Castro do About:Blank pediram para falar como trato meus leitores e visitantes. Já o Leo Pinho do TNow quer saber como eu blogo. Ok, não sou muito fã desse negócio de meme, da outra vez fiz uma árvore genealógica, mas vamos lá!

(*) obs: só pra constar, os memes foram iniciados respectivamente pelo Bruno Dulcetti e pelo Fábio Seixas.

Como trato meus leitores e visitantes

Bom, primeiro procuro escrever textos que não só dão a notícia mas aprofundam na discussão de um tema. Os textos saem um pouco longos mas a discussão gerada nos comentários mostra que o pessoal lê. Aliás, costumo responder à maioria dos comentários, mesmo que demore uns dias. Não envio email com minha resposta ao leitor mas o mesmo tem a opção de receber automaticamente todos os comentários de um post e parar de assinar quando quiser. Ofereço o feed completo do Techbits para conforto dos leitores VIPs do site.

Como blogo

O processo de criar um post é complexo. Primeiro passo uma olhada por todos os meus feeds (172 neste exato momento), vou ao Digg e vejo as últimas novidades, checo no Rec6 o que foi postado, mas ainda não promovido, enfim, leio um monte de coisa até selecionar um assunto interessante para escrever. Feito isso, separo os links e penso na idéia geral do que quero passar. Abro o Google Docs e inicio o rascunho. Na maioria das vezes termino o texto e mando para o WordPress para publicação. De vez em quando um texto fica em incompleto por vários dias e também tenho na “gaveta” várias idéias que precisam ser desenvolvidas.

Meio Bit

Alguns já perceberam, outros não. Os leitores mais antenados viram que nos últimos dias um tal de “fugita” começou a postar no Meio Bit. Pois é, sou eu. Fui convidado pelo equipe do site para me tornar um colaborador do maior blog de tecnologia do Brasil. Será uma experiência nova já que é um blog coletivo com pessoas interessantes, idéias diferentes e formas de escrever próprias. Agradeço ao Leo Faoro pela oportunidade e a toda equipe do Meio Bit pela acolhida.

Comentários do Facebook
17 comentários
  1. A maneira como você bloga é parecida com a minha, primeiro saio a procura de novidades e idéias. Após isto começo a rascunhar.
    Queria pedir para você arrumar a URL do meu blog, e adicionar /blog.
    Ah respeito do MeioBit percebi ontem, mas fiquei na dúvida se era você ou não, até entrei no perfil para ver se havia algum link para cá ou dica, mais nada, hehe. Parabéns, seus posts são realmente bons.
    Seu blog está ai para mostrar que é melhor qualidade do que quantidade. Vejo por ai pessoas postando 4/5 posts por dia inúteis.
    Abraço!

  2. Opa Thiago!

    Corrigido o link! Parece fácil mas blogar é complexo. Não tenho como (tempo, sou uma só pessoa, etc…) postar quantidade… então que pelo menos a qualidade seja boa, hehehe!

    Valeu e abraços!

  3. Boa Fugita!

    Os links que você guarda, onde você guarda?
    Costumo guardar tudo no del.icio.us ;P

  4. Opa Lucas!

    Também guardo no delicious. Mas prefiro não divulgar aqui… já lhe mandei um email com os links.

    Falou!

  5. Parabéns pela nova “empreitada” Alexandre, com certeza você merece.

    Achei interessante seu “processo de publicação” e chamo atenção para o fato de aprofundar o assunto, afinal é para isso que eu leio muitos blogs… notícias existem aos montes em vários portais, é difícil até acompanhar. E é aí que entra blogs como o seu que selecionam e se aprofundam nos temas m questão… que por várias vezes são os mais interessantes. (:

    Abraços

  6. leanDrow!

    Agradeço, vamos ver se vai dar tudo certo! Escrever em um blog já é complicado… dois então… e pior que quero abrir outros blogs próprios/ em conjunto…

    Pois é… essa foi a questão básica que pensei qdo criei o Techbits: não vou concorrer com notícias pois isso encontra-se em todos os lugares. Melhor me aprofundar e dar uma opinião. posso dizer que funciona, hehehe!

    Abraços!

  7. Legal, eu tb fui chamado pra fazer isso ai!!! Acredito que esse final de semana eu faça!!!
    rsrsrs

    So uma perguntinha, a onde vc le os seus feeds???

    Abraço!

  8. Muito interessante Fugita !

    Foi muito útil pra mim esse seu post, já que estou tentando implantar um blog aki na empresa para cada departamente ter seus artigos escrito pelos seus responsáveis. Como o pessoal é meio por fora dos blogs, seu post vai me servir para passar umas dicas para o pessoal conseguir criar seus artigos.

    Vlw ;D

  9. Felipe,

    Leio meus feeds no Google Reader. Depois vou ver o seu post sobre como vc bloga, hehehe!

    Diego,

    Legal, no final é verdade o que vc disse, o post foi uma visão geral de como os blogs funcionam já que tratei superficialmente de todo o processo, desde a criação até a interação com leitores.

    Abraços a vcs!

  10. Olá Fugita :-)

    Quando eu li Fugita lá o Meio Bit eu cliquei no apontador… mas não tinha nada ligado a você então deixei pra lá :-)

    Mas um bom motivo para acompanhar o Meio-Bit! Melhor se eles habilitarem o feed por autor :-)

    Eu pensei rapidamente aqui e não tenho um método para escolher os assuntos… acho que é algo artesanal… uma idéia que tenho ao ler feeds, grande imprensa, livros, bate papos e até vivenciando uma situaçao do meu cotidiano.

    Já tive uma idéia (que procuro anotar para desenvolver depois) no meio de um rala-e-rola :-)

    abraços

  11. Fala Sergio!

    Hehehehe! Lá recebemos várias sugestões e o povo está analisando. Dá pra criar um Yahoo! Pipes para selecionar o autor como o Bruno Alves mostrou em um post do próprio Meio Bit:

    http://www.meiobit.com/tutorial_usando_o_yahoo_pipes

    Na verdade não tenho uma metodologia para escolher assuntos. Funciona assim na verdade: vou lendo, passando os textos até que dá um estalo e falo: é isso! e começo a escrever, hehehe! Claro, tem alguns assuntos que guardo na “gaveta” pra escrever depois.

    Falou!

  12. Parabéns pelo convite para integrar o Meio Bit!

  13. Olá Lulileslie!

    Obrigado! hehehe! Agora a dedicação aos blogs dobrou ou até mais do que isso… Mas eu gosto!

    Abraços!

  14. Falou valeu!!!!

    Ate!

  15. Parabéns por sua participação no Meio Bit!
    Sempre achei que vc devia estar lá há mais tempo.

    Qualidade é o que nunca lhe falta!

    Valeu!

  16. Neto,

    Valeu! O negócio agora é me adaptar com dois lugares para escrever, hehe!

    Abraços!

  17. […] Como blogueiros blogam Alexandre Fugita, em seu blog Techbits, respondeu a duas “pesquisas de resposta cooperativa” (minha tentativa de descrever o conceito de “meme” – obrigado, Fugita, pela explicação) sobre suas práticas na redação de posts. […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email